terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Revitalização do Cais deve começar em março
A primeira fase das obras de revitalização do Cais Mauá deve começar em março deste ano e a previsão é que os 12 armazéns e o prédio da Superintendência de Portos Hidrovias estejam prontos antes da Copa do Mundo, para que o espaço seja mais uma referência turística na cidade durante o evento esportivo.
Atualmente está na fase final de estudos de impacto ambiental e de tráfego. A prefeitura está acompanhando o processo que é visto como prioritário para que a cidade possa ganhar ainda mais em potencial turístico. De acordo com o secretário do Desenvolvimentos e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian,  os prazos estão dentro do previsto para que a população como um todo possa usufruir do Cais do Porto já durante a Copa.
O projeto de revitalização incluí um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária até a Usina do Gasômetro. Além dos armazéns, onde funcionarão bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, também haverá construção de três prédios comerciais e um shopping. A orla do Guaíba também será remodelada e o local contará com área de lazer e entretenimento.


Voluntariado na Copa das Confederações
Estão abertas as inscrições para o voluntariado do governo federal para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. 
O programa Brasil Voluntário foi lançado nesta terça-feira, 22, e neste primeiro momento visa selecionar sete mil pessoas para atuarem nas seis cidades-sede.
Os interessados em participar poderão realizar o cadastro até o dia 16 de fevereiro pelo site Brasil Voluntário. Os requisitos básicos para fazer parte do processo são: idade mínima de 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. O programa possui uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com os demais escolhidos.
Os voluntários atuarão de forma integrada com o programa da Fifa. Serão utilizados para atender os turistas em aeroportos, festas públicas, pontos turísticos, Fan Fests e áreas nas quais possa haver um grande fluxo de pessoas precisando de informação.
Após a fase de inscrições, começará a preparação dos voluntários para a Copa das Confederações. A primeira parte do treinamento será on line e abordará temas como a história do futebol e Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações, além de noções de inglês e espanhol. Ao final desta etapa os selecionados passarão por um treinamento específico na cidade para qual estão inscritos (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador).
Após a realização do evento que ocorre entre 15 e 30 de junho um novo processo de inscrições será aberto com foco na Copa do Mundo.

 



Dos jornais de hoje 


Destaques dos principais jornais brasileiros na edição desta terça-feira, dia 22 de janeiro de 2013




Governo criará malha fina para empresas
Intenção da Receita é revisar até 30 mil declarações por ano. O projeto para criação da malha fina para pessoas jurídicas já está pronto. (Correio do Povo)

Caixa e Banco do Brasil reduzirão ainda mais os juros
O fraco desempenho da economia em 2012 levou o governo federal a procurar o setor bancário para pedir mais ousadia na oferta de crédito no País. (O Sul)

EPTC dá prazo para donos recolherem carros abandonados
Donos de carros parados há mais de 30 dias serão alertados para a possibilidade de guinchamento. Carros abandonados devem ser denunciados pelos fones 156 ou 118. (Jornal do Comércio)

Assaltos a postos de gasolina crescem 70%
Segurança frágil e operação 24 horas elevaram para 564 número de ataques no Estado no ano passado, 234 a mais do que em 2011. (Zero Hora)

Chuva alaga vias e complica vários pontos do Rio
Pista do Aterro chegou a ser interditada no início da manhã. Bolsão d’água também parou a rua do Catete. Na Zona Norte, o Rio Joana transbordou e invadiu a Radial Oeste. (O Globo)

Felipão recorre à base de Mano para jogo com Inglaterra
Luiz Felipe Scolari anuncia hoje, às 14 horas, no Rio, a primeira convocação dessa sua segunda passagem pela seleção brasileira, em que terá o desafio de fazê-la tão vitoriosa quanto a primeira. (Estadão)

Dilma pode vender ativos da Petrobras na Argentina
Presidente brasileira deve se encontrar com Cristina Kirchner em fevereiro e o tema pode entrar na pauta de discussões. (Jornal do Brasil)

Henrique Alves diz que denúncias fazem parte do ‘clima eleitoral’
Líder do PMDB é candidato à presidência da Câmara dos Deputados. ‘Faz parte do jogo e é nosso dever responder’, declarou parlamentar. (Jornal Extra de Alagoas)


Bom Dia!
Fui criado num ambiente totalmente trabalhista. Meu pai era getulista e, como militar, participou da Revolução de 30 ao lado de Getúlio Vargas. Mais tarde, acompanhei a trajetória de Pasqualini e vivenciei o surgimento e o crescimento de Leonel Brizola. Aprendi a admirar uma série de políticos diferenciados, todos ligados ao PTB daquele tempo. Depois, como se sabe, as coisas foram mudando. Mas isso é outra conversa.
Hoje, Brizola estaria completando 91 anos. Ele morreu em 2004, com 82 anos. Naquele ano, num trabalho para a TVE, estive em São Borja acompanhando o enterro daquele que, na minha e certamente na opinião de muitos, foi um dos maiores lideres políticos do RS e, quem sabe, do Brasil. Foi um dos trabalhos jornalísticos mais marcantes da minha vida. Foi um momento de emoção e de muita tristeza.
Eu era bem moço quando Leonel Brizola, desde os porões do Piratini comandou a rede da Legalidade. Lembro dele falando, por horas, por uma cadeia de emissoras, defendendo aquilo que achava certo e gritando em favor, principalmente, da democracia. Lembro dele, metralhadora em punho, aparecendo ao lado de brigadianos e militares de outras armas, pronto para enfrentar quem se atrevesse a querer agredir aos gaúchos.
Mais tarde, também como jornalista, acompanhei a volta dele do exílio. Estive em São Borja e em outras cidades e vi o povo sair às ruas para aplaudir a volta do grande líder.
Hoje, lideranças trabalhistas estarão em São Borja para reverenciar a memória de Leonel Brizola. Mais tarde irão para Capão da Canoa, onde ele costumava veranear.
Escrevendo este comentário, estou tentando fazer a minha parte, mas confesso que, ao homenagear a memória de Brizola, faço muito em homenagem a meu querido pai que me ensinou a ser trabalhista e, mais do que tudo, um defensor ferrenho da democracia.
Ontem fiquei sabendo que, ainda nos primeiros meses deste ano, Djavan estará fazendo um show aqui em Porto Alegre. Sou um grande admirador do trabalho dele, então selecionei para hoje uma de minhas preferidas e que espero que todos gostem: Faltando um Pedaço. Desejo a todos um Bom Dia!