quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mensalão

STF condena 8 por lavagem de dinheiro
Após a leitura dos votos dos dez ministros do STF sobre o item 4 da denúncia, que trata da lavagem de dinheiro, o STF condenou oito dos dez réus: Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Rogério Tolentino, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Simone Vasconcelos. E absolveu duas rés: Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do Banco Rural, e Geiza Dias, ex-funcionária da SMP&B.
Palmeiras dispensa Felipão
Luiz Felipe Scolari não é mais treinador do Palmeiras. Em longa reunião nesta quinta-feira entre a comissão técnica e os dirigentes do clube, o presidente Arnaldo Tirone optou, de comum acordo, em dispensar o treinador. A gota d'água foi a derrota de 3 a 1 sofrida nesta quarta-feira para o Vasco, em São Januário, resultado que empurrou o time para a penúltima posição do Brasileirão. Para se ter uma ideia do tão fundo que está o Palmeiras na zona de rebaixamento, o primeiro time fora do grupo da degola tem 7 pontos a mais, é o Flamengo. O Palmeiras divulgou uma nota informando que a demissão foi de comum acordo entre o clube e Felipão. Portanto, nenhuma dos lados receberá multa rescisória.
Logo após a partida contra o Vasco, no Rio, Tirone teve a convicção de que a saída de Felipão era necessária para evitar o rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro. Seria a forma encontrada pela diretoria para motivar o elenco a dar a volta por cima. Além de Felipão, o auxiliar técnico Murtosa também deixa o Palmeiras. Durante a conversa nesta quinta-feira, Felipão teria se antecipado e pedido ele as contas. Ele não tinha mais clima no clube e suas palavras não eram mais ouvidas pelos jogadores.

Mensalão

Maioria condena seis e absolve ex-vice do Rural

Segundo MP, grupo ocultou origem do dinheiro usado para compra de votos.
Com o voto de Cármen Lúcia no fim da tarde desta quarta-feira (13), seis réus já estão condenados pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de lavagem de dinheiro no julgamento do processo do mensalão. Entre eles, estão Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema de compra de votos no Congresso, e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e Jos[e Roberto Salgado.
As condenações só serão definitivas ao final do julgamento porque, antes da proclamação dos resultados, qualquer ministro pode modificar o voto, embora isso seja improvável.
Além de Valério, foram condenados os sócios dele Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e a ex-funcionária Simone Vasconcelos. Simone é a única entre os acusados que não havia recebido condenação em outro crime. Com isso, 9 dos 37 acusados de esquema de compra de votos no Congresso Nacional já foram condenados.
Sete dos dez magistrados que, até a publicação desta reportagem,  já tinham apresentado o voto decidiram também absolver uma acusada por falta de provas, a ex-vice-presidente do Rural Ayanna Tenório.
O atual vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane soma cinco votos pela condenação e dois pela absolvição – entenderam que ele era inocente Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. O advogado de Valério, Rogério Tolentino, soma cinco votos pela culpa – Lewandowski e Dias Toffoli votaram pela absolvição.
A funcionária de Marcos Valério Geiza Dias, chamada de "mequetrefe" pelo advogado de defesa – o defensor argumentou que ela era uma mera empregada da agência de publicidade – tinha quatro votos pela absolvição e três pela condenação.

Mensalão

Voto dos ministros - 1
Começa a sessão no STF em que os ministros votarão sobre a acusação de lavagem de dinheiro.
O ministro-relator, Joaquim Barbosa, pediu a palavra e esclarece pontos sobre os réus Tolentino e Samarane, sócios de Marcos Valério. Barbosa, lê provas que, segundo ele, comprovam a existência da "complexa organização criminosa" do mensalão.
Joaquim Barbosa e o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, discordaram sobre a participação dos réus Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério, e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, no crime de lavagem de dinheiro. O relator votou pela condenação dos dois réus, enquanto Lewandowski absolveu.
Para Lewandowski, as denúncias dizem respeito ao Banco Rural, mas não há provas do envolvimento de Vinícius Samarane no crime de lavagem de dinheiro. "Eu sei que ficarei isolado, mas isso faz parte de um julgamento colegiado", disse o revisor.
A ministra Rosa Weber, primeira a votar, informa que será breve e começa condenando Marcos Valério, Vinicius Samarane, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Rogério Tolentino e absolvendo Ayanna Tenório e Geiza Dias.
Rosa Weber argumenta sobre a acusação de lavagem de dinheiro referente ao deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil. A ministra votou pela condenação de Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, de lavagem de dinheiro, mas absolveu o deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados.
O próximo a votar é o ministro Luiz Fux.
Luiz Coronel é o patrono da 58ª Feira do Livro

Escritor de Bagé venceu a eleição contra nove candidatos.

