terça-feira, 16 de outubro de 2012

Justiça condena Genoino, Delúbio e Valério 
A Justiça Federal em Minas Gerais condenou o ex-presidente do PT, José Genoino, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, em ação que foi desmembrada das investigações em torno do mensalão que é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os petistas foram condenados a quatro anos de prisão por falsidade ideológica, enquanto Valério foi sentenciado a quatro anos e seis meses, por causa de empréstimos fraudulentos feitos pelo banco BMG ao PT. Além deles, a Justiça condenou também dirigentes da instituição financeira, incluindo o presidente Ricardo Guimarães, sentenciado a sete anos de prisão.
Os diretores do BMG são acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de liberar de R$ 43,6 milhões "mediante empréstimos simulados" ao PT e às empresas de Marcos Valério no de 2003, durante o governo Lula. A instituição, no entanto, alega que o Banco Central não apontou irregularidades nos empréstimos. (Agência Estado)



Liberdade de imprensa
O governador paulista Geraldo Alckmin, falou ontem (15), no encerramento da 68ª Assembleia Geral da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em São Paulo: “A história recente mostra que a liberdade de expressão não é um ativo cuja conquista podemos imaginar irreversível. Ao contrario, deve ser defendida dia após dia de suas ameaças, pois é como o oxigênio que respiramos. Só percebemos seu valor quando sentimos a sua falta. E de que ameaças estamos falando? Creio que o populismo com viés autoritário representa hoje, nas Américas, a maior ameaça não só à liberdade de imprensa quanto à sua raiz mais ampla, que é a liberdade de expressão — direito individual, básico e fundamental do ser humano. Executada sob lemas grandiosos, como ’democratização dos meios de comunicação’ ou ‘controle social da mídia’, essa ameaça têm sempre a mesma receita: o poder esmagador do Estado e doses variadas de truculência”. 
Segue Alckmin: “É obrigação do Estado oferecer educação pública e gratuita às crianças e jovens. É papel do Estado formar cidadãos com juízo crítico, capazes de produzir cultura e informação, capazes de defenderem-se por si próprios. Mas não pode um Estado, sob a bandeira da democracia, usar dinheiro público, dinheiro do contribuinte, para proteger a expressão de uns contra a expressão de outros. Não pode o Estado usar instrumentos oficiais de fiscalização para calar a liberdade de um povo. O Estado não pode imaginar-se como juiz da imprensa, pois, como conquista civilizatória, a liberdade de expressão não pertence ao universo oficial. Não pode porque a liberdade, por não ser um bem fornecido pelo Estado, não é um bem que possa ser usurpado pelo Estado”. 
Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido
Em continuidade à campanha Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) promove  nesta quarta-feira, 17, uma reunião de mobilização com os moradores da Vila Nova. 
O encontro vai ocorrer na Escola  Estadual Alberto Torres, localizada na Avenida Rodrigues da Fonseca, 1666, a partir das 19h. Na ocasião, será apresentada a campanha aos moradores, bem como as obras realizadas e ações previstas para a referida região.
O que a campanha prevê:
- redes de esgoto: aproximadamente 30 quilômetros de rede de esgoto para que se alcance 100% de cobertura de redes do tipo separador absoluto na Bacia do Arroio Capivara, composta pelos bairros Ipanema, Vila Nova, Cavalhada e Aberta dos Morros.
- vistorias e correção de ligações: 8.053 vistorias nas redes de esgoto na localidade, sendo que já foi constatado que 2.114 imóveis estão ligados na rede cloacal. A previsão do departamento é que sejam realizadas mais 1.011 ligações através de regularizações e extensões de rede de esgoto. As vistorias são realizadas nas instalações prediais sanitárias, de maneira a verificar se estão corretas e orientar os moradores no caso de necessidade de correções. Estas vistorias são realizadas por equipes identificadas e uniformizadas e não são repassados custos aos moradores. Estão previstas 8.053 vistorias nesta área.
- monitoramento do Arroio Capivara nos principais pontos para embasar relatórios sobre a despoluição do arroio. A comunidade está inserida no projeto, e sua participação é de extrema importância para o êxito da campanha, com vistas ao resgate da balneabilidade do Guaíba.
- ações de mobilização social: palestras e apresentações da equipe de educação ambiental, estabelecendo uma rotina de reuniões com as associações de moradores e com os delegados do Orçamento Participativo para esclarecimento das ações que irão ocorrer na região.

