segunda-feira, 28 de maio de 2012

Os senadores e as ameaças de Lula
Como não poderia ser diferente, a ofensiva de Lula sobre os ministros do STF é o assunto da tarde na sessão do Senado.
Há pouco, Álvaro Dias usou a tribuna para tocar no assunto e foi interrompido pelo petista Jorge Viana. No aparte, Viana tentou defender o indefensável e chegou a levantar a suspeição de Gilmar Mendes ao dizer que ficaria com a versão de Nelson Jobim sobre a polêmica conversa em que Lula pediu a Mendes que retardasse o julgamento do Mensalão. Diante da ginástica verbal de Viana, Cristovam Buarque também pediu a palavra para alfinetar o petista:
– Se a versão do senador Jorge Viana for verdadeira, então penso que é preciso pedir o impeachment do ministro Gilmar Mendes por ter mentido.
Cristovam, claro, não quis defender o impeachment de Mendes, mas sim ironizar a defesa de Viana, que sequer ganha amparo do próprio Lula, em silêncio até agora.
Lauro Jardim – Veja online



Porte de drogas pode deixar de ser crime
Juristas que discutem mudanças no Código Penal, aprovou proposta para descriminalizar o porte de drogas quando for para consumo próprio. A quantidade estipulada como para consumo será aquela em que o portador se valeria para uso durante cinco dias. Ainda de acordo com a proposta, a venda de qualquer quantidade de substância entorpecente ilícita seria considerada tráfico de drogas.
Foi sugerida pela Comissão, uma ressalva para que o consumo seja considerado crime e a pessoa responda a processo, quando se tratar de uso de drogas “ostensivamente em locais públicos, nas imediações de escola ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença destes”.Nesses casos, o usuário ficará sujeito à pena alternativa envolvendo advertência sobre os efeitos do consumo de drogas, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Quanto ao crime de tráfico, os juristas decidiram que o simples fato de ser realizada venda de substância considerada entorpecente, seria considerada tráfico. “Se a pessoa é surpreendida vendendo, não importa a quantidade, é tráfico”, disse o relator, procurador Luiz Carlos Gonçalves.



Trânsito e transporte na pauta do Código de Posturas
A Comissão Especial Destinada a Estudar e Propor Nova Legislação Acerca do Código de Posturas da Capital, da Câmara Municipal de Porto Alegre, discute na próxima terça-feira (29/5), às 19 horas, alternativas e soluções para o trânsito e o transporte na capital. Aberto ao público, o evento acontece na sala 301 do Legislativo Municipal, localizado na Avenida Loureiro da Silva, 255.
Este é o quarto debate organizado pela comissão idealizada pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher e aprovada pela Mesa Diretora. O debate dessa terça irá aprofundar os estudos sobre a mobilidade urbana em Porto Alegre, com ênfase aos meios e transportes de passageiros. A intenção é criar alternativas para solucionar os constantes transtornos provocados aos cidadãos, sejam passageiros ou não, principalmente nos horários de pico.
Foram convidados para este encontro os painelistas, Marcelo Solette de Oliveira, chefe de gabinete da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); Luiz Afonso Martins, Conselho Municipal de Transporte (CMT); Ildo Mario Szinzelski, diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e o arquiteto Fernando Lindner.
Desde o início dos trabalhos já foram abordados temas como Direitos Humanos, Segurança e Cidadania, Logradouros Públicos, Lazer, Turismo, acesso à Cultura e Sossego. A comissão sobre o Código de Posturas é formada por 12 vereadores: Sebastião Melo (PMDB), presidente; Engenheiro Comassetto (PT), vice-presidente; Maria Celeste (PT), relatora; Dr. Thiago Duarte (PDT), Elói Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP), Nelcir Tessaro (PSD), Elias Vidal (PV), Waldir Canal (PRB), Mário Manfro (PSDB), Pedro Ruas (PSOL) e Toni Proença (PPL). Informações:(51) 3220-4172 e (51) 3220-4341 ou e-mail posturas@camarapoa.rs.gov.br


E que seja o último capítulo
Pode ser que este seja o último capítulo de uma das novelas de maior IBOPE na imprensa brasileira. A polícia apreendeu hoje (28), em Carapicuíba, na Grande São Paulo, um adolescente de 17 anos, Acusado de invadir o Sirte da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e divulgar fotos da atriz Carolina Dieckmann, nua, no último dia 15 de maio.
Segundo a polícia, o rapaz foi identificado no dia seguinte ao “vandalismo”, mas a operação só pode ser concluída depois da obtenção de mandados de busca e apreensão.
Os policiais, inicialmente, foram à casa do adolescente onde apreenderam um computador e material gráfico. Logo após, realizaram busca e apreensão na escola de informática onde o acusado leciona, e levaram outras CPUs.



