quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


A cidade inteligente
José Fortunati*

No Brasil foram poucos os líderes políticos que compreenderam que o verdadeiro reconhecimento não está somente no trabalho realizado, mas também naquilo que se espera e projeta para o futuro e no legado de transformações na vida pessoas.
No Rio de Janeiro, o melhor exemplo é a reforma urbana realizada por Pereira Passos, que ainda hoje influencia a vida dos cariocas, mais de um século depois da realização de tais intervenções.
As cidades inteligentes são aquelas que conseguem compreender esses Desafios e lançam mão de todas as ferramentas que os avanços tecnológicos permitem, tornando-se mais eficientes e prestando melhores serviços ao cidadão.
Foi com esse pensamento que criamos o projeto Cidade Cognitiva, cujo objetivo é simular os impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo, onde a população porto-alegrense participa ativa e diretamente na definição das prioridades para a gestão municipal. E por esse trabalho Porto Alegre acabou de conquistar o reconhecimento de Cidade Inteligente, título conferido no evento Smarter Cities Challenge Summit, promovido pela IBM.
O conceito cidade inteligente é amplo e individual. Resolver o problema de mobilidade urbana no caos do trânsito das grandes metrópoles, por exemplo, tem o mesmo peso das ações inovadoras adotadas por um município cuja prioridade seja a Produção de alimentos. O que importa é que as ações promovam transformações na vida das pessoas e na sua forma de dialogar com a cidade. Cidade pioneira na adoção do Orçamento Participativo, Porto Alegre agora precisa avançar na busca do aperfeiçoamento democrático da aplicação dos recursos públicos.
Uma via de acesso capaz de suprir a demanda do trânsito, hoje, pode significar desperdício de dinheiro se houver a saturação precoce dessa obra. A realização de intervenções urbanas pontuais, para resolver problemas imediatos, acaba transformando as cidades numa imensa colcha de retalhos, sem nunca conseguir cobrir os pés.
O projeto Cidade Cognitiva, que contará com o desenvolvimento de um software executado por técnicos vindos da matriz daquela empresa americana para Porto Alegre, será a primeira iniciativa de planejamento do futuro de uma capital envolvendo tecnologia e participação popular.
Uma cidade inteligente exige um espírito de Estado e não de governo. Os desafios impostos aos municípios brasileiros em curto prazo são enormes, mas cada prefeito tem o dever de olhar para além de sua gestão, planejando e preparando as cidades para um futuro de desenvolvimento e sustentabilidade.
Esperamos que o Cidade Cognitiva seja um embrião de uma ferramenta que auxilie os gestores municipais nessa difícil, mas fundamental tarefa. Governar no presente, com olhos no futuro.
*Prefeito de Porto Alegre
  • Artigo publicado no jornal O Globo em 13.12.12

ROYALTIES

Dilma diz que 'não tem mais o que fazer'

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (13) que "não tem mais o que fazer" para impedir que o Congresso derrube seu veto às mudanças na divisão dos royalties do petróleo.
Em visita oficial a Rússia, ela disse que o Congresso é autônomo e poderá tomar a decisão que quiser.
Se o veto for derrubado, o Planalto sofrerá forte derrota política e os Estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, perderão receita nos próximos anos.
"Eu já fiz todos os pleitos. O maior é vetar. Eu não tenho mais o que fazer. Não tem nenhum gesto mais forte do que o veto. Eu não vou impedir que ninguém vote de acordo com sua consciência", afirmou.
"Nós vivemos numa democracia em que existem o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Poder Legislativo é autônomo, independente e tem todas as condições de decidir contra a minha decisão."
Apesar do tom pessimista, a presidente voltou a defender o veto às mudanças que prejudicariam os Estados produtores em contratos de exploração de petróleo que já estão em vigor.
"Eu acredito que minha decisão foi justa diante da legislação. A legislação diz claramente que não pode descumprir contratos."
A presidente negou que a possível derrota do Planalto abra uma crise na relação do governo com o Congresso.
"Eu acho que vocês adoram muito a palavra crise. Em tudo vocês vêem crise. Não tem crise. O funcionamento da democracia é assim. Então nós temos que nos acostumar com ele", disse aos jornalistas.
"Eu sou de uma época, eu era bem mais nova, em que tudo no Brasil virava crise. Mas um tipo de crise bem mais grave do que hoje. A gente ia para a cadeia", disse.
"Nós somos um país democrático. Nada disso num país como o nosso pode resultar em crise. Isso é o funcionamento da democracia", encerrou.(Com Folha online)


