quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CARNAVAL

Esclarecimento da Secretaria Municipal de Cultura
A Secretaria Municipal da Cultura reafirma que está  seguindo rigorosamente todas as exigências do Corpo de Bombeiros para o pleno cumprimento do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) dos Desfiles Oficiais do Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco. Essas exigências já foram cumpridas em mais de 90% e aguarda-se para as próximas horas a aprovação das restantes.
As vistorias vêm sendo acompanhadas pelas autoridades fiscalizadoras e estão rigorosamente dentro de seu cronograma habitual, cumprido nos meses de janeiro e fevereiro.


Que profissional o mercado deseja contratar em 2013?
Pode-se afirmar que 2012 foi um ano morno, um ano que alguns segmentos tiveram crescimento e uma redução significativa. Entre os segmentos que tiveram crescimento no Rio Grande do Sul foi o de serviços foi o que mais cresceu, assim como a construção civil.
Informações essas que são acompanhadas diariamente nos noticiários. Mas qual o profissional contratado pelo mercado e qual e tendência para 2013?
As posições mais procuradas em 2012 foram as financeiras como: Controller, Contador, Gerente Financeiro. No segundo pódio ocupam os cargos relacionados a vendas e marketing.
“No final de 2012 fizemos uma pesquisa com 100% dos candidatos que foram contratados nos processos seletivos. Nossas vagas têm como foco vagas executivas e 100% dos nossos candidatos possuem curso superior”, explica o diretor da RSA Talentos Executivos, Rubem Souza, afirmando que anualmente revisam o planejamento estratégico da empresa.
“O objetivo da pesquisa foi traçar o perfil pessoal, analisar a formação educacional, histórico profissional, tempo médio nas empresas e principalmente as razões que motivam a troca de empresa, completa o Consultor da RSA, Cláudio Raiter. 
Os números
Basicamente o profissional que o mercado contratou tem em média 38 anos de idade, curso superior, pós-graduação, fala mais de um idioma, é casado, boa experiência profissional e trabalhou em empresas multinacionais. Ainda: muda pouco de empresa ficando em média quatro anos em cada emprego.
Ao analisar os profissionais contratados em 2012 ainda os homens estão em maioria e continuam com salários maiores do que os das mulheres. “Quando analisamos a experiência internacional ainda temos dificuldade de encontrar profissionais na região sul com esta bagagem no currículo”, lamenta Souza, que atua como headhunter há mais de 20 anos.
Os resultados
De acordo com a empresa, um dos principais resultados da pesquisa são as razões que levam as pessoas a trocarem de emprego. “Todos são unânimes em falar que a falta de oportunidade de crescimento incomoda e desmotiva”, salienta Raiter. Outro ponto apontado pelos profissionais é a falta de autonomia em tomar decisões ou de criar coisas novas - mesmo no caos em que estão no topo da hierarquia da empresa. Já em terceiro lugar para a troca da atividade profissional é o sobrenome empresarial, principalmente empresas com possibilidade de carreira internacional. Em quarto lugar, e não menos importante, chega a tão esperada remuneração, que inclui ganhos e benefícios.
“Como complemento da pesquisa comparamos o perfil em relação ao traçado pelas empresas, ou seja, o que elas buscam efetivamente”, explica os consultores. Além das questões de formação superior completa em boas escolas e especialização, há a exigência em um segundo idioma fluente e experiência consistente. E a RSA destaca: é preciso identificar o perfil comportamental. “As empresas precisam de profissionais que realizem, saibam trabalhar em grupo, tenham iniciativa, resiliência, estejam acostumados a trabalhar em ambientes multiculturais e que, principalmente, sejam agentes de mudança”, destaca o headhunter Rubem Souza.
Para a RSA, cada vez mais as empresas tem estruturas organizacionais mais enxutas com menores níveis de liderança. O funcionário deve ser um empreendedor, mesmo que não seja gerente. “Outro ponto fundamental para as empresas é aquele profissional que oferece inovação e que, obrigatoriamente, uma nova idéia gere uma nota fiscal”, explica Raiter.
Neste ambiente outra característica procurada é a negociação e a comunicação, escrita e oral. O mercado não aceita um profissional com deficiências na língua portuguesa (materna).
Novos cenários
Com o crescimento das empresas, associações, joinventures, IPO´s e aquisições a habilidade de lidar com diferenças culturais se torna requisito obrigatório. “Com a tecnologia à nossa disposição o seu colega de mesa ao lado senta na Índia ou na China e com isto estamos falando de políticas e regras que são aceitas em todas as culturas, assim como a ética, lembra Rubem Souza.
Com este cenário traçado é possível visualizar, sim, uma visão nebulosa para o ano que está começando. De acordo com o estudo da RSA Talentos Executivos, em relação à economia no Rio Grande do Sul, o segmento agrícola deverá ter uma demanda maior, por outro lado a indústria deve ficar em passos lentos, mesmo que o governo crie alguns pacotes de incentivo ao consumo.
Alguns destaques relacionados ao perfil que o mercado irá procurar em 2013
Formação superior completa, MBA, Experiência
Postura, Flexibilidade, Caráter, Constante busca por inovação
Ser líder e saber ser liderado Histórico de realizações, Sucesso, Gerou valor às empresas que passou
35 anos
Um “high talent”. “Acabou a era do específico, agora devemos ser genéricos, mas com base técnica e conceitual consistente”, destacam os profissionais da RSA.  O profissional procurado está sempre conectado, não se preocupa com o horário de entrada e saída. Sabe o que acontece nas mídias sociais, tem perfil no Linkedin, participa de entidades e grupos que estudam e discutem temas da sua área de atuação. Cada vez mais as empresas valorizam candidatos que tenham experiência em várias áreas.
Por outro lado o mercado tem mostrado que os profissionais com mais de 50 anos estão voltando ao mercado. Para Cláudio Raiter, “muitas empresas precisam equilibrar a energia da geração Y com a experiência e senioridade dos cinqüentões”. Isto é mais forte em algumas áreas como comercial, onde o network é muito importante.
“Se é profissional e está dentro do perfil é bom ficar preparado e esperar a ligação de um headhunter. Se, por outro lado, ainda está em fase de desenvolvimento utilize os exemplos acima para se preparar”.