Um caminho para a mobilidade
Adeli Sell*
Moro numa cidade que busca soluções para enfrentar problemas como o crescimento acelerado da frota de veículos, especialmente os particulares, e o estabelecimento de uma harmonia entre os diversos modos de transporte (seja a pé, de bicicleta, ônibus, metrô, motos ou carros particulares). Falo da minha querida Porto Alegre, cidade que escolhi para morar 40 anos atrás.
 Por quatro vezes fui eleito vereador desta cidade. Por isso, sinto-me na obrigação de sugerir melhorias para o nosso trânsito, cada dia mais caótico e desumano.
 É imperioso que se inicie uma ampla campanha de educação para o trânsito, tanto para pedestres quanto para motoristas. E mais, a educação deve começar cedo. Aos nossos olhos, vemos indivíduo começando a se preocupar com as informações sobre trânsito quando está na época de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre e aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, sem o fundamental recorte humanista no ensino da mobilidade.
 Também precisamos de agentes de trânsito qualificados, com postura de lideranca e autoridade, abordando os infratores, seja ele motorista ou pedestre. Por exemplo, se o indivíduo parar em cima da faixa de pedestres quando o sinal estiver fechado é obrigação do agente repreender o motorista infrator. Talvez assim ele se sinta envergonhado e procure não repetir mais a irregularidade. Penso que o Agente deve efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho do trânsito, orientando motoristas e pedestres e contribuindo de forma decisiva para disciplinar a utilização do sistema viário urbano.
 Como a mobilidade também se dá a pé, precisamos arrumar as calçadas de todas as ruas de Porto Alegre e ficar atentos para onde ainda não há, garantindo a correta pavimentação. Quem não arrumar ou consertar, será multado, como rege a legislação. A acessibilidade também precisa ser garantida, assim como a correta sinalização das placas e faixas de segurança.
 Proponho, ainda, mais ônibus biarticulados, novos horários, mais respeito de motoristas e cobradores, mais política de RH nas empresas. Novas Linhas Transversais. O T11 poderia se estender até o Belém Novo e poderíamos criar um T12 que fosse do Belém Novo, passando pela Restinga, descendo a Lomba do Pinheiro, subindo a Antonio de Carvalho, Manuel Elias, Baltazar de Oliveira Garcia até o Triângulo. Um T13 que saia do Rubem Berta e vá até o BarraSulShopping. Entre tantos outros.
 Ampliar as linhas Lotações, criando os Lotações Transversais, conforme meu Projeto de Lei que se discute na Câmara. Mais 500 placas de táxi, todos eles monitorados, para ter a certeza de sua circulação, que não possam sumir nos dias de chuva e nos finais de semana e feriados.
 Acelerar as ciclovias e ciclofaixas para que possamos chegar aos planejados 490 km do nosso Plano Cicloviário. Tem que ter espaço para transeuntes. Tem que ter estacionamentos subterrâneos. Vamos ter que ter obras viárias. Chega de achar que podemos continuar comprando carros como acontece atualmente sem fazer as docas, conforme preconiza meu Projeto de Lei, em debate na Câmara, para a Carga/Descarga.
 Temos que ter trincheiras em várias ruas para facilitar os cruzamentos, como o caso da Ramiro Barcelos passar por debaixo do entroncamento da Osvaldo Aranha com a Protásio Alves. Uma passagem para que a Garibaldi passe por debaixo da Independência, só para dar dois exemplos elucidativos.
 E, por fim, chega de hipocrisia e demagogia, vamos tirar as carroças e os carrinheiros das ruas, usando a Lei do Fundo de reciclagem de mão de obra, lei de minha autoria, para que estas pessoas possam buscar outro ofício e viver com mais dignidade.
* Vereador e presidente do PT de Porto Alegre
STF não aceita pressão de Lula
Inconformados com a reportagem da revista VEJA, três ministros do Superior Tribunal Federal (STF) afirmaram que a Corte não se submeterá a pressões que tentem alterar o rumo do julgamento do mensalão. A revista, como se sabe, tratou de um encontro entre Lula e o ministro Gilmar Mendes, do STF, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, quando o petista teria dito a Mendes que “seria mais correto esperar passar as eleições municipais”, referindo-se ao julgamento. Lula teria dito, também, que mantém o controle da CPI..
Para o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Brito, o julgamento do mensalão “não pode ser postergado. Ricardo Lewandowski, revisor do caso, informou que espera liberar o caso o mais rapidamente possível. Já o ministro Marco Aurélio Mello, lembrou que “o presidente Lula tem uma forma toda própria de tocar sua atuação, mas ele não pode ter influência no campo do julgamento”.
Senadores gaúchos não gostaram
Os representantes do RS no Senado, não gostaram nada do que foi mostrado na matéria da revista Veja no final de semana.
Pedro Simon (PMDB) disse que “cada um está tentando livrar seu pelo. Ta ficando complicado”. Simon mostrou-se preocupado e perplexo com as denúncias. “Eu não acredito que as coisas tenham acontecido dessa forma. Com essas declarações, essa história está ficando muito complicada”. Para o senador gaúcho, é o momento da sociedade pressionar a classe política. “Está na hora de os jovens, pelas redes sociais, pressionarem pela verdade”, concluiu.
O representante do PT, senador Paulo Paim, disse que sua bancada, provavelmente, discutirá o assunto na reunião de amanhã. “Eu não quero acreditar que Lula ou qualquer outro cidadão tenha se posicionado de forma a interferir na decisão do STF ou no andamento de uma CPI”, declarou.
Para a senadora Ana Amélia Lemos (PP), caso seja verdade, a situação é muito grave. “Isso aí é muito sério. Não é possível uma pessoa interferir dessa forma”, afirmou. Ela demonstrou preocupação, já que, segundo ela, a CPI está demorando a engrenar. “Estou preocupada que seja mais uma sem resultado para a sociedade brasileira”, destacou.
Pont diz que Mendes é reacionário e antipetista

