domingo, 7 de outubro de 2012

ATENÇÃO - ELEIÇÕES - ATENÇÃO

Fortunati é reeleito prefeito de Porto Alegre
Apurados 82% dos votos válidos, o prefeito José Fortunati (PDT) esta reeleito para a prefeitura de Porto Alegre. Os números, neste momento em que Fortunati atinge o percentual que lhe dá a vitória, são:

José Fortunati (PDT) – 424.535 votos – 65,25%
Manuela D’Avila (PCdoB)–115.403 votos–17,75%
Adão Villaverde (PT) – 62.725 votos – 9,64%

ELEIÇÕES - ATENÇÃO - ELEIÇÕES

Pesquisa Boca de Urna


Acaba de ser divulgado o resultado da pesquisa Boca de Urna do IBOPE. Porto Alegre não terá segundo turno já que, entre os 4 mil eleitores pesquisados, Fortunati será reeleito com 62% dos votos válidos contra 23% da comunista Manuela D’Ávila e 10% de Adão Villaverde, do Partido dos Trabalhadores. Veja os números,

PESQUISA BOCA DE URNA
José Fortunati (PDT) – 62%
Manuela D’Ávila (PC do B) – 23%
Adão Villaverde (PT) – 10%

Eleições



Faltam menos de duas horas para o fim do horário de votação. Não perca a oportunidade de participar. Mais informações sobre o pleito em todo o Brasil.







Ana Amélia diz que 2º turno é chance para novo confronto de ideias
Na saída do local de votação, Ana Amélia Lemos afirmou que o segundo turno nas eleições representa uma oportunidade para que os postulantes à prefeitura da Capital façam um novo enfrentamento sobre as questões importantes para a cidade e confronto de ideias. Ela já declarou apoio à candidata Manuela D’Ávila (PC do B), principal adversária do atual prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT). 

Boca de urna
Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) afirmou que a boca de urna – propaganda e tentativa de cooptar voto por conversa ou coação – é a irregularidade com maior número de ocorrência no pleito. Roberto Lopes Ilha disse que a orientação é denunciar à Brigada Militar.

Lula diz que PT vai negociar apoio ganhando ou perdendo em SP
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na manhã deste domingo, em São Bernardo do Campo, que "seja qual for o resultado" da eleição na capital paulista, o PT irá discutir o apoio ao seu candidato,Fernando Haddad,  ou o apoio do partido a outro candidato, caso ele não vá ao segundo turno.

Lixo eleitoral
A Justiça Eleitoral e o serviço de limpeza de Porto Alegre recolheram na madrugada e no início da manhã deste domingo materiais irregulares, como placas e cavaletes com propagandas de candidatos, que lotaram oito caminhões. O material será encaminhado para reciclagem.

Horário de votação
Atenção eleitor: não perca o horário. A votação ocorre até às 17h. Não esqueça de levar documento oficial com foto. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

O susto de Simon
Após votar em Porto Alegre, o senador gaúcho Pedro Simon, do PMDB, disse estar confiante na eleição de José Fortunati (PDT). “Levei um choque ao ligar a televisão ontem à noite e acompanhar as pesquisas, que apontavam apenas o Fortunati e a Manuela e nem citavam o candidato do PT, ou seja, completamente descartado”, observou.

Fortunati: fui muito cutucado, mas população não gosta disso
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT)  afirmou neste domingo de  eleições que as críticas "excessivas" dos seus adversários não abalaram a sua candidatura. Sem citar nomes, ele disse que quem apostou em uma campanha de apenas apontar erros e falhas acabou sendo prejudicado. "Eu fui muito cutucado, desde o primeiro debate. Eram todos os candidatos contra mim, mas isso faz parte da democracia. O que eu percebi é que aqueles que fizeram muitas críticas, que não se concentraram nas propostas, acabaram se dando mal"

Eleições



Alguns destaques da imprensa brasileira nas primeiras horas de eleição em todo o Brasil.









PR: mesário é preso por sair de sala de votação para fumar maconha
Um mesário foi detido na manhã deste domingo em Curitiba pela Polícia Militar por estar fumando maconha do lado de fora da sala de votação em que estava trabalhando. O delito ocorreu no Colégio Estadual Eni Caldeira, no bairro Bacacheri, segundo informou o policiamento à reportagem.
O mesário foi flagrado consumindo a droga por policiais por volta das 8h30 e encaminhado para a delegacia local. Ele foi substituído pelo presidente da seção eleitoral.

Maluf declara voto em Haddad e diz que perto do PT se sente comunista
O ex-prefeito da capital paulista, Paulo Maluf (PP) votou na manhã deste domingo de eleições e declarou mais uma vez apoio ao novo aliado político,Fernando Haddad (PT) Sem deixar de lado as provocações ao antigo adversário político, Maluf afirmou que um governo petista é "o melhor para São Paulo", mas alfinetou dizendo que o Partido dos Trabalhadores está "à sua direita". "Eles mudaram muito. Defendendo multinacionais que produzem carro e geladeira, eu perto deles me sinto um comunista", disse.

Dilma afirma que votaria em Haddad
 Perguntada sobre em quem escolheu, Dilma, bem humorada, respondeu: "gente, vamos combinar, o voto é secreto. Eu sou presidente, mas aqui estou exercendo minha condição de cidadã (...). Você tem que entender, os três candidatos (de Porto Alegre) são da minha base, mas votaria no Haddad", disse se referindo as disputas eleitorais gaúcha e paulistana.

