quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mensalão

Pena de Hollerbach soma mais de 25 anos
Em mais uma sessão tumultuada no julgamento do mensalão , os ministros do STF definiram as penas de Ramon Hollerbach, um dos sócios do publicitário Marcos Valério, em relação a quatro dos cinco crimes a que foi condenado. Até agora, a somatória já passa dos 25 anos, mas ainda falta a definição sobre o crime de evasão de divisas.
Um impasse no final da sessão desta quarta-feira levou os ministros a mais uma discussão em plenário sobre a dosimetria. Hollerbach também foi condenado por corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Os cálculos ainda são provisórios e serão definidos ao final do julgamento.
A discussão no final da sessão - que também teve bate-boca entre ministros - aconteceu durante a definição da pena de Hollerbach no crime de evasão de divisas. O ministro Marco Aurélio Mello seguiu o voto do relator, o ministro Joaquim Barbosa, mas fez uma ressalva sobre a continuidade delitiva. Então, com o placar favorável a Barbosa, de seis a quatro para a pena de 4 anos e 7 meses de reclusão, os ministros questionaram o voto de Marco Aurélio.
Alguns ministros defenderam que prevalecesse a decisão da maioria, cujo placar, sem o voto de Marco Aurélio, ficaria em cinco a quatro. Mas outros discordaram porque a dosimetria do ministro, sem a continuidade delitiva, se aproximava mais da do revisor. Também surgiu a proposta de se tirar uma média da pena, que ficaria em 4 anos, 1 mês e 15 dias, mas Lewandowski questionou: “É a primeira vez que chegamos a um impasse e vamos decidir esse impasse em prejuízo do réu?”. Como não houve consenso, Ayres Britto encerrou a sessão, que será retomada amanhã.

Denúncia

ATENÇÃO PROCON
Na Avenida João Pessoa esquina com Ipiranga, um posto de combustíveis está anunciando: 
PROMOÇÃO – Gasolina Comum R$ 2,72 o litro

Mensalão

Dosimetria - 3

Ramon Hollerbach é condenado a 5 anos e 10 meses

O publicitário Ramon Hollerbach foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a cinco anos e 10 meses de reclusão por corrupção ativa no processo do mensalão, na tarde desta quarta-feira. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Joaquim Barbosa

Mensalão


Dosimetria - 2
Neste momento, inicia seu voto o ministro revisor, Ricardo Lewandowski. Ele diz que definiu uma pena mais branda a Ramon Hollerbach., já que “o réu não apresenta antecedentes criminais”.
Lewandowski retoma o exemplo de um motorista que corrompe um guarda de trânsito.
Barbosa rebate: "Corromper um guarda da esquina é o mesmo que corromper um parlamentar?". O revisor diz que não discutirá com Barbosa.
"A minha dosimetria é um contínuo ir e vir, um cálculo e recálculo para ficar dentro deste parâmetro", afirma Lewandowski.
O revisor fixa a pena de 2 anos 4 meses de reclusão para Hollerbach pela prática do crime de corrupção ativa relativo à compra de votos de parlamentares. Lewandowski também condena Hollerbach a mais 11 dias-multa, no valor de 10 salários mínimos cada um. "Me parece que é uma pena bastante severa para os padrões brasileiros", diz o revisor.
Barbosa se manifesta: "Nada do que ele disse como reprovável na fixação da pena consta no meu voto. Eu trouxe circunstâncias concretas que não se confundem com as elementares do tipo".
O presidente pede a palavra: "Eu entendo que os fatos permeantes das protagonizações e participações dos réus estão tão sobejamente conhecidos que não se faz necessária a repetição. Sem essa minudência, esse detalhe, que me parece desnecessário. Já sabemos do que aconteceu tim-tim por tim-tim", diz Ayres Britto.
Celso de Mello pede a palavra: "Os réus que estão sendo condenados têm direito de saber quais as razões na quantificação da ação penal que está lhes sendo imposta."
Só faltam os votos de Celso de Mello e de Ayres Britto para fechar a fixação da pena de Hollerbach pelo 3º crime de corrupção ativa. A maioria dos ministros já acompanhou a pena do relator.
O presidente da Corte suspende a sessão por 30 minutos.

