terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mensalão

Valdemar Costa Neto diz que vai recorrer
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), anunciou que vai recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos contra a decisão.
Em entrevista ao lado de seu advogado, Marcelo Bessa, o deputado argumentou que qualquer pessoa, incluindo ele próprio, tem o direito a ter uma condenação reexaminada, seja por outra instância ou pelo mesmo tribunal.
"Apelarei até as últimas instâncias do planeta para garantir o inviolável direito a uma defesa que seja examinada em duas oportunidades distintas de julgamento", disse. O deputado afirmou que a acusação cometeu atropelos e desconsiderou alguns fatos. Ele negou, por exemplo, que estivesse presente na sessão que votou o projeto de Lei de Falências, uma das propostas apontadas pela acusação como troca de apoio por dinheiro.
"O reexame de uma condenação penal é uma garantia que, além de resguardar o direito a ampla defesa, tem o papel de permitir a qualquer réu contrapor, dentro de um ambiente democrático, aos argumentos utilizados para a condenação", afirmou Costa Neto.
Na entrevista desta terça-feira, 2, Valdemar afirmou que continuará exercendo o mandato de deputado e não considerou a hipótese de ir para a prisão: "Não, de jeito nenhum. Vamos ganhar isso aí". Ele disse que continua deputado e que há ainda vários recursos a serem apresentados na Justiça contra a condenação.
Valdemar foi condenado pelo STF por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ele disse que o crime que cometeu e que assume foi o eleitoral, seguindo a tese de que houve uso de caixa dois na campanha e não pelo pagamento por apoio político no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Não sou inocente. Mas também nunca vivi de lavagem de dinheiro, corrupção ou formação de quadrilha. Apenas fui condenado pelo crime errado", afirmou o parlamentar.(Agência Estado). 

Eleições

Ibope: Russomanno cai sete pontos
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu sete pontos percentuais e tem 27% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pela TV Globo e pelo site do jornal "Estado de S. Paulo". Na última pesquisa, divulgada na semana passada, ele tinha 34%.
José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) seguem em empate técnico, disputando um lugar no segundo turno. O tucano, que tinha 17%, foi para 19% e o petista manteve os mesmos 18%.
Gabriel Chalita (PMDB) aparece em seguida, com 10% das intenções de voto --ele tinha 7%. Soninha (PPS) aparece com 4% e Carlos Giannazi tem 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram no levantamento.
A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Paes sobe e amplia liderança no Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), subiu cinco pontos percentuais em pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira. Ele ampliou a distância para o segundo colocado e seria reeleito com folga no primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, encomendada pela TV Globo, Paes subiu de 52% para 57% das intenções de voto. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) oscilou um ponto percentual, de 17% para 18%. Os deputados Rodrigo Maia (DEM) e Otávio Leite (PSDB) tiveram 2% das intenções de voto. Aspásia Camargo (PV) e Cyro Garcia (PSTU) aparecem com 1%.
Segundo o Ibope, Paes venceria no primeiro turno com 70% dos votos válidos. Nesse cálculo, são excluídos os que pretendem votar nulo ou em branco e os indecisos, 11% e 8%, respectivamente.
Festa no aniversário do Mercado Público
Shows, bolo de aniversário e lançamento de livro fazem parte da comemoração.

O Mercado Público Central de Porto Alegre completa 143 anos nesta quarta-feira, 3. O local é referência cultural, política, social e econômica do Estado. Respeitando suas características, novidades estão sendo agregadas para atender melhor a população. Para marcar a data, a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), realiza uma programação especial.


Confira a programação completa:

Sexta-feira, 5
13h - Quarteto de Cordas
14h20 - Banda Alemã - Muniche
15h - Tchê Piazzito
16h - Homem Banda
17h - Imperadores do Samba
17h40 - "Parabéns ao Mercado Público" - após o parabéns, será servido bolo ao público presente.

Sábado, 6
Local: Quadrante III do Mercado Público
10h30 - Lançamento e Sessão de autógrafos do livro
"Mercado Público Central de Porto Alegre, 1869-2012", de Cesão Miranda
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Destino de Pizzolato, seria Itália
Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil no governo Lula, foi para a Itália cuidar de sua transferência, segundo informações que chegaram a ministros do Supremo Tribunal Federal.
Ele tem dupla nacionalidade e pode se radicar na Itália sem dificuldades, como o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, para fugir da Justiça. Pizzolato sumiu em julho, antes do julgamento do mensalão, e nunca mais foi visto.
O advogado de Pizzolato, Marthius Sávio Lobato, garantiu que ele está “na Europa”, sem especificar o País, e que voltará ao Brasil em breve.
Em decisão unânime, o STF condenou Pizzolato por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Pode pegar no mínimo 12 anos prisão.
Criminosos de dupla nacionalidade vão para a Itália confiando que não serão extraditados, após o Brasil acolher o terrorista Cesare Battisti. O sumiço de Pizzolato reforçou a necessidade, no STF, de “monitorar” os demais réus, a fim de evitar eventuais fugas. (Blog do Cláudio Humberto).

