terça-feira, 12 de março de 2013


Procon divulga lista das mais reclamadas em 2012
A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2012. 
O Itaú-Unibanco passou do 3º lugar em 2011 para a liderança no ano passado, com 1.108 reclamações no total, sendo 647 delas não atendidas. A Claro deu um salto no ranking, passando do 16º lugar para a vice-liderança, com 1.006 reclamações, sendo 208 não atendidas.
O terceiro colocado foi o Grupo Bradesco, líder do ranking em 2011. O banco recebeu um total de 976 reclamações, sendo que 590 não foram atendidas. O maior salto entre as dez primeiras colocadas foi registrado pela BV, que subiu 19 posições, passando do 25º em 2011 para o 6º em 2012.
No ranking por setores, a área de produtos ficou na liderança, com 9.795 reclamações. Na sequência aparecem assuntos financeiros, com 7.642, e serviços privados, com 5.021. Na outra ponta da tabela está o grupo alimentação, com 76 reclamações, habitação, com 774, e saúde, com 1.479.
De acordo com o comunicado, o Procon divulga os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas - aquelas que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. No ano passado, foram registradas 602.611 reclamações, queda de 17% ante 2011. Destas, 79% foram solucionadas, sendo as restantes consideradas como reclamações fundamentadas.
Confira a lista das dez empresas que mais receberam reclamações em 2012:
1- Itaú-Unibanco - 1.108
2- Claro - 1.006
3- Bradesco - 976
4- Vivo - 967
5- B2W - 718
6- BV - 621
7- Carrefour - 595
8- Grupo Oi - 586
9- Eletropaulo - 576
10- Santander Real - 568

Deputados vão ao Supremo contra eleição de pastor
Um grupo de deputados do PT, PSOL e PSB, contrários à eleição de Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vão entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da sessão que elegeu o pastor, na última quinta-feira. 
A decisão foi tomada nesta manhã, durante reunião convocada para discutir os rumos da comissão e avaliar a criação de uma Frente Parlamentar de Direitos Humanos na Câmara. Os deputados também decidiram entrar com uma representação na Mesa Diretora da Casa.
A ação, prevista para ser protocolada no STF ainda nesta tarde, alega que a votação não cumpriu os preceitos do regimento interno da Casa e da Constituição Federal. Após ter falhado a primeira tentativa de realização do pleito, na última quarta-feira, devido aos protestos e tumultos dentro do plenário, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, convocou uma sessão reservada para o dia seguinte e barrar a entrada dos manifestantes. De acordo com os parlamentares, só há a possibilidade de manter a sessão a portas fechadas em caso de guerra ou quando a própria comissão determinar.
Além da questão regimental, os parlamentares não escondem o descontentamento com a eleição de Feliciano, criticado por partidos de esquerda e pelo movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) por declarações consideradas racistas e homofóbicasDomingos Dutra (PT-MA), ex-presidente da comissão que se retirou da sessão antes do início da votação de Feliciano, afirma que a situação já tomou dimensões maiores do que a eleição do presidente do Senado, Renan Calheiros. “Esse fato não se resume ao indicado, ao PSC. Diz respeito à Câmara Federal, a Mesa tem de se posicionar”, avaliou. “Esta presidência, com tudo o que ela representa, é a morte da própria comissão”, continuou Erika Kokay (PT-DF). 
A reunião também deliberou outras ações para tentar impedir a posse de Marco Feliciano. Ainda nesta tarde, os parlamentares vão entrar em contato com líderes partidários para que o tema seja levado à reunião de colégio de líderes. Será questionada, ainda, a proporcionalidade do PSC dentro da comissão, formada por cinco parlamentares correligionários após PSDB, PMDB e PP terem cedido suas vagas. 
Conclave: Primeira votação tem fumaça preta

Os cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram escolher o novo Papa, na primeira votação realizada nesta terça-feira (12).
A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40 locais (15h40 de Brasília), indicando que não houve a maioria de dois terços dos votos necessárias para eleger o novo pontífice.
O público que estava na Praça de São Pedro, sob chuva e frio, e que esperava a fumaça branca que indicaria a escolha de um novo Papa, recebeu a fumaça negra com lamentações.
Com isso, o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI deve prosseguir nesta quarta, com duas votações pela manhã, e outras duas à tarde, até que um dos cardeais obtenha os votos necessários.(AP)

ATENÇÃO!

