Procon
divulga lista das mais reclamadas em 2012
A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) divulgou o
ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2012.
O Itaú-Unibanco
passou do 3º lugar em 2011 para a liderança no ano passado, com 1.108
reclamações no total, sendo 647 delas não atendidas. A Claro deu um salto no
ranking, passando do 16º lugar para a vice-liderança, com 1.006 reclamações,
sendo 208 não atendidas.
O terceiro colocado foi o Grupo Bradesco, líder do ranking em 2011. O
banco recebeu um total de 976 reclamações, sendo que 590 não foram atendidas. O
maior salto entre as dez primeiras colocadas foi registrado pela BV, que subiu
19 posições, passando do 25º em 2011 para o 6º em 2012.
No ranking por setores, a área de produtos ficou na liderança, com 9.795
reclamações. Na sequência aparecem assuntos financeiros, com 7.642, e serviços
privados, com 5.021. Na outra ponta da tabela está o grupo alimentação, com 76
reclamações, habitação, com 774, e saúde, com 1.479.
De acordo com o comunicado, o Procon divulga os 50 fornecedores que mais
geraram reclamações fundamentadas - aquelas