domingo, 18 de novembro de 2012

Feriadão, mas nem tanto!
Teve muita gente que fez feriadão, ou seja, emendou o feriado de quinta-feira com uma folga na sexta. Quem não pode, ficou aqui. Mas a verdade é que o final de semana teve uma cara de feriadão. Tanto que funcionou a Operação Viagem Segura, que atua sempre que o feriado é prolongado. E por falar em Operação de trânsito, é lamentável o que se ouve ou lê depois de cada final de semana. Mesmo não desejando, sou obrigado a lembrar os números divulgados até aqui, mesmo antes do fim da volta de todos os que foram viajar. Considerando o início do controle das estradas, que começou a meia-noite de quinta-feira, depois de 48 horas de fiscalização tivemos nada mais nada menos do que 206 motoristas flagrados no teste do bafômetro, ou seja, dirigindo embriagados. Destes, 46 foram presos pois o limite de álcool ultrapassava o permitido. Foram recolhidos 955 veículos e 286 Carteiras de Habilitação. Foram registrados 762 acidentes com 420 feridos e 11 mortos. Estes números só serão definitivos quando for apresentado o balanço final da operação, ou seja, na tarde desta segunda-feira.
Com a quantidade de veículos que ainda não retornaram, principalmente do litoral, espera-se que este número trágico não aumente. Tomara.
De resto, estamos terminando a semana que chega ao fim com temperaturas elevadas. É o verão cada vez mais próximo.
Depois de me colocar entre os que prolongaram o feriado, volto totalmente refeito para enfrentar a semana que está começando e que promete em termos de trabalho.
Machado Filho
Feriado: 206 motoristas alcoolizados no RS
O governo do Estado divulgou neste domingo um balanço preliminar da 13ª edição da Operação Viagem Segura do feriado da Proclamação da República, que teve início na meia noite da última quinta-feira. Em dois dias, foram aplicados 568 testes de bafômetro durante a fiscalização nas estradas do Rio Grande do Sul. Desse total, 206 motoristas estavam alcoolizados, sendo que 46 foram conduzidos à delegacia por apresentarem níveis acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Conforme o relatório, 12,6 mil infrações de trânsito foram registradas e 79 mil veículos fiscalizados. O número de acidentes chega a 762, com 420 feridos e 11 mortos. Além disso, houve o recolhimento de 955 veículos e 286 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
A Operação Viagem Segura prossegue com fiscalização intensificada até a meia-noite deste domingo. As blitze são realizadas em conjunto por Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), Polícia Civil , Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e ONGs, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito.
O balanço completo sobre a Operação Viagem Segura deve ser divulgado nesta segunda-feira, às 15h, no Palácio Piratini, pelo vice-governador Beto Grill e representantes dos órgãos de trânsito.(CP online)