Fumaça preta
Não houve concenso na primeira votação dos cardeais no conclave que começou esta tarde. Exatamente às 15h42 (de Brasília), a chaminé da Capela Sistina expeliu fumaça escura, significando que os cardeais não chegaram a uma conclusão sobre o nome do sucessor de Bento XVI.
Amanhã, caso não haja concenso na primeira vez, os cardeais farão duas votações, a partir das 9 horas da manhã.


Governo autoriza reajuste no preço de medicamentos

Remédios sofrerão reajuste em 30 de março; inflação acumulada pelo IPCA entre março de 2011 e fevereiro de 2012 deverá ser utilizada para o cálculo

O governo, por meio do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), autorizou, nesta terça-feira, 12, reajuste de preços de medicamentos a partir de 30 de março. O ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante usado a partir de 31 de março de 2012.
Deverá ser utilizado para a formação dos preços o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no período de março de 2011 até fevereiro de 2012.
Após a publicação oficial do IPCA de fevereiro de 2013, que ficou em 0,60%, a CMED editará resolução específica sobre a forma de definição do Preço Fabricante e do Preço Máximo ao Consumidor dos medicamentos e da forma de apresentação de Relatório de Comercialização pelas empresas produtoras, destaca a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).(Agência Estado)





Cardeais começam a eleger o sucessor de Bento XVI

Após prestar juramento, cardeais se isolam na Capela Sistina para dar início ao processo de eleição do novo pontífice. Primeira votação deve ocorrer ainda hoje

Após prestar juramento de silêncio, os 115 cardeais que vão eleger o novo papa se isolaram, no início desta tarde, na Capela Sistina. A primeira votação deverá ocorrer ainda na tarde desta terça-feira, mas a chance de o eleito sair dessa primeira rodada é pequena.
Pouco antes de as grandes portas da capela se fecharem, os cardeais caminharam em procissão, orando e cantando. Durante o percurso, um dos religiosos disse, em latim: “Toda a Igreja, unida conosco em oração, pede pela graça do Espírito Santo neste momento para que possamos eleger um pastor digno para todo o rebanho de Cristo”. Na Praça de São Pedro, os fiéis ignoraram a chuva para acompanhar a procissão e a chegada dos cardeais à Capela Sistina - as imagens foram reproduzidas em telões. 
Um conclave realizado com o antigo papa ainda vivo é uma novidade para os cardeais no Vaticano, mas este ano, o conclave que escolherá o sucessor do agora papa emérito Bento XVI tem outra situação incomum. As reuniões preparatórias giraram em torno de temas incômodos para o Vaticano, como as irregularidades no Banco do Vaticano e a descoberta de chantagem envolvendo altos integrantes da Cúria que participavam de orgias homossexuais. Houve discussões sobre a divulgação do conteúdo de um relatório com informações sobre os problemas internos da Cúria aos cardeais – a expectativa é que apenas o futuro papa tenha acesso ao documento.
Os cardeais se reunirão apenas uma vez nesta terça. A partir desta quarta, serão duas votações pela manhã e duas à noite, até que um nome alcance maioria de dois terços, ou 77 votos dos 115 cardeais eleitores. Se não houver consenso nos três primeiros dias, é feita uma pausa para oração e o trabalho é retomado em seguida.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta segunda-feira que muito provavelmente a primeira fumaça será preta, anunciando que ainda não há um novo papa eleito. Quando o novo pontífice for definido, a fumaça branca anunciará a novidade para os devotos, na Praça de São Pedro e no mundo.(AP/Veja)


