quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Previdência fecha 2012 com déficit 9% maior
O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) fechou o ano passado com um déficit de 42,293 bilhões de reais. 
O valor é resultado da diferença entre 283,717 bilhões de reais em arrecadação e 326,010 bilhões de reais em despesas com benefícios. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social e são corrigidos pelo indicador INPC. O valor é 9% superior ao registrado em 2011 - déficit de 38,8 bilhões de reais.
Os valores tinham sido antecipados pelo Tesouro Nacional na terça-feira, mas foram divulgados em termos nominais. Apenas em dezembro, foi registrado um superávit de 6,572 bilhões de reais, referente à arrecadação no valor de 38,636 bilhões de reais e a pagamentos a beneficiários de 32,063 bilhões de reais.
Segundo informações do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o déficit aumentou na comparação anual devido ao aumento do valor do salário mínino - que corrige a maior parte dos benefícios do INSS. Em 2012, o salário mínimo subiu de 545 reais para 622 reais.


Seis casas noturnas funcionam com liminar

Depois de ter dito, durante entrevista a emissoras de rádio, que seis casas noturnas de Porto Alegre funcionavam com liminar da Justiça, o prefeito José Fortunatti divulgou na tarde de hoje, o nome dos estabelecimentos: Café Quintino, Cabaret Voltaire, Strike 410, Opinião, Sttutgart e Divina Comédia.


Pela informação, são vários os motivos que determinaram a cassação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos.


Durante reunião convocada por Fortunatti, foram estabelecidas ações que deverão acontecer a curto e médio prazo e que terão a participação da Procuradoria-Geral, secretarias da Produção, Indústria e Comércio, Urbanismo e Meio Ambiente. Juntamente com o Corpo de Bombeiros, analisarão as normas de segurança exigidas para funcionamento de casas noturnas, boates e bares.
-Nós já temos um trabalho intenso de fiscalização. As casas noturnas que possuem alvará atendem às exigências da Lei. Porém, se existirem pontos da legislação que podem ser aperfeiçoados, nós vamos fazer isso – disse o prefeito Fortunatti.
O poster da Copa
A Copa do Mundo de 2014 já tem o seu poster. Ele foi apresentado nesta quarta-feira, 30 de janeiro, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, no Rio de Janeiro, com a presença de Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local, dos também campeões mundiais Amarildo e Carlos Alberto Torres, e da jogadora Marta.
O desenho apresenta o mapa do Brasil, contornado na parte inferior por duas pernas disputando uma bola.
O modelo vencedor é da agência Crama, escolhido entre três finalistas por uma comissão com Valcke, Bebeto, Ronaldo, a ministra da cultura Marta Suplicy, o presidente do COL e da CBF José Maria Marin, e o artista plástico Romero Britto.
“O poster destaca com muito emotividade a importância e o brilho da Copa, e o fascínio do futebol”, descreveu o secretário Valcke. Ronaldo avaliou que a imagem mostra uma nação moderna e feliz, Bebeto acrescentou que o país estará bem representado, e a ministra da cultura mencionou qualidades de criatividade e ousadia.


Mantega diz que aumento da gasolina não atrapalha ninguém

Conforme anunciado pelo governo na noite de terça-feira, entrou em vigor o tão aguardado aumento de 6,6% no preço da gasolina. 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou à imprensa sobre o anúncio após participar do Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília - e afirmou que o impacto nas bombas deverá ser "pequeno", de 4,4%. “Houve um aumento para o consumidor antes, mas o governo neutralizava com a eliminação da Cide (imposto que foi zerado em outubro do ano passado). Essa é uma elevação modesta perto daquilo que aconteceu com o preço da gasolina. Não vai atrapalhar ninguém”, afirmou Mantega.
O ministro afirmou ainda que o impacto também será pequeno para a inflação. O Ministério calculou um aumento de 0,16% no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) devido ao reajuste da gasolina. Questionado sobre a possibilidade de haver um novo acréscimo no preço, Mantega foi irônico: “É o último aumento da semana”, disse, reforçando que os reajustes são decididos pela Petrobras e levam em conta os preços internacionais da commodity.
Mantega disse que o governo está estudando elevar a mistura do etanol na gasolina, mas não se comprometeu com uma data para fazer o anúncio. Um aumento da mistura para 25%, por exemplo, poderia atenuar mais a alta da gasolina. O ministro deve se reunir nesta quarta com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o tema. (Agência Estado)


