terça-feira, 18 de dezembro de 2012


ONS admite algum risco de apagão
O presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS) Hermes Chipp, admitiu há pouco que o País precisa conviver com certo nível de risco na segurança do sistema de transmissão de energia. 
Segundo ele, apesar das melhorias que tem sido feitas, a demanda por investimento é maior do que a possibilidade de execução rápida desses procedimentos.
"É preciso haver um equilíbrio entre a segurança e o custo. As obras não podem ser feitas todas ao mesmo tempo, porque a tarifa da energia iria lá para cima. Por isso temos de correr risco em alguns lugares", completou Chipp, ao chegar ao Ministério de Minas e Energia para a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Segundo Chipp o governo já determinou uma varredura em todo o sistema para identificar os pontos mais críticos e as subestações que ofereçam mais risco de instabilidade na transmissão. De acordo com ele, após esse diagnóstico é possível que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determine até mesmo a construção de novas subestações pelas companhias.
"Se por um lado temos usinas com energia muito barata, como Belo Monte e outras que entrarão em operação, por outro esses projetos ficam muito distantes dos grandes centros, exigindo linhas de transmissão muito longas que, consequentemente tem maior risco. Essa situação é bastante diferente do que a que ocorre em outros países", completou.
De acordo com o presidente da ONS, os investimentos necessários em transmissão não serão comprometidos pela nova realidade do setor, após a renovação das concessões. Todas as transmissoras afetadas aceitaram a proposta do governo e prorrogaram seus contratos por mais 30 anos.
(Agência Estado)
Bebidas liberadas na Copa

Os deputados gaúchos aprovaram, nesta terça-feira, 18, , a liberação da comercialização de bebida alcoólica no Estádio Beira Rio durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. Como existe lei específica sobre o assunto no RS, proibindo a venda de bebidas nos estádios, os deputados tiveram que criar uma alternativa aprovando a liberação, em caráter excepcional e temporário, de comercialização de bebidas alcoólicas em dias de jogos da Copa.

Na realidade, o que está ocorrendo, é que a FIFA tem como um de seus patrocinadores oficiais, a Budweiser, fabricante de cervejas. Seria impossível realizar o evento em Porto Alegre sem que fosse permitida a comercialização da Bud no estádio. Aliás, quando o Brasil se candidatou a ser sede da Copa do Mundo, automaticamente aceitou todos as exigências dos organizadores, inclusive a da comercialização de cerveja nos estádios onde acontecerão jogos oficiais.

Então, para quem gosta, a bebida está liberada no Beira Rio, mas só a cerveja Budweiser. Quem gostar bebe, quem não gostar, pede uma Coca Cola, que também é patrocinadora da Copa.

Coreia do Sul anuncia embargo à carne bovina brasileira

O Itamaraty informou nesta terça-feira (18) que a Coreia do Sul incluiu o Brasil na lista de países com risco para a doença da vaca louca. Isso significa a suspensão das importações daquele país de carne bovina brasileira.
Com a decisão da Coreia do Sul, são seis os países que anunciaram o embargo à carne bovina brasileira. Além dos sul-coreanos, também já haviam anunciado o embargo a Arábia Saudita, China, Japão, África do Sul e Egito.
O bloqueio por parte do Egito refere-se apenas à produção do Paraná, onde em dezembro de 2010 foi registrado caso de vaca louca, anunciado há duas semanas pelo governo brasileiro.

 



Cardozo: decisões do STF devem ser cumpridas

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta terça-feira (18) o cumprimento de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) "independente de quaisquer avaliações contrárias". 
Nesta segunda-feira, o STF determinou que os 25 condenados no julgamento do mensalão perderam os direitos políticos e, por consequência, perderão o mandato parlamentar os três deputados federais condenados no processo: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).
"As decisões do Supremo Tribunal Federal, desde que transitadas em julgado, diz a Constituição, valem como lei e tem que ser cumpridas, independente das avaliações que as pessoas possam subjetivamente fazer sobre elas", disse.
O ministro disse acreditar na separação dos poderes e preferiu se abster de comentar a decisão do STF de cassar o mandato de parlamentares condenados pelo mensalão. O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), defende que a Câmara tenha a palavra final sobre a cassação dos mandatos.

 


Ceia de Natal sobe mais que a inflação

Consumidores brasileiros terão de gastar mais neste ano para comprar os mesmos produtos da ceia de Natal.
Levantamento do economista André Braz, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostra um avanço nos preços superior à inflação no período.
A cesta com oito produtos típicos de Natal teve alta de 9,8%, ante uma inflação ao consumidor, medida pelo IPC-10/FGV, de 5,73% em 2012. Pelos cálculos do economista, caso o consumidor opte em comprar todos os itens, teria de desembolsar cerca de R$ 145.
Os vilões da ceia neste ano são: nozes (16,46%), frango especial (11,71%), avelãs (11,58%) e o Tender (9,11%). Na outra ponta, o panetone (2,09%) e as frutas cristalizadas (6,24%) tiveram as menores variações.
Como sugestões para evitar o impacto da alta nos preços, o economista recomenda que os consumidores troquem marcas líderes por outras menos conhecidas e que evitem as compras de última hora para não ter de comprar produtos maiores do que as suas necessidades.

