quinta-feira, 14 de junho de 2012

CPI: Cavendish e Pagot não falarão agora
As esperadas convocações de Fernando Cavendish (Delta) e Luiz Antonio Pagot (Dnit) foram adiadas mais uma vez. Por 16 votos contra 13, os integrantes da CPI decidiram adiar o depoimento dos dois. Sob o argumento de que os dados da Delta ainda não foram analisados, o relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG) disse que ainda não há elementos para a convocação.
Na realidade, a decisão é uma forma de blindar o governador Sérgio Cabral (PMDB) do Rio de Janeiro, intimamente ligado a Cavendish. Licenciado da presidência do Conselho de Administração da Delta desde o dia 25 de abril, Cavendish permanecerá afastado,enquanto durar o processo de reestruturação da empresa.
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) criticou a decisão da CPMI de adiar a convocação de Fernando Cavendish e Luiz Antônio Pagot. "Que medo pode existir em torno do depoimento dessas duas pessoas?", indagou Miro.
O parlamentar carioca lembrou que "Não estamos aqui para saber se Carlos Cachoeira é bicheiro. Todo mundo já sabe que ele é. Antes de se meter com políticos corruptos, ele tinha vida boa. A CPI se recusa a convocar o presidente de uma companhia que o governo declarou inidônea. Isto é uma tropa de cheque", criticou Miro.
O deputado Sílvio Costa, que integra a base governista, também se posicionou contrário ao adiamento da convocação de Cavendish e Luiz Antônio Pagot. "Como cidadão e como político não concordo com o equívoco deste tamanho. Quero dizer que o PSDB, que tem tentado politizar esta comissão, adotou uma postura decente ao defender a convocação de Pagot, após ele ter denunciado que o ex-governador José Serra recebeu dinheiro", afirmou.
"A partir de agora não sei mais quem quer investigar e politizar. Eu quero investigar, mas não dá para brincar com a esperança das pessoas. A política, acima de tudo, é construção da cidadania todo o dia. Não se pode construir um país decente com essa atitude. Votei contra o relator", concluiu.

Curtas & Boas


Verba para assuntos eróticos
O prefeito Beroaldo Rufino da Silva (PDT), de Jundiá (AL), resolveu dar uma esticadinha na noite e acabou se dando mal. Depois da festa numa casa de shows eróticos, ele pagou as gurias com um cheque da prefeitura. Foi condenado a prestar serviços comunitários durante três anos. Detalhe: o que não tinha fundos.
-Vamos combinar que o prefeito é um baita cara de pau. Cheque da prefa e sem fundos?

Ministro divulga CD em site oficial
Músico clássico, com CDs gravados, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Atapoã da Costa Feliz, desde 2008 usa o site do Tribunal para divulgar seus trabalhos como músico clássico. Naquele ano, o site divulgou concerto em que algumas faixas de CDs de Feliz seriam apresentadas. Na última segunda feira, o site promoveu o trabalho artístico do magistrado.
-Faz quatro anos que o ministro usa o site do Tribunal e até agora ninguém mandou parar?

O bumbum da Madonna
A cantora Madonna, que já havia mostrado o seio durante show em Istambul, agora resolveu mostrar outra parte de seu corpo. Num show em Roma, Madonna decidiu mostrar o bumbum para a platéia. Ela tem apresentações marcadas para o Rio de janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
-Oba! Aqui, provavelmente apresente strip-tease completo!

Goleiro tira as cuecas e  recebe boladas
Depois de um treino, na terça feira, o goleiro Johan Wiland, da seleção da Suécia, tirou o calção e a cueca e passou a receber boladas dos companheiros. A direção da delegação sueca explicou que o atitude foi um castigo dos companheiros ao goleiro que falou ao fazer embaixadinhas.
-Imaginem se a moda pega. O que vai dar de jogador pelado levando boladas!

Cão que late, morde
A Segunda Câmara do Rio de Janeiro cassou uma liminar que determinava a expulsão de casa de Paulo de Oliveira. Acontece que um cachorro que Paulo cria, atacou a irmã dele, Sônia. O desembargador Antônio José Carvalho entendeu que “mordida de cão não é violência doméstica” e não cabe a aplicação da lei Maria da Penha.
- Agora, se a Sônia decidir morder o cachorro do Paulo...bem, aí tudo é possível.

Só pra quem tem barba
O governador Agnelo Queiroz (PT-DF), durante depoimento na CPI do Cachoeira, advertiu adversários que estariam rastreando seus telefonemas. “Os arapongas que ponham as barbas de molho, pois irei até as últimas conseqüências para pegá-los”. Imediatamente o deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), alertou: “Tome cuidado, governador, pois o único barbudo aqui é o senhor”.
-Por via das dúvidas, tem político conhecido que já raspou a barba.
Tarso promete pedágio mais barato
“Esse sistema fechado de polos se demonstrou cruel e altamente negativo, que a comunidade não aceita, então nós temos que remodelar”, disse o governador Tarso Genro (PT) ao garantir a imediata redução das tarifas e a extinção do pedágio de Farroupilha como as primeiras medidas a serem adotadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Tarso disse que as próprias empresas informaram que poderiam baixar as tarifas em torno de 30%, sem prejuízo nos serviços. “Isso significa que existe uma folga e as tarifas serão rebaixadas no dia em que terminarem as concessões”, ressaltou. Os contratos com as concessionárias terminam em 2013.

Mega sena poderá pagar R$ 31 milhões
O concurso 1.397 da Mega Sena, realizado no município de Redenção, no Pará, não teve acertadores. Os números sorteados foram 03, 04, 07, 15, 27 e 56. Para o próximo sorteio, que ocorrerá sábado, a previsão é de que o prêmio chegue a R$ 31 milhões.