Jogos Municipais da Terceira Idade
Abertura da 11ª edição dos Jogos será quinta-feira no Ginásio Tesourinha.
Realizados desde 2002, os Jogos Municipais da Terceira Idade chegam à sua 11ª edição. A abertura do evento será quinta-feira, 4, às 8h30, e o encerramento ocorrerá na sexta-feira, 5, às 16h30, no Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo - s/ nº). O tema deste ano será “Participação vale ouro”. 
Promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), os Jogos caracterizam-se pela proposta de ludicidade, participação e integração. Democracia, solidariedade e inclusão são os princípios norteadores, que têm como principal objetivo integrar, organizar e fortalecer a participação de idosos em atividades esportivas recreativas, contribuindo para a melhora da sua qualidade de vida. As inscrições foram encerradas no dia 24 de setembro.
Serão disputadas partidas de câmbio em duas categorias: Iniciantes (inscrição avulsa ou por equipe), a partir dos 50 anos, e Praticante, dividida em três idades: de 50 a 59 anos, de 60 a 69 e de 70 anos ou mais. 
Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3289-4898 e 3289-4868 ou pelo e-mail jogosterceiraidade@sme.prefpoa.com.br.
Foto: Guilherme Santos/PMPA

Consumidor: nome limpo via internet
Novo serviço online da Serasa Experian, chamado de “Limpa Nome”, permite que empresas ofereçam descontos, novas condições de pagamento e liberem boletos para os devedores
Os consumidores já podem limpar o nome sem sair de casa, por meio do "Limpa Nome", lançado pela Serasa Experian. O serviço é gratuito e permite que o endividado negocie pendências financeiras em atraso com empresas pela internet.
As empresas poderão oferecer descontos nas dívidas, negociar condições de pagamento diferenciadas e liberar o boleto para o pagamento. Segundo a Serasa Experian, o objetivo é mudar o processo de recuperação de crédito em todo o Brasil.
“O objetivo do Limpa Nome on-line é aproximar as empresas e os consumidores. A internet vai proporcionar mais facilidade para o cliente, e as credoras poderão oferecer melhores condições de pagamento“, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.
A negociação entre consumidor e empresa será possível dentro do site da Serasa Experian. Essas condições de negociação, como os descontos, serão de total responsabilidade da credora, e a Serasa Experian apenas possibilitará a comunicação entre as partes.
Como funciona o Limpa Nome
Os consumidores que possuírem dívidas em atraso com empresas que aderirem ao ambiente eletrônico vão receber da Serasa Experian cartas com aviso de negativação, contendo uma senha. Com a senha e o número de seu CPF, o consumidor entrará no site da Serasa Experian e terá acesso à sua dívida e às condições oferecidas pela empresa com a qual contraiu o crédito.
Se optar pela proposta do credor, o consumidor só terá de imprimir o boleto e fazer o pagamento diretamente à empresa credora. Caso contrário, poderá entrar em contato com ela e negociar. Para isso, o site conterá com todos os canais de relacionamento da credora, evitando os intermediários.
Segurança
A Serasa Experian enfatiza que o novo serviço está em um site desenvolvido em ambiente protegido, que garante a proteção de todos os dados do consumidor. Portanto, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador ou lan house para acessar o “Limpa Nome”. (Com IG)

Eleições

A partir de hoje eleitor não pode ser preso
A partir desta terça-feira, até o dia 9, está proibida a prisão ou detenção de eleitores. 
No entanto, há exceções em casos de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. A norma está na legislação eleitoral e vigora a cinco dias das eleições municipais, quando cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.
A quinta-feira é o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios. Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
Este também é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, assim como reuniões públicas, a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização.
Na sexta-feira, dois dias antes das eleições, será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, do jornal de propaganda eleitoral. O sábado, véspera da votação, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som.
As votações, no dia 7, ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, haverá a emissão dos boletins, o início da apuração e da totalização dos resultados. (Agência Brasil)
Bom Dia!
Algumas coisas chamaram a atenção no começo de mais uma semana. E começo com uma muito triste que, espero, sirva de reflexão para muitas pessoas. É que tivemos 20 mortes em acidentes no Rio Grande do Sul neste final de semana. É demais? Claro que é. Não cabe nem procurar culpados, mas certamente são identificáveis com facilidade. O que interessa é refletir sobre as estatísticas que crescem a cada final de semana, desafiando autoridades e a todos os que cuidam da vida, sua e dos outros, e se tornam impotentes diante da violência que tomou contra do trânsito.
Para quem reclamou do tempo na madrugada de domingo para segunda-feira, que se prepare. A meteorologia está anunciando tempestades das grandes para esta terça. Vai chover, ventar e tudo mais. Prepare-se.
E, na tarde de ontem, os ministros do STF mostraram com seus votos, que o mensalão realmente existiu e que houve compra de apoio político no governo do ex-presidente Lula. Através de Marcos Valério, do Banco do Brasil e do Banco Rural, foram injetados milhões nos cofres do PT para pagamento de parlamentares que acabaram votando com projetos do governo. Difícil, a partir de agora, será manter o discurso de que o mensalão nunca existiu, que é uma obra de ficção criada pela mídia contrária ao governo. Existiu, sim, segundo os ministros da mais alta corte de Justiça do Brasil. Pior para José Dirceu, Delúbio Soares e José Genuíno, que serão julgados a partir de amanhã. Pior até para Lula, que vê seus candidatos preferidos derrotados nas pesquisas enquanto ele mesmo tenta provar que não sabia de nada e que sempre combateu a corrupção. Ela, mesmo que ele diga que não sabia, está definitivamente ligada a seus principais companheiros e assessores.
Para começar o dia, uma música para recordar e lembrar de um tempo de bons compositores e cantores. Belchior cantando, dele, Paralelas. Esperando que as tempestades não passem de previsões meteorológicas, desejo a todos um Bom Dia!