Aeronautas entram em greve

Sem avanço nas negociações entre empresas e trabalhadores, os aeronautas decidiram entrar em greve nesta quinta-feira, 13. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na segunda-feira, 10. 
Os aeronautas, categoria que reúne pilotos e comissários,  ainda vão decidir como operacionalizara greve, se parte da categoria irá trabalhar ou não.
O objetivo da greve é pressionar as companhias aéreas por melhores salários e condições de trabalho. Os aeronautas e aeroviários lutam por aumento real, enquanto as companhias oferecem índices iguais ou abaixo da inflação, conforme a faixa salarial.
Os trabalhadores também lutam para que as empresas comprometam-se em cumprir a regulamentação profissional, querem novos pisos e reclamam da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e da fadiga, que amplia os riscos de acidentes aéreos.
Protesto
Em reunião com as empresas aéreas, nesta quarta-feira, 12, não houve avanço nas negociações. Nos aeroportos, além da greve dos aeronautas, haverá protesto de aeroviários em apoio ao movimento,  às 16 horas.
Os protestos serão feitos nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba) e Recife. Os aposentados e pensionistas do Aerus, antigos trabalhadores da Varig e Transbrasil, também participarão dos protestos, na luta para que a União garanta a integralização de seus benefícios.
Hoje às 13 horas, também serão realizadas assembleias de aeronautas, em São Paulo e Rio de Janeiro. Nelas, será decidida a deflagração da greve.(Agência Estado)


Bom Dia!
Salve Gonzagão!
Meu pai sempre foi um apreciador das coisas brasileiras, principalmente aquelas que vinham carregadas de simplicidade. Militar, homem criado na luta contra as adversidades, meu pai sabia encontrar a beleza na intimidade das coisas mais simples. Foi assim com a música. Desde criança, nos acostumamos a ouvir a boa música brasileira, na maioria das vezes através dos programas de rádio que ele escutava normalmente e, mais tarde, nos discos de 78 rotações. Foi acompanhando meu pai que aprendi a ouvir, como o Brasil inteiro ouviu, Luiz Gonzaga, o Rei do baião.
Durante muitos anos, com sua sanfona branca, Gonzaga cruzou o Brasil levando alegria, principalmente às plateias mais humildes. Ele encantava com sua maneira especial de interpretar e suas roupas de couro, tão tradicionais entre os nordestinos. Gonzagão  levava ao povo brasileiro toda a arte do nordeste em sua forma mais plural.
Hoje, Luiz Gonzaga, que nasceu na cidade de Exu, estaria completando 100 anos. Nos deixou, em agosto de 1989, aos 77 anos. Mas deixou um acervo musical que haverá de sobreviver a muitos cem anos. Nele, algumas de suas principais composições em parceria com Humberto Teixeira, um letrista que deu vida ao baião através de uma poesia inconfundível. Juntos, Gonzaga e Teixeira cantaram a vida nordestina como ninguém.
Neste dia 13 de dezembro, quando o Brasil lembra os cem anos de Luiz Gonzaga, me veio á lembrança a figura do meu pai, sentado ao lado do rádio ouvindo programas da Rádio Nacional e se deliciando com os acordes da sanfona branca. Então, em homenagem ás lembranças que ficaram da minha infância, graças ao ouvido sensível do meu pai, recordo um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga. Uma das musicas imortais compostas por ele e Humberto Teixeira, Asa Branca nos mostra todo o talento deste também imortal “cabra arretado da moléstia”. Fiquem com Gonzagão e tenham todos um Bom Dia!



Perigo para mulheres fumantes
Cigarro pode triplicar o risco de morte súbita cardíaca entre elas. A boa notícia é que abandonar o hábito pode reduzir de forma significativa ou até eliminar essa probabilidade.
Fumar pode triplicar o risco de uma mulher sofrer uma morte súbita cardíaca — e quanto mais tempo dura o vício e mais cigarros são consumidos ao dia, maiores são essas chances, concluiu um novo estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A pesquisa, por outro lado, também mostrou que abandonar o hábito pode reduzir de forma significativa ou até eliminar essa probabilidade.
A morte súbita cardíaca ocorre de maneira repentina, geralmente em decorrência de uma arritmia cardíaca, que é uma sequência de batimentos irregulares, ou muito rápidos, ou muito lentos. O problema pode levar a um fraco desempenho do coração e, consequentemente, a uma fraca circulação sanguínea, falta de sangue no cérebro e perda de consciência.
O trabalho, publicado nesta terça-feira no periódico Circulation: Arrhythmia and Electrophysiology, da Associação Americana do Coração, acompanhou 101.018 mulheres ao longo de trinta anos. Durante esse período, 351 participantes sofreram morte súbita cardíaca. De acordo com os resultados, cada cinco anos de tabagismo eleva em 8% o risco de uma mulher sofrer uma morte súbita cardíaca — aquelas que fumavam há mais de 35 anos foram, no geral, 2,5 vezes mais propensas a apresentar o problema do que as participantes que não fumavam. 
Além disso, mostrou o estudo, as fumantes que consumiam ao menos 25 cigarros por dia tiveram uma chance três vezes maior de ter o problema em relação às não fumantes. Mesmo as mulheres que fumavam menos — até 14 cigarros por dia — também apresentaram um risco duas vezes maior de morte súbita cardíaca.
Doença determinante — A pesquisa ainda mostrou que parar de fumar tem um efeito significativo e imediato na redução desse risco entre mulheres que ainda têm o coração saudável. Abandonar o vício também beneficia aquelas que já sofrem alguma doença cardíaca, mas o efeito positivo leva mais tempo para ocorrer. A mesma redução do risco que ocorre entre mulheres saudáveis cinco anos após abandonarem o cigarro, por exemplo, leva entre 15 e 20 anos para ser observada entre aquelas que já tinham o coração prejudicado quando deixaram o vício.
Para Roopinder Sandhu, pesquisadora do Hospital Brigham and Women, da Universidade Harvard, e coordenadora do estudo, uma possível explicação para isso está no fato de que a nicotina surte efeitos tanto a longo quanto a curto prazo sobre o coração. A substância, por exemplo, age de forma imediata sobre a desregulação dos batimentos cardíacos, mas também prejudica o tecido cardíaco aos poucos, quadro que persiste por muito mais tempo. "O tabagismo é um importante fator de risco modificável para morte súbita cardíaca para mulheres com e sem doença cardíaca. Por isso, as fumantes não devem esperar até o desenvolvimento dessa condição para abandonar o vício”, diz Sandhu. (Com Veja online)


