sábado, 24 de novembro de 2012


Saúde lança projeto de prevenção de DSTs
Estande na Redenção terá informações sobre a campanha.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança neste domingo, 25, durante a 16ª Parada Livre na Redenção, projeto que tem como objetivo promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids e Hepatites Virais entre homens que fazem sexo com homens. Um estande montado no Parque Farroupilha, das 14h às 20h, terá informações sobre a campanha, inclusive com a exposição das peças do projeto, como cartazes, folderes, adesivos e dispenser de preservativo.
A maneira mais eficaz de prevenção é usar camisinha em todas as relações sexuais. A camisinha, além de proteger contra o vírus HIV, também previne contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Hepatites B e C. Por esta razão que a SMS lança esta parceria com as casas noturnas, saunas e videolocadoras, visando diminuir a incidência das DSTs/HIV e Aids nessa população.
“A SMS está fazendo a parceria em locais de frequência desse público, disponibilizando preservativos, gel lubrificante e material informativo, que são repassados gratuitamente aos frequentadores”, explica o assessor técnico da área de DST/Aids e Hepatites Virais e coordenador do projeto, Júlio Barros.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Escândalo


Investigação da PF - 3
Irmãos foram indicados por Lula
Rubens e Paulo Vieira tiveram nomes rechaçados por ministro e no Congresso. Mas ex-presidente os colocou na Anac e na Ana. Na sexta, ambos foram presos.
Ao deflagrar nesta sexta-feira a Operação Porto Seguro, a Polícia Federal prendeu os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ambos integravam a quadrilha desarticulada pela ação – e que possuía tentáculos em pelo menos sete órgãos públicos. Em comum, os irmãos guardam ainda outra coisa: foram colocados na cúpula das agências reguladoras pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme publicou a coluna Radar, de Lauro Jardim, ainda em 2010, Rubens foi indicado por Lula a pedido da chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, a despeito da opinião do então ministro da Justiça, Nelson Jobim, que não concordou com a indicação. Já Paulo, indicado por Lula para a ANA foi o primeiro diretor de agência reguladora a ter o nome vetado por maioria de votos no plenário do Congresso. Só depois da pressão do ex-presidente, o nome dele passou, em uma segunda votação.
Rosemary também foi presa pela Polícia Federal na sexta-feira. Escutas telefônicas realizadas durante a investigação indicam que a servidora usava o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer tráfico de influência.

Fortunati quer manter cercas no Araújo Vianna
Medida evita contratação de segurança permanente.
O prefeito José Fortunati respondeu ao Ministério Público de Contas (MPC), que pediu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para realizar inspeção na cerca que circunda o Auditório Araújo Vianna, no Parque Farroupilha, dizendo que o pedido é um erro. A prefeitura, informa o prefeito, vai insistir no cercamento para evitar a contratação de segurança privada. “Existem pessoas que depredam e picham. Se tirtarmos a cerca, a vigilância terá que ser permanente. Por isso, o Ministério de Contas está equivocado”, ressalta Fortunati.
Baseado em pedido da vereadora Sofia Cavedon (PT), contestando o fechamento da área que, segundo ela, necessitaria de autorização da Câmara, o MPC exige que o espaço seja novamente liberado para a circulação pública.
O cercamento do Auditório ocorreu após a reforma feita pela Prefeitura e pela Opus Promoções, com um gasto de mais de R$ 18 milhões. A Secretaria da Cultura do Município e a Opus administram o espaço.

Escândalo

Investigação da PF - 2


Dilma demite Rosemary
Presidente também exonera o advogado geral da União substituto. Diretores da ANA e ANAC serão afastados
A presidente Dilma Rousseff decidiu exonerar a chefe do escritório da Representação da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, indiciada pela Polícia Federal por corrupção e tráfico de influência. O advogado geral da União substituto, José Weber Holanda, também será exonerado da função que exerce de número 2 do órgão.
Os diretores das agências ANA (Agência Nacional de Águas), Paulo Rodrigues Vieira, e seu irmão, Rubens Rodrigues Vieira, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estão presos, serão afastados e haverá abertura de processos disciplinares contra eles, já que o processo deles é mais complexo pois as suas indicações passaram pelo Congresso. Todos os servidores indiciados serão afastados ou demitidos pelo governo. Os órgãos citados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal passarão por sindicâncias internas para que responsabilidades sejam apuradas, além de verificar se há envolvimento de outros funcionários nas denúncias.
A decisão de afastar, demitir e abrir investigações foi tomada na manhã de sábado,24, no Palácio da Alvorada, pela presidente Dilma, em reunião com o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho. A presidente está muito irritada com toda a repercussão do caso e com respingos que este escândalo terá sobre o Planalto daí a pressa em chancelar os afastamentos e abrir as investigações internas, para dar demonstração de que o governo está agindo. Dilma tem insistido também que nada será barrado para impedir ou atrapalhar as investigações da PF.
Ela quer saber a extensão dos casos em vários órgãos. A ideia é de que até que o marido de Rose, que trabalha na Infraero, também seja alvo de investigação. Na Advocacia Geral da União foi montado uma espécie de gabinete de crise, que avalia a extensão dos danos da atuação do número dois da AGU, José Weber Holanda, que também teve todos os HDs e computadores apreendidos pela Polícia Federal.

