terça-feira, 30 de outubro de 2012

OSPA na Feira do Livro
Orquestra participa da programação infanto-juvenil no Teatro Sancho Pança, com entrada franca.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre neste domingo, dia 4 de novembro, às 18h30, no Teatro Sancho Pança, com entrada franca. O concerto integra a programação infanto-juvenil do evento, e leva um pouco da música orquestral para perto dos amantes dos livros. A regência fica a cargo do maestro Manfredo Schmiedt.
O repertório inclui obras de compositores brasileiros, começando com abertura da ópera "O Guarany", de Antônio Carlos Gomes (1836-1896), e encerrando com as famosas "Bachianas Brasileiras nº 4", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).  O público da feira assistirá ainda à execução pela Ospa da "Suíte nº 1 – Peer Gynt", do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), e do "Intermezzo" do terceiro ato da ópera "Manon Lescaut", do italiano Giacomo Puccini (1858-1924).
Furacão Sandy - 2
Mais imagens da destruição causada pela super tormenta que atingiu, principalmente, a Costa Oeste dos Estados Unidos. Já são 25 mortos e milhares de desabrigados. O presidente Obama decretou calamidade pública.

Incêndio provocado pela passagem do Sandy, destruiu 50 casas no bairro Queenes, em Nova York.

Carros cobertos pela água em Nova York

Passagem do furacão por Atlantic City, Nova Jersey




Genoino quer assumir vaga na Câmara
Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino ganhou apoio do partido para reassumir uma vaga na Câmara dos Deputados a partir do início de 2013.
Ele pretende herdar a cadeira do petista Carlinhos Almeida, eleito para a Prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista.
Na eleição de 2010, Genoino foi candidato a deputado federal, mas não teve votos suficientes e ficou como suplente do partido.
A cúpula do PT, que já fez desagravo ao ex-dirigente depois das condenações no STF (Supremo Tribunal Federal), já decidiu dar respaldo à sua posse em Brasília.
"O Genoino é o suplente e vai assumir. Sem problema nenhum", disse o presidente do PT, Rui Falcão, na festa da vitória do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad.
Apesar do impacto negativo das condenações na opinião pública, deputados petistas têm manifestado internamente que sairão em defesa da volta do ex-dirigente à vida pública.
"Genoino precisa recuperar a sua cidadania política", diz Paulo Teixeira (PT-SP), cotado para assumir a vice-presidência da Câmara em 2013, quando a Casa voltar ao comando do PMDB.
A hipótese de retorno do ex-deputado vinha sendo tratada com discrição durante a campanha para não prejudicar candidatos petistas.
Com a eleição de Haddad garantida, a defesa dos condenados no mensalão volta à pauta do PT, que divulgará uma nota sobre o resultado do julgamento nos próximos dias. (Com Folha on-line)
DPVAT pode ser parcelado junto com IPVA

Mudança foi decretada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
No entanto, fica a critério de cada estado acatar o decreto ou não.

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) agora pode ser parcelado junto com o IPVA, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A mudança foi decretada nesta segunda-feira e publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União. No entanto, o Departamento nacional de Trânsito (Denatran) ressalta que fica a critério de cada estado acatar o decreto ou não.
A nota no DOU também destaca que “fica vedado o parcelamento do prêmio do Seguro DPVAT por ocasião do primeiro licenciamento do veículo."
O DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.
O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. (Com informações do G1)

Procon intima SKY e NET
Depois de receber 700 reclamações só este ano, o Procon de Porto Alegre decidiu intimar, por medida cautelar, as operadoras de TV por assinatura, NET e SKY. Elas deverão adotar uma série de medidas determinadas pelo órgão de proteção ao consumidor.
Entre as ações estão a apresentação de contrato físico com os serviços solicitados, antes da instalação; rescisão na falta do trabalho correspondente; disponibilidade de atendimento presencial e não apenas por telefone em casos de interrupção do serviço por mais de meia hora. Mudanças na programação do plano contratado deverão ser informadas ao cliente com 30 dias de antecedência, cancelando o contrato, caso for solicitado, sem ônus. Cobranças indevidas deverão ser devolvidas em dobro, sem necessidade de requerimento. O não atendimento das determinações do Procon poderá resultar no cancelamento temporário das atividades da operadora.
Furacão Sandy
Um rastro de destruição marca a passagem do furacão Sandy pelos Estados Unidos. Principais jornais, revistas e emissoras de televisão do mundo inteiro divulgam imagens da tragédia. A VEJA on-line publicou várias fotos, das quais selecionamos algumas, mostrando a destruição causada pelo fenômeno. São imagens feitas por fotógrafos das principais agências de noticias do mundo.

