terça-feira, 17 de julho de 2012

A pesquisa
Está circulando pelo facebook, uma comparação entre as duas pesquisas divulgadas pelo Instituto Methodus sobre a intenção de voto para prefeito em Porto Alegre. Pelo que está lá, fica ainda mais clara a polarização das candidaturas Fortunati e Manuela.

20-05-2012                 17-07-2012
Estimulada                       Estimulada
Manuela – 41,3%           Manuela – 38,6% (-2,7%)
Fortunati – 28,7%          Fortunati – 33,5% (+4,8%)

Espontânea                     Espontânea
Fortunati – 9,9%            Fortunati – 13,1% (+3,2%)
Manuela – 5,9%             Manuela – 11,6% (+5,7%)

Curtas & Boas

Gente fina
Laésio Rodrigues de Oliveira, conhecido ladrão de obras de arte, comandava de dentro da cadeia uma rede internacional de criminosos. A Polícia Federal descobriu o esquema montado por Laércio, que é formado em biblioteconomia e está cumprindo pena de 12 anos de prisão por roubo e falsificação de obras de arte na penitenciária de Bangu (RJ).
-Só não disseram se alguma tela estava enfeitando a cela do Laésio.
Não avisaram a Interpol
Edílson Donizete Neves, suspeito de assassinar a namorada e os filhos dela em janeiro de 2006, no Japão, é procurado pela Interpol. Só que Edílson, que também é procurado pela polícia paulista, conseguiu renovar sua Carteira de Habilitação em um posto da Ciretran, em Jandira, na Grande São Paulo, em fevereiro de 2010. Agora, a polícia pede que, quem souber do paradeiro dele, avise as autoridades.
-Bem, se o cara esteve na polícia, renovando a carteira de motorista, e não foi preso, querem que a gente descubra onde ele está? É brincadeira!!!

Bordel móvel
Autoridades americanas estão enfrentando um problema no combate a prostituição. É que cafetões de Nova York estão operando com uma espécie de “bordel móvel” com serviços de prostituição oferecidos no interior de caminhões. Eles passaram a agir depois que a polícia retirou prostitutas e cafetões do Times Square, em Manhattam.
-Faltou um detalhe, na notícia: o atendimento é feito com o caminhão andando ou parado?

Insuspeito
Integrantes do STF dão como certa a participação de José Dias Toffoli no julgamento do mensalão, apesar da hipótese de suspeição. Toffoli trabalhou com José Dirceu na Casa Civil e namora a advogada que defendeu o professor Luzinho (PT), um dos réus.
-Isso é que eu chamo de baita cara de pau!

Como é que pode?
Sasha Kennedy, uma britânica de 25 anos, bebe 25 litros de água por dia. Para poder consumir tanto líquido, ela usa o banheiro cerca de 40 vezes diariamente. Ela disse que consegue dormir, no máximo, uma hora e pouco por noite. “Tenho que levantar para beber água ou fazer xixi”, disse Sasha.
-Pensando bem, tem brasileiro que também bebe assim, só que cerveja!

Bodas caninas
Wendy Diamond, uma socialite americana, resolveu organizar o “casamento do século” para cães, em Nova York. Convidou 250 pessoas e 50 cães e gastou o equivalente a R$ 500 mil. Só o vestido da noiva custou R$ 12 mil.
-A Wendy, como deve ter muito, resolveu gastar pra cachorro!
Celular: Fortunati tenta solução
Na busca de uma solução para o problema surgido com a proibição de comercialização de novas linhas por operadoras de telefonia em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati convocou uma reunião com as operadoras, OAB, Procon, secretários municipais e vereadores ligados ao assunto. Ele quer encontrar uma solução para a má qualidade do serviço prestado.
O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy, a legislação em Porto Alegre não acompanhou as mudanças tecnológicas. Para ele, a única solução para melhorar o serviço é alterar as leis atuais.
Contrário às afirmações de Levy, o prefeito Fortunati defende a legislação que, segundo ele, é adequada e tem por objetivo protegeer a população e o meio ambiente. Para Fortunati, mesmo que a lei não seja perfeita, também faltam investimentos em tecnologia por parte das opeeradoras.
As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo foram proibidas pelo Procon de Porto Alegre de comercializar novas linhas de celular e internet 3G, até que as medidas solicitadas sejam cumpridas. Além da suspensão, as empresas devem realizar contrapropaganda, informando o público sobre as regiões onde há pouco ou nenhum sinal.
Segundo o representante da SindTeleBrasil, duas das quatro operadoras já haviam ingressado na justiça para tentar reverter a ação do órgão, motivada por uma representação da OAB gaúcha, em razão da má qualidade do serviço.

