sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO!



Com 56 votos, Renan é eleito presidente do Senado
Denunciado pela Procuradoria-Geral da República por três crimes, Renan Calheiros (PMDB-AL) é o novo presidente do Senado. Foi eleito na manhã desta sexta-feira (1º) em votação secreta por seus pares, com 56 votos.
O outro candidato foi o senador Pedro Taques (PDT-MT), que recebeu 18 votos. Dois senadores votaram em branco e outros dois, nulo.
Taques havia recebido apoio público de bancadas de oposição como a do PSDB e a do DEM, e da governista do PSB. Mas as promessas de manutenção de cargos na Mesa Diretora falaram mais alto.
Os crimes que o Ministério Público Federal atribui a Renan o levaram a renunciar à presidência do Senado, cargo que ocupava desde 2005, em 2007.




Procurador confirma denuncias contra Renan
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou nesta sexta-feira que apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos e peculato. A íntegra da denúncia será analisada pelo tribunal em data ainda não prevista.
A investigação remete ao ano de 2007, quando Renan teve de renunciar à cadeira de presidente da Casa para salvar seu mandato. Na época, ele enfrentou cinco denúncias no Conselho de Ética do Senado. A mais devastadora foi feita pela jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha. Ela revelou que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, entregava a ela pacotes de dinheiro vivo em nome de Renan para custear a pensão alimentícia. Em troca, a empreiteira era beneficiada com emendas parlamentares do senador para tocar obras em Alagoas.
Para tentar sustentar que tinha recursos próprios para custear as despesas, Renan afirmou que investia em gado e que teria obtido lucro espantoso com as transações rurais. Um laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Federal apontou, entretanto, que os resultados dessas transações eram fictícios. As investigações também concluíram que os documentos apresentados por Renan eram forjados. Em suma, ele não tinha recursos para pagar 16 500 mensais de pensão.
De acordo com a denúncia do procurador-geral, Renan também desviou recursos da verba indenizatória do Senado, destinada a arcar com gastos referentes ao mandato, como aluguel de escritório, gasolina e passagens aéreas. Nesse caso, o dinheiro do Senado era destinado a uma locadora de carros, cujo dono é apontado como laranja de Renan.
"O peculato é em relação à utilização daquela verba de representação que os senadores têm e que cuja utilização tem de ser comprovada. E ele comprovou isso com notas frias", afirmou Gurgel.
O peemedebista também enfrentou outras acusações na época, como possuir rádios em nome de laranjas, beneficiar a cervejaria Schincariol, cobrar propina em ministérios comandados pelo PMDB e até espionagem contra parlamentares adversários.(Agência Estado)


Liquida Porto Alegre começa segunda-feira
Aquecer as vendas, limpar estoques, gerar empregos. Esses são os objetivos que anualmente mobilizam os lojistas no Liquida Porto Alegre. Nesta 17ª edição da liquidação, a estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é movimentar R$ 1 bilhão, crescimento de 8% em relação ao ano passado. 
“O Liquida Porto Alegre é a maior liquidação do país. Para Porto Alegre, é a liquidação das liquidações, pois as lojas já realizaram suas promoções após as festas de fim de ano e agora precisam limpar os estoques. Os descontos são maiores”, disse Gustavo Schifino, presidente da CDL. A promoção começa no dia 04 e vai até o dia 24 de fevereiro, com descontos e condições de pagamento especiais em mais de nove mil pontos de venda.
Schifino fez o lançamento do Liquida Porto Alegre na manhã desta sexta-feira, 1º, junto com o prefeito José Fortunati. Na entrevista coletiva, o prefeito destacou a importância da campanha para a economia da Capital. “O Liquida Porto Alegre é fundamental porque vem ampliando o índice de emprego. Graças às promoções e ao movimento do comércio, hoje nós temos pleno emprego em fevereiro” afirmou Fortunati.
Foto: Luciano Lanes / PMPA



Dos jornais de hoje

 
Destaques dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 2013




Espuma da boate foi causa das mortes, diz Polícia Civil
Investigação aponta que material usado na danceteria Kiss foi determinante para propagar o fogo. “Se o revestimento não estivesse ali, o incêndio não teria passado de um pequeno foco, sem vítimas fatais”, afirma o delegado Marcelo Arigony. (Zero Hora)