Marco Zero, local onde estavam as torres do World Trade Center.

Distrito financeiro de Manhattan, Nova York.

Entrada de túnel no Brooklyn, Nova York.

Estação de metrô, em Hoboken, Nova Jersey, invadida pelas águas.


Bom Dia!
Sem querer ser repetitivo, volto a um assunto tratado aqui no comentário de ontem. Estou me referindo ao lance do gol do Palmeiras, feito com a mão, pelo atacante Basco. Pois ontem, no final da tarde, a direção do Palmeiras entrou com pedido de anulação da partida contra o Inter em que perdeu por 2 X 1. Não vai levar, é claro, mas vai incomodar. Mas o que me preocupa, sinceramente, é a total inversão de valores. O jogador cometeu uma falta, tentou enganar o árbitro da partida, colocou deliberadamente a mão na bola e todos os seus colegas e, o que é piro, a direção do clube paulista, jogam a culpa no juiz do jogo. Ninguém, absolutamente ninguém, condenou o jogador pela falcatrua. Basco, para mim e pelo que sei das leis do futebol, deveria ser expulso da partida ou, no mínimo, receber um cartão amarelo. Virou vítima ao lado do Palmeiras. Sinceramente!
Parecida, é a questão do julgamento do mensalão. Várias pessoas já foram condenadas por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e muitos gritam que o julgamento não é sério e até deliram em apoio aos condenados. Veja-se, por exemplo, o caso de José Genoíno que, quando foi votar, levou um bando de gente para gritar seu nome, agredir a imprensa e sair como santo.
No STF, são 10 ministros, na maioria escolhidos e indicados por Lula ou pela presidente Dilma. Pessoas de extrema confiança do PT. Pois são os petistas os mais indignados pela condenação. Esquecem, eu acho, que numa democracia que tanto dizem defender, a vontade da maioria deve prevalecer. Se oito ministros condenam e dois absolvem, não há o que discutir. Caso contrário, seria prevalecer a vontade da minoria sobre a da maioria. E estamos tratando do mais alto poder jurídico do Brasil, o STF. No momento em que não se admitir respeitar as decisões da suprema corte, o caos estará estabelecido. Mas não vai acontecer, espero.
Mudando para coisas mais amenas, fui buscar um vídeo de um dos maiores cantores do Brasil e que revolucionou muito a nossa música. Estou falando de Tim Maia e todo o seu swing muito presente em Gostava Tanto de Você, num vídeo de 1997. Tomara que gostem e que tenham um Bom Dia!