PT vai retomar pressão por censura
O encerramento das eleições deste ano vai marcar a volta de uma antiga obsessão do PT: o controle dos meios de comunicação. 
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Comunicação do Partido, deputado André Vargas, afirmou que o debate sobre a regulação do setor de comunicação no país - termo utilizado pelos petistas para mascarar uma intenção bastante clara: controlar o que é veiculado pela imprensa brasileira – será retomado após o segundo turno dos pleitos municipais. "É uma agenda do PT e das esquerdas. O debate vai ser retomado", afirmou.
Não é de hoje que o partido se esforça para censurar a imprensa - afinal, os meios de comunicação se transformaram no principal alvo de um partido que enfrenta uma oposição cada vez mais enfraquecida. Em setembro do ano passado, no Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado em Brasília, o partido aprovou proposta que trata da regulamentação da imprensa. Diz o texto: “A crescente partidarização, a parcialidade, a afronta aos fatos como sustentação do noticiário preocupam a todos os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos. Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no país”. Desde então, o partido vinha pressionando o governo a aprovar o projeto de lei sobre o marco regulatório das comunicações - que traz na raiz o embrião autoritário da censura. A pressão perdeu força diante da rejeição da presidente Dilma Rousseff. Mas será retomada assim que encerradas as eleições. 
Os petistas, que insistem no tema do controle social da mídia, consideram que os meios de comunicação exageram no volume de informações publicadas a respeito da condenação da cúpula do partido durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última semana, os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares foram condenados por corrupção ativa no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Ou seja, diante das claras evidências de que os sucessivos achaques ao Supremo Tribunal Federal e os ataques à imprensa livre não foram suficientes para que tivesse êxito a ofensiva lulopetista lançada para desmontar a "farsa do mensalão" - maior escândalo de corrupção da história política do Brasil -, o partido agora endurece a retórica. O presidente do partido, Rui Falcão, chegou até mesmo a tratar a condenação de petistas no STF como um “golpe” contra o PT. Como é de praxe no partido, Falcão culpou a "elite" e a "mídia". Segundo ele, tudo não passou de uma armação dos opositores que exercem controle sobre o Judiciário e sobre a imprensa. (Com VEJA online)
Vamos pagar a conta, como sempre!
Gasolina deve aumentar 10% depois do segundo turno.
Para cobrir despesas de US$ 236,5 bilhões com investimentos, a Petrobrás quer reajustar os preços dos combustíveis em 10%. Caso contrário, afirma a direção da empresa, serão cortados investimentos pesados. A questão é apenas de data para o reajuste. A Petrobrás quer que seja logo depois do segundo turno, mas a equipe econômica prefere janeiro do próximo ano. Como o reajuste no preço vai pesar no bolso do consumidor, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes, Alísio Vaz, justificou com o fato de que há sete anos o reajuste nos combustíveis não é repassado ao consumidor.
-A população tem maturidade suficiente para entender que os preços precisam ser reajustados eventualmente..

Conta da luz vai subir 3,5%
Até o dia 25 deste mês, a CEEE deverá estabelecer um aumento de 3,5% na conta de luz. 
Segundo a direção da empresa, o reajuste faz parte da revisão tarifária anual. Paralelamente ao anuncio do aumento do preço da energia, Sérgio Souza Dias, presidente da CEEE , ressaltou que com a aprovação da Medida Provisória 759, em tramitação no Congresso, a partir de fevereiro as contas terão redução de 18% para o consumo residencial.
Segundo a presidente em exercício da Federasul, Simone Leite, a aprovação da MP trará, entre outros benefícios, o de exigir que as concessionárias melhorem a qualidade dos serviços.
Mesmo com a redução prevista para o próximo ano, o valor da energia elétrica no Brasil continuará sendo um dos mais altos do mundo.