Eleições no Grêmio
Fábio Koff poderá ser candidato único
No dia 24 de setembro acontece o primeiro turno das eleições do Grêmio, somente no âmbito do Conselho Deliberativo do clube. Para chegar ao segundo turno, ou seja, a eleição direta dos sócios, o candidato que desejar presidir o tricolor deverá superar a cláusula de barreira que caiu para 20% de aprovação entre os conselheiros.
Cresce entre os gremistas a idéia de que Fabio Koff seja o candidato único. Para isto, várias correntes e grupos estão trabalhando no sentido de alcançar o índice, dentro do Conselho, que permitirá sua candidatura.
O movimento Grêmio Independente, que integrava a aliança que elegeu Paulo Odone, havia decidido lançar candidato próprio. Liderados, entre outros, por Antonio Vicente Martins, pretendiam lançar Raul Régis de Freitas Lima, que atualmente preside o Conselho, mas não pretende concorrer.
É bom lembrar que o Grêmio Independente tem mais dos que os 63 votos necessários para superar a cláusula de barreira, podendo indicar um candidato á presidência.
Hoje, sabe-se que existe um trabalho entre os componentes do movimento para que o Grêmio Independente apóie a candidatura de Koff, consolidando a idéia de candidato único.

Rápidas - 1

Vítimas da ditadura
Com a finalidade de superar traumas gerados pelas violações ocorridas durante o regime militar, o governo vai instalar clínicas de apoio psicológico e oferecer tratamento a vítimas da ditadura. A intenção é dar suporte emocional para que possam prestar depoimento na Comissão da Verdade. O projeto “Clínicas do Testemunho” é uma iniciativa da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça.

Cadastro positivo
Sancionada a mais de um ano, a lei do cadastro positivo, que autoriza a inclusão do perfil de bons pagadores em bancos de dados, deverá começar a ser aplicada. Até o fim do mês deve ser editado o decreto federal complementar que regulamentará a lei.

140 milhões de eleitores
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 7 de outubro, 138.492.11 eleitores, de 5.568 municípios brasileiros irão ás urnas para eleger prefeitos e vereadores. Os quase 140 milhões de brasileiros terão que escolher entre 464.701 candidatos.

Recursos do FGTS
A cada quatro meses a Caixa Econômica Federal deverá prestar contas ao Conselho Curador do FGTS e ao Ministério das Cidades, das aplicações realizadas com o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa terá que dar prioridade aos projetos de melhoria do transporte coletivo e na compra de cotas de fundos de investimentos imobiliários.

Fusão do DEM com PMDB
O senador Valdir Raupp, vice-presidente nacional do partido, disse que o PMDB está estudando a fusão com outros partidos após as eleições de outubro. Raupp disse que não pode citar as legendas que estão sendo procuradas, mas admitiu que o DEM encabeçaria a lista.

Famílias endividadas
A Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de São Paulo, divulgou pesquisa revelando que 62,5% das famílias brasileiras estavam endividadas em 2011. O número significa um crescimento de 6,39% em relação a 2010.

Greve em Candiota
Chega a 60% o número de trabalhadores em greve nas duas unidades da Usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota. Eles reivindicam um reajuste salarial de 10,47% e informam que a greve não tem previsão para terminar.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará hoje nas avenidas Assis Brasil, Ipiranga, Severo Dullius, Bento Gonçalves, Farrapos e Tarso Dutra.
Fortunati e Manuela lideram pesquisa Capital
Pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus é a maior divulgada até agora.
O Correio do Povo divulgou hoje a primeira pesquisa Correio/Methodus depois da realização das convenções municipais quando foram oficializadas aas candidaturas à prefeitura. Pela pesquisa, o atual prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT) e a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), lideram a disouta. Os números mostram, também, que a disputa seria decidida em segundo turno entre os dois candidatos.
Com um total de 1,6 mil entrevistados, a pesquisa é a maior divulgada até agora em Porto Alegre. Com esse número de entrevistados, a margem de erro cai para 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não mostra os nomes dos concorrentes aos entrevistados, a vantagem de Fortunati para Manuela é de 1,5 ponto percentual. Na estimulada, quando são mostrados os nomes dos candidatos, a comunista tem 5,1 pontos percentuais de vantagem sobre Fortunati. A pesquisa registrou que, na estimulada, o índice de indecisos é de 8,5%. Os eleitores que votarão em branco ou anularão o voto foi de 7,9%.