Mensalão


Dosimetria - 1
O presidente Ayres Brito abre mais uma sessão do STF. Os ministros seguirão votando sobre a dosimetria das penas aos condenados.
O relator pede a palavra: "Tendo em vista a dificuldade que o Tribunal esta tendo em fixar penas, eu tomei duas providências".
"A primeira foi elaborar uma tabela para cada réu em que estão demonstrados todas as imputações, todos os cálculos utilizados na dosimetria pelo relator", diz Barbosa.
"Anexado a esta tabela fiz distribuir os meus votos relativos ao chamado núcleo publicitário. A segunda providência que tomei foi a de elaborar uma pequena introdução sobre fixação da pena", diz. "Pena-base não é sinônimo de pena mínima", afirma Barbosa.
Barbosa passa a analisar a pena de Ramon Hollerbach sobre o crime de corrupção ativa relativo a compra dos votos de parlamentares. Segundo o relator, este crime de seu em continuidade delitiva.
"Ramon teve uma conduta bastante reprovável e, por isso, entendo que a pena deve ser exacerbada já na primeira fase", diz Barbosa. Ele ressalva, no entanto, que a intensidade deve ser menor do que a aplicada a Marcos Valério.
O relator fixa a pena de 5 anos 10 meses de reclusão para Hollerbach pela prática do crime de corrupção ativa relativo à compra de votos de parlamentares. Barbosa também condena Hollerbach em 180 dias-multa, no valor de 10 salários mínimos cada um.
Inflação avança para 0,59% em outubro
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial" do país, por ser usada como base para as metas do governo, acelerou de 0,57% em setembro para 0,59% em outubro, segundo informou, nesta quarta-feira (7), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro de 2011, a taxa havia ficado em 0,43%.
No ano, o índice acumula alta de 4,38%, taxa inferior a de 5,43% verificada no ano anterior. Já em  12 meses, o índice está em 5,45%, acima dos 5,28% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.
Seguiram exercendo a maior influência sobre o IPCA os preços dos alimentos, que subiram de 1,26% para 1,36%. O grupo foi responsável por 54% do resultado do mês, com impacto de 0,32 ponto percentual. As maiores altas foram vistas nas regiões metropolitanas de Belém (3,05%) e Fortaleza (2,12%) e o menor avanço, em Porto Alegre (0,93%).

Mensalão

STF retoma votação das penas
Depois de quase duas semanas de intervalo, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira o julgamento do mensalão e prossegue seu trabalho de definição das penas e multas a serem impostas àqueles que participaram do maior escândalo político da República. 
Os ministros, que têm enfrentado dificuldades na dosimetria das penas, devem concluir na sessão plenária desta tarde a sanção a ser imputada ao publicitário Ramon Hollerbach, que acumula, até aqui, 14 anos, três meses e vinte dias de reclusão.
Sócio do publicitário Marcos Valério de Souza, Hollerbach foi condenado pelos crimes de corrupção ativa, evasão de divisas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato. Para o Ministério Público, o empresário participou ativamente do esquema criminoso ao endossar cheques sob a rubrica de “empréstimos ao PT” e assinar fraudulentamente a liberação de recursos junto aos bancos BMG e Rural. O dinheiro captado a partir das duas estratégias foi utilizado para corromper parlamentares aliados e garantir a formação de uma base de apoio ao Palácio do Planalto no início do governo Lula. A pena definitiva de Hollerbach deve ultrapassar os 20 anos de cadeia.
Após a conclusão desse caso, os dez ministros da mais alta corte do país devem se voltar ao restante dos integrantes do chamado núcleo publicitário do esquema. O sócio de Valério, Cristiano Paz; o advogado Rogério Tolentino, que atuava com o publicitário mineiro; e a ex-diretora administrativa e financeira da agência de publicidade SMP&B, Simone Vasconcelos; serão os próximos a terem sua situação definida pelos magistrados.