Para o presidente estadual do PT, deputado Raul Pont, as declarações do ministro Gilmar Mendes contém motivações pessoais. “Ele é um reacionário e antipetista ferrenho”. Segundo Pont, o mensalão é um processo que já deveria ter sido julgado. “Não tem lógica ou sentido. O presidente Lula nunca faria este tipo de barganha”, disse o deputado.
Raul Pont entende que retardar o julgamento do caso é manter uma pauta negativa rondando a legenda. “Adiar este julgamento é manter uma espada em cima da cabeça do PT. O mensalão foi uma invenção do presidente do PTB. É ridículo”, concluiu
O encontro dos Machado
Confesso que será muito difícil descrever o que aconteceu no último sábado (26) no segundo Encontro da Família Machado. Repetindo o que já acontecera em 2011, o encontro serviu para reunir dezenas de pessoas que, de uma forma ou de outro, hoje integram a Família Machado. Pais, filhos, irmãos, sobrinhos, netos, tios, cunhados, cunhadas todos juntos com o objetivo de manter viva a chama que nos foi legada pelo Capitão Machado e pela Dona Célia.
Na fazenda hoje comandada pelos filhos do Darcy e da Diulma, em Tramandai, um grande churrasco completou uma festa que acabou em música, abraços e muita emoção. Muito melhor do que falar ou tentar escrever, é mostrar algumas fotos do encontro, deixando a promessa de que, em maio de 2013, estaremos juntos novamente. Se Deus permitir.


Alguns participantes do encontro reunidos sob a imensa figueira


Primeiro com as gurias e depois com os guris da família


Grupo Zaffari compra Moinhos Shopping e Hotel Sheraton
Desde ontem (27) o Moinhos Shopping e o Hotel Sheraton pertencem ao Grupo Zaffari. A informação foi passada pela direção do grupo depois de adquirir as empresas pertencentes a Jorge Gerdau Johannpeter, que permanecerá como investidor do fundo, que conta ainda com a participação de cotistas. A gestão dos dois empreendimentos não sofrerá alterações.
Atualmente, o Grupo Zaffari opera sete shoppings centers sob a bandeira Bourboun, no Rio Grande do Sul e São Paulo.



