sábado, 28 de julho de 2012

As medalhas do Brasil


Ouro - Judoca Sarah Menezes venceu romena em final emocionante
A judoca Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Ao derrotar a romena Alina Dumitru neste sábado, a piauiense realizou um feito inédito: tornou-se a primeira brasileira campeã olímpica da modalidade.
Sarah venceu a campeã de Pequim-2008 na final da categoria ligeiro (até 48kg). Ao chegar na decisão, ela já tinha quebrado um jejum de 12 anos. Desde Sydney-2000, a modalidade brasileira não disputava uma final olímpica. Na ocasião, Carlos Honorato ficou com a prata.

Prata - Thiago Pereira nos 400 metros medley
O nadador Thiago Pereira conquistou a medalha de prata, neste sábado, nos Jogos Olímpicos. O brasileiro completou os 400m medley com o tempo de 4min08s86 e garantiu a primeira conquista do país na natação em Londres. "Finalmente! Vinha brigando, brigando, brigando. Agora consegui a tão sonhada medalha", vibrou Pereira.


Bronze - Felipe Kitadai fatura bronze no judô
Aniversariante do dia, o judoca Felipe Kitadai ganhou um presente inesquecível. Ao derrotar o italiano Elio Verde, no golden score, ele conquistou a medalha de bronze na categoria ligeiro (até 60 kg), nos Jogos Olímpicos de Londres.
A luta foi bem equilibrada e o brasileiro levou uma advertência da arbitragem logo no início. O duelo seguiu equilibrado e terminou empatado. Com isso, a decisão foi para o golden score. Com um belo golpe, Kitadai obteve um yuko e venceu a luta.


Hepatite tem teste rápido e vacina na Redenção
População também será orientada sobre prevenção e tratamento
O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, neste sábado, 28, é assinalado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com uma campanha que vai até às 17h, no Parque da Redenção (em frente ao Monumento ao Expedicionário). Estão à disposição testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, e vacinas para hepatite B.
Médicos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Hepatites Virais do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) estão no local para esclarecimentos sobre o exame, as doenças, vacinação e tratamento. A vacinação será realizada também, no mesmo horário, no Hospital Parque Belém (Avenida Oscar Pereira, 8.300, bairro Belém Velho).   
O teste rápido de hepatites, com resultado pronto em 15 minutos, já é oferecido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro), onde são feitos diagnósticos rápidos também de vírus HIV (transmissor da aids) e sífilis. A diferença, na investigação de hepatites, é que o resultado, quando positivo, precisa ser confirmado por exame de sangue convencional.
Quem fizer o teste rápido no Parque da Redenção e tiver a constatação de hepatite B ou C receberá encaminhamento para avaliação definitiva. Se o exame de sangue comprovar a presença de hepatite, será orientado para acompanhamento no SAE do Hospital Presidente Vargas. Estão também na Redenção representantes das organizações não-governamentais (ONGs) Hepatchevida, Força e Vida, Astraf e Via Vida, que prestam auxílio a pacientes com hepatites.
Foto: Guilherme Santos/PMPA

Bom dia
Para abrir o final de semana, o sábado nos trouxe um dia lindo de sol. O frio permanece, é verdade, mas não impede que a gente possa sair para curtir a luz e o calor que o sol traz para a manhã de hoje.
Ontem vivemos mais uma abertura de Jogos Olímpicos. Os ingleses deram um verdadeiro show de arte e tecnologia que direcionaram o olhar de milhões de pessoas para Londres. Foram momentos de muita beleza que ficarão na mente de todos. Para nós, brasileiros, pelo menos até a próxima Olimpíada, que será no Rio de Janeiro. Até lá, pelo menos nos próximos dias, é torcer para que os nossos atletas conquistem o maior número de medalhas possível. Se for de ouro, melhor ainda.
O vídeo de hoje nos traz um momento especial da música internacional. A dupla Simon & Garfunkel, em 1975, cantando a inesquecível The Boxer. Esperando que o final de semana seja ótimo, desejo a todos um Bom Dia.