Preparem os bolsos.
Aumento de 10% nos combustíveis, ou seja, gasolina, óleo diesel, gás e lubrificantes. Aumento de 3,5% no valor das contas de luz. Isso, segundo os dirigentes da Petrobrás e da CEEE, é necessário para que sejam mantidos os investimentos previstos. E afirmam, também, que o consumidor não sentirá ou que saberá absorver os novos valores. O presidente do Sindicato dos Distribuidores chegou a afirmar que faz sete anos que os reajustes dos preços dos combustíveis não são repassados aos consumidores. Certamente ele deve estar brincando. Basta subir a gasolina para todos os preços aumentarem no Brasil.
Com relação ao aumento do preço da luz, a explicação paralela é que haverá uma redução de 18% a partir de fevereiro de 2013. Tudo muito bom se não fosse o fato de que a “bondade” do governo tem por objetivo cobrir os valores que, legalmente, teriam que ser devolvidos por cobranças a mais de impostos nas nossas contas de luz.
E assim vai o Brasil. Para tudo antes da eleição e, em compensação, depois do segundo turno volta tudo ao normal, ou seja, aumento para tudo que é lado.
Será que alguém consegue adivinhar quem vai pagar a conta?
Machado Filho
Trens circulam em via única pelas estações Aeroporto e Anchieta nos dias 17 e 18 
Obras do Aeromovel provocam mudanças no trecho das 9h40 às 16h em ambas as datas.  
Durante montagem de estrutura metálica, composições da Trensurb circularão apenas na via do outro lado da Estação Aeroporto. O mesmo ocorre na Estação Anchieta.
Nos dias 17 e 18 de outubro, quarta e quinta-feira, entre 9h40 e 16h, as composições da Trensurb circularão por apenas uma via no trecho que compreende as estações Anchieta e Aeroporto. A ação provisória ocorre em função da montagem da estrutura metálica da plataforma doterminal do Aeromovel junto à Estação Aeroporto da Trensurb.
Com isso, os trens em ambos os sentidos – Mercado e Santo Afonso – operarão, no trecho, pela via por onde normalmente passam as composições em direção ao norte. Por isso, os usuários nas estações Aeroporto e Anchieta devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens entre 9h40 e 16h. Os horários das viagens, no período, sofrerão alteração de até dois minutos, mas o intervalo de dez minutos entre trens será mantido.
Em caso de chuva ou vento fortes os trabalhos serão cancelados e o serviço do metrô será oferecido normalmente.
O Aeromovel Trensurb-Infraero
A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Foto: Marco Pecker, da Trensurb 
Futebol na história

16.10 (1951) – Grêmio apresenta maquete do Estádio Olímpico.
16.10 (1974) – Inauguração dos refletores do Estádio 19 de Julho, em Ijuí, São Luiz 1x1 Inter.        
 Pesquisa Claudio Dienstmann

É perigoso ficar muito tempo sentado
Permanecer sentado por muito tempo, como qualquer comportamento sedentário, é um risco à saúde.
Segundo um novo estudo da Universidade de Leicester, na Inglaterra, o hábito pode chegar a dobrar os riscos de um indivíduo ter diabetes, além de também aumentar as chances de mortes por doenças cardíacas ou qualquer outro motivo. Essa relação é válida mesmo se uma pessoa pratica frequentemente atividades físicas moderadas ou intensas.
A pesquisa, publicada nesta semana no periódico Diabetologia, da Associação Europeia do Estudo do Diabetes, é uma análise de 18 outros estudos sobre o assunto que, ao todo, envolveram quase 800.000 participantes. Segundo os resultados, quando comparados os indivíduos que permaneciam mais tempo sentados com os demais, as chances de diabetes dobraram, de mortes por eventos cardiovasculares aumentaram em 90% e o risco de morte por outras causas, em 50%.
Segundo Emma Wilmot, que coordenou o trabalho, um adulto passa, em média, de 50% a 70% do dia sentado. “As conclusões reforçam que limitar o tempo em que permanecemos sentados é uma maneira de reduzir o risco de doenças e de morte”, diz Wilmot. 
Em 2008, uma pesquisa australiana divulgada no periódico Diabetes Care mostrou que o aumento do número de pausas em momentos sedentários que um indivíduo faz, como levantar da cadeira após mais de uma hora e meia sentado, proporciona a perda da circunferência abdominal e a redução do índice de massa corporal (IMC) e nos níveis de glicose no sangue. Para o ortopedista Sérgio José Nicoletti, as pessoas não devem passar mais do que uma hora sentadas sem se levantar. A cada hora, portanto, é importante levantar, caminhar pela casa ou pelo escritório e alongar-se quando possível. Esse hábito alivia o incômodo provocado pelas horas na cadeira e ativa a circulação sanguínea. Alarmes e recados em lugares visíveis ajudam um indivíduo a lembrar de sair da cadeira. No trabalho, criar o hábito de andar até a mesa de algum colega em vez de mandar e-mail ou telefonar para ele ou fazer o caminho mais longa até o banheiro são opções que ajudam a ampliar o tempo de movimento.(Jornal Diabetologia)
Bom Dia!
Tivemos ontem mais uma sessão do STF que julgou as acusações contra Duda Mendonça, sua sócia, a diretoria do Banco Rural e Marcos Valério pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Para resumir, já que todos devem estar sabendo o resultado, o publicitário Duda e sua sócia foram absolvidos e os demais condenados. Quart-feira tem mais.
Ontem a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros que atuaram nos jogos Fluminense X Ponte Preta e Atlético MG X Sport Recife por erros cometidos durante os jogos. Eles, segundo a Comissão, passarão por um período de reciclagem. Tem uma nota no blog onde faço um comentário sobre a decisão. Sinceramente, se não fosse trágico, seria ridículo. Casos como os de domingo são tão frequentes no futebol brasileiro que nem o STF resolve.
Por falar em futebol, chega hoje o secretário geral da FIFA, Jerôme Vlacker. Ele vem vistoriar aas obras do Beira Rio, conhecer o que está sendo feito em melhorias na mobilidade urbana, conceder uma coletiva e participar de um jantar no Palácio Piratini. Sua comitiva deve ter mais ou menos 20 pessoas.
O ministro da Educação anunciou a assinatura da Lei que estabelece as cotas nas universidades federais. Aloisio Mercadante afirmou que, “agora os estudantes das escolas públicas entrarão na universidade”.
Lendo um dos muitos sites que acesso todo o dia, fiquei sabendo que a música mais solicitada em funerais do mundo inteiro é My Way. Sem querer entrar no mérito dos motivos de quem pede a música em hora tão difícil, fui buscar um vídeo de 1971 em que Frank Sinatra dá um verdadeiro show interpretando My Way. Foi a maneira que encontrei para desejar a todos um Bom Dia!