Vacinação contra a pólio começa sábado
O próximo sábado, 16, será o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de início da campanha de imunização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O lançamento será às 10h, na Unidade Básica de Saúde São Cristóvão (rua Coronel Ricardo Kelleter, 137, bairro Rubem Berta), onde também ocorrerá a entrega da obra de reforma do prédio. Durante o sábado, a vacinação poderá ser feita ainda em vários pontos instalados em diferentes regiões da cidade (confira a lista de endereços).
A imunização é para crianças de zero a 4 anos, e mesmo aquelas que estejam com o calendário de vacinação em dia devem receber a dose oral contra a pólio. Até o dia 6 de julho, a meta da SMS é alcançar 89.063 crianças em Porto Alegre – o equivalente a 95% da população infantil na faixa etária recomendada. Este é o índice mínimo considerado como necessário em pelo menos 80% dos municípios para que o país se mantenha protegido do risco da doença. Ao contrário de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, neste ano haverá apenas um período.
Desde 1990, o Brasil não tem registro de casos de poliomielite. Mas a imunização – desenvolvida na década de 1950 - continua sendo necessária, porque sempre existe a possibilidade de o poliovírus (causador da pólio) entrar no país por meio de pessoas vindas de outras nações onde a doença ainda se manifesta. De 2007 a 2012, houve casos em 35 países – entre eles Afeganistão, Nigéria e Paquistão, onde a pólio ainda ocorre constantemente.
Foto: Edu Andrade/Arquivo PMPA



Escritório do MetrôPoa
A prefeitura inaugura nesta quinta-feira, 14, às 11h, o escritório que será responsável pela implantação do metrô da Capital. Durante o ato, que contará com a presença do prefeito José Fortunati e do governador Tarso Genro, entre outras autoridades, serão assinados convênios de cooperação técnica da administração municipal com o governo do estado, Trensurb e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O escritório do MetrôPoa, localizado na avenida Padre Cacique, 290, Praia de Belas, reunirá equipes técnicas envolvidas nos projetos de transporte BRT e Metrô, numa ação integrada entre prefeitura, estado e governo federal.



Simon diz que Pagot quer depor
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse durante sessão na CPMI do Cachoeira que o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, quer depor.
Já existem requerimentos para a convocação de Pagot que ainda não foram votados pela CPMI.
O ex-diretor do Dnit deu entrevista em que fala a respeito de um suposto esquema de desvio de verbas na obra do Rodoanel para abastecer campanhas do PSDB em 2010.
Pagot disse ainda que teria sido solicitada sua ajuda para captação de recursos para a campanha presidencial do PT, em 2010.
Simon afirmou aos colegas que o ex-diretor do Dnit teria dito que faz questão de ir à CPMI.



Perillo aceita quebra de sigilos
Depois de se negar,em depoimento à CPI do Cachoeira, a abrir seus  sigilos, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou que mudou de ideia.
"Telefonei para os dois líderes do PSDB, na Câmara e no Senado, autorizando a quebra dos meus sigilos assim como já foi feito pelo governador de Brasília. Quem vai estabelecer os períodos é a CPI. De qualquer maneira, os líderes já foram autorizados por mim a procederem a quebra dos sigilos", afirmou.
A declaração foi dada em entrevista coletiva em Goiânia. Perillo não disse quais sigilos aceita abrir --fiscal, bancário ou telefônico.
A postura do tucano mudou depois que o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), anunciou, também em depoimento à CPI, que oferece seu sigilo bancário, fiscal e telefônico, com o argumento de que "quem não deve não teme".



Lula é internado para avaliação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado no hospital Sirio Libanês, em São Paulo, no início da noite desta quarta feira (13).
Boletim divulgado pela equipe médica que trata de Lula, diz que ele vai fazer uma reavaliação da laringe e, nesta quinta (14) retirará o cateter que servia para que fosse medicado.
O ex-presidente também deve fazer revisão para checar seu estado de saúde.
O petista acabou recentemente o tratamento com um câncer na laringe, detectado em outubro do ano passado. Durante o tratamento, ele foi internado para tratar uma pneumonia.
Lula participará no sábado (16) da abertura da conferência Rio +20, no Rio de Janeiro. No fim do mês, viaja para a Argentina, onde será homenageado pela cúpula do Mercosul.
A agenda -  ainda em fase de montagem - deverá incluir um encontro com a presidente Cristina Kirschner.



Pai de santo é preso por extorsão
Suspeito de extorsão e formação de quadrilha, foi preso pela polícia do Rio de Janeiro, Edmar Santos de Araújo, o Pai Bruno, de 23 anos.
De acordo com a polícia carioca, uma vítima esteve na delegacia do Leblon informando que estava sendo ameaçada e extorquida pelo pai de santo. Ela teria pago por um “trabalho” realizado por Pai Bruno que prometeu trazer a pessoa amada de volta.
Como o serviço não deu certo, a vitima procurou o pai de santo que informou que os espíritos estavam pedindo mais dinheiro para o “trabalho” e para que não se voltassem contra ela.
Durante o tempo em que a vitima esteve na delegacia, integrantes da quadrilha de Pai Bruno telefonaram pedindo mais dinheiro. Um motoboy foi ao encontro da vítima para pegar a quantia exigida, sendo preso em flagrante. Ele acabou informando a localização do Pai Bruno que continuava ligando para a vitima pedindo mais dinheiro. Preso, Edmar vai responder pelos crimes de formação de quadrilha e extorsão.
Na delegacia existem outros dois registros pelos crimes de ameaça e extorsão contra Edmar, o Pai Bruno.