segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Miss Brasil é nomeada embaixadora na Copa
Gabriela Markus recebeu o título nesta segunda-feira, na prefeitura da Capital.
A Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, recebeu nesta segunda-feira o título de embaixadora de Porto Alegre na Copa do Mundo 2014. Ela recebeu a nomeação e placa comemorativa das mãos do prefeito, José Fortunati, juntamente com o secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal. Gaúcha de Teutônia, Gabriela tem 24 anos e é a primeira mulher a aceitar a missão de divulgar a cidade durante o Mundial.
“Já estou muito feliz em representar o Brasil, e receber esse título de embaixadora é algo novo, fiquei muito feliz e honrada. Vou esperar 2014 com muita alegria”, afirmou a miss. O prefeito destacou que ela irá reforçar Porto Alegre nos cenários nacional e internacional. “Onde ela estiver, levará o nome de Porto Alegre, em cada local ela irá lembrar que, em 2014, Porto Alegre será sede da Copa, isso irá sedimentar a imagem da cidade e atrair muitos turistas”, destacou Fortunati.
Conforme Bosco, os embaixadores têm a missão de contribuir para a divulgação da cidade, especialmente no exterior, fortalecendo Porto Alegre como destino turístico antes, durante e depois do mundial. Gabriela foi eleita Miss Brasil no dia 29 de setembro deste ano, em Fortaleza. Ela concorre ao título de Miss Universo no próximo 19 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O projeto dos embaixadores foi idealizado pela Secretaria Municipal Extraordinária da Copa de 2014, que reconheceu como primeiro embaixador o jogador de futebol Lúcio, zagueiro da Seleção no pentacampeonato. O título foi criado em 2009 para homenagear atletas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento da cidade e do estado do Rio Grande do Sul.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Esperança de mensaleiro...
Como a esperança é a última que morre, parte do PT ainda acredita que é possível reverter as condenações de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por formação de quadrilha no mensalão.
A aposta é num recurso chamado de embargo infringente, que, em tese, possibilitaria a realização de um novo julgamento quando o condenado recebe pelo menos quatro votos a seu favor.
Como os embargos infringentes devem ser sorteados, o recurso não cairá diretamente nas mãos de Joaquim Barbosa.
A turma do PT ainda faz o seguinte cálculo: com a chegada de Teori Zavascki, e de um outro ministro para a vaga de Ayres Britto, a Corte que vai analisar os recursos não é a mesma que condenou os mensaleiros.
O melhor dos cenários ainda traz duas outras possibilidades: a aposentadoria precoce de Celso de Mello, permitindo não dois, mas três novos ministros na Corte, e que o processo, no sorteio, caia nas mãos de Dias Toffoli.
Por Lauro Jardim/Radar/VEJA

Mensalão


Penas para políticos condenados - 2

No retorno ao plenário, depois de uma intervalo de quase uma hora, os ministros definem a pena para o deputado Pedro Henry (PP) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena é de sete anos e dois meses de reclusão.

Os ministros definem a pena para o deputado Pedro Corrêa (PP) por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Depois dos votos dos ministros, a pena de Pedro Corrêa é fixada em nove anos e cinco meses de reclusão.

 

Mensalão


Penas para políticos condenados – 1
O STF começou a definir, em sessão desta tarde, as penas para os políticos condenados por participação no esquema do mensalão. O presidente e relator, ministro Joaquim Barbosa, fixou as penas, algumas acatadas pelos demais ministros e outras representaram a dosimetria oferecida pelo revisor Ricardo Lewandowski. As penas são:
Romeu Queiroz (PTB) – Seis anos e seis meses de reclusão
Bispo Rodrigues (PR) – Seis anos e três meses de reclusão
Valdemar Costa Neto (PR) – Sete anos e 10 meses de reclusão.

Escândalo


Operação Porto Seguro

Rosemary e seus bebês
Não sei se todos concordam, mas não recordo de tanto escândalo envolvendo órgãos governamentais acontecendo ao mesmo tempo. Sei que surgirão os que afirmarão que os escândalos só aparecem pelo fato da Polícia Federal estar investigando como nunca. Pode ser, mas uma coisa, no meu entendimento, não invalida a outra. Escândalo político, denúncias de corrupção em órgãos públicos no Brasil, lamentavelmente é coisa quase rotineira. Parece que, finalmente, estamos tomando providências sérias para acabar com a farra. Tomara.
Pois na última sexta-feira, 23, a PF estourou mais um reduto de corrupção envolvendo Rosemary Nóvoa de Noronha, responsável pelo Gabinete da Presidência em São Paulo, nomeada pelo ex-presidente Lula e mantida por Dilma Rousseff. Rose, como é conhecida entre seus parceiros de falcatrua, teria sido, durante 12 anos, assessora de José Dirceu. Aliás, foi para ele que ela ligou quando a PF chegou em seu escritório.
Com ela, foram presos o Diretor de Infraestrutura da ANAC, Rubens Carlos Vieira e seu irmão Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas.
Todos estão envolvidos em atos de corrupção com pagamento de propinas, falsificação de documentos, recebimento de vantagens, incluindo cirurgia plástica, cruzeiro com direito a show com dupla sertaneja, etc.Aliás, os irmãos Vieira são conhecidos nos meios palacianos como "os bebês de Rosemary".

