quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lembranças

Postei no facebook e recebi um número grande de pedidos, todos de amigos meus, para postar aqui também. É o vídeo de uma entrevista que fiz com o João Saldanha, em 1969. Ele era técnico da seleção brasileira e o presidente Médici sugeriu que ele escalasse o Dario no time. Saldanha estava em Porto Alegre e eu fui até o Hotel Everest para entrevistá-lo. A entrevista reproduzida no Brasil inteiro, na época, e agora faz parte de um documentário sobre o João Saldanha que foi exibido pelo Canal Brasil.

Bons tempos aqueles em que eu tinha cabelo e bigode!






O ADEUS DE BENTO XVI - 4

Com renúncia de Bento XVI, começa oficialmente o período de Sé Vacante

A partir de agora, ele é Papa Emérito, e conclave escolherá seu sucessor. A renúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília.

O pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência papal no Vaticano, fechou a porta dos aposentos papais, que só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice.
Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica sem líder, e os cardeais se organizam para escolher um sucessor.
Bento XVI deixou o Vaticano cerca de três horas antes rumo à residência papal de verão, em Castel Gandolgo, onde deve ficar cerca de dois meses.
Depois disso, o agora Papa Emérito vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Após a renúncia, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve formalmente, nesta sexta-feira, convocar o conclave, reunião secreta de cardeais que define, pelo voto secreto, quem vai ser o próximo pontífice.
As primeiras reuniões para definir a data de início do conclave devem ocorrer em 4 de março, segundo a Rádio Vaticano.

 

O ADEUS DE BENTO XVI ´- 3



Cardeal brasileiro diz que eleição para papa está nivelada


O arcebispo emérito de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella, disse nesta quinta-feira que não há um candidato natural a suceder o papa Bento 16, que renunciou hoje. Ele é um dos cinco brasileiros que participarão do conclave.

Para ele, a escolha deve começar sem favoritos e que os candidatos mais citados estão nivelados. O cardeal diz que, em 2005, a escolha foi facilitada porque o cardeal alemão Joseph Ratzinger, atual papa Bento 16, já se sobressaía durante o pontificado de João Paulo 2º.

"Agora nós não temos ninguém que se sobressaia. Estão todos mais ou menos nivelados", disse.


O ADEUS DE BENTO XVI - 2

Ao abençoar os fiéis que lotavam uma praça em frente ao palácio de Castel Gandolfo, que será sua nova residência, o papa Bento XVI deixou uma breve mensagem. Destacou o caráter especial desta quinta-feira, dia em que encerra seu pontificado, e agradeceu a amizade de todos. “Caros amigos, estou feliz de estar aqui convosco. Obrigada pela amizade e afeto. Vós sabeis que para mim é um dia diferente. Serei pontífice até às 20h, depois serei só um peregrino na última etapa de sua peregrinação nesta terra”, disse.
Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 17 horas locais (13h de Brasília) e foi de helicóptero até a cidade que fica cerca de 25 km ao sul de Roma. A residência de verão deverá ser a casa do papa emérito - como passará a ser chamado - por um período de aproximadamente dois meses. Sua residência definitiva, o mosteiro Mater Ecclesia, no Vaticano, está sendo reformada. 
 “Com minha oração e toda a minha força interior e moral quero trabalhar pelo bem comum”, disse o papa da sacada do palácio de Castel Gandolfo. "Avante pelo bem da Igreja", acrescentou, sendo ovacionado pela multidão.
Antes de embarcar no helicóptero que o levou ao palácio no sul de Roma, Bento XVI disse adeus a membros da Igreja, funcionários do Vaticano e a guardas suíços no pátio do palácio apostólico da Santa Sé.
Enquanto o papa decolava a bordo do helicóptero, os sinos do Vaticano soaram, sob aplausos dos cardeais e fiéis reunidos. Os sinos soaram também em Castel Gandolfo, anunciando a chegada de Bento XVI e ao final de sua mensagem.
No final da tarde, o papa também publicou uma mensagem no seu perfil no Twitter: “Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”, escreveu.

* O encerramento oficial do pontificado de Bento XVI, que teve uma duração total de sete anos, dez meses e nove dias, ocorrerá às 20 horas desta quinta-feira , pelo horário local (16hs de Brasília). A partir deste horário, a Igreja Católica passará a ser governada pelo Colégio de Cardeais.