Inflação em janeiro é a mais alta desde 2003

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação do país, fechou o mês de janeiro com alta de 0,86%. 
Trata-se do maior nível para o mês desde 2003 e o mais alto índice mensal desde abril de 2005.
Em dezembro, a taxa havia ficado em 0,79% fazendo o índice fechar 2012 em 5,84%. No período acumulado em 12 meses até janeiro, o IPCA registra avanço de 6,15% e se aproxima do teto da meta oficial de inflação, que é de 4,5%, com margem de dois pontos para cima e para baixo.
Os itens que mais contribuíram para a alta do IPCA em janeiro foram o grupo alimentação, que passou de alta de 1,03% para 1,99% e o grupo artigos para residência, que subiu de 0,27% para 1,15%.
"Os alimentos subiram muito e de modo generalizado. A grande maioria dos produtos teve alta", disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. (Com Folha SP)



Suspensa temporariamente obra no Gasômetro

A prefeitura decidiu paralisar temporariamente a obra de duplicação da av. Edvaldo Pereira Paiva, no trecho entre a rótula das Cuias e Praça Júlio Mesquita. 
O município prestará maiores esclarecimentos à população sobre a necessidade de suprimir as árvores próximas a Usina do Gasômetro e sobre a importância da obra. Pela avenida  Edvaldo Pereira Paiva circulam, diariamente, 46.212 carros. A duplicação está prevista no Plano Diretor de Porto Alegre, sendo importante para a melhoria da mobilidade urbana na região.

Os técnicos das secretarias envolvidas no projeto comparecerão, nos próximos dias, à Câmara Municipal para informar os parlamentares sobre as medidas necessárias para a execução da obra e as liberações obtidas.