Justiça desaprova contas de Haddad
O juiz da 6ª Zona Eleitoral, Paulo Furtado de Oliveira Filho, desaprovou a prestação de contas apresentadas pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Segundo ele, as contas da campanha do petista são "inconsistentes".
Oliveira Filho afirma em sua decisão que "as irregularidades são graves, impedindo a verificação da origem dos recursos arrecadados para quitação de todas as despesas assumidas pelo candidato". O partido informou que vai recorrer da decisão.
O prefeito eleito terminou sua campanha com uma dívida de R$ 26 milhões, segundo dados entregues pelo candidato à Justiça Eleitoral. Ele informou ter arrecadado R$ 42 milhões e ter tido despesas de R$ 68 milhões.
Para o juiz, há irregularidade na contratação, no valor de R$ 4,6 milhões, de empresa que forneceu carros de som e material publicitário para a campanha. A empresa, diz ele, forneceu carros de som e material publicitário em volume muito acima a sua capacidade de estocagem, pois está instalada em imóvel de pequeno porte, além de o candidato ter locado veículos de som no mesmo valor com empresa diversa.
Oliveira Filho afirma que esse fato permite "a conclusão de que se trata da mesma despesa paga em duplicidade, já que nos autos não há menção a quais veículos dirigiu-
se a contratação da outra empresa
 Outra irregularidade apontada pelo juiz diz respeito à contratação de uma empresa que recebeu, ao longo do período eleitoral, 30% do contratado e, na véspera do segundo turno, emitiu 21 notas fiscais sequenciais no valor de R$ 1 milhão cada. "Dívida assumida pelo Diretório Municipal do PT, para pagamento futuro. Trata-se da maior contratação de despesa do candidato, certamente a mais relevante, porém não foi juntada aos autos a planilha contendo a descrição dos serviços, como previsto em contrato", afirma Oliveira Filho em sua decisão.
O diretório municipal da sigla também teve contas desaprovadas. O magistrado apontou como irregular a ausência de declaração de uma doação de R$ 132 mil.
O diretório alegou que a doação teria sido feita à esfera nacional do partido, mas os demonstrativos requisitados pelo juízo confirmaram a omissão de receita, que representa 11,12% do valor total arrecadado.
Outro lado
Em nota, a coordenação da campanha de Haddad afirmou que irá apresentar recurso no prazo legal de três dias úteis, com documentação suplementar para comprovar a efetiva prestação dos serviços das empresas que tiveram doações apontadas como irregulares pelo juiz. (Folha online)

Inter confirma Dunga como técnico
Dunga está de volta ao Internacional, mas agora como técnico.
Nesta quarta-feira, a diretoria do clube gaúcho anunciou a contratação do treinador, que comandará a equipe na próxima temporada após uma demorada negociação. O capitão da seleção brasileira na conquista do título da Copa do Mundo de 1994 será apresentado oficialmente às 17 horas desta quarta, em um hotel de Porto Alegre.
Os detalhes do contrato firmado com Dunga não foram relevados. A diretoria do clube gaúcho também explicou que, além do novo treinador, será apresentada, no final da tarde desta quarta-feira, o restante da comissão do Inter para a próxima temporada pelo presidente Giovanni Luigi.
A contratação de Dunga confirma a recente aposta da diretoria do Inter em ídolos históricos para comandar o time. Nos últimos anos, a equipe foi dirigida por Falcão, considerado o principal jogador da história do clube gaúcho, e Fernandão, que atuou pelo time em alguns dos principais títulos recentes da equipe.
No comando do Inter, Dunga vai encerrar um longo período de afastamento do futebol. O treinador não dirigiu nenhuma outra equipe desde a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Em quatro anos, ele faturou os títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009, mas fracassou no Mundial da África do Sul.
Dunga iniciou a sua carreira como jogador profissional no Inter, clube que defendeu entre 1983 e 1984. Depois, passou por Corinthians, Santos e Vasco antes de atuar no futebol europeu e asiático. Ele voltou ao Inter em 1999 e fez o gol que evitou o rebaixamento do time para a Série B. Agora, retorna como técnico ao clube onde começou a jogar.