Futebol na história

2.10 (1926) – Arranca de Cruz Alta goleia Grêmio por 5x2 em Porto Alegre
2.10 (1977) – Brasil vence Bra-Pel e empata seletiva para campeonato brasileiro, 1x0, gol de Mickey 27 minutos segundo tempo 
Pesquisa Cláudio Dienstmann

Eleições

Dez capitais podem decidir no 1º turno
Na reta final da corrida eleitoral, as pesquisas de intenção de voto mostram que a eleição deste ano será bastante disputada. 
As sondagens mais recentes indicam que em apenas 10 das 26 capitais a eleição poderá ser definida no primeiro turno. Situação diferente à de 2008, quando 11 tiveram segundo turno. Já em oito capitais os candidatos aparecem em situação de empate técnico.
A disputa em Boa Vista (RR) é uma das mais discrepantes - Teresa Surita (PMDB) tem 54% na intenção de voto, de acordo com o Ibope, enquanto o segundo colocado, Mecias de Jesus (PRB), conta com 19%. Em Manaus (AM), a corrida é a mais disputada. Os dois primeiros colocados - Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PC do B) - aparecem numericamente empatados, com 29% das intenções de voto.
Capitais consideradas "chaves" para os grandes partidos, como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), também assistem a uma corrida cada vez mais acirrada pelos votos que podem selar o certame.
Na capital gaúcha, a eleição que se pronunciava muito acirrada transformou-se em corrida desenfreada dos adversários para evitar que o prefeito José Fortunati (PDT) conquiste o segundo mandato já no próximo domingo. Fortunati partiu de situação de empate técnico com Manuela D'Ávila (PC do B) no início da campanha para pontuações que lhe autorizam a sonhar com vitória no primeiro turno. Tanto que a concorrente mais próxima passou a pedir, em sua propaganda e também nos debates, que o eleitor a leve para um novo debate, no segundo turno, com tempos iguais na televisão.
Na mais recente, do Ibope, realizada entre os dias 25 e 27, Fortunati, que tinha 38% em 20 de julho, estava com 47%, e liquidaria a eleição por ter 56% dos votos válidos. Ao mesmo tempo, Manuela caía de 30% na largada para 24%.
Minas. A uma semana da eleição, os candidatos que lideram a disputa em Belo Horizonte deram início a uma corrida pelas regionais da capital em busca de objetivos opostos, com várias carreatas e visita na casa dos eleitores indecisos. O ex-ministro Patrus Ananias (PT) - com 32% segundo o último Datafolha - busca tirar votos do prefeito Marcio Lacerda (PSB) - que tem 45% e disputa a reeleição - para tentar forçar um segundo turno, enquanto o chefe do Executivo procura consolidar a liderança apontada nas pesquisas de intenção de votos na esperança de liquidar a fatura já no próximo dia 7. E, para alcançar os objetivos, as campanhas indicam uma intensificação de atos classificados como "eleitoreiros" por ambos os lados.
No fim de semana, o petista já partiu para o ataque contra as nomeações de 632 profissionais de Saúde, publicadas no Diário Oficial do município de anteontem. (Agência Estado).

Bicicletas:mais de 4,3 mil cadastrados
Em uma semana, mais de 1.5 mil viagens já foram realizadas.
Após uma semana de funcionamento do sistema público de aluguel de bicicletas na Capital, o BikePoa, já foram realizados 4.330 mil cadastros no site: www.movesamba.com/bikepoa, com mais de 1.5 mil viagens realizadas. Em um primeiro momento, são cinco estações do BikePoa, todas no Centro Histórico (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara Municipal), com 50 bicicletas disponíveis.
Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.
O sistema BikePoa terá, ao todo, 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade, além de estações de transporte público. “Estamos monitorando as estações e as bicicletas e contentes com a aceitação que o BikePoa está tendo pela população. Até agora, não tivemos problemas técnicos significativos ou casos de vandalismo. Esperamos e trabalharemos para que siga assim”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA