segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rir é bom e faz bem ao coração
Além de melhorar o funcionamento do sistema vascular, rir ajuda a relaxar os músculos do rosto e do corpo.
Especialistas dizem que uma boa risada ajuda a aliviar o estresse e trás benefícios aos vasos sanguíneos.
“Rir aumenta a circulação sanguínea, aprimorando também as funções do sistema vascular. A redução do estresse é especialmente benéfica para os hipertensos”, diz a médica Vivienne Halpern, em um boletim da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular.
“Rir diminui as taxas de hormônios relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse”, ela explicou.
Além de reduzir o estresse e proteger o coração a especialista afirma que rir também ajuda a relaxar os músculos e criar uma sensação de bem-estar.  A hipertensão está relacionada ao AVC, acidente vascular cerebral, uma das principais causas de mortalidade nos Estados Unidos e no Brasil. (The New York Times)
Valor do imposto deve constar na nota fiscal
Você sabe o quanto paga de imposto na compra de um produto ou serviço?
Há cinco anos um projeto de lei, aprovado no Senado e que aguarda votação na Câmara, quer tornar obrigatório informar na nota fiscal a carga tributária embutida no preço de produtos.
Durante a campanha "De olho no imposto", criada em 2007 por entidades empresariais paulistas, 1,5 milhão de consumidores enviaram aos deputados, por meio de um abaixo assinado, pedido para saber o peso dos tributos na compra. Da ação popular, surgiu o projeto de lei nº 1.472, que aguarda votação.
Após percorrerem 2.000 km no Estado com o caminhão do impostômetro, associações comerciais paulistas lançam agora o movimento "Hora de Agir", para pedir a aprovação do projeto.
"O que o projeto propõe é regulamentar o que está na Constituição desde 1988. Governo algum teve interesse em mostrar o quanto o cidadão paga de imposto", diz o tributarista Ives Gandra Martins. São quatro meses e meio de trabalho só para pagar impostos em um país com carga tributária de 35%.
Há 24 anos, o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição prevê: "A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços." Sem regulamentação, não entrou em vigor.
Em vários países da Europa e nos EUA, é possível ver no ato da compra o quanto se paga de imposto. O valor correspondente ao IVA (imposto de valor agregado) vem discriminado no cupom fiscal.
Como o Brasil não tem um único imposto que agregue os demais, a ideia é informar o valor aproximado do total de tributos federais (como IPI, PIS, Cofins), estaduais (ICMS) e municipais (ISS) que são embutidos no preço.
Também prevê que a informação conste em painéis visíveis nos estabelecimentos.(Com Folha on-line)


Comissão discutirá fim do exame da OAB
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle debaterá, na quarta-feira (31), a proposta de extinguir o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Lins. A audiência será realizada às 10 horas.
A aprovação no exame é, hoje, necessária para que o bacharel em Direito possa exercer a profissão de advogado. O assunto é tratado em 18 projetos de lei que tramitam em conjunto na Câmara. A maioria quer a extinção da prova, por considerar o diploma de ensino superior suficiente, mas alguns propõem ampliar as funções do exame e outros, substituí-lo por comprovação de estágio ou de pós-graduação.
Os projetos tramitam em caráter conclusivo e devem ser votados apenas na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de irem ao Senado. O relator na CCJ, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), apresentou um substitutivo, no último dia 10, que determina o fim do exame da OAB.
O debate na Comissão de Fiscalização Financeira foi proposto pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor de um dos projetos que pedem a extinção (PL 2154/11). “Esse exame cria uma obrigação absurda que não é prevista em outras carreiras, igualmente ou mais importantes. O médico faz exame de Conselho Regional de Medicina para se graduar e ter o direito ao exercício da profissão?”, questiona Cunha.(Agência Câmara de Noticias)
Domingo no Campo: caminho das flores
Roteiro tem como destaque a produção de flores de corte e arranjos.
As flores embelezam o primeiro roteiro do Domingo no Campo no mês novembro, que ocorrerá no dia 4. Estão incluídas, também, na programação a produção agroecológica de hortaliças e o cultivo orgânico de alecrim. O roteiro é uma boa oportunidade para conhecer as pequenas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na Zona Sul da Capital.
O passeio terá saída às 10h, na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha. A primeira parada será no Sítio Chimango, no bairro Campo Novo. No local, são produzidos flores de corte e arranjos.  Na sequência, o grupo visitará a Colônia Villanova. No local, são comercializados produtos integrais, orgânicos, cervejas artesanais, vinhos e cafés, entre outros.
O grupo seguirá para o Recanto das Pedras. Na propriedade, os visitantes conhecerão uma horta pedagógica de cultivo orgânico com destaque ao alecrim (rosmarinus officinalis), destinado à produção de óleos essenciais. É neste ambiente que será servido o almoço aos visitantes, de forma opcional. Também é possível participar apenas do almoço campeiro, mediante agendamento.
Agroecologia - À tarde será a vez de ir ao Sítio do Tio Juca, que tem como destaque a produção de hortaliças e o conhecimento de seu dono sobre manejo agroecológico e as propriedades nutricionais de verduras e legumes. Os visitantes poderão colher bergamotas e adquirir geleias orgânicas de acerola, pêssego e uva, pastas de cenoura e pimenta e molho de tomate. Ao final das visitas o ônibus retorna ao mesmo local do embarque, às 17h. Em caso de chuva forte o roteiro será cancelado.
As exigências de Robert Plant
O cantor Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, que se apresenta hoje em Porto Alegre, enviou uma lista com alguns pedidos para a equipe de produção dos shows no Brasil. 
Em seus camarins, o roqueiro quer um bom aparelho de chá com muitas opções de ervas, uma jarra de mel de boa qualidade, garrafas de água Fiji, leite, limões e gengibre frescos, amêndoas cozidas e nozes diversas. De bebida alcoólica, ele pediu apenas uma garrafa do vinho Sauvignon Blanc.
Robert Plant também quer alimentos específicos para cada uma das refeições do dia. Para o café da manhã, ele pediu ovos, batata rostie, bacon, salsichas, café, chá, leite, frutas e granola. No almoço, suas requisições foram sanduíches quentes - como hambúrgueres e cachorros quentes -, peito de frango grelhado, sopa, salada de atum, espinafre, abacate, nozes e amendoins.
No jantar, Plant quer entradas vegetarianas, saladas frescas - sempre com espinafre e ovos cozidos à parte com muito molho (italiano ou de queijo), queijo de cabra, vegetais cozidos. Para todas as refeições, ele pediu vários tipos de sobremesa, Coca Cola e Dr Pepper. Em sua lista, Robert Plant destacou que não quer nenhum tipo de comida com carne de porco e mariscos. (ClicRBS)

Rápidas

Los hermanos
Em Santa Catarina, somente no último verão, cerca de 370 estrangeiros cometeram infrações de trânsito e foram para casa sem pagar nenhum centavo de multa. É que as notificações não chegam até o país do infrator e não se transformam em multa. Os argentinos, que lotam o litoral catarinense todos os anos, são os mais beneficiados com a situação.

R$ 38 milhões
Nenhum apostador acertou os números sorteados na Mega-Sena no último sábado. Assim, o prêmio desta quarta (31) deverá ser de R$ 38 milhões para quem cravar as seis dezenas sorteadas. Os números do último sorteio foram 22, 23, 26, 37, 38 e 48..

Ladrões do povo
Da coluna do Ancelmo Góis (O Globo): Dilma ainda não confirmou se vai à posse de Joaquim Barbosa na presidência do STF dia 22 de novembro. Mas dez moradores da favela Dilma Rousseff, localizada na divisa de Campo Grande com Nova Iguaçu, no Rio, irão de ônibus à Brasília carregando a seguinte faixa: “Ministro, desejamos saúde e contamos com o senhor para prender os ladrões do povo.”

O dono da bola
Considerado um dos homens mais influentes do futebol brasileiro, o mineiro Ricardo Guimarães foi condenado pela Justiça Federal de MG, a sete anos de prisão por participação no esquema do mensalão. Guimarães é dono e presidente do BMG, o maior patrocinador de times no Brasil.

Vereador fica no cargo
O Tribunal Regional Eleitoral decidiu manter o mandato do vereador Elias Vidal mesmo depois que ele saiu do PPS e foi para o PV. O pedido de perda de mandato foi protocolado pelo suplente Emerson Correia Silva sob a alegação de infidelidade partidária.

Radar móvel
O radar móvel da EPTC estará hoje controlando as seguintes vias em Porto Alegre: Bento Gonçalves, Assis Brasil, Plínio Kroeff, João de Oliveira Remião, Dante Ângelo Pilla, Manoel Elias, Severo Dullius, Protásio Alves, Padre Cacique, Nilo Peçanha, Salvador França, Souza Reis e Costa Gama.

Futebol na história

29.10 (1956) – Gaúcho é o primeiro campeão de futsal de Porto Alegre, vencendo o Petrópole na final por 3x1, com Antônio, Valter, Vilson, Túlio e Hormar
 Pesquisa Claudio Dienstmann

Bom Dia!
Bem, agora só em 2014. Com a realização do segundo turno das eleições, ontem, está completo o quadro eleitoral brasileiro. Tirando alguns casos pendentes no Tribunal Superior Eleitoral, todas aas cidades brasileiras já sabem quem serão os prefeitos a partir de janeiro do ano que vem. Tomara que todos tenham votado bem e que os eleitos não decepcionem.
Sobre o segundo turno, um detalhe que muitos nem se deram conta. Em São Paulo, quase um milhão e setecentos mil eleitores não compareceram para votar, ou seja, simplesmente ignoraram o segundo turno Tirando os votos brancos e nulos, certamente o eleito não chega a prefeitura pela vontade da maioria do povo paulistano. Mas, como o que vale é a maioria de votos....
A partir de agora, o Brasil se volta, primeiro para o Natal, que está logo ali, para o carnaval e, depois, é só Copa do Mundo. Sou daqueles que entendem que a Copa, se não era o que todos desejavam, não podemos mais fugir da realidade. Temos que fazer com que ela seja a melhor de todas. Aqui  em Porto Alegre, estou certo, daremos o exemplo de organização, de bem receber e de total hospitalidade.
Quem estiver aqui para assistir aos jogos da Copa, haverá de levar a melhor das impressões. É da nossa tradição receber bem a todos. Isso, sem contar com as obras que a Copa deixará. Porto Alegre estará transformada até o começo da Copa de 2014.
Pra começar a semana, fui buscar uma das mais representativas músicas do Rio Grande do Sul. Com ela, quero homenagear meu sobrinho André Machado. Vencedor da Califórnia da Canção, Cesar Passarinho e O Guri. Que todos tenham um Bom Dia!