Licença Ambiental liberada pela Smam

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) concedeu à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) licença para o início dos trabalhos de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva e a remoção de 115 árvores,  a maioria de espécies exóticas, e o transplante de outros dois vegetais.

As remoções serão compensadas com o plantio de 401 novas mudas. Após a conclusão das obras viárias, um projeto de arborização específico será desenvolvido para a Edvaldo Pereira Paiva. A rua localiza-se próximo a dois grandes parques (Maurício Sirotsky Sobrinho e Marinha do Brasil) e toda a extensão da orla do Guaíba também será remodelada.

Confira os locais que receberão novas árvores                                              - Avenida Oswaldo Aranha – 100 mudas

- Rua da República – 08 mudas

- Parque Farroupilha – 80 mudas

- Rua Lopo Gonçalves – 08 mudas

- Avenida Jerônimo de Ornellas – 10 mudas

- Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – 60 mudas

- Avenida Independência -  20 mudas

- Rua Washington Luiz – 10 mudas

- Rua Garibaldi – 05 mudas

- Rua Santo Antônio – 60 mudas

- Viaduto Otávio Rocha – 26 mudas

- Centro Histórico – 14 mudas em substituição a espécies secas




Carris reforça linha T6 para o Carnaval
A linha T6 será reforçada nas festividades do Carnaval 2013 de Porto Alegre através de mais horários na tabela, ônibus extras e adoção de carros articulados em vez de modelo simples para operar a linha. É desta forma que o T6.1-Carnaval vai garantir o deslocamento seguro dos foliões até o local dos desfiles e festejos.
O reforço começa na sexta-feira, 8, a partir das 19h, com 42 viagens extras e 7 ônibus articulados. No sábado, 9,  domingo, 10, e segunda-feira, 11, a movimentação começa mais cedo, a partir das 16h.
O número de viagens feitas e a quantidade de veículos articulados que serão empregados no trajeto variam em relação aos dias do feriado de Carnaval. No sábado e segunda-feira, serão 6 viagens extras e 9 ônibus articulados e, no domingo, serão 47 viagens extras e 9 ônibus articulados no trajeto.
Além destes reforços, é procedimento padrão da Companhia a adoção dos ônibus extra, que são 15 articulados que entram em circulação conforme a necessidade da população usuária.



Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2013




Perícia quer reunir os sobreviventes na boate
Para reproduzir em detalhes a tragédia que matou 238 jovens em Santa Maria, IGP planeja juntar, nos próximos dias, o maior número possível de pessoas que escaparam do local. (Zero Hora)

Inflação sobre 0,86% em janeiro,  maior alta em 8 anos
Em 12 meses até janeiro, o IPCA acumulou uma alta de 6,15%; problemas climáticos fizeram o preço dos alimentos subir 1,99%  (Estadão/SP)

Oito dias de terror e 73 ataques em SC
Em oito dias de atentados em Santa Catarina, chega a 73 o número de ataques em 23 municípios catarinenses. (Diário Catarinense)

Capital exige em 15 dias alvarás contra incêndio
Cresce pressão contra casas noturnas. Defensoria procura bens dos donos da Kiss. (Correio do Povo)

Governo estuda dar “bolsa novela” para levar TV digital à baixa renda
Para implantar a TV digital no Brasil, o governo estuda doar conversores digitais para a população de baixa renda, no que já está sendo chamado de "bolsa novela". (Folha de SP)

Presidente do BC diz que a situação da inflação não é confortável
Em entrevista a Míriam Leitão, Alexandre Tombini comenta alta do IPCA em janeiro. (O Globo/RJ)

Amazonas é pioneiro em facilitar direitos autorais
O Amazonas é o primeiro Estado da Região Norte do Brasil com um Escritório de Direitos Autorais (EDA) destinado ao registro e proteção das obras intelectuais produzidas aqui. (Em Tempo/AM)

Governo cria método para destravar o PAC
Novo sistema de mediação das obras de infraestrutura acelera a liberação de recursos. (Jornal do Comércio)

Falências decretadas crescem 42% em janeiro, aponta Serasa
Aumento em janeiro foi provocado pelo desaquecimento da economia e pela elevação da inadimplência dos consumidores. (Correio Braziliense)

Produção de veículos no país sobre 31,9% em janeiro
No primeiro mês de 2013, foram fabricadas 279,3 mil unidades. (O Sul)



Bom Dia!
Nestes meus 71 anos de vida, tenho assistido muita coisa. Posso garantir que já vi quase tudo, mas nem tudo, é verdade. Desde ontem, por exemplo, estamos convivendo com o protesto de ambientalistas (?) ou ecologistas (?), que defendem as árvores localizadas na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Usina do Gasômetro. São 105 árvores que devem sair para permitir a duplicação da avenida, uma obra importante para o escoamento do trânsito em direção à Zona Sul. Para compensar as árvores retiradas, a prefeitura se compromete a plantar 400, ou seja, quatro vezes mais, em diversos pontos da Capital, incluindo 80 na própria Edvaldo Pereira Paiva.
Já vi cenas parecidas em algumas ocasiões. Numa delas, na própria Usina quando da abertura da avenida, no governo do prefeito Alceu Collares. Um ativista (?), que mais tarde se elegeu vereador pelo PT, subiu na chaminé do Gasômetro protestando contra a abertura da Edvaldo. Depois de alguma negociação, a prefeitura cedeu e a avenida, que teria um outro traçado, acabou como via de mão dupla. Os ecologistas exigiam a abertura de espaços de recreação para a população na beira do Guaíba. Juro que nunca vi um dos manifestantes usando aqueles espaços abertos para “lazer da população”. Mas eles estão lá.
Os protestos que li e ouvi, pregam a necessidade de se manter as árvores e não privilegiar os carros. Onde já se viu sacrificar o meio ambiente em favor do progresso, alegam os defensores das árvores.
Adianto que não sou contra as árvores e muito menos contra a natureza. Mas não sou hipócrita ao ponto de achar que nada pode ser feito na cidade para não “agredir” ao meio ambiente. E lembro de quando cheguei aqui, nos anos 50, com o Guaíba beirando a Praia de Belas. A gente atravessava a rua e brincava no barranco do rio. Depois veio o aterro.
Além de não lembrar de nenhum protesto (não era moda ser ecologista) fico imaginando como seria Porto Alegre sem o aterro do Guaíba. Já imaginaram? Ele está ali para permitir que a cidade se desenvolvesse. Quantos prédios públicos, quantos habitantes ocupam aquele espaço. Ali, no aterro, está um dos maiores parques da cidade, o Marinha do Brasil. No aterro está o Parque Mauricio Sirotsky onde se realiza o Acampamento Farroupilha. Milhares de pessoas se utilizam do calçadão da Edvaldo Pereira Paiva para caminhar e correr diariamente. Ele está localizado no aterro. Alguém lembra disso? E o Beira Rio, o Shopping, o Centro Administrativo, os Bombeiros, o Ipê, o Tribunal de Justiça, todos erguidos no aterro. Não valeu aterrar aquela parte do rio, ou lago, como queiram?
Vamos deixar de hipocrisia, gente. Afinal, certamente muitos dos que protestam (?), usam seus carros, moram em apartamentos, onde não existe espaço para árvores e alguns, até em prédios construídos sobre o aterro do Guaíba. Será que estas pessoas pensam nos benefícios para a maioria ou apenas se utilizam de um movimento (?) para colher dividendos políticos? Menos, por favor.
Desculpem, mas contra a insanidade instalada desde ontem na Usina do Gasômetro, resolvi não colocar nenhum vídeo de música, pelo menos agora. Quem sabe mais tarde. Mas espero que todos, pelo menos os de bom senso, tenham um Bom Dia!