Secretariado debate avanços na administração
Projetos e serviços serão mantidos plenamente até a próxima gestão.
O prefeito José Fortunati reuniu na tarde desta segunda-feira, 15, os titulares de todos os órgãos municipais, entre secretarias, departamentos, empresas, fundação, gabinetes e coordenadorias. O encontro no Paço Municipal foi dedicado a reforçar a determinação de manter o pleno desenvolvimento dos projetos e dos serviços à população, enquanto é definido o planejamento e a estruturação administrativa para a próxima gestão. Na reunião, Fortunati mobilizou os gestores para a implantação do novo centro de processamento de dados da prefeitura, que ocorrerá em novembro.
A inovação tecnológica no gerenciamento e armazenamento dos dados administrados pela prefeitura será efetivada com a instalação de um novo data center nas dependências da Procempa. A infraestrutura funcionará em sala cofre de alta tecnologia, que garantirá proteção contra incêndios e queda de energia, com acesso controlado, em modelo internacional de segurança, com certificações ISO 9001, respeitando as normas da ABNT e alinhado às certificações internacionais dedicadas a ambientes de processamento seguro. 
O investimento na qualificação do data center beneficia o tratamento de informações referentes aos diversos serviços públicos e aos cidadãos, como projetos, informações tributárias, do atendimento em saúde, do ambiente escolar e das demandas judiciais, entre outras. “É um investimento tecnológico para o futuro de Porto Alegre, com segurança e confiabilidade”, defendeu o prefeito.
Os diversos órgãos trabalharão junto à Procempa no planejamento das demandas e serviços para desenvolverem a transição para a nova base de dados. A reunião teve a participação do vice-prefeito eleito Sebastião Melo.
Foto: Luciano Lanes / PMPA

Árbitros são afastados do Campeonato Brasileiro
Os árbitros que falharam nas partidas que envolveram Fluminense e Atlético-MG, líder e vice-líder do Brasileirão, neste fim de semana foram afastados pela Comissão Nacional de Arbitragem da CBF. Tanto Nielson Nogueira Dias, que apitou a vitória do Flu sobre a Ponte, quanto Flávio Guerra, que trabalhou no triunfo do Atlético-MG sobre o Sport, vão passar por "reciclagem".


E dai?
Tá bom. Os árbitros são afastados, passarão por reciclagem, pois, comprovadamente cometeram erros graves nas decisões tomadas durante os jogos. A pergunta que fica é quem vai arcar com o prejuízo aos clubes que perderam os jogos? E os beneficiados pelos erros claros cometidos, seguem com os 3 pontos conquistados. Mesmo não tendo culpa pelos erros dos árbitros, foram beneficiados. E assim é o futebol. Faz muito tempo que as decisões soberanas dos árbitros de futebol prevalecem sobre a realidade. Erros são cometidos a cada final de semana e, não raras vezes, times ganham títulos e outros perdem campeonatos por culpa exclusiva do árbitro. E sabem o que acontece? Nada. Principalmente se os clubes forem de Rio ou São Paulo.
Machado Filho