segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fortunati tem primeira reunião de trabalho após eleição
Ideia central é dar um salto de qualidade na vida das pessoas
Um dia após o resultado das eleições que garantiram a vitória do prefeito José Fortunati no primeiro turno, foi realizada nesta segunda-feira, 8, uma reunião do Comitê Gestor de Primeira Instância para tratar de questões prioritárias para a próxima gestão.  O comitê, que se reúne regularmente e é formado por dez secretarias estratégicas do governo, iniciou hoje a discussão sobre a reestruturação administrativa seguindo a lógica pensada pelo prefeito para o seu próximo governo: dar um salto de qualidade na vida das pessoas.
Fortunati explicou que a mudança administrativa irá ocorrer colocando em prática alguns projetos que já fazem parte do Plano de Governo e são necessários para agilizar e qualificar os serviços na cidade, e também após uma avaliação das ações da gestão. "Tenho o compromisso de melhorar o que estamos fazendo, com a avaliação, veremos as necessidades para melhorar os serviços, algumas secretarias poderão perder e outras ganhar mais atenção", ressaltou.
Conforme Fortunati, a intenção é trabalhar na reformulação administrativa no mês de outubro, e só depois discutir possíveis nomes que irão compor o secretariado. “Estamos dando início a uma reflexão tendo em vista a qualificação dos serviços, melhorando a vida dos cidadãos de Porto Alegre. Temos muitos desafios, mas quero que lembrem do meu governo como aquele que melhorou significativamente a vida das pessoas”, afirmou.
Entre ações discutidas na reunião, o prefeito citou a implementação do escritório de Licenciamento de Projetos e Regulamentação Fundiária; da Agência de Desenvolvimento e do Instituto de Planejamento, que já foi aprovado na revisão do Plano Diretor e que tem como objetivo pensar a cidade para o futuro.
Pela manhã, Fortunati foi surpreendido pela recepção calorosa dos funcionários do Paço Municipal. “Estou muito feliz com o carinho que tenho recebido na rua e sentindo o peso da responsabilidade de fazer melhor pela nossa cidade”, destacou o prefeito. 
Foto: Luciano Lanes / PMPA

Procon POA e Agas lançam “De Olho na Validade”
Programa propõe solução para os conflitos entre consumidor e supermercado.
Uma parceria entre a prefeitura, por meio do Procon municipal, e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) propõe uma solução alternativa para os conflitos entre consumidores e supermercados quando produtos vencidos estão a venda. O “De Olho na Validade” permitirá que o consumidor leve de graça uma mercadoria idêntica a que está vencida e exposta nas prateleiras.
O protocolo de intenções para a implantação do programa será assinado na terça-feira, dia 9, às 16 horas, na sede do Procon Porto Alegre (rua dos Andradas, 680, 2º andar). O prazo para que o “De Olho na Validade” comece a funcionar é de 45 dias.
O programa estabelece que o consumidor receberá, gratuitamente, a mesma quantidade de produtos com prazo de validade vencido que ele encontrar na área de vendas. Esta medida só vale antes de o consumidor passar pelo caixa. Caso o cliente já tenha efetuado a compra, o Código de Defesa do Consumidor garante a troca por outro ou o ressarcimento do valor. “Caso não exista, no supermercado, um produto idêntico àquele com prazo de validade vencido, o consumidor terá o direito a qualquer produto similar da mesma seção com preço equivalente”, afirma a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira.
Criado em São Paulo, em 2011, por iniciativa da Fundação Procon São Paulo e da Associação Paulista de Supermercados, o programa “De Olho na Validade” vem trazendo bons resultados em todas as localidades em que foi implantado. “Somente o hábito do consumidor de averiguar os prazos de validade dos produtos resultará no decréscimo  dessas infrações”, ressalta Flávia.
Divulgação - O supermercado deverá ter, em todo o estabelecimento, placas e avisos sobre o programa “de Olho na Validade” e suas regras com padrão elaborado pela Agas, que se compromete a divulgar de forma permanente aos seus associados as regras do programa.
O Procon Porto Alegre permanecerá fiscalizando os estabelecimentos comerciais e acatando denúncias  dos consumidores  no telefone 3289 1774 ou na sede da rua dos Andradas, 680.

Eleições


Ministros acreditam em condenação de Dirceu

Com os três votos contundentes já apresentados, membros da corte estão convictos de que o ex-ministro não escapa da condenação por corrupção.