O escritor Luiz Coronel foi escolhido como patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre 26 de outubro e 11 de novembro. O resultado da votação foi divulgado na manhã desta quinta-feira pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL). Coronel foi o eleito entre nove candidatos: Aldyr Gracia Shlee, Airton Ortiz, David Coimbra, Cláudio Moreno, Celso Sisto, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Dilan Camargo e Fabrício Carpinejar.
Após o anúncio, o patrono afirmou que é um homem de projetos e que deseja participar ativamente do evento, além de propor sugestões que valorizem os escritores gaúchos. Conforme Coronel, o Estado possui dois trilhos marcantes, que são Érico Veríssimo e Mario Quintana, mas ressaltou que o impulso criativo não para por aí. "São legiões de pessoas que no seu silêncio estão lá criando seus poemas, seus contos, seus romances. E o Rio Grande do Sul mostra sua pulsação, sua brasilidade, sua riqueza e identidade cultural na Feira do Livro", destacou.
O autor disse que, antes de qualquer outra pessoa, o escritor precisa escrever para si mesmo e que ao fazer isso ele desempenha papéis para um palco, que é a sua mente. "Cada livro é um mergulho, se tu estás escrevendo sobre o mar vira sereia, se estás escrevendo sobre o Rio Grande do Sul vira ginete", exemplificou.
Nascido em Bagé, Coronel é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Possui 52 livros editados, sendo a poesia, universal e regional, seu segmento preferido. Em parceria com atores e músicos, realiza recitais sobre a poesia social brasileira e causos gaúchos.(Com informações do CP)
Futebol na história

13.9 -  Aniversário de 53 anos do jogador do Grêmio e técnico China.
Pesquisa: Cláudio Dienstmann
Degustação de vinhos na Catedral 
Ibravin, Abrasel e Sebrae reúnem 21 grandes, médias e pequenas vinícolas brasileiras para apresentar seus vinhos, espumantes e suco de uva 100% na capital gaúcha. Evento é gratuito, nesta quinta-feira (13 de setembro), das 16h às 21h.  
Duas degustações imperdíveis serão realizadas no Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorre nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre. A degustação “Guarda nacional” reunirá quatro rótulos – o mais novo com 12 anos de vida (Pizzato Cabernet Sauvignon Reserva, safra 2000) e os mais antigos com 22 e 21 anos de garrafa (Don Giovanni Cabernet Franc safra 1990, e o Dal Pizzol Merlot safra 1991). O Don Laurindo Reserva Mertot 1999 completa a seleção de vinhos brasileiros longevos que serão apreciados por 30 pessoas. A condução será do jornalista e sommelierinternacional Irineu Guarnier Filho. A outra degustação “Ícones do Brasil” terá seis exemplares dos melhores vinhos nacionais reunidos em uma prova inédita. O jornalista Carlos Pires de Miranda apresentará os rótulos Lote 43, (Miolo), Salton Talento (Salton), Perini 4 (Perini), Comemorativo 80 anos (Don Laurindo), Singular Nebbiolo (Lidio Carraro) e Vinha Maria Reserva Selecionada (Rio Sol). 
Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, que promove o Circuito Brasileiro de Degustação em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), foram recebidas 750 inscrições prévias. Não há mais vagas para consumidores, que só podem se inscrever para a lista de espera. Ainda restam poucas vagas para profissionais (proprietários e bares e restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha, garçons, entre outros). O evento é gratuito, das 16h às 21h, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047). Até as 19h, o evento é reservado a profissionais. Depois deste horário, o Circuito será aberto aos consumidores que já se inscreveram pelo e-mail vinhoearte@gmail.com. O patrocínio do evento é do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Oxford Crystal.
Diversidade
Ao chegar ao circuito, o visitante receberá uma taça e poderá iniciar o percurso pelas mesas das 21 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas: Antonio Dias, Aurora, Campestre, Casa Valduga, Casa Venturini, Cave Marson, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo Wine Group, Perini, Pizzato, Salton, Sozo, Viapiana e Vinibrasil. Ao todo, serão mais de 120 rótulos brasileiros de vinhos, espumantes e suco de uva 100%. “É a melhor oportunidade que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. 
Além de atrair enófilos e amantes do vinho, o Circuito procura colocar potenciais compradores frente a frente com os produtores. “Graças à parceria com a Abrasel, os proprietários dos melhores restaurantes de Porto Alegre poderão conversar sem intermediários com as vinícolas, conhecendo seus lançamentos e buscando novas oportunidades de negócios”, salienta Bertolini. 