Confirmados 58 casos de dengue em Porto Alegre
Porto Alegre está com 58 casos de dengue confirmados, dos quais 33 são de pessoas que foram contagiadas em viagem a outros estados e 25 são autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade). 
Os números atualizados foram divulgados nesta terça-feira, 12, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Entre o total de pacientes, 16 residem no bairro Partenon, três no Navegantes, um no Bom Jesus, um no Jardim Botânico, um no Santana, um no Cristal, um no São José e um na Vila Jardim.   
Até a décima Semana Epidemiológica, que se encerrou em 9 de março, foram investigados 345 casos suspeitos em Porto Alegre. Neste número, estão 317 moradores da Capital e 28 residem em outros municípios. Dos residentes em Porto Alegre, 92 casos foram descartados, 58 confirmados e 167 (dos quais 45 sem histórico de viagem a outros estados) ainda aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A análise dos dados foi concluída nessa segunda-feira, 11.
Desde a primeira semana de fevereiro, quando houve a primeira confirmação de dengue em Porto Alegre, entre seis casos investigados, a CGVS está recomendando aos profissionais de saúde o máximo de atenção a pacientes que apresentem febre com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, e manchas na pele. Todo caso suspeito deve ser informado pelos serviços de saúde. Ao receber a notificação, a CGVS executa imediatamente medidas de controle da transmissão de dengue. Os pacientes com suspeita da doença atendidos na rede pública de saúde recebem um cartão de acompanhamento.  



Fortunati garante ampliação da pista do Salgado Filho

O prefeito José Fortunati garantiu que as obras de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em 920 metros, chegando aos 3,2 quilômetros. Segundo ele, as garantias foram dadas pelo diretor de operações da Infraero, João Mauricio Jordão, durante encontros realizados na semana passada.



Compra da Arena: Koff confirma negociação

O presidente do Grêmio, Fabio Koff, disse ontem que o clube estuda a possibilidade de viabilizar a compra da Arena. A hipótese é prevista na cláusula 7.4 do contrato firmado entre o clube e a OAS em dezembro de 2008.



Mãe de cardeal austríaco troce para que ele não seja papa

O cardeal austríaco Cristoph Schoenborn, apontado como um dos candidatos com chance de ser escolhido para suceder Bento XVI, conta com uma torcida contrária significativa. Sua mãe espera que ele não se torne papa, porque teme nunca mais vê-lo e que ele fique oprimido com as intrigas do Vaticano. "A família toda está com medo que Cristoph seja eleito papa", disse Eleonore Schoenborn, de 92 anos, ao jornal Kleine Zeitung, em entrevista publicada nesta terça-feira. Relembrando o discurso de despedida do papa Bento XVI, que deixou claro que os papas pertenciam completamente à Igreja, ela disse que a elevação de seu filho significaria que "ele estaria acabado para mim". "Eu nunca mais veria Cristoph de novo, porque não tenho mais força para viajar a Roma", lamenta ela, que mora em Voralberg, no oeste da Áustria.



Níveis de colesterol podem variar de acordo com a estação do ano

Os níveis de colesterol aumentam com a chegada do inverno e caem novamente na medida em que o calor retorna, aponta um novo estudo feito por pesquisadores brasileiros.

“No inverno, as pessoas devem ter mais cuidado com os próprios níveis de colesterol”, disse pesquisador Filipe Moura, estudante de doutorado na Universidade Estadual de Campinas.

Segundo ele, ainda não está claro se essas mudanças nos níveis de colesterol estão colocando pacientes em risco de ter ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. É um quadro complexo e essas alterações podem ter algum papel, mas há muitos outros fatores que contribuem para essas ocorrências, acrescentou ele.



Congresso volta a analisar orçamento hoje

O Congresso Nacional deverá dar continuidade nesta terça-feira (12) à sessão iniciada na semana passada para votar o projeto de Orçamento de 2013. A votação, marcada para começar às 19h, ocorrerá sob ameaça da oposição de entrar com recurso para derrubar a lei no Supremo Tribunal Federal (STF) caso o texto seja aprovado.



Para Barbosa, bancos devem ter mais rigor

Joaquim Barbosa, presidente do STF, afirmou ontem que os bancos são lenientes no controle de operações suspeitas de lavagem de dinheiro.  O ministro disse que a ocultação de valores precisa ser “veementemente” reprimida, inclusive com a punição das instituições financeiras. “É preciso que os que violam nossas leis saibam que não poderão considerar a criminalidade uma atividade lucrativa e tampouco entender que suas ações poderão ganhar aparência de legitimidade em razão da omissão do poder público”.
Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros em sua edição desta terça-feira, dia 12 de março.