Villa diz ter certeza de que recebeu o voto de Dilma
O candidato à prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde (PT), afirmou neste domingo que tem certeza que foi nele em quem a presidente Dilma Rousseff votou. "Tenho a absoluta convicção que ela fez o voto do coração. Que é o voto na nossa candidatura. Ela falou que o voto é secreto em respeito aos outros dois candidatos que são da base do governo."

Povo não está preocupado com o mensalão, diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã deste domingo, 7, que o julgamento do mensalão não deve influenciar o eleitor. "O povo não está preocupado com isso. Está preocupado em saber se o Palmeiras vai cair e se o Haddad vai ganhar", disse ao falar com a imprensa durante café da manhã com líderes petistas na capital paulista. O candidato Fernando Haddad estava entre os presentes.

Para Mercadante, mídia influencia eleições ao destacar mensalão
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), afirmou que o destaque dado pela mídia ao julgamento do processo do mensalão influencia as eleições. “Seguramente, um julgamento com esse destaque na mídia, com esses adjetivos que são usados pelo veículos de comunicação, não contribui para a escolha do eleitor. O julgamento do mensalão começou junto com as campanhas e vai terminar agora, isso influencia”, afirmou o ministro ao chegar no colégio Santa Clara, Alto de Pinheiros, para votar na capital paulista, neste domingo, 7

Urubus que torturam a alma humana, diz Genoino sobre imprensa
O ex-deputado José Genoino, que está sendo julgado no caso do mensalão, compareceu neste domingo, 7, por volta das 8h15, para votar na Universidade São Judas, no Butantã, em São Paulo, mas recusou-se a responder perguntas de jornalistas. Apenas limitou-se a repetir, em voz alta: "Vocês são urubus que torturam a alma humana", em referência ao trabalho da imprensa.
Bom Dia!
Depois de alguns meses de muita expectativa, o Brasil vai às urnas no dia de hoje para escolher os prefeitos e vereadores de seus municípios. Um dia dos mais importantes pois estaremos decidindo o que e quem queremos governando nossas cidades nos próximos quatro anos.
Muita gente, nos últimos tempos, tem jogado nos ombros dos políticos a culpa pela grande maioria dos problemas brasileiros. Dá para dizer que a política está realmente desacreditada. Culpa dos políticos? Acho que sim. Afinal, eles muito pouco tem feito para mudar a imagem negativa que o povo criou deles.
Mesmo assim, sou dos que consideram extremamente importante votar, É com o nosso voto, consciente, que poderemos mudar as coisas no Brasil. Se tivermos força para derrubar quem não merece nossa confiança, elegendo pessoas que tragam novas esperanças, estaremos dando um grande passo. O ficar alheio, votar nulo ou em branco, é muito pior. Quando anulamos nosso voto ou votamos em branco, estamos possibilitando que aquele que não queremos no poder, ocupe a vaga que disputa. Somente votando poderemos mudar o quadro atual. Se está ruim, e acho que está, podemos começar a mudar. Para isso, precisamos votar.
Eu, minha família e meus amigos mais próximos, já temos candidato a prefeito e a vereador. Estamos convictos de que escolhemos os melhores.
A senhora e o senhor já decidiram em quem votar? Não? Então ainda é tempo de pensar na cidade, no Estado e no Brasil. É aqui, na nossa cidade, que vamos começar a mudança. Escolher quem tem proposta, quem realmente quer trabalhar, quem nos inspira confiança, é o mais importante.
Vamos lá, gente. Vamos até a urna votar para mostrar que nós queremos melhorar aquilo que consideramos ruim ou manter aquilo que consideramos bom.
Para este dia tão especial, selecionei um vídeo com uma música também especial. Um samba, nosso ritmo nacional, com versos de Ary Barroso e interpretação de Daniela Mercury: Aquarela do Brasil. Vote consciente e tenha um Bom Dia!






Eleições

O que pode e o que não pode



O Tribunal Regional Eleitoral informa que algumas atividades são proibidas outras não, durante o dia de hoje. Para o senhor e a senhora que estão saindo de casa para votar, veja o que pode e o que não pode na hora de eleger seus candidatos.







Boca de urna é permitada?
A realização de boca de urna nas proximidades das seções eleitorais, outra atividade vetada, também é muito comum, segundo o TRE. Quem for pego fazendo este tipo de propaganda estará sujeito a detenção por 6 meses a 1 ano e a multa de quase R$ 16 mil.

Posso votar usando a camiseta do meu candidato e portando outros acessórios?
É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato, revelada, exclusivamente, pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
São vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda referidos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Posso votar utilizando o "santinho" correspondente ao meu candidato?
Sim. Para agilizar a votação, recomenda-se que o eleitor faça uso de uma “cola” feita por ele ou utilize o material da Justiça Eleitoral. Após concluir seu voto o eleitor deverá inutilizá-la.

Voto dos deficientes físicos.
Este eleitor poderá contar, para votar, com auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. O presidente da mesa receptora de votos, verificando ser imprescindível que o eleitor portador de necessidades especiais conte com o auxílio de pessoa de sua confiança para exercer o direito do voto, autorizará o ingresso dessa segunda pessoa com o eleitor na cabina, podendo ela, inclusive, digitar os números na urna.
A pessoa que ajudará o eleitor portador de necessidades especiais não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação. 

Que eleitores têm preferência para votar?
- Juízes Eleitorais
- Auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral
- Promotores Eleitorais
- Policiais Militares em serviço
- Idosos (mais de 60 anos)
- Enfermos
- Portadores de necessidades especiais
- Mulheres grávidas e lactantes.
Solicite sua preferência ao Presidente da Seção Eleitoral.

É permitida a venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição?
Não há proibição, pela Justiça Eleitoral, de venda ou consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição.