terça-feira, 5 de junho de 2012

Curtas & Boas

Fuzileiro gosta de cobra grande
Quando voltava para casa, em Salvador (BA), o fuzileiro naval Wellington Tudy parou o carro na Avenida Jequitaia onde algumas pessoas estavam aglomeradas na pista. Wellington, então, viu que elas observavam uma jibóia de quase dois metros. “As pessoas ligaram para a Polícia Militar, mas ninguém apareceu e eu resolvi trazer a cobra para casa”, contou o fuzileiro.
- Levar cobra grande pra casa, é uma questão de gosto. Ou seria coragem?

Stripper fez ator virar mendigo
Jerry Suspiran, que fez sucesso na década de 80 como ator no seriado Super Vicky, hoje vive como mendigo nas ruas da Califórnia. Ele disse que a culpa de seu fracasso é de uma ex-namorada stripper. Jerry, que ficou totalmente pelado, disse que ela levou tudo o que restou de suas economias.
-Para ela, ficar “pelada” era uma coisa normal.

Índio quer apito.
Luiz Otávio Índio da Costa, dono do Banco Cruzeiro, sob intervenção do Banco Central, já viveu dias melhores. Freqüentador da revista Caras,foi namorado de Daniella Cicarelli e recebeu em sua casa, em São Paulo, a cantora Madonna e o cantor Tony Bennet, para show particular.
-Hoje deve estar cantando a marchinha: Índio quer apito se não der pau vai comer...

Funcionários amiguinhos.
Integrantes das operações Vegas e Monte Carlo, da Policia Federal, acreditam que funcionários do cartório da Justiça de Goiás avisaram Geovani Pereira sobre os mandados de prisão, dando tempo para que ele fugisse. Tesoureiro de Carlinhos Cachoeira, ele está foragido desde de fevereiro. A PF suspeita que ele tenha deixado o Brasil e já pensa em acionar a Interpol.
- É como eu sempre digo: quem tem padrinho, não morre pagão!

Mega-Sena de R$ 15 milhões
No sorteio de amanhã (6), a Mega-Sena poderá pagar um prêmio de R$ 15 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas podem ser feitas até às 19h desta quarta-feira, em todas as agências lotéricas.
-Como não sou dado a exageros, confesso que ficaria feliz com 10% do prêmio.


Sonhando com o PP
Manuela: “Temos diminuta capacidade de investimentos por parte da nossa administração porque não descobrimos nosso papel nesse momento econômico brasileiro”.

Fortunati: “A deputada Manuela não conhece Porto Alegre, fica muito tempo em Brasília e, certamente, não conhece o novo modelo de gestão que serve de exemplo para todo o país”.

Faltaram lugares no Plenarinho da Câmara Municipal na noite de ontem (4) durante o encontro do diretório municipal do PP com os candidatos José Fortunati (PDT) e Manuela D’Avila (PC do B). Eles buscam o apoio dos progressistas para a eleição municipal de outubro.

Manuela, que falou primeiro, disse que não é a primeiraq vez que busca o apoio do PP, lembrando a eleição municipal passada. “Eu perdi a eleição e passei esses últimos anos observando aquilo que deu certo e errado na nossa cidade”, afirmou a comunista. Ela questionou o atual modelo de gestão municipal “que parou no tempo”. Para ela, o prefeito tem que ser um empreendedor.
Manuela D’Avila prometeu aos progressistas que, caso a união enyre os partidos se concretize, “vocês administrarão junto comigo”.

Fortunati, que entrou por uma porta lateral, evitando o encontro com sua adversária, destacou a importância da manutenção da aliança com o PP. “Quero reafirmar meu interesse e o interesse de toda a coligação em contar com o PP. Seria uma contradição nossa não tê-los ao nosso lado”, lembrou o pedetista. Ele disse que, caso tenha o apoio dos progressistas, esses terão protagonismo ainda maior em seu governo. Hoje o PP tem duas secretarias, mas Fortunati prometeu que o partido terá o mesmo espaço que o PTB e o PMDB. “Essa parceria, que começou em 2005, vem transformando, modernizando a cidade e poderá fazer muito mais a partir de 2013”, disse o atual prefeito.
Após concluir sua apresentação, José Fortunati foi aplaudido de pé pelos presentes.
O diretório ,unicipal do PP marcou nova reunião para o dia 11 de junho, segunda-feira, para que os 101 membros definam com quem querem coligar. O total de votos será de 107, uma vez que membros com mandato (os vereadores João Dib, João Carlos Nedel, Beto Moesch e Kevin Krieger, a senadora Ana Amélia lemos e o deputado estadual Mano Changes) têm direito a dois votos. A votação será secreta.

Opinião

É mentira, Terta?
Quem se preocupa em ler, ouvir ou ver, atentamente, o noticiário sobre o que está acontecendo na política brasileira, certamente haverá de ficar espantado com a quantidade de inverdades, para usar um termo brando, nas declarações das pessoas. Cada um usa da informação de maneira que melhor satisfaça suas intenções. Ou para benefício próprio, para ajudar alguém ou alguma coisa e, o que é mais comum, para defender suas preferências partidárias e ideológicas.
Agora mesmo, com a CPI do Cachoeira, o que tem saído de declaração inverídica é um espanto. Confesso que chego a pensar, repito pensar, que algumas pessoas são mal intencionadas. Tomara que eu esteja errado.
Li no Blog Periscópio, do jornalista Érico Valduga, um comentário sobre a entrevista que o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) o gaúcho Celso Schröder concedeu ao site Sul21. Nela, o jornalista faz graves acusações à revista VEJA, baseado em “mais de 200 gravações grampeadas pela Policia Federal entre o editor da revista e Carlinhos Cachoeira”. Schröder afirma que a revista deve esclarecimentos aos brasileiros.
Lembra o Valduga, em seu blog, que os dois delegados da PF que prestaram depoimento na CPI, afirmaram que não passaram de duas, repito, duas as gravações grampeadas e que elas mostravam, única e exclusivamente, que o jornalista somente buscava informações para suas reportagens. Assim, o presidente da FENAJ, teria faltado com a verdade, provavelmente em defesa de suas convicções ideológicas. É bom lembrar que Lula encabeçou uma campanha contra a revista nos últimos meses.
O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), depois de confirmar que seu partido havia elaborado um “documento definindo o alvo de seus parlamentares na CPI”, disse que não disse, que o documento apresentado pela VEJA não tinha a assinatura de ninguém. A revista publicou hoje, documento que prova que o tal “manual” foi elaborado e distribuído por dois funcionários do PT, na Câmara e no Senado. Faltou com a verdade, portanto, o deputado Tatto.
E assim por diante. É difícil, muito difícil, ler o noticiário e ter a convicção de que o que está escrito ali é a verdade. Diante de tantas, digamos assim, inverdades, lembrei do personagem Pantaleão, criado por Chico Anísio que, sempre que aplicava alguma mentira, perguntava para a mulher: “É mentira, Terta?”
Dmae e a qualidade da água na Capital
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) distribui uma nota de esclarecimentos sobre a qualidade da água consumida em Porto Alegre.
O Dmae realiza cerca de 4 mil análises diárias, em 500 amostras de água coletadas em vários pontos, desde a captação até as ligações domiciliares, associado ainda a um plano de controle de qualidade caracterizado por 288 pontos ao longo da rede de distribuição do município, em locais como escolas, hospitais, clinicas de saúde, creches, rodoviária e aeroporto. O objetivo é garantir a qualidade da água distribuída em Porto Alegre, dentro do padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
Os dados são encaminhados para o serviço de vigilância da qualidade da água da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e estão disponíveis em nosso site. Anualmente, as informações são encaminhadas a todos os usuários, em relatório com os resultados médios obtidos para cada um dos sistemas de distribuição.
Do monitoramente diário da água tratada distribuída pelo Dmae, podemos afirmar:
- Os parâmetros microbiológicos da água para consumo humano são plenamente atendidos;
- As substâncias químicas que possam vir a representar risco à saúde, e que constam da referida Portaria, ficam abaixo dos valores máximos permitidos, o mesmo ocorrendo para as cianotoxinas;
- Quanto ao gosto e odor, o padrão organoléptico de potabilidade também é atendido.
Todos os processos de captação, tratamento e distribuição da água, praticados pelo Dmae, estão certificados pela Norma ISO 9001:2008 e seus laboratórios possuem sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025:2005.
Desta forma ratificamos que a água fornecida pelo Dmae é perfeitamente potável e não oferece riscos à saúde.


Veja diz que Tatto mentiu
A revista Veja, desta semana, revela a existência de um documento produzido pelo PT, definindo os alvos do partido na CPI do Cachoeira. São explicações sobre como atingir os adversários que foram selecionados por Luiz Inácio lula da Silva: a imprensa, a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal, mais especificamente o ministro Gilmar Mendes. O objetivo, conforme a revista seria melar o julgamento do mensalão.
Tentando mostrar reação ao que publicou a Veja, o líder do partido na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP), decidiu negar os fatos: “Veja fala de um documento do PT, mas não está assinado, é apócrifo”, disse à Folha de São Paulo.
Na edição online da revista, material publicado hoje (4), diz que “Tatto mentiu. E quem prova isso? Jilmar Tatto”.
Na internet, a revista afirma que Tatto, ouvido pela reportagem, antes da publicação da matéria, confirmou que o material havia sido produzido para ser usado pelos parlamentares petistas na CPI. “Todos os servidores da liderança do PT na Câmara e dos gabinetes dos 84 deputados estão à disposição da CPI”, disse.
Veja mostra, em sua edição online, cópia de registro eletrônico do documento onde constam os nomes dos responsáveis por sua elaboração: Luiz Fernando Liñares e Rebeca Albuquerque. Registros oficiais comprovam que ele trabalha na liderança do PT no Senado e ela é chefe de gabinete de Odair Cunha, deputado petista e relator da CPI.
A assessoria do deputado Jilmar Tatto reafirmou as declarações dadas à Folha, mas disse que ele apenas desmentiu, ao jornal, ter ordenado pessoalmente a produção do documento. O líder do PT, conforme Veja, está em viagem à China, incomunicável.
Meio Ambiente: a Porto Alegre que queremos
A programação da 28ª Semana do Meio Ambiente traz nesta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a mesa redonda “Cidades Sustentáveis: Qual a Porto Alegre que Queremos?”.
O evento ocorre a partir das 17h30, no auditório da Faculdade de Arquitetura da PUCRS (prédio 9). “Este debate traz a visão local sobre os assuntos globais que estão em pauta, com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20”, explica o secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. “Reunimos professores doutores com conhecimento e experiência para tratar de temas relacionados à sustentabilidade de forma próxima à realidade do porto-alegrense”, diz.
A mesa redonda começa com o professor doutor Marcus Seferin, que fará a palestra “O Aspecto ambiental da sustentabilidade no futuro que queremos para Porto Alegre”. Seferin possui graduação em Química Industrial e mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor adjunto da PUC e tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química.
O professor doutor da PUC, Gustavo Inácio de Moraes, doutor em Economia Aplicada na USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Ciências Econômicas pela USP dá continuidade aos trabalhos com a apresentação "Soluções econômicas para a sustentabilidade: um conflito irreversível?". Com experiência como analista econômico no Banco Inter American Express, atua principalmente nas seguintes áreas: teoria econômica, conjuntura econômica, recursos naturais, desenvolvimento sustentável, economia da mudança climática e matriz energética.
O último painel será do ex-coordenador de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH da UFRGS, André Luiz Lopes da Silveira. Graduado em Engenharia Civil, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (1986), possui titulações acadêmicas internacionais. Professor orientador de Pós-Graduação do IPH e do PROPUR da UFRGS, professor de Hidrologia da Engenharia Civil da UFRGS e editor associado da Revista Brasileira de Recursos Hídricos, ele apresentará a palestra “Programa Bacia do Arroio Dilúvio – um Futuro Possível”.
A programação é gratuita.

Campanha do agasalho da Trensurb
A Trensurb lança amanhã (6) sua campanha do agasalho, uma promoção do Setor de Responsabilidade Socioambiental (Seram) da empresa. O lançamento será na Associação dos Ilhéus Ecológicos, na Ilha das Flores, a partir das 15 horas.
Cláudio Carvalho Teixeira, chefe do Seram lembrou que “com o frio e as chuvas, todos os anos os moradores das ilhas têm sua situação agravada” A Trensurb, com a campanha, pretende enfrentar antecipadamente estas dificuldades, distribuindo peças de roupa, calçados e roupas de cama. Em parceria com a Associação dos Ilhéus Ecológicos, será feita a distribuição para aas outras associações das ilhas da Pintada, dos Marinheiros e do Pavão.
Os agasalhos podem ser colocados em pontos de recolhimento em todas as estações da Trensurb.

Novas normas para protetores solares
Determinação da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicada no Diário Oficial da União define novas normas para os protetores solares de pele e lábios. No prazo de dois anos, os protetores deverão ter Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 6, não poderão fazer propaganda de que protegem 100% contra a radiação solar e, mesmo que sejam resistentes à água, deverão orientar para que sejam reaplicados.
Os protetores solares poderão indicar no rótulo da embalagem serem "resistente à água", "muito resistente à água", "resistente à água/suor" ou "resistente à água/transpiração".
Segundo a agência, as mudanças se devem à padronização dos produtos no âmbito do Mercosul.