 

O ADEUS DE BENTO XVI



Cardeais serão convocados para conclave nesta sexta
Os cardeais que vão participar do processo que escolherá o sucessor de Bento XVI serão convocados oficialmente nesta sexta-feira pelo cardeal decano Angelo Sodano. A data para o início do conclave ainda não foi anunciada, mas há uma expectativa que o encontro comece no dia 10 ou 11 de março. Em uma de suas últimas decisões antes de renunciar ao papado, Bento XVI redefiniu alguns pontos da Constituição Apostólica para permitir a antecipação do conclave, inicialmente previsto para ser realizado apenas no dia 15 do mês que vem. O Vaticano pretende anunciar um novo papa antes da Páscoa.
Até agora, apenas dois cardeais oficializaram sua ausência. Outros dois ainda podem cancelar a ida a Roma, por motivos de saúde. A previsão é que 115 cardeais participem da escolha do novo papa. Um total de 3.641 jornalistas, de 61 países, foram credenciados para acompanhar o processo de sucessão na Igreja Católica.



Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro




Bombeiro assinou alvará sem plano contra incêndio
Oficial da reserva Daniel da Silva Adriano admitiu em depoimento à polícia que liberou a boate Kiss com base em documento simplificado e sem indicação de responsável técnico. (Zero Hora)

Os últimos momentos do papa
O papa Bento XVI deixará a liderança da Igreja hoje, em um acontecimento sem precedentes na história do catolicismo moderno. (O Sul)

Em inquérito, médica diz estar ‘tranquila’ para matar
As transcrições de gravações feitas pela polícia do Paraná na UTI do Hospital Evangélico, em Curitiba (PR), que resultaram na prisão da médica Virgínia Soares de Souza, no último dia 19, sob a acusação de homicídio qualificado, mostram um diálogo da médica com outro profissional da UTI sobre as condições clínicas de um paciente.(Estadão/SP)

Duas cidades de SC em estado de emergência por causa das chuvas
As fortes chuvas da noite de terça-feira na região Norte afetaram mais de 150 pessoas em Balneário Barra do Sul. (Diário Catarinense)

Governo prevê investir R$ 3,8 trilhões até 2016
Anúncio feito pelo ministro Fernando Pimentel incluiu recursos internos e externos. (Jornal do Comércio)

STF muda piso de professor
O STF decidiu ontem mudar a vigência da lei do piso nacional dos professores da rede pública. (Correio do Povo)

Lula pressiona Eduardo Campos a se decidir sobre candidatura
Ex-presidente quer governador vice de Dilma; socialista faz reunião de emergência. (O Globo/RJ)

Bento XVI promete obediência a sucessor
Em seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 prometeu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, a ser escolhido em meados de março.(Folha de São Paulo)

Paraíba lidera notificações de dengue no Nordeste
A Paraíba (+114%) e a Bahia (+12%) são os únicos estados da região que mostraram crescimento nos registros de casos suspeitos.(Jornal da Paraíba)

Consumo de combustíveis cresce 6,1% em 2012 aponta ANP
O consumo aparente de combustíveis cresceu 6,1% em 2012, em relação a 2011, para 129,677 bilhões de litros, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). (Jornal de Brasília)



Levantamento mostra alto risco de dengue na Capital


O relatório final do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em Porto Alegre de 14 a 21 de janeiro deste ano, aponta índice de infestação predial do mosquito transmissor da dengue de 4,6%, considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. O resultado mostra acréscimo de 2,7% em comparação ao índice de janeiro de 2012. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do município. 

Conforme o levantamento, foram visitados 12.647 imóveis em 82 bairros, dos quais 6,1% apresentaram baixo risco, com infestação inferior a 1%, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 48 bairros (58,5%) o índice registrado em janeiro deste ano, foi superior a 3,9%, condição considerada de alto risco para transmissão da doença. Nos demais 29 bairros (35,4%), a situação é de médio risco de infestação. Em janeiro de 2013 foram identificados 588 imóveis com a presença de Aedes aegypti e 847 criadouros com larvas dessa espécie.


A atividade segue a metodologia indicada pelo Ministério da Saúde, que requer o sorteio de quarteirões e imóveis e permite que sejam amostrados todos os bairros da cidade no mesmo período. “A identificação de casos autóctones de dengue confirmam a condição de risco identificada pela alta densidade de mosquitos na cidade. Por isso, destaca-se a necessidade de que se mantenha o envolvimento da população para o controle dos depósitos nos imóveis residenciais e comerciais, pois com esses cuidados será possível minimizar as condições de transmissão da dengue em Porto Alegre nos próximos meses”, destaca o coordenador em exercício da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Araujo de Lima.