Um salto de qualidade

José Fortunati *

O gaúcho em geral e o porto-alegrense, em particular, são extremamente exigentes, cobradores, posicionados, mas reconhecem e aderem com a mesma intensidade quando são conquistados por projetos e iniciativas que signifiquem  melhorias nas suas vidas. 

Agora mesmo registramos com entusiasmo o reconhecimento do Internacional, expresso com grandeza em anúncios na imprensa, à importância da Arena do Grêmio para elevar o futebol gaúcho a um novo patamar, ao qual  se somará em breve o Estádio Beira-Rio reformado e modernizado.  Num ambiente de posições grenalizadas, não podemos deixar de saudar  manifestações dessa natureza , embora continue a existir a histórica rivalidade que tem contribuído para as grandes vitórias do nosso futebol.  Mas, por certo, começa a se estabelecer um novo paradigma de relacionamento entre as nossas duas principais forças esportivas, mesmo que em nível dos torcedores a “flauta” contra o adversário esteja sempre presente.

Nas cidades como no esporte, as mudanças são construídas com pequenos e grandes gestos, pequenas e grandes ações. Um novo ciclo de governo se aproxima para os municípios  e, mesmo mantendo os pilares básicos do projeto iniciado em 2005, estamos propondo mudanças estruturais na Prefeitura de Porto Alegre. Pequenas e grandes modificações, todas elas focadas  em aproximar o governo da população,  promover as melhorias necessárias e atender as demandas das comunidades.

Exemplificando, se de um lado vamos buscar a agilização e a transparência dos procedimentos para os empreendedores, de outro pretendemos ampliar e reestruturar os Centros Administrativos Regionais (CARs) para que passem a funcionar, de fato, como subprefeituras, atendendo a população e prestando serviços de qualidade, no coração das 17 regiões do Orçamento Participativo.

O conjunto de projetos que estamos propondo representam, em síntese, um salto de qualidade nas relações do poder público municipal com os cidadãos. Salto de qualidade que passa pela aceitação da proposta pela Câmara de Vereadores, pelo comprometimento do nosso quadro de servidores  e pela compreensão pelos agentes políticos da importância da integração de todas as instâncias a esse renovado processo de cooperação entre a administração municipal e a sociedade de Porto Alegre.

* Prefeito de Porto Alegre

- Artigo publicado no Jornal do Comércio em 18.12.12

 


Bom Dia!
Patrimônio e Segurança
Duas questões estão no noticiário dos jornais e rádios na manhã de hoje. A primeira foi levantada pelo vereador Pedro Ruas (PSol) que quer o tombamento, pelo patrimônio Histórico, do Estádio Olímpico. 
Como se sabe, o Olímpico deverá ser implodido em março de 2013 para que a OAS, atual proprietária, construa um conjunto comercial no local. Pois o vereador quer preservar o que considera “um patrimônio esportivo”, ou seja, a OAS pode fazer o que bem entender, menos tocar na estrutura do estádio nem no gramado.
Admitindo-se que a OAS aceitasse o que o vereador quer, fica a pergunta: quem será o responsável pela manutenção do estádio após o tombamento? A prefeitura? O governo do Estado? O governo federal? Certamente que ao será a OAS, o que faz com que imaginemos que, como sempre, nosso bolso corre sérios riscos.
A outra questão, no meu entendimento muito mais séria, é a prisão de dois PMs acusados de envolvimento na morte do coronel aposentado do Exército Júlio Molinas Dias. Eles foram presos, pois a polícia concluiu que ambos tramaram um assalto á casa do coronel com a intenção de roubar 23 armas que o militar guardava em seu arsenal particular.
O que mais impressiona na notícia, é que os PMs presos pertencem ao 11º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento e pela segurança do Bairro Chácara das Pedras, onde Molinas foi morto. Se quem tem que garantir a segurança das pessoas, mata e rouba, o que vamos deixar para os assassinos e ladrões profissionais? Assim, fica difícil, muito difícil, saber o que fazer e, principalmente, a quem recorrer na hora do perigo.
Para amenizar um pouco a manhã, um vídeo sensacional do espetacular Guri de Uruguaina. Nele, a versão gaudéria do grande sucesso do PSY, Gangnam Style. Assista o divertido Ganguri Stile, com Gur Psy e tenha um Bom Dia!




Jornais de hoje
Destaques dos jornais de Porto Alegre na edição desta terça-feira (18/12/12).