Dilma não gosta de despachar do escritório de São Paulo e só vai lá quando é absolutamente necessário. Nunca gostou de Rose, mas a manteve no cargo, a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem Rose é muito próxima. A presidente desde o início do processo está avisando que não vai passar a mão na cabeça de ninguém e o que tiver de ser investigado será.
A presidente não gostou também de como Rose se comportou quando os agentes da Polícia Federal chegaram ao escritório da Presidência, em São Paulo, na manhã de ontem, para executar o mandado de busca e apreensão. “Ela deu um piti”, contou um interlocutor da presidente, ao relatar que Rose estava presente no escritório quando os policiais chegaram na manhã de sexta-feira, 23. Segundo relatos, ela gritava com os policiais e os desacatava.“Vou ligar para a Presidência. Aqui vocês não entram”, berrava ela, que instruiu os seguranças do escritório a ligarem para a Polícia Federal e até para a Justiça, para checar se a ordem de busca era verdadeira e se o juiz que assinava o mandado de busca e apreensão realmente existia.

Constatado que se tratava de decisões judiciais e com a ordem de Dilma de que mandados judiciais têm de ser cumpridos, Rose passou a negociar o que seria levado de sua sala no escritório. Como não havia muita negociação, foi feito back up de tudo que exista lá e levado o que a PF achou imprescindível.
O afastamento dos servidores será publicado no Diário Oficial. (Agência Estado)

 


Luis Fernando Veríssimo
Quadro infeccioso está controlado.
O quadro de infecção do escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, está sob controle, conforme o último boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde ele está internado desde a última quarta-feira. Apesar disso, Veríssimo permanece em estado grave, sob uso de ventilação mecânica e hemodiálise.
Segundo o informativo, o cronista responde de forma favorável ao tratamento. “Continua sob uso de ventilação mecânica e hemodiálise e seu estado de saúde ainda é considerado grave. Entretanto, apresenta sinais clínicos de resposta favorável e progressiva ao tratamento adotado. Desta forma, a sedação vem sendo reduzida e o quadro infeccioso está sob controle”, diz o texto.(Com CP)

Escândalo

Investigação da PF

Quadrilha agia em 7 órgãos federais

Operação culminou na prisão da chefe de gabinete da Presidência em SP, que usava nome de Lula para fazer tráfico de influência e tentou barrar ação da PF
O esquema de corrupção desarticulado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, possuía tentáculos em pelo menos sete órgãos públicos, dos quais três agências reguladoras: Agência Necional de Águas (ANA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência de Transportes Aquaviários (Antaq). A ação foi deflagrada nesta sexta-feira pela PF e culminou na prisão da chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo,Rosemary Novoa de Noronha. Escutas telefônicas realizadas durante a investigação indicam que a servidora usava o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer tráfico de influência. De acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters, Rosemary tentou impedir a entrada dos agentes da PF no gabinete da Presidência, no 17º andar do prédio do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, centro de São Paulo.

A operação atingiu mais de 40 pessoas, entre elas o número dois da Advocacia-Geral da União, José Weber Holanda Alves. Na sede da AGU, foram recolhidos documentos na sala de um alto assessor do órgão. Procedimento interno de apuração foi aberto por determinação do advogado-geral Luís Inácio Adams para investigar a participação de servidores da autarquia no esquema criminoso.
Na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff foi informada a respeito da operação pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e deu aval para o prosseguimento das buscas e apreensões. No mesmo dia, Dilma reuniu-se com Adams, segundo fontes do governo. Na manhã de sexta, a presidente voltou a encontrar Adams e Cardozo. Participou também desta terceira reunião, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

As traficâncias de Rose - Segundo a investigação, o papel de Rosemary era fazer a ponte entre empresas que queriam comprar pareceres fraudulentos de órgãos do governo e as pessoas do governo que poderiam viabilizar a emissão dos documentos. Rosemary foi nomeada por Lula para esse cargo em 2005 e, desde então, esteve muito próxima ao petista. O fato de assessorar o ex-presidente fez com que ela própria se tornasse uma pessoa politicamente articulada. Assim, foi capaz de influir na nomeação de homens do alto escalão de agências do governo, como os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos presos hoje pela PF.
Rose, como é conhecida, era presença constante nas comitivas presidenciais ao lado de Lula. Também foi assessora do ex-ministro José Dirceu por 12 anos antes de trabalhar diretamente com Lula. Em 2006, o nome de Rosemary constava de uma lista de 65 servidores que efetuaram saques a título de pagamento de despesas da Presidência da República por meio de cartões corporativos. Na época, havia registros de saques no valor de 2 100 reais no cartão dela. Deputados de oposição tentaram aprovar sua convocação para prestar esclarecimentos à CPI que investigou a farra dos cartões corporativos, mas aliados do Planalto conseguiram barrar o pedido.