Seca encolhe economia do RS e reforça papel da irrigação
Pela segunda vez em 10 anos, falta de chuva compromete PIB gaúcho, que caiu 1,8% em 2012. Percentual de área irrigada no Estado, hoje de 2%, deveria ser de pelo menos 30% para proteger o campo das estiagens. (Zero Hora)

Carne ficará 6% mais barata a partir de hoje
Supermercados anunciam redução de preços nos produtos da cesta básica em função da isenção de impostos. (Correio do Povo)

Habitantes das Malvinas querem continuar sob domínio britânico
Os habitantes das Ilhas Malvinas aprovaram ontem, por maioria esmagadora, a permanência do território sob domínio britânico. (O Sul)

Estado teve queda de 1,8% no PIB em 2012
FEE responsabiliza estiagem e cenário externo pelo mau desempenho da produção. (Jornal do Comércio)

Receber restituição nos últimos lotes é vantajoso, diz estudo
Para quem está com as finanças em dia, os especialistas alertam que nem sempre é vantajoso receber a restituição logo nos primeiros lotes. (O Globo/RJ)

Procons ganharão mais poder para punir e multar empresas
A medida, à qual a Folha teve acesso, faz parte de um pacote de bondades que a presidente Dilma pretende lançar na próxima sexta, Dia Mundial do Consumidor.(Folha de São Paulo)

Governo autoriza reajuste no preço dos medicamentos
O ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante usado a partir de 31 de março de 2012. (Diário Catarinense)

Distritais não param de gastar dinheiro público nem nas férias
Este ano os deputados se superaram e conseguiram usar, durante o recesso parlamentar, R$ 178.237,16 de verba indenizatória. (Jornal de Brasília)

Renan injetou R$ 300 mil em ‘empresa relâmpago’
O parlamentar, eleito presidente do Senado em fevereiro prometendo total transparência em sua gestão, não quis comentar a operação. (Estadão/SP)

INSS não incide mais em férias, diz STJ
No fim de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o salário-maternidade e as férias do trabalhador não estão mais sujeitos à cobrança da contribuição previdenciária patronal. (Gazeta do Povo/PR)

Europeus são maioria no conclave
Dos 115 cardeais que participarão da eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI, 60 são da Europa, 19 da América Latina, 14 da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), 11 da África, dez da Ásia e um da Oceania. (Diário do Pará)
 


Bom Dia!
Complicado o começo da terça-feira, não? Já tivemos chuva, um ventinho frio e agora, mesmo que timidamente, o sol começa a aparecer. As previsões são de que o tempo se complica durante o dia.
Algumas pessoas comentaram, comigo, que invariavelmente trato do tempo neste espaço. Explico: ignorar as condições climáticas aqui no Sul é difícil. Muitas vezes temos as quatro estações do ano em 24 horas. Meteorologia já faz parte do nosso dia-a-dia. Ou não?
O noticiário informa que, a partir de hoje, os preços dos produtos da cesta básica devem baixar. Entra em vigor a taxa zero para impostos federais em vários produtos de consumo quase diário da população. O ministro da Fazenda disse que espera que os comerciantes cumpram a medida imediatamente, baixando os preços, impedindo o aumento dos índices de inflação.
Eu confesso que, por uma certa incredulidade, fiz uma lista de preços dos produtos atingidos pela medida e vou conferir em um mês. Se os preços realmente baixarem, prometo divulgar aqui. Até lá, sou mais ou menos como diz o Silvio Santos: “Eu só acredito, vendo”.
Já por aqui, ontem à noite o PDT elegeu a chapa que vai representar o Estado na eleição da executiva nacional, dia 22, em Brasília. Por 117 votos contra 84, a chapa liderada pelo presidente do partido, Vieira da Cunha, derrotou o grupo comandado pela deputada Juliana Brizola. A eleição, que só não teve conseqüências piores graças a interferência do prefeito José Fortunati, delega ao grupo de Vieira da Cunha, o comando dos 11 votos gaúchos que, conforme anunciado, apoiarão a permanência de Carlos Lupi no comando nacional do partido. Alceu Collares, Juliana Brizola, Afonso Motta e Giovani Cherini, sairam derrotados da reunião. Com eles, de certa forma, o ex-marido de Dilma Rousseff, Carlos Araújo.