Advocacia Geral da União
Flagrado pela Operação Porto Seguro, José Weber Holanda Alves, adjunto de Luis Inácio Adams na AGU, tem um histórico nada recomendável e que teve início quando ele era procurador-geral do INSS e assumiu a chefia da Procuradoria-Geral Federal. Suspeito de irregularidades quando estava no INSS, Weber foi demitido em 2003. A partir daí, passou a alcançar posições destacadas na AGU, graças ao apoio de Luis Adams.
Em 2009, Adams queria que Weber fosse nomeado adjunto, o que foi negado pela então chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela não admitiu nomear Weber por conta do histórico de irregularidades no INSS. Quando Dilma saiu para concorrer, Adams conseguiu nomear o amigo Weber com o aval da nova ministra Erenice Guerra.
Confesso que fico impressionado como eles se juntam e acabam se ajudando mutuamente.
Do episódio, pode sobrar algo positivo. Preferido da presidente para o cargo de ministro do STF, Luis Adams, que é gaúcho, parece que está vendo suas chances acabarem, diante das denúncias envolvendo o companheiro.

Aqui, também?

Confiança zero
Destacado pelo ex-secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque por ser merecedor de “confiança zero” como diretor do DAER, o arquiteto José Francisco Thormann, esteve na Suíça entre os dias 18 e 21 de junho. Detalhe: todas as despesas, incluindo passagens, alimentação e hospedagem, foram pagas pela Geobrugg AG.
Nada demais, não fosse o fato da empresa ter sido subcontratada pela vencedora da licitação para obras na Rota do Sol. O DAER, sob o comando de Thormann, foi o licitante do contrato que tem valor de R$ 14,6 milhões.
O roteiro, por oferecimento da empresa, incluiu Lisboa e Suíça, numa viagem que aconteceu entre 17 e 27 de junho.
Apenas para lembrar, o Código de Conduta da Alta Administração Estadual tem, entre suas regras, a proibição de “receber quaisquer vantagens, tais como transporte, hospedagem e outros favores de particulares que sejam titulares de interesse presente ou futuro em decisão governamental na área do favorecido”.
Thormann justificou afirmando que, nos quatro dias de visita, “conheceu as instalações da empresa e a tecnologia para contenção de quedas de barreiras”.

Fatos como os relatados acima e que estão em todos os noticiários de hoje, mostram um lado do Brasil que, sinceramente, eu não gostaria de conhecer. Lamentavelmente, só conheço pelo fato de que este lado existe. Procurando bem, vamos descobrir que os governos, principalmente o federal, está minado de corruptos e vigaristas que se aproveitam dos cargos que ocupam para proveito próprio. E o pior é que, analisando com um certo cuidado, vamos descobrindo que tudo faz parte de uma grande quadrilha cujos integrantes são, invariavelmente, os mesmos. Há sempre uma ligação profunda entre eles. Pobre Brasil.
Machado Filho

Futebol na história
26.11 (1922) – Lara, do Grêmio, é primeiro goleiro brasileiro que chuta um pênalti, contra Meirelles, do Guarani de Alegrete, que defende.
26.11 (2005) – Com sete jogadores, pênalti defendido por Galatto e gol de Anderson, Grêmio vence Náutico do Recife (que também desperdiçou outro pênalti) nos Aflitos por 1x0 e ganha campeonato brasileiro da série B.
26.11 (2006) – Com um minuto e 49 segundos de seu primeiro jogo no time principal do Inter, Alexandre Pato faz primeiro gol em 4x1 sobre Palmeiras em São Paulo.
26.11 (2008) – Inter com dez jogadores desde os 25 minutos do primeiro tempo vence por 1x0 Estudiantes, invicto 43 jogos em La Plata, primeiro jogo das finais da Copa sul-americana.
Pesquisa Claudio Dienstmann