Investigação - As investigações policiais levaram à desarticulação de uma quadrilha que, infiltrada em órgãos da administração pública federal, negociava a redação de pareceres técnicos fraudulentos para beneficiar interesses privados e praticava tráfico de influência. Os investigados na operação responderão pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva. As penas variam de dois a 12 anos de prisão.
Segundo o superintendente da PF de São Paulo, Roberto Ciciliati Troncon, os mandatos eram de prisão preventiva e temporária. Além dos dois servidores da ANA e da Anac, foram presos três advogados e um empresário – todos de São Paulo. O papel dos irmãos Paulo Rodrigues Vieira e Rubens Carlos Vieira era encontrar funcionários dentro dos órgãos para produzir os laudos fraudulentos, que facilitavam processos das empresas. Já os advogados e o empresário faziam a ponte com o setor privado, oferecendo a facilitação nos procedimentos. “É possível que haja funcionários de outros órgãos e localidades envolvidos, mas até agora se identificou que toda a interação da quadrilha acontecia no estado de São Paulo”, disse Troncon. Segundo o superintendente, foi investigada a atuação da quadrilha na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no Ministério da Educação e no Tribunal de Contas da União (TCU) – além de Anac, ANA e AGU.
Segundo Troncon, a operação será concluída em 60 dias. A próxima fase será pedir a autorização da Justiça para o compartilhamento das provas da investigação com as corregedorias dos órgãos envolvidos para que possam aplicar suas medidas administrativas. O superintendente informou que os servidores agiam por conta própria e que não houve conivência dos órgãos, que ajudaram nas investigações.
Delação – Participaram da operação em São Paulo e Brasília 180 policiais. A quadrilha foi descoberta graças a um servidor do Tribunal de Contas da União (TCU) que foi cooptado pelo esquema com a oferta de receber 300 000 reais para produzir um laudo falso. “Ele chegou a receber a primeira parcela de 100 000 reais e fez o laudo, mas se arrependeu, devolveu o dinheiro e denunciou o esquema”, contou Troncon. (Com VEJA online)


Bom Dia!
O sábado amanheceu com chuvas, mas as previsões são de que o tempo deve melhorar. Teremos, segundo os entendidos, ar seco e temperaturas um pouco mais baixas. Tudo tipo final de Primavera.
O noticiário fica por conta da demissão de Mano Menezes do comando da seleção, do estado de saúde do escritor Luis Fernando Veríssimo, de mais um escândalo envolvendo pessoas ligadas ao governo federal e, por aqui, da expectativa sobre o novo treinador do Internacional. Aliás, sobre este assunto, aparecem vários nomes, entre eles o de Celso Roth. Nada contra o treinador nem contra qualquer outro. A única pergunta que me faço é a seguinte: Celso Roth não foi demitido, no começo do ano, por não servir mais? E agora serve? Coisas do futebol.
Sobre Mano, tenho uma opinião que, acredito, pode não ser a de muitos brasileiros. Ninguém duvida que ele é um ótimo treinador. Foi muito bem, tanto no Grêmio quanto no Corinthians. Só que, segundo penso, ficou deslumbrado com o comando da seleção. Atendendo aos interesses do então presidente Ricardo Teixeira, Mano assumiu e, como dizem os mais jovens, passou a “se achar”. Imagino que tenha se considerado insubstituível, mas no futebol brasileiro, principalmente, não é assim.
Sobre o escritor Luis Fernando Veríssimo, parece que nossas preces estão ajudando. A melhora é leve mas animadora. Quem sabe, ao longo do dia, não tenhamos melhores noticias. Vamos seguir rezando.
Na AGU (Advocacia Geral da União), mais um escândalo envolvendo pessoas ligadas ao governo federal e ao PT. Uma funcionária, nomeada por Lula, é acusada de extorsão para recebimento de favores, principalmente em dinheiro. Claro que, como sempre, ninguém sabia e o escândalo deve ter sido provocado pela imprensa interessada em destruir o PT. Segundo eles, é claro. Lamentável.
Para começar o sábado, um samba daqueles, como se diz, bem brasileiro. Há 30 anos perdemos um de nossos maiores compositores, sambista do Bexiga e poeta das coisas bem populares. Estou me referindo a Adoniran Barbosa. Com ele, um de seus maiores sucessos, Samba do Arnesto. Curta o maior sambista de São Paulo e tenha um Bom Dia!