Inovação - Os 120 agentes utilizaram o sistema de registro de dados Dengue Report, que permite que as informações sejam enviadas por telefone celular diretamente ao Controle Operacional da Dengue na CGVS. O agente realiza o cadastro do imóvel e coloca uma etiqueta adesiva em algum local da área interna. Essa inovação permitirá o acompanhamento das atividades on line e a avaliação mais ágil do resultado do levantamento. 

Os levantamentos são realizados três vezes por ano. Participaram do primeiro levantamento de 2013, 121 pessoas, entre agentes de combate a endemias da CGVS, supervisores, estagiários de nível médio e superior e técnicos do Núcleo de Vigilância em Roedores e Vetores.


Confira a situação por bairros


Alto Risco – Centro, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Bom Fim, Arquipélago, Auxiliadora, Mont'Serrat, Bela Vista, Petrópolis, Jardim Botânico, Rio Branco, Menino Deus, Santa Cecília, Praia de Belas, Azenha, Cidade Baixa, Santana, São Sebastião, Vila Ipiranga, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, Sarandi, Passo das Pedras, Rubem Berta, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Bom Jesus, Jd. do Salso, Mario Quintana, Cristal, Santa Teresa, Medianeira, Aberta dos Morros, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Camaquã, Cavalhada, Partenon, Santo Antônio, São José, Cel. Aparício Borges, Vila João Pessoa, Lomba do Pinheiro, Agronomia e Restinga.


Médio Risco – Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Glória, Cascata, Belém Velho, Jardim Carvalho, Protásio Alves, Jardim Itú-Sabará, Vila Jardim, Boa Vista, Passo D´Areia, Higienópolis, Navegantes, São Geraldo, Marcílio Dias, Farrapos, São João, Anchieta, Humaitá, Sta. Maria Goretti, Jd. São Pedro, Jd. Floresta


Baixo Risco – Chapéu do Sol, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami.

Foto: Denise Righi


Bom Dia!
Pela primeira vez viveremos a sensação de ver um papa vivo deixar o trono de São Pedro vago. Depois de sete anos, 10 meses e nove dias, Joseph Ratizinger, o papa Bento XVI, de 85 anos, deverá se “esconder do mundo” como afirmou no dia 14 de fevereiro, após anunciar sua renúncia.
A partir das 20 horas de hoje, quando Bento XVI já estiver em Castel Gandolfo, comecará a Sé Vacante, período que vai até a eleição do novo papa. Até lá, a Igreja Católica será comandada pelo Colégio dos Cardeais. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o novo papa será conhecido até a Páscoa, em 31 de março.
Confesso que me sinto entre perplexo e curioso pois, afinal, ver um papa renunciar, é um momento único na vida de todos nós.
A Câmara Federal decidiu ontem, 27, acabar com o 14º e o 15º salários dos deputados e senadores. Com a decisão, a partir de agora deputados e senadores receberão dois vencimentos extras: um no início e outro no fim do mandato. Não se pode negar que trata-se de uma tentativa, elogiável, de recuperação do prestígio imensamente abalado dos políticos. Mas, como no Brasil nada é absolutamente confiável, lamentavelmente, vamos esperar para ver os desdobramentos da medida. É como se diz em São Gabriel: quando a esmola é demais, o santo desconfia.
A prefeitura de Porto Alegre segue fechando casas noturnas por falta de alvará dos Bombeiros. Casa que não tem plano contra incêndio, é lacrada até resolver o problema. Enquanto isso, em Santa Maria, um oficial da reserva, admitiu em depoimento á polícia que assinou a liberação de funcionamento da boate Kiss, com base em um documento simplificado, sem indicação de responsável técnico. O resultado, como se sabe, foi um incêndio que matou 239 pessoas, em sua grande maioria, jovens estudantes universitários.
A questão é saber o que vai acontecer em relação a irresponsabilidade de uma pessoa que libera para funcionar uma casa que não tinha condições de ser aberta ao público.
Por outro lado, ficamos sabendo que o Estado deve R$ 6,3 bilhões em precatórios. Os devedores somam 36 mil pessoas. Pergunto: tem alguma coisa que justifique isso?
Em 1968, a espetacular Ella Fitzgerald, na Alemanha, durante um show, cantou a também espetacular música Summertime. É o vídeo que mostro hoje desejando a todos um Bom Dia!