Último prazo para bares da Cidade Baixa
Cinquenta e sete empresas já informaram as atividades desenvolvidas.
Cinquenta e sete empresas da Cidade Baixa fizeram o check list informando as atividades desenvolvidas e se desejam realizar alguma mudança. As ações para regularizar bares do bairro iniciaram-se no dia 19 de outubro e a última ação acontece nesta sexta-feira (9). O atendimento acontece na Secretaria Municipal da Juventude (rua João Alfredo, 607, sala 207), das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A Prefeitura de Porto Alegre montou um escritório temporário de licenciamento no local. "Os empresários vão até lá, preenchem um questionário e, com o check list pronto, é possível analisar como funciona cada empresa, qual o tipo de alvará que possui e as adaptações necessárias e licenças que devem ser apresentadas para realizar a substituição do alvará por um no qual constem as atividades efetivamente desempenhadas no local. É uma garantia jurídica pra eles. Depois dessa ação, quem não estiver com tudo em dia ou, pelo menos, o processo encaminhado, poderá ser notificado, autuado e até interditado", afirma o secretário da Produção, Indústria e Comércio, Omar Ferri Júnior.
Coordenada pela Smic, a ação também envolve as Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Smam), do Planejamento (SPM) e o CAR Centro. O objetivo é regularizar 95% dos bares que precisam substituir os alvarás e fazer adaptações nos estabelecimentos.
Foto: Melina Fernandes/Divulgação PMPA
Bom Dia!
Contrariando o que o governo queria, os deputados aprovaram ontem, na Câmara, o texto que já havia sido aprovado no Senado, sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Com o que foi aprovado, os estados que até aqui eram os maiores beneficiados com a exploração do petróleo, perdem uma fatia considerável de arrecadação.
Na realidade, o que o governo pretendia, era manter o acordo entre a presidente e o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, o grande perdedor com o dispositivo aprovado ontem. Um deputado do PT, que batalhou pela manutenção das regras antigas, já avisou que a presidente Dilma deve vetar o texto. Se isso acontecer, o Brasil passa de vencedor a perdedor e os que até hoje se beneficiam da Lei, seguirão beneficiados.
Hoje pretendo dar o passeio de compras na Feira do Livro. Até ontem, percorri as várias bancas apenas olhando e analisando os títulos oferecidos. Confesso que fico perdido entre tanto livro que gostaria de ler. Mas lembro dos problemas que criaria. Primeiro para o bolso, pois, mesmo com os descontos, os preços seguem um pouco salgados. Segundo com a minha mulher que vive reclamando da quantidade de livros no meu escritório. Vou tentar conciliar as duas coisas.
A partir de hoje, por 48 horas, os juízes federais e do trabalho, param reivindicando melhores salários. Sem querer entrar no mérito da reivindicação, fico pensando no que sobra para os operários que ganham pouco mais do que o salário mínimo e trabalham, literalmente carregando pedra durante oito horas por dia. E num aposentado que, depois de 35 anos de trabalho, ganha pouco mais de R$ 3 mil, a título de benefício mensal.
Pela responsabilidade, pelo acúmulo de trabalho, não me arrisco a dize que os juízes ganham, muito. Segundo declaração de um juiz, com 25 anos de trabalho eles ganham cerca de R$ 15 mil líquidos, por mês. Isso, no meu entendimento, não significa que não tenham o direito de lutar para ganhar mais.
Ontem o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) disse que o salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 2.617,33 e não R$ 622 como o que está vigorando.
Ela estará em Porto Alegre no próximo dia 13, terça-feira, para se apresentar na FIERGS. Enquanto espera, curta o som de Lady Gaga num vídeo onde ela canta Alejandro. Que todos tenham um Bom Dia!


Semana da Consciência Negra
Serão até quatro shows por dia no Largo Zumbi, de 14 a 20 de novembro.
A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre inicia-se no próximo dia 14 e se estende até o dia 20 de novembro. A abertura oficial será às 18h30 com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19, segunda-feira.
Os debates começam às 14 horas do dia 15 de novembro, quinta feira, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos. O ciclo de debates se encerra na segunda-feira, dia 19, quando serão tratados os temas trabalho e oportunidades.
Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado;  Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas,  delegado de polícia negro;  e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.
Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18 horas, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.
A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16 horas e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.
Foto: Guilherme Santos/PMPA
Receita libera consulta ao 6º lote de IR 
A Receita Federal libera nesta quinta-feira (8), às 9h, a consulta ao lote multiexercício do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), que diz respeito ao sexto lote do exercício de 2012, além dos pagamentos residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008.
No total, serão creditadas restituições para um total de 544,6 mil contribuintes, totalizando R$ 1,09 bilhão.
Para o exercício de 2012, serão creditados pagamentos para 468 mil contribuintes, em um total de R$ 944,2 milhões.
Todas as restituições de declarações de IRPF 2012 sem pendências com a Receita até o mês de outubro de 2012 serão liberadas no lote que será creditado em 16 de novembro.
Para o exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 37,7 mil contribuintes, totalizando R$ 91,4 milhões, já acrescidos da taxa Selic (juro básico da economia) 15,65 % (maio de 2011 a novembro de 2012).
Quanto ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 15,6 mil contribuintes, totalizando R$ 23,6 milhões, já acrescidos da taxa selic de 25,80% (maio de 2010 a novembro de 2012).
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 11,1 mil contribuintes, totalizando R$ 17,7 milhões, já atualizados pela taxa selic de 34,26%, (período de maio de 2009 a novembro de 2012).
Referente ao lote residual de 2008, serão creditadas restituições para um total de 12,2 mil contribuintes, totalizando de R$ 12,1 milhões, já atualizados pela taxa selic de 46,33%, (período de maio de 2008 a novembro de 2012).
CONSULTA
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página na Receita na internet ou entrar em contato pelo telefone 146.
A restituição ficará disponível no banco por um ano. Após este período, o valor deve ser resgatado por meio de formulário que deve ser preenchido no site, ou pelo e-CAC, página também do site da Receita destinada especificamente às operações de IR.
Caso o valor não seja creditado, a Receita informa que o contribuinte pode procurar diretamente o Banco do Brasil, nas agências ou pelo telefone, para agendar o pagamento em conta-corrente ou poupança pessoal. Ou ligar para central de atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).