Porto Alegre já tem pôster para Copa do Mundo
Lançamento aconteceu nesse domingo, no estádio Beira-Rio
Foi lançado o pôster que vai divulgar Porto Alegre como cidade-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O evento aconteceu no Estádio Beira-Rio, durante o jogo entre Internacional x Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores das duas equipes e 44 crianças do projeto Criança Colorada entraram em campo com uma camiseta com a imagem vencedora. Além disso, no gramado também havia uma lona com o desenho do pôster para que todos que estavam no Estádio pudessem ver a imagem que vai representar a Capital em 2014.
O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, participou do evento, juntamente com o secretário adjunto da Copa, José Mocellin, e destacou a importância do lançamento para que Porto Alegre tenha  visibilidade enquanto cidade sede da Copa. “Esta é a imagem que vai divulgar Porto Alegre para o Brasil e para o mundo. Agora estamos definitivamente na Copa”, afirmou o secretário.
Mauricio Pamplona, autor do desenho vencedor, também esteve presente. Ele contou como foi a criação da arte. “Eu quis mostrar, através do pontapé inicial, a chegada da copa na cidade. As cores verde, amarela e vermelha representam o desenvolvimento das áreas tecnológica, cultural e econômica e o Gasômetro é o cartão postal de Porto Alegre”, explicou. Ele ainda comentou que se sente muito feliz por ter seu trabalho fazendo parte da história de Porto Alegre.
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Miss Brasil será embaixadora da Copa
Gabriela Markus, Miss Brasil, receberá do prefeito José Fortunati a nomeação de embaixadora de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. A cerimônia será nesta segunda-feira, dia 26, às 17h, no Paço Municipal.
Gabi, gaúcha de Teutônia, 24 anos, estudante do oitavo semestre de  engenharia de alimentos da UFRGS, teve que trancar a faculdade em função de seus compromissos de Miss Brasil. Eleita dia 29 de setembro em Fortaleza, ela concorre ao título de Miss Universo a 19 de dezembro em Las Vegas. 
Já são embaixadores de Porto Alegre na Copa o técnico Mano Menezes, o árbitro Carlos Eugênio Simon, e ex-jogadores e jogadores como Lúcio, Taffarel, Alcindo, Valdomiro, Batista.

Escândalo


Operação Porto Seguro:
Senado pode convocar Ministro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encabeça a lista de possíveis convocados pelo Senado para prestar esclarecimentos sobre o esquema de uma organização criminosa infiltrada em órgãos públicos, revelado pela Operação Porto Seguro, da Polícia FederalTambém fazem parte da relação de eventuais convocados o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e a ex-chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Nóvoa Noronha, demitida no sábado, 24, por ordem da presidente Dilama Ropusseff.
Nesta segunda-feira, 26, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) irá protocolar na Comissão de Constituição e Justiça pedido para convocar Cardozo. Simon argumenta que o ministro deve detalhar a operação da PF e explicar medidas do governo na área. “O ministro ou outra pessoa que a presidente Dilma Rousseff quiser deve falar sobre as providências que foram tomadas e as mudanças que serão feitas nesse setor”, afirmou o senador. “O ministro, aliás, deveria se oferecer para falar”, ressaltou. A assessoria do Ministério da Justiça destacou que Cardozo só irá ao Congresso se for convocado.
Simon avalia que o escândalo no escritório da Presidência em São Paulo é “grave demais”, pois ocorreu na “alma do governo”. Ele diz, no entanto, que o Congresso não tem condições no momento de propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso. “Seria muita coragem e cara de pau (do Congresso) pedir CPI depois do vexame da comissão do Cachoeira”, disse Simon, referindo-se ao relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI criada para investigar os negócios do contraventor Carlos Augusto Ramos, que pediu o indiciamento de adversários do governo e deixou de fora aliados envolvidos com o bicheiro. “E depois, nesse caso do Gabinete da Presidência em São Paulo, o governo já tomou medidas a médio prazo, como a demissão de pessoas indiciadas. Vamos deixá-lo agir.” (VEJA online)


Parada Livre levou multidão ao Parque
Evento teve como tema “Não há vida sem liberdade e sem prazer”
O domingo ensolarado contribuiu para que a 16ª Parada Livre de Porto Alegre fosse um verdadeiro sucesso. O evento, teve como tema “Não há vida sem liberdade e sem prazer”, começou bem antes das 14h, no Parque Farroupilha, com o desfile de travestis, transformistas e grande público simpatizante vestindo roupas com as cores do arco íris.  Até as 17 horas quando começou o tradicional desfile dos carros houve apresentação de mais de 20 atrações no palco que recebeu, ainda, autoridades, federais, estaduais e municipais.
A desembargadora Maria Berenice Dias foi a primeira a saudar o público, enfatizando que não dá mais para falar que não se faz nada, porque o Rio Grande do Sul faz, a Ordem dos Advogados do Brasil criou a Comissão de Diversidade Sexual que já colheu 1,4 milhão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional em apoio ao Estatuto da Diversidade Sexual, um Projeto de Lei de iniciativa popular. O objetivo é defender a igualdade e a conquista de direitos para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).
Em nome da Prefeitura de Porto Alegre falou Mário Morocini Azambuja Junior, coordenador de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), lembrando que há 12 anos a Administração Municipal reconhece e apoia o papel e a força do Movimento GLTB.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou neste domingo, 25, durante a 16ª Parada Livre na Redenção, projeto que tem como objetivo promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais entre homens que fazem sexo com homens. Um estande montado no Parque Farroupilha, das 14h às 20h, ofereceu informações sobre a campanha, inclusive com a exposição das peças do projeto, como cartazes, folders, adesivos e dispenser de preservativo.