A partir das 20h30min, no Teatro do Sesi, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre abre sua temporada de concertos 2013. Bom momento para relembrar, aqui, uma apresentação especial que aconteceu em 2010. Nela, a OSPA nos traz uma versão própria do tango Caminito, de Diós e Peñaloza. . Fique então com a nossa grande orquestra e tenha um Bom Dia!




Cesta básica: preços caem a partir de hoje
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Teruo Yamada, disse nesta segunda-feira que os produtos da cesta básica que passaram por redução de impostos devem ficar mais baratos para o consumidor a partir desta terça-feira, 12.
De acordo com Yamada, as carnes e os produtos de higiene devem cair numa média de 6%, enquanto os demais itens que compõem a cesta básica devem diminuir 3%.
Segundo ele, a desoneração integral da cesta, anunciada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, deve chegar ao consumidor em até duas semanas. Isso porque parte deste repasse também depende da indústria. Yamada reuniu-se, no Ministério da Fazenda, com representantes do comércio e da indústria e com o ministro Guido Mantega.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Edmundo Klotz, disse que espera que todo o setor varejista repasse a desoneração ao consumidor final, mas não citou um índice. "Não temos muita noção de quanto será esse repasse. Chegará ao menor nível possível, pois estamos fazendo a nossa parte. Todos devem repassar o máximo do benefício, levando o imposto para próximo de zero".(Agência Estado)

Chuva e vento fortes devem atingir o Rio Grande do Sul
A meteorologia alerta para o risco de chuva forte – com volume de precipitação elevado e em curto período – no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. 
Segundo a MetSul Meteorologia, a análise de modelos meteorológicos aponta para a ocorrência de temporais severos entre esta terça e quarta-feira. A instabilidade deve atingir todo o território gaúcho, mas tempestades e vendavais devem se concentrar no Noroeste e Norte do Estado.
Quanto à área de Porto Alegre, as simulações computadorizadas se dividem. Há modelos indicando risco de chuva forte a torrencial com elevados volumes em curto período nesta terça e no começo da quarta em quantidade suficiente para provocar alagamentos, além de vento muito forte com rajadas até intensas na noite de terça e madrugada de quarta. Outros modelos, contudo, apontam um cenário mais favorável com chuva fraca a moderada na Capital, ocasionalmente forte em locais isolados da região, e vento moderado com ocasionais rajadas.
Nesta terça-feira, o dia começa com tempo bom e seco em Porto Alegre. O sol pode até aparecer de manhã, mas a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva. Não se descarta instabilidade já no final da manhã, mas ela deve ser muito maior da tarde para a noite, quando não se afasta o risco de chuva forte.
A possibilidade de temporal não pode ser afastada. O vento começa a se intensificar e pode soprar com rajadas à noite. O risco do vento ser muito forte, de acordo com alguns modelos, existe. Mínima entre 18ºC e 20ºC. Máxima de 25ºC a 27ºC antes da chegada da chuva.(Correio do Povo online)


Catamarã Zona Sul a partir de abril.
Vanderlei Capellari, diretor-presidente da EPTC, informou nesta segunda-feira, 11, que o início das operações do catamarã na Zona Sul de Porto Alegre, deve ocorrer a partir do mês de abril.As obras da estação já estão concluíidas e já houve, também, a liberação da embarcação.
-A demora agora é por conta da necessidade de reforçar a sinalização fluvial, o que deverá acontecer no início de abril – afirmou.
O Terminal BarraShoppingSul funcionará como uma parada de ônibus dentro do trajeto já existente na ligação Porto Alegre-Guaíba. A operação inicial será feita manualmente, mas a EPTC já estuda a adoção da bilhetagem automática com os sistemas do TRI e do SIM. Segundo o diretor de Operações da empresa responsável pelos catamarãs (CatSul),  Carlos Bernaud, o novo terminal funcionará, nos dois primeiros meses, em caráter experimental com oito viagens por dia.  A tarifa do catamarã do BarraShoppingShopping até o Centro de Porto Alegre (e vice versa) deverá ser de R$ 5,00