Mensalão: ministros votam sobre lavagem de dinheiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira a 22º sessão de julgamento do processo do mensalão. Depois do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, que utilizaram as duas últimas sessões para apresentar seu voto sobre o crime de lavagem de dinheiro cometido pelos núcleos publicitário e financeiro do esquema, será a vez de os outros oito ministros se posicionarem sobre esse trecho da denúncia - o terceiro de sete.
Ao todo, dez réus figuram nesse capítulo do processo. Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon, Hollerbach, Simone Vasconcelos, Geiza Dias e Rogério Tolentino são ligados ao núcleo publicitário. Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório integravam a cúpula do Banco Rural na época do escândalo.
Em seu voto, Joaquim Barbosa pediu a condenação de nove acusados e a absolvição de Ayanna Tenório.
Ricardo Lewandowski, por sua vez, votou pela punição a seis réus e livrou quatro: Ayanna, Vinícius Samarane, Geiza Dias e Rogério Tolentino.
O Banco Rural alimentou o esquema do valerioduto com 32 milhões de reais, por meio de empréstimos fraudulentos ao PT e a empresas de Marcos Valério. Já o grupo do publicitário era responsável por distribuir os recursos a beneficiários do mensalão Para tentar esconder a atividade ilícita, as empresas de Valério emitiram milhares de notas fiscais falsas. A cúpula do banco, em conluio com Valério, utilizava subterfúgios para esconder o destinarário real dos saques.
A primeira a votar na sessão desta quinta-feira será a ministra Rosa Weber.

Bom Dia!
A morte de um diplomata americano e mais três pessoas em um atentado na cidade de Benghazi, na Líbia, é mais uma demonstração apavorante do fanatismo religioso que se manifesta quando as pessoas, por algum motivo, perdem a razão e buscam na religião a desculpa para seus atos condenáveis. Usando como desculpa o repúdio a um filme produzido nos Estados Unidos, considerado ofensivo à fé islâmica, pessoas enfurecidas invadiram e queimaram a sede diplomática americana, depredaram e queimaram tudo. O saldo foi de quatro mortos.
A pergunta que fica é até quando a barbárie vai se esconder sob o manto de uma pseudo defesa da fé e da religião para acabar com vidas inocentes e despejar a fúria dos falsos religiosos. Para quem prega a paz, o amor e a vida, destruir e matar é a negação de toda a crença.
No vídeo, uma música de Gilberto Gil, com ele interpretando Se eu quiser falar com Deus. Enquanto proponho um pouco de meditação sobre a violência no mundo,  faço votos sinceros de que todos tenham um Bom Dia!



Projeto proíbe demissão de alcoólatras
Para tentar preservar empregos de trabalhadores alcoólatras, a CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou hoje projeto que exclui da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a possibilidade de demissão por justa causa em razão de "embriaguez habitual".
O texto permite a demissão por justa causa para casos de embriaguez em serviço, mas exclui os alcoólatras que forem clinicamente diagnosticados com a doença --a não ser que se recusem a realizar tratamento médico.
O projeto segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, antes de ser analisado pela Câmara.
Autor do projeto, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) disse que o alcoólatra deixou de ser visto pela sociedade como alguém que comete uma "falha moral". "Há consenso de se tratar a doença severa e altamente incapacitante, a demandar acompanhamento médico e psicológico para a sua cura", afirmou.
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), relator da matéria, disser ser "impensável" que a legislação brasileira se mostre "insensível à necessidade de atuar como coadjuvante no processo de cura daquele que luta contra uma doença incapacitante".
Segundo Rollemberg, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já trata o alcoolismo como doença e, por esse motivo, diversos tribunais têm reconhecido que a demissão por justa causa não se aplica aos dependentes do álcool.

Cuidadores
O Senado aprovou projeto que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa, como o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusiva aos idosos.
A regulamentação prevê que a função pode ser exercida com pessoas acima de 18 anos que tenha concluído o ensino fundamental, desde que tenham curso de qualificação específico.
Pelo texto, os profissionais que trabalharem na função há pelo menos dois anos serão dispensados da exigência de conclusão de curso de qualificação quando a lei entrar em vigor.
Fica permitido aos cuidadores trabalhar no domicílio do idoso, em instituições de longa permanência, hospitais ou em eventos culturais e sociais. Se o trabalho for residencial, devem ser aplicadas no contrato de trabalho as regras válidas para empregados domésticos.
"Em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos ou 172 idosos para cada 100 jovens. Em um quadro demográfico tendendo acentuadamente ao envelhecimento, cresce exponencialmente de importância o trabalho do cuidador de idoso, observa o autor da proposição", disse o senador Waldemir Moka (PMDB-MS).