‘Vivemos tempos estranhos’, diz ministro Marco Aurélio Mello
O ministro Marco Aurélio Mello, do Superior Tribunal Federal (STF), comentou a reportagem publicada na revista VEJA segundo a qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria procurado o ministro do STF, Gilmar Mendes, para tentar negociar o adiamento do julgamento do mensalão. Para Marco Aurélio, “o Brasil vive tempos muito estranhos”.
A reportagem da Veja diz que Lula ofereceu em troca, blindagem à Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira, já que o ministro é citado nos grampos feitos pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Monte Carlos. Conforme a PF, Mendes faz parte das pessoas citadas mas que não tinham envolvimento com o esquema comandado pelo bicheiro. Durante a conversa, Lula teria dito que o julgamento do mensalão em ano eleitoral, seria inconveniente.
“O melhor enfoque foi do próprio ministro Gilmar Mendes, que se diz perplexo. Imagina que nesse patamar nós constatamos fatos dessa natureza, o que se dirá na primeira instância? E aí é impensável”, completou Marc o Aurélio.
O julgamento dos 38 réus do escândalo que marcou a maior crise política do governo do ex-presidente deve ser iniciado nos próximos dois meses. Na semana passada, o presidente do STF, Ayres Britto, realizou uma sessão administrativa para concluir a formatação do julgamento. Nas simulações de datas de julgamento, Britto aposta em dois inícios: meados de junho ou início de agosto.



PSDB quer interpelar Lula sobre cerco ao Supremo
Os tucanos estão estudando formas de interpelar o ex-presidente Lula que vem, diretamente ou com a ajuda de interlocutores, cobrando de ministros do STF o adiamento do julgamento dos acusados no processo do mensalão. Setores do partido buscam a melhor forma de inquirir o petista. A decisão deverá ser tomada nesta segunda-feira, véspera da sessão da CPI que pode decidir sobre a convocação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
A decisão de interpelar Lula, surgiu depois da publicação da reportagem de Veja neste fim de semana. Segundo a revista, em um encontro ocorrido no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, Lula afirmou a Gilberto Mendes  que detém o controle político da CPI para, a seguir,propor um acordo de blindagem de Mendes ,a Comissão.
Ainda segundo a reportagem de Veja, Lula insinuou que o ministro do STF teria viajado para a Alemanha com o senador Demóstenes Torres, às custas do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Gilmar Mendes confirmou a viagem, mas disse que bancou as despesas com dinheiroi próprio e que tem como provar isso. “Vou a Berlim como você vai a São Bernardo. Minha filha m ora lá”, disse Mendes a  Lula. “Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do Lula”, concluiu.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) classificou como graves as denúncias contra Lula. "Nesta segunda a gente troca ideias sobre qual vai ser o procedimento. O que houve foi uma afronta a duas instituições: o Congresso e o Judiciário."
Integrante da CPI, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) disse ter conversado com o líder do partido na Câmara, Bruno Araújo (PE), que lhe deu aval para defender a convocação de Lula na CPI. Nesta segunda-feira, a bancada tucana na Casa se reúne para fechar uma estratégia para o caso.
"A denúncia é gravíssima: um ex-presidente dizer que manda na CPI e usar isso para chantagear um ministro do Supremo", disse Francischini. "Se é mentira, o Lula tem de vir a público se explicar. É quase impossível um encontro fortuito entre duas autoridades desse porte", acrescentou.



Carris vai leiloar ônibus desativados, amanhã
Nesta terça-feira, 29, a partir das 15h, a Carris fará um leilão dos ônibus desativados em sua frota. Serão 28 veículos dos modelos Scania e Volvo, com lances iniciais de R$ 6 mil a R$ 31 mil. O leilão é aberto ao público. Para participar, basta comparecer à sede da empresa (rua Albion, 385, bairro São José).




Começa ampliação do hospital de Cachoeirinha
A Prefeitura de Cachoeirinha e o Hospital Padre Jeremias (HPJ) assinam quarta-feira, dia 30, às 10h, a ordem de início das obras de ampliação da casa de saúde, a única da cidade e que presta 100% dos serviços ao SUS. A assinatura será no próprio hospital.
O hospital vai ganhar uma área construída de 256m² para a ampliação do Centro Obstétrico e a construção do Centro Cirúrgico. Serão investidos R$ 500 mil já liberados pela Prefeitura.
Com a conclusão da obra, prevista para 8 meses, o HPJ passará a atender como Hospital Geral, podendo realizar cirurgias gerais eletivas, como hérnia, varizes e hemorróidas, cujos pacientes são encaminhados atualmente para outras cidades.
Recursos - O hospital também receberá mais R$ 700 mil que contemplarão a reforma do Centro de Materiais e Obstétrico e mais R$ 493 mil para a compra equipamentos para a área ampliada e construída.
Os recursos são oriundos da Consulta Popular do Governo do Estado. A prefeitura assumiu a organização e a mobilização do antigo OP nos últimos três anos, quando colocou servidores para cuidar de mais de 100 bancas de captação de votos nas ruas, levantando os votos e recursos necessários à ampliação da casa de saúde, que pertence ao Estado e está sob administração da Fundação Universitária de Cardiologia.