STF fecha mensalão em conflito com a Câmara
Depois de 53 sessões, 25 condenados e 12 absolvidos, ministros deteerminam perda de mandato dos parlamentares, o que presidente Marco Maia vê como “ingerência”.
O julgamento do mensalão não poderia terminar sem um último mal-estar entre ministros e uma nova queda de braço. O conflito agora é com a Câmara que não aceita a derradeira decisão do STF na análise do caso que se arrastou por sete anos. (Zero Hora)

Decano cita crime de prevaricação
Sem fazer citações nominais, o decano do Supremo, Celso de Mello, criticou ontem de forma dura o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), que sinaliza que não cumprirá a determinação da Corte para perda automática dos mandatos dos três parlamentares condenados no caso do mensalão. Celso de Mello advertiu que o responsável pelo eventual descumprimento estaria sujeito a punições nas esferas penal e civil, podendo levar à condenação por prevaricação e improbidade administrativa. “Comete crime de prevaricação o agente que em ofício deixa de praticar, retarda ou frustra execução de ordem judicial”. Disse. (Correio do Povo)

30% dos portadores de cartão de crédito estão inadimplentes
O mundo moderno conta com ferramentas financeiras variadas para facilitar a vida do comprador. O cartão de crédito é a principal delas. Tem desbancado os seus concorrentes e vem ganhando destaque no mercado. No entanto, as opiniões se dividem quanto aos seus efeitos. (...) Os dados do Banco Central mostram que o cartão de crédito é o campeão de inadimplência no País. Cerca de 30% dos créditos concedidos estão em atraso. (O Sul)

Tombini diz que a inflação vai recuar em 2013
O presidente do banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta segunda-feira, que a inflação em 2013 ficará abaixo do nível verificado em 2012. Tombini afirmou que há uma série de fatores que apontam na mesma direção da visão do BC, entre elas a moderação de evolução dos salários e o crescimento do crédito em um ritmo mais modesto. (Jornal do Comércio)

Gaúchos casam mais tarde
Homens e mulheres do estado aguardam mais  para se unir em relação a anos anteriores. Eles aos 28, elas aos 26.
Os gaúchos estão trocando alianças mais tarde. A constatação faz parte das estatísticas do registro Civil 2011, divulgadas ontem pelo IBGE, que indicam que, em média, homens tem casado aos 28 anos e mulheres aos 26, no Rio Grande do Sul. (Metro)

PMs suspeitos de matar coronel aposentado são presos em Porto Alegre
Polícia encontrou no carro utilizado no crime, digitais de pelo menos duas pessoas que estariam envolvidas na morte de Júlio Miguel Molinas Dias.
A Polícia Civil prendeu, no início da manhã desta terça-feira, três pessoas, entre elas dois PMs, sob suspeita de envolvimento no assassinato do coronel reformado do Exército Júlio Miguel Molina Dias, ocorrido em 1º de novembro, em Porto Alegre. Uma quarta pessoa, que também está envolvida, acabou presa cerca de uma hora depois. Os PMs são soldados da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar – na Zona Norte da Capital – a unidade responsável pela segurança no Bairro Chácara das Pedras, onde vivia o militar.(...) Segundo a polícia, os dois PMs teriam arquitetado um assalto à casa do militar com intenção de roubar 23 armas que faziam parte do arsenal particular de Molinas. (Diário Gaúcho)



O Severino dos Pampas
Li várias vezes as declarações do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), sobre a decisão do Supremo Tribunal federal de cassar o mandato dos deputados condenados por corrupção no escândalo chamado de mensalão.
Antes de prosseguir, gostaria de contar que, quando o deputado Severino Cavalcanti era presidente da Câmara, exatamente como Marco Maia, encontrei com ele em Bagé, na fazenda de um político onde acontecia a abertura de uma safra. Um pândego, Severino provocava risos de todos os presentes com suas tiradas nordestinas e seu discurso inconsequente. Durou pouco tempo, até que foi pego cobrando pedágio do ecônomo do bar da Câmara.
Marco Maia, que certa feita deixou o Brasil para levar o filho para assistir a um jogo na Espanha, se não estou enganado, com tudo pago pelo contribuinte, sem pedir licença, ou seja, sem prejuízo de seu salário, disse que não vai acatar a decisão do STF e, o que é pior, ameaçou o Supremo afirmando que alguns projetos que vão contra, segundo ele, os interesses do STF, poderão tramitar mais rapidamente na Câmara. Na opinião do petista, todos os deputados devem rezar por sua cartilha, ou seja, deverão obedecer o que ele determinar, consagrando o corporativismo político.
O esclarecido intelectual e profundo conhecedor das leis, representante do Partido dos Trabalhadores, em sua tentativa de retaliar o STF, referindo-se ao voto do ministro Celso de Mello, declarou: “Acho que o ministro falou em um clima de emoção, talvez pelo momento que está vivendo, pela sua doença e por ser um julgamento tão tenso que ele está realizando. Não acho que nenhum ministro do STF teria a pretensão de ameaçar o presidente da Câmara dos Deputados”, disse.  Só o deputado petista, na opinião dele, pode ter a pretensão de ameaçar o Supremo Tribunal Federal. Não se convenceu de que a impunidade, sob cujo manto muitos prosperaram nos últimos anos, acabou com o julgamento do mensalão.
Depois de ler as declarações de Marco Maia, e analisar suas bravatas, não tive mais dúvidas. Juntei os dois momentos, o de Bagé e o de hoje e conclui que Marco Maia é, sem qualquer dúvida, o Severino dos Pampas.
Machado Filho