terça-feira, 27 de novembro de 2012


Dunamis lança o primeiro  Merlot Branco
Com uvas Merlot cultivadas na Campanha Gaúcha, o novo lançamento da Dunamis foi vinificado em branco. É o primeiro rótulo branco varietal do país elaborado com 100% de uva tinta.
O único vinho Merlot Branco do Brasil é o novo lançamento da Dunamis Vinhos e Vinhedos. A novidade tem a marca da inovação que caracteriza a Dunamis, que completou dois anos nesta segunda-feira (26). Embora seja inusitada, a elaboração de um vinho branco com uva tinta é simples: basta não utilizar a casca tinta da uva, vinificando apenas a polpa branca. O Dunamis Merlot Branco, lançado nesta segunda em Porto Alegre, complementa a coleção “Shall We Dance?”, a linha de vinhos varietais da Dunamis que convidam para dançar. “O frescor, a leveza e a brasilidade são os principais elementos desta linha”, define o diretor-executivo da empresa Júlio César Kunz. Segundo ele, os vinhos “Shall We Dance?” buscam a melhor expressão da natureza nos terroirs da Dunamis, da cultura colorida do Brasil nos seus rótulos e a alegria do brasileiro no jeito descontraído de consumo. Além da tradicional Merlot, a coleção conta com as variedades Cabernet Franc e Pinot Grigio, pouco cultivadas em solo brasileiro.
Júlio Kunz revela que a opção por vinificar em branco uma variedade tinta (Merlot) segue a postura de oferecer oportunidades de descobertas ao público. “Também procuramos uma expressão completamente diferente desta variedade, acompanhando a balada da coleção “Shall We Dance?”, mostrando a todos que ainda há muito a ser descoberto no mundo do vinho, especialmente no Brasil”, afirma. Agora, o consumidor pode comparar os dois vinhos Dunamis “Shall We Dance?” com a uva Merlot, percebendo as diferenças entre uma vinificação tradicional em tinto e a alternativa, em branco. O proprietário da Dunamis, José Antônio Peterle, acrescenta que para seguir a filosofia de simplificar o momento de consumo dos vinhos, o preço será convidativo: R$ 39,90. Foram elaboradas apenas 4 mil garrafas do produto. 

Escândalo


Operação Porto Seguro
Governo tenta blindar depoimentos
Parlamentares decidiram por acordo nesta terça-feira convidar para prestar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro no Senado os ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e José Eduardo Cardozo (Justiça) e os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, e da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.
O governo tem especial preocupação sobre o potencial explosivo de depoimentos de membros da administração federal envolvidos na Operação Porto Seguro. Não seria, portanto, interessante expor o braço direito de Adams na AGU, José Weber Holanda, muito menos a ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary de Noronha.
Pelo acordo, serão ouvidos na Comissão de Meio Ambiente Adams e Andreus, enquanto Guaranys deverá prestar esclarecimentos à Comissão de Infraestrutura Aeroportuária. Já o requerimento que convida Cardozo ao Senado deverá ainda ser votado, nesta quarta-feira, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Não foram definidas as datas para os depoimentos.


UTI do Hospital Parque Belém
Fortunati destacou parceria entre o Hospital e a Prefeitura
Uma ampla reforma promoveu a qualificação de 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Parque Belém. A entrega oficial do novo espaço foi realizada durante cerimônia na manhã desta terça-feira, 27. A solenidade contou com a participação do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, do presidente do hospital, Luiz Augusto Pereira, de vereadores e profissionais de saúde. (fotos)
Os leitos para a UTI se somam aos 35 leitos para internação clínica entregues em junho deste ano, completando 55 destinados ao hospital pelo Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Este espaço faz parte de uma parceria entre o hospital, a prefeitura e a cidade. São leitos qualificados para atender pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos”, afirmou Fortunati
Com um total de 235 leitos, atendendo 90% pelo SUS, o Parque Belém passa por reforma para reabrir a emergência em no máximo 60 dias. “Estamos trabalhando nesta parceria com a prefeitura, que viabilizou esta reforma, alugou equipamentos para UTI , enquanto não chegam os definitivos e juntos ampliamos os serviços de média e alta complexidade na capital”, destacou o diretor-técnico Geraldo Jotz.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA



Para comentar no blog
Alguns leitores estão reclamando que encontram dificuldades para comentar as matérias publicadas. Fui dar uma olhada, falei com o pessoal do suporte técnico e verificamos todas as possibilidades que possam facilitar a publicação de comentários. Então, quem desejar comentar o que está publicado no blog, basta clicar em “nenhum comentário”, logo abaixo da matéria e postar a sua opinião. O comentário será encaminhado para a editoria que liberará a publicação. Combinados?
Ficamos aguardando a participação de todos pois os comentários servem para que a gente fique sabendo a opinião dos leitores sobre o trabalho que estamos realizando.
Grande abraço!
Machado Filho

Futebol na história
27.11 (1949) – Grêmio viaja pelo avião Queen of the Skies e começa a sua primeira excursão à América Central com 2x1 sobre seleção olímpica da Guatemala: serão nove jogos, oito vitórias, um empate.
27.11 (1968) – Primeira vitória do Inter no Maracanã, 1x0 Fluminense, gol de Dorinho.
Pesquisa Claudio Dienstmann

Bom Dia!
A temperatura agradável de ontem, dará lugar a um calor muito forte nesta terça-feira. Pelo menos é o que indicam os entendidos, ou seja, os homens do tempo. Se bem que existem muitas mulheres, também, trabalhando nos serviços de meteorologia. Como estamos quase em dezembro, o calor anunciado deve ser encarado como uma coisa normal para a época, não?
Anormal, no meu entender, é o que está ocorrendo em relação à exoneração do diretor-geral do DAER, José Francisco Thormann. Ontem foi denunciado por ZH, que o diretor viajou para a Suíça com despesas (passagens, hospedagem e alimentação) pagas por uma empresa que presta serviço em obra rodoviária do Estado. Também foi dito pela reportagem, que Thormann é procurador de uma empresa de consultoria financeira, o que é proibido pelo Estatuto do Servidor Público do estado.
Escalado pelo governador para explicar a exoneração, o secretário de Infraestrutura, Caleb de Oliveira, disse que as denúncias tem um peso razoável e que o governador entendeu ser preferível demitir o diretor para que o processo de defesa não prejudicasse o trabalho da autarquia.
Até aí, tudo bem. O que não consigo entender é o fato de que, como diretor-geral do DAER, José Thorman só poderia viajar com autorização expressa do governador e do Chefe da Casa Civil, o que efetivamente foi feito. Daí, se houve autorização, tudo deve ter sido considerado normal na viagem, caso contrário não teria sido autorizada a saída do diretor. Ou seja, Thormann viajou, com despesas pagas por uma empresa que presta serviços ao estado, devidamente autorizado pelo governador. E, por ter viajado nestas condições, foi exonerado pelo governador do Estado. Dá pra entender? O governo diz que sim e justifica a demissão pelo fato do ex-diretor ser procurador de uma empresa de consultoria.
Como ninguém admite ir para o fundo do poço sozinho, Thormann já declarou que vai processar o ex-secretário Beto Albuquerque que, segundo ele, viajou em idênticas condições para os estados Unidos, isto é, com despesas pagas por empresa privada.
Acho que a coisa não vai parar por aí, mas, como se diz lá em São Gabriel, é briga de cachorro grande onde guaipeca não se mete.
A música de hoje é uma homenagem a todos os fãs do grande Fred Mercury. Uma apresentação especial do grupo Queens em que ele canta Friends Will Be Friends. Espero, sinceramente, que gostem e que todos tenham um Bom Dia!


Escândalo


Filha de Rose será exonerada de cargo na Anac
Mirelle Nóvoa atua em área de ex-diretor preso em operação da PF.
Rosemary era chefe de escritório da Presidência em SP e foi indiciada na Operação Porto Seguro.
A filha da ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, Mirelle Nóvoa Noronha Oshiro, será exonerada nesta terça-feira (27) do cargo comissionado de assessora técnica na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Rosemary foi demitida do cargo após ter sido indiciada pela Polícia Federal em razão da operação Porto Seguro, que apura um esquema de fraudes em pareceres técnicos de órgãos públicos com a finalidade de beneficiar empresas privadas.
A Anac informou no final da tarde desta segunda que a exoneração, a pedido da servidora, será publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União".
Mirelle está na agência desde dezembro de 2010 e atua na diretoria de Infraestrutura Aeroportuária, cujo diretor era Rubens Vieira, preso na mesma operação da PF e afastado do cargo. 
Segundo o Portal da Transparência do governo, a remuneração mensal bruta de Mirelle em setembro deste ano foi de R$ 8.625,61.
A mãe de Mirelle, Rosemary, foi indiciada por suspeita de participar de um esquema de fraude em pareceres técnicos de órgãos públicos.
Considerada "peça chave" do esquema pela Polícia Federal, Rosemary Noronha foi nomeada para o cargo em 2003, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cuidava da agenda dele em São Paulo. Rosemary Noronha foi mantida no cargo pela presidente Dilma Rousseff.

Saúde


Exercícios atenuam sintomas de Parkinson e Alzheimer
Novas pesquisas mostram que atividades físicas são fundamentais para reduzir a gravidade dessas doenças neurodegenerativas.
Duas pesquisas apresentadas no encontro anual da Sociedade Norte-americana de Radiologia, que acontece até esta sexta-feira em Chicago, nos Estados Unidos, revelaram de que forma um estilo de vida saudável, especialmente com a prática frequente de atividade física, pode surtir efeitos positivos sobre doenças neurodegenerativas. Segundo os trabalhos, exercitar-se atenua os sintomas de doenças como a de Alzheimer e a de Parkinson e, assim, melhora a qualidade de vida das pessoas que sofrem de alguma dessas condições.
Uma das pesquisas, desenvolvida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acompanhou, por 20 anos, 876 idosos com mais de 78 anos de idade. Os autores descobriram que um estilo de vida ativo, com a prática regular de exercícios aeróbicos, está associado a um maior volume da massa cinzenta do cérebro, inclusive entre pacientes com comprometimento cognitivo leve ou Alzheimer. Essa região cerebral está envolvida na cognição e o seu encolhimento é associado a piores quadros de doenças mentais. Portanto, concluíram os autores, o exercício, principalmente aqueles que promovem um maior gasto de energia, pode reduzir a gravidade da demência.
O segundo estudo foi feito na Clínica Cleveland, nos Estados Unidos. O trabalho revelou que os exercícios também podem ser fundamentais para uma pessoa que sofre da doença de Parkinson. De acordo com os resultados dessa nova pesquisa, andar de bicicleta, um exercício que promove grande oxigenação do cérebro, melhora a comunicação entre diferentes regiões cerebrais e atenua os sintomas dessa condição, que incluem tremores, lentidão de movimentos e rigidez muscular. Além disso, mostraram os pesquisadores, quanto mais intensa for essa atividade — ou seja, quanto mais rápida a pedalada — maior o benefício. Eles chegaram a essa conclusão após observar o efeito desse exercício em 26 pacientes com mais de 50 anos de idade que sofriam da doença de Parkinson.
Os autores de ambos os estudos se mostraram entusiasmados com os resultados, mas destacaram a importância de novas pesquisas para aprofundar os achados. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo sobre a doença de Parkinson querem saber, por exemplo, se outras atividades além de andar de bicicleta, como natação, também são capazes de surtir o mesmo efeito positivo.