Delegados: Justiça nega liminar contra aposentadoria
O pedido de liminar de autoria de 18 delegados da Polícia Civil contra a decisão do governo estadual de aplicar a aposentadoria compulsória aos 65 anos, foi negado pelo desembargador Glênio José Hekman.
"Em que pese as alegações no sentido de que estão na iminência de sofrer lesão no seu direito, não verifico, neste momento, fundado receio de que a sanção e publicação do ato do Governador do Estado, determinando a aposentadoria compulsória dos impetrantes aos 65 anos, cause ao direito dos impetrantes lesão grave e de difícil reparabilidade", afirma Hekman em sua decisão. O mérito do mandado deve ser apreciado pelos 25 integrantes do Órgão Especial do TJ/RS
Entre os policiais existe uma divisão, já que os mais novos defendem uma renovação na corporação e os mais antigos alegam possuir aptidão para o trabalho. Os mais velhos, se aposentados, alegam que sofrerão perdas de vencimentos.
Como permanecem em atividade, mesmo com tempo para aposentadoria, os delegados ganham 35% a mais no salário e, se trabalharem como substitutos em mais de uma delegacia, recebem 30%.


Gripe A: RS recebe 200 mil doses da vacina
Lote será distribuído a partir de segunda-feira
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira, 200 mil doses da vacina tríplice que protege contra a gripe A e dois tipos de influenza sazonal. O lote enviado pelo Ministério da Saúde vai ser distribuído a partir de segunda-feira e deve estar disponível à população até o fim da próxima semana.
As regiões com maior circulação viral, terão prioridade no recebimento da vacina. Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta, que registraram maior número de ocorrências da doença, serão os primeiro municípios atendidos.
A imunização vai priorizar integrantes de grupos de risco (idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores em saúde) que ainda não se vacinaram e os doentes crônicos.
Na Capital, as clínicas particulares voltaram a registrar grande procura pela vacina. Algumas receberam um novo lote na quarta-feira e hoje dispõem de poucas unidades. Parte dos estabelecimentos entrega senhas por ordem de chegada. O valor da vacina varia entre R$ 80 e R$ 100. Até o momento, o Rio Grande do Sul já registra 48 mortes e 340 casos de gripe A em 2012.


Voluntariado para a Copa 2014
Perfil dos voluntários será de acordo com a especificidade do local de atuação
O 2º Seminário do GT do Voluntariado da Copa do Mundo de 2014 ocorreu nesta sexta-feira, 27, quando foram abordadas as ações que deverão ser realizadas por aqueles que irão trabalhar na Copa 2014, em Porto Alegre. No encontro, ficou decidido que os participantes do seminário têm até o dia 15 de agosto para produzir a metodologia de trabalho que será desenvolvida com os voluntários nas áreas do transporte, segurança, hospedagem, turismo e eventos, gastronomia e saúde.
A partir das sugestões trazidas, no próximo encontro começará a elaboração de projetos. Também estão previstas simulações com as pessoas selecionadas ao longo de 2013 para que se tenha uma ideia de como será o trabalho durante a Copa.
O diretor de Governança da Secretaria Municipal de Governça Local (SMGL), Carlos Simões, sugeriu que sejam utilizados três voluntários em cada ponto, distribuídos em quatro turnos. “O grupo definiu que o perfil do voluntariado vai ser de acordo com a especificidade de cada local. Por exemplo, as pessoas que ficarão no aeroporto deverão ser um pouco mais qualificadas que aqueles que vão dar informações em um parque”, salientou.
Questões como a mobilização do pessoal que vai trabalhar, estrutura de trabalho e como capacitá-los também foram debatidas. Participaram do trabalho representantes do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), SMGL, Symnetics Consultoria, Secopa, Cruz Vermelha, Parceiros Voluntários, entre outras entidades públicas e privadas.