Beira Rio: FIFA realiza monitoramento no estádio
A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) realizaram nesta quarta-feira, dia 30, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, a segunda visita de monitoramento correspondente à sequência do planejamento das operações para a Copa do Mundo. Estão na Capital para este trabalho 40 técnicos que irão avaliar 16 diferentes áreas de operacionalidade para os dias dos cinco jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre.
O chefe de escritório da Copa do Mundo FIFA 2014, Chris Unger, destacou os avanços que já podem ser observados na obra do Estádio. “Quando estivemos aqui há dez meses as reformas estavam iniciando, agora já mostram uma evolução e pelo que podemos observar temos a certeza que em setembro, quando voltarmos a Porto Alegre, o estádio vai estar praticamente pronto”, comentou.
O gerente geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, explicou o trabalho realizado com a sede. “Essa é nossa segunda visita oficial, porém, neste período de março, quando fizemos a primeira inspeção, até agora, ocorreram visitas constantes para analisar os detalhes da cidade. Nosso objetivo hoje aqui é trabalhar para fazer que essas áreas estejam funcionando bem durante o mundial”, enfatizou.
O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, acompanhou a visita e ressaltou durante o tour ao estádio o trabalho que está sendo feito para que Porto Alegre seja a melhor cidade-sede da Copa. “ Nós em conjunto com o Governo do Estado temos acompanhado o andamento da obra do Beira-Rio e estamos trabalhando para que tudo esteja dentro dos padrões FIFA”, ressaltou.
Durante a manhã, os presentes puderam acompanhar um panorama geral de como está o andamento das obras. À tarde, eles foram divididos em grupos para analisar detalhes do projeto operacional. A próxima visita da entidade a Porto Alegre ocorrerá em setembro de 2013.


Dos jornais de hoje


Principais jornais do Brasil ainda destacam a tragédia da boate Kiss em suas edições de hoje, dia 30 de janeiro de 2013




Preso no hospital, dono da Kiss está destruído, diz médico

Elissandro Spohr, 28, que teve prisão temporária decretada anteontem, está internado em Cruz Alta, a 130 km de Santa Maria, sem previsão de alta. (Folha de São Paulo)



Delegado confirma tentativa de suicídio de sócio da Boate Kiss

O delegado Marcelo Arigony, que cuida das investigações do incêndio na Boate Kiss, confirmou hoje (30) que um dos sócios da casa noturna, Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, tentou se matar na noite de ontem (29). (Diário de Pernambuco)



Sobe para 143 o número de pessoas com sintomas de pneumonia em Santa Maria.

Mais 20 frequentadores da boate no dia do incêndio foram hospitalizadas; sinais podem se manifestar até três dias após inalação de fumaça. (Estadão)




Recontagem e novo óbito aumentam para 235 os mortos em boate

O IGP  informou na tarde de ontem uma recontagem das certidões de óbito das vítimas do incêncio na boate Kiss, em Santa Maria. (O Sul)



Número de mortos no incêndio da boate Kiss já chega a 235

Governador desautoriza comandante dos Bombeiros e diz que danceteria não poderia estar aberta ‘de jeito nenhum’. (Jornal do Comércio)


Esperança em justiça e na vida

Torcida agora é pela recuperação dos feridos e pela apuração das falhas que deixaram aberta a boate Kiss. (Correio do Povo)



Jogo de empurra

Mais de 72 horas depois do maior desastre da história do RS, prefeitura de Santa Maria e oficiais do Corpo de Bombeiros trocam acusações sobre responsabilidades pelo funcionamento da boate Kiss. (Zero Hora)



Corpo de jovem que estava hospitalizado, começa a ser velado em Santa Maria

Ele estava internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, para onde foi transferido depois da tragédia. (Correio Braziliense)



Banda usou sinalizador para ambiente externo em boate

Polícia Civil do RS disse que o artefato utilizado pela banda Gurizada Fandangueira era apenas para uso externo, e não em ambientes fechados. (Gazeta do Povo/Curitba)




Bom Dia!
Acabo de chegar do Estádio Beira Rio onde está acontecendo mais uma visita da FIFA. São 45 representantes de vários países, que vieram visitar as obras do estádio da Copa em Porto Alegre, e participar de reuniões com técnicos locais sobre a Copa na Capital.
A organização do pessoal da FIFA é realmente impressionante. Tudo tem local, hora e esquema determinados. O roteiro, dentro do possível, é cumprido rigidamente. Para se ter uma idéia, seguranças contratados pelo Inter, por determinação da FIFA, não permitiam a entrada ao local onde foi feita uma entrevista com autoridades, em meio às obras do Beira Rio, de jornalistas que não estivessem de tênis, sapato fechado e calça comprida. Tivemos o cuidado, ainda ontem, de reforçar o aviso a todos os órgãos de imprensa. Mesmo assim, acho que duas jornalistas foram barradas pos não cumpriam a exigência.
Exagero? A resposta é não. É que, em pleno canteiro de obras, alguém poderia se machucar, prejudicando a atividade. Eles minimizam, ao máximo, a possibilidade de risco entre os participantes dos eventos FIFA.
Durante a tarde, logo depois do almoço para convidados, acontecem reuniões fechadas, ou seja, sem a presença da imprensa, que também deixou o Beira Rio logo após o encontro aberto.
Fora isso, lamentavelmente mais um jovem acabou morrendo vítima do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. São, até agora, 235 mortos. O grande número de feridos internados em estado grave, nos permite imaginar que, infelizmente, teremos mais vítimas.
Enquanto isso, nas redes sociais, comentários sobre a tragédia, permitem que pessoas levem o tema para o lado político. Na busca por culpados, acusam alguns e livram outros, o que é uma pena. Que julguem e punam, exemplarmente, todos os envolvidos, é o que penso.
Para quem está sofrendo com o calor que faz em Porto Alegre, uma canção suave e muito bonita. Alan Jackson cantando Remember When. Escutem, me digam se não é linda e tenham um Bom Dia!