Espontânea:
José Fortunati – PDT – 13,1%
Manuela D’Ávila – PCdoB – 11,6%
Adão Villaverde – PT – 1,6%
Roberto Robaima – PSOL – 0,4%
Wambert di Lorenzo – PSDB – 0,1%
Érico Corrêa – PSTU – 0,1%
Branco/Nulo – 5,3%
Não sabe – 66,6%

Estimulada:
Manuela – 38,6%
Fortunati – 33,5%
Villaverde – 7,4%
Robaima – 1,6%
Wambert – 1,0%
Érico – 0,9%
Jocelin – 0,4%
Branco/Nulo – 7,9%
Não sabe – 8,5%

Pílula previne risco de HIV
A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.
"O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.
O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectadas com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.
Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44 a 73%.
A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids,  mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.


Câmara divulgará salários dia 31
O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou, nesta segunda-feira, que a página da Câmara na internet passará a divulgar os salários dos servidores, ativos e inativos, a partir do dia 31 de julho.
Segundo o presidente, serão divulgados os nomes dos funcionários e o valor das remunerações, inclusive as horas extras. "Na sequência, todo último dia útil de cada mês, será feita a atualização e a complementação de dados relativos àquele mês", explicou.
No total, foram assinados hoje seis atos da Mesa Diretora relacionados à Lei de Acesso à Informação. Além do salário, também serão divulgadas informações referentes à cota parlamentar, que incluem os gastos dos deputados. O cidadão poderá ter acesso inclusive às cópias digitais das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares para justificar os gastos.


Sindicato quer professores em greve
Até sexta-feira (21), os professores em greve das universidades federais vão se reunir em assembleia para analisar o novo plano de carreira proposto pelo governo na sexta-feira (13). A avaliação do comando de greve, entretanto, é que a proposta do governo não atende às demandas da categoria  e a orientação é que a paralisação seja mantida e “intensificada”.
Para a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), a proposta apresentada em vez de reestruturar a carreira piorou essa organização. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Luiz Henrique Schuch, cálculos feitos pela entidade apontam que no caso de algumas classes o reajuste apresentado pelo governo não representará ganho real.
“O governo fez uma maquiagem. Ele comparou números e valores normais em um intervalo de cinco anos. Pegou, por exemplo, um salário de julho de 2012 e projetou o aumento para 2015 como se em cinco anos não houvesse correção inflacionária no meio”, criticou.
Além dos docentes das universidades federais, também estão em greve os professores dos institutos federais de educação profissional.. Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) avaliou que a proposta apresentada pelo governo é uma “farsa” e criticou o fato de que o reajuste proposto não atinge toda a categoria e será pago de forma parcelada até 2015.


Recesso de inverno da Câmara começa nesta terça-feira
A Câmara Municipal de Porto Alegre abre, nesta terça-feira (17/7), o recesso parlamentar de inverno. Durante o período - de 15 dias -, que se encerra em 31 de julho, serão realizadas sessões da Comissão Representativa, às quartas e quintas-feiras, a partir das 9h30min no Plenário Otávio Rocha. Os gabinetes e demais setores da Casa continuarão a funcionar normalmente.
A Comissão Representativa vota requerimentos e moções. Nas sessões de quartas e quintas-feiras, os vereadores também ocupam os tempos de Lideranças e de Comunicações. Compõem a Comissão Representativa 19 vereadores titulares e 17 não-titulares.  
Titulares
PDT: Dr. Thiago Duarte e Mauro Zacher 
PMDB: Haroldo de Souza e Professor Garcia 
PP: João Carlos Nedel 
PPL: Toni Proença 
PPS: Paulinho Rubem Berta 
PRB: Waldir Canal 
PSB: Airto Ferronato
PSD: Tarciso Flecha Negra 
PSDB: Mário Manfro 
PSOL: Fernanda Melchionna 
PT: Adeli Sell, Carlos Todeschini, Engenheiro Comassetto e Maria Celeste
PTB: DJ Cassiá e Alceu Brasinha 
PV: Elias Vidal
Suplentes na Comissão Representativa: João Bosco Vaz e Márcio Bins Ely (PDT); Idenir Cecchim, Sebastião Melo e Valter Nagelstein (PMDB); Beto Moesch, Kevin Krieger e João Antonio Dib (PP); José Freitas (PRB); Bernardino Vendruscolo e Nelcir Tessaro (PSD); Luiz Braz (PSDB); Pedro Ruas (PSOL); Mauro Pinheiro e Sofia Cavedon (PT); Dr. Goulart e Elói Guimarães (PTB).
As sessões da Comissão Representativa são abertas ao público, que poderá assisti-las das galerias. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.
Foto: Elson Sempé