A densidade dos primeiros três votos favoráveis à condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu aumentou, entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, a convicção de que ele será condenado por corrupção ativa por um placar dilatado. A expectativa é que oito ministros votem pela condenação e dois pela absolvição.
Junto com o ex-capitão do time do primeiro mandado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ser considerados culpados pelo crime o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O julgamento será retomado nesta terça-feira e a previsão é de que o resultado sobre os casos dos políticos que integravam a cúpula petista no governo Lula saia ainda esta semana.
Além da pena que deverá ser fixada pelo STF ao final do julgamento, os condenados passarão a ser considerados "fichas sujas". Ou seja, como consequência da decisão, ficarão inelegíveis pelo período de oito anos, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa.
Até agora, quatro dos dez ministros do STF já votaram. Por enquanto, existem três votos para condenar José Dirceu e Genoino e quatro para punir Delúbio Soares.
O julgamento será retomado com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello e do presidente, Carlos Ayres Britto. A expectativa é de que a maioria siga a conclusão do relator, Joaquim Barbosa, que aceitou as acusações do Ministério Público Federal segundo as quais José Dirceu foi a principal figura e o autor intelectual do mensalão. Para ele, o escândalo ocorreu dentro do Planalto.
A expectativa também entre os integrantes da Corte é que um segundo voto pela absolvição de Dirceu seja dado pelo ministro Dias Toffolli, que foi advogado do PT e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil durante a gestão do petista.
O advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa José Dirceu, sustenta que "não há nenhuma prova" contra seu cliente, "Conforme disse o próprio procurador-geral da República (Roberto Gurgel) ao afirmar que as provas eram tênues", afirmou o criminalista. (Com Agência Estado).
Bom Dia!
Porto Alegre dormiu e, certamente, amanheceu envolta no clima da eleição de domingo. Foi um dia de festa que não parou nem mesmo com a chuva que caiu no começo da noite.
Desde muito cedo as ruas mostravam o ar festivo das pessoas buscando seus pontos de votação. Era gente de todo o tipo e de todos os lados, todos felizes por participarem de mais uma eleição, principalmente dessa,  quando escolhemos o prefeito, o vice e os vereadores de nossas cidades. Acho que não há momento maior de democracia e de cidadania do que entrar na cabine e decidir, com a nossa consciência, quem queremos governando nosso município.
A vitória de Fortunati, no meu entendimento, é um prêmio a quem realmente tem se dedicado a administrar Porto Alegre da melhor maneira possível. Além disso, foi quem melhor se comportou na campanha. Alvo do ataque de todos os outros candidatos, Fortunati soube manter a dignidade do cargo que ocupa e não se deixou envolver pelo clima de guerra dos debates. Sabendo dos problemas da cidade, o prefeito demonstrou que conhece a cidade e admitiu as falhas, para as quais prometeu soluções. Foi a vitória da experiência sobre a juventude impetuosa da candidata comunista que, certamente, saberá se preparar mais para um próximo embate.
A decepção eleitoral fica por conta do candidato do PT, Adão Villaverde. Representante do partido que governa o Brasil e o Estado, Villaverde teve o pior desempenho do PT em eleições municipais de Porto Alegre. Seus pouco mais de 76 mil votos dão a dimensão do desencanto da própria militância petista que se ausentou das ruas e das urnas. O tamanho do PT ao final da apuração em Porto Alegre deve estar preocupando seriamente sua direção.
Pensei em fazer aqui uma análise dos resultados gerais no RS e, se possível nas principais cidades brasileiras. Confesso que fiquei cansado pelo dia exaustivo de participação em todo o desenrolar da votação e da apuração. Além disso, não consegui números definitivos que me proporcionassem uma informação precisa. Faço isso durante o dia.
E o vídeo de hoje não poderia ser outro. É a homenagem que tem prestar ao reeleito prefeito José Fortunati. O jingle que embalou sua campanha e que, de certa forma, tomou conta de todos: PORTO ALEGRE E VAI PORTO ALEGRAR. Curtindo um pouco da ressaca de votos, desejo a todos um Bom Dia!


Eleições

Fortunati terá maioria na Câmara

Apurados todos os votos, sãos estes os números oficiais do pleito de 2012 quando foram eleitos o prefeito, vice e os 36 vereadores:

Votos válidos: 794.215
Abstenção: 18m55%
Brancos: 4,57%
Nulos: 4,83

Prefeito
Fortunati (PDT) – 517.969 votos – 65,22%
Manuela (PC do B) – 141.073 votos – 17,76%
Villaverde (PT) – 76.548 votos – 9,64%
Robaina (PSOL)– 30.577 votos – 3,85%
Waimbert (PSDB) – 19.514 votos – 2,46%
Jocelin (PSL) – 4.412 votos – 0,56
Érico (PSTU) – 4.122 votos – 0,52

Composição da Câmara de Vereadores

PDT – 7 cadeiras
Marcio Bins Ely – 13.336
Dr. Thiago – 11.935
Mauro Zacher – 11.244
Cláudio Janta – 10.675
João Bosco Vaz – 9.493
Luciano Marcantonio – 7.725
Delegado Cleiton – 6.556

PT – 5 cadeiras
Sofia Cavedon – 7.085
Mauro Pinheiro – 5.984
Marcelo Sgarbossa – 5.723
Engenheiro Comasseto – 5.426
Alberto Kopitke – 5.280

PTB – 4 cadeiras
Cassio Trogildo – 0.541
Dr. Goulart – 8.569
Eliseu Sabino – 6.741
Paulo Brum – 5.575

PMDB – 4 cadeiras
Valter Nagelstein – 8.940
Idenir Cechin – 7.556
Professor Garcia – 5.138
Lourdes Sprenger – 4.402

PP – 3 cadeiras
Guilherme Socias Vilela – 13.574
Kevin Krieger – 11.444
João Carlos Nedel – 7.582

PSOL – 2 cadeiras
Pedro Ruas – 14.610
Fernanda Melchionna – 7.214

PC do B – 2 cadeiras
João Derly – 14.038
Jussara Cony – 5.686

PRB – 2 cadeiras
Waldir Canal – 8.211
José Freitas – 6.617

PSD – 2 cadeiras
Barnardino Vendrusculo – 7.386
Tarciso Flecha Negra – 5.231

PSB – 2 cadeiras
Airto Ferronato – 4.103
Paulinho Motorista – 3.311

PPS – 1 cadeira
Any Ortiz – 5.940

DEM – 1 cadeira
Reginaldo Pujol – 4.165

PSDB – 1 cadeira
Mario Manfro – 3.732