Estande leva interatividade e Copa à Feira
Interatividade e um espaço dedicado para que o cidadão deixe sua mensagem são as marcas do estande da Prefeitura de Porto Alegre na 58ª Feira do Livro, que vai até 11 de novembro, na Praça da Alfândega.
Com o tema Copa do Mundo, o espaço tem um formato de Estádio de Futebol e apresenta fotos e explicações sobre as obras de mobilidade urbana da Matriz de Responsabilidade da Copa. (fotos)
Uma das principais novidades é o local Eu sou Poa na Copa, onde os frequentadores da Feira do Livro podem tirar fotos que são enviadas imediatamente por e-mail e também podem ser compartilhadas no facebook. A estudante Nathalye Miranda experimentou o aplicativo e aprovou. “Achei uma ideia inovadora e moderna. Hoje em dia, o contato com as redes sociais está cada vez mais próximo, além de que já vivemos o clima de Copa do Mundo em Porto Alegre”, destacou.
Há também um espaço dedicado para ouvir a população. Além das obras da Copa, o estande é decorado com mensagens deixadas sobre a administração pública.
Cultura - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) participa da Feira do Livro lançando quatro publicações pela Editora da Cidade: “Na Ponta da Agulha”, de Claudinho Pereira, “Por que os Ponchos são Negros”, de Roberto Schaan Ferreira, “Histórias do Trabalho – 19ª Edição”, resultado de concurso público sobre o tema, e “Poemas no Ônibus e no Trem – 21ª edição", também com selecionados em concurso público.
Foto: Francielle Caetano/PMPA
Esquema de trânsito para Dia de Finados
Em razão do Dia de Finados, 2 de novembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que será realizado um esquema especial de trânsito e transporte nas áreas de influência dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII. As intervenções serão realizadas das 7h às 20h. Agentes de trânsito reforçarão o monitoramento para orientar e organizar o tráfego.
Uma linha de ônibus especial será ativada, a 297 – Cemitério, com saída da Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios.
As principais mudanças são:
• A Av. Prof. Oscar Pereira ficará com sentido único, da rua Florianópolis para a rua Guilherme Schell;
• A rua Plácido de Castro terá sentido único, da rua Guilherme Schell para a Av. Prof. Oscar Pereira;
• As ruas Vicente da Fontoura e Guilherme Schell manterão os atuais sentidos de tráfego;
 • A Av. Porto Alegre, Cemitério João XXIII, terá sentido único, da Av. Prof. Oscar Pereira até a Av. Natal;
• A Av. Natal terá sentido único da Av. Porto Alegre para a rua Maceió;   
As linhas de transporte coletivo que trafegam nessas vias sofrerão as seguintes alterações:
216 – Restinga/Glória; 260 – Belém Velho/ Oscar Pereira; 260.2 – Belém Velho/ João Pessoa; Rápida 21 – Oscar Pereira; 256 - Intendente Azevedo; 256.1 - Nazaré
Sentido Centro-bairro: normal.
Sentido bairro-centro: Av. Prof. Oscar Pereira, rua Guilherme Schell, Av. Bento Gonçalves, Av. João Pessoa.           
Lotação 20.6 - Glória
Sentido Centro-bairro: normal, com ponto de embarque e desembarque localizado na Av. Prof. Oscar Pereira, próximo à rua Vicente da Fontoura. 
Sentido bairro-centro: Av. Prof. Oscar Pereira,  rua Guilherme Schell, com ponto de embarque e desembarque próximo à Av. Prof. Oscar Pereira, retornando ao itinerário normal, através da rua Plácido de Castro.
Além disso, serão implantados pontos de táxi na Av. Prof. Oscar Pereira, próxima à rua Vicente da Fontoura, a 15 metros da parada de ônibus. O estacionamento de veículos fica proibido no lado direito da Praça da Saudade e lado esquerdo da Av. Prof. Oscar Pereira, entre a Praça da Saudade e a rua Vicente da Fontoura.
Trajeto completo da linha 297 - Cemitério/Especial
Sentido Centro-bairro: Terminal Centro na Av. Borges de Medeiros (ao lado do Largo Glênio Peres), Av. Júlio de Castilhos, Largo Visconde do Cairú, Av. Mauá, Av. João Goulart, Av. Loureiro da Silva, rua José do Patrocínio, rua Sebastião Leão, Av. Azenha, Av. Prof. Oscar Pereira, contorno na Praça da Saudade  (único autorizado a trafegar na Av. Oscar Pereira, entre a Praça da Saudade e rua Mansão).
Sentido bairro-Centro: Terminal na Av. Prof. Oscar Pereira, entre a rua Plácido de Castro e a rua Mansão, Av. Prof. Oscar Pereira, Av. Princesa Isabel, Av. João Pessoa (pista lateral), rua Luiz Englert, rua Paulo Gama, Túnel da Conceição, Av. Mauá, rua General Câmara, rua 7 de Setembro, Terminal na Av. Borges de Medeiros, junto ao Largo Glênio Peres.