Renan distribui sorrisos e se diz confiante com eleição
Favorito para voltar ao comando do Senado, o líder do PMDB, Renan Calheiros, disse nesta sexta-feira que não comentará o teor da denúncia criminal do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra ele, que foi divulgado nesta madrugada pela Revista Época. (Estadão/SP)

Feriado de Navegantes, amanhã, terá passe livre na Capital
As linhas de ônibus de Porto Alegre terão passe livre amanhã devido ao feriado de Nossa Senhora de Navegantes. (O Sul)

Espuma foi causa das mortes em Santa Maria
Jovem morre no HPS da Capital e aumenta para 236 o número de vitimas fatais do incêndio na boate Kiss. (Correio do Povo)

Procuradoria acusa Renan de desviar dinheiro e falsificar documentos
O Procurador-geral da Republica, Roberto Gurgel, denunciou o senador Renan Calheiros sob acusação de ter cometido três crimes: falsidade ideológica, uso de documentos falsos e peculato. (Folha de São Paulo)

Interditadas 18 boates sem alvará no DF
Fiscalização fechou casas noturnas em Ceilândia, na Estrutural, no Guará e no Setor de Indústria Gráfica (SIG)/Sudoeste, além do Lago Sul. (Correio Braziliense)

Casco da plataforma P-63 já está no porto de Rio Grande
Depois de concluída, a estrutura terá capacidade para processar 140 mil barris depetróleo por dia. (Jornal do Comércio)


Bom Dia!
Pra começo de conversa, não sei se fico triste, envergonhado ou furioso. Ou se mesclo todos estes sentimentos para tentar escrever sobre a eleição da presidência do Senado que deve ocorrer hoje. 
Ontem, véspera da eleição, o PMDB, sempre ele, confirmou a candidatura de Renan Calheiros à presidência da Casa. E o presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), com a maior cara de pau, o que não é novidade, disse que “a candidatura não pertence ao Renan, mas ao partido.” Raupp disse que “o preço do PMDB é ver restabelecida a democracia no Brasil, ter ajudado governos a desenvolver o país.” Na sequência, Valdir Raupp lembrou que o PMDB ajudou e participou dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma. Ou seja, sempre esteve na chamada “zona de conforto”.
Mas tem um detalhe que chama muito a atenção de quem realmente se preocupa com o que ocorre na área política brasileira, é o seguinte: de 2003 até agora, o PMDB sempre comandou o Senado.
Vejamos: 2003 – José Sarney; 2005 e 2007 – Renan Calheiros, que renunciou para não ser cassado, assumindo seu companheiro de partido, Garibaldi Alves; 2009 e 2001, até agora, José Sarney. Para não quebrar a regra, hoje será eleito Renan Calheiros, que é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República por supostas irregularidades em notas fiscais que apresentou para comprovar renda em 2007.
Mas o pior de tudo, no meu entender, é que Renan Calheiros, um dos componentes da tropa de choque de Collor, foi execrado e achincalhado pelo PT que, hoje, apóia integralmente sua candidatura. Alguém deve ter mudado muito nos últimos anos. Será que foi o senador Renan Calheiros, hoje homem de confiança do governo petista?
De qualquer forma, não resta nenhuma dúvida de que, a partir de hoje, teremos a volta triunfal de Renan Calheitros à presidência do Senado. E segue o baile....
Por aqui, destaque para a decisão da Justiça que concedeu liminar à concessionária Coviplan, que administra o pólo de pedágio de Carazinho, para se manter no controle das estradas até 28 de dezembro de 20123, ou enquanto não for julgado o mérito da ação. A Coviplan cobra R$ 23,5 milhões de indenização do Estado. A decisão pode abrir caminho para que outras concessionárias contestem o fim abrupto das concessões.
Mas como hoje é sexta-feira e estamos iniciando o mês do carnaval, resolvi fazer como diz a letra do samba e decidi mandar a tristeza embora. Em 1982, a Império Serrano sacudiu como nunca Sapucaí com o tema enredo “Os moleques de Debret”, conquistando o carnaval daquele ano. O samba é um dos mais cantados até hoje: Bum Bum, Praticumbum, Prugurundum. Ouça, esqueça as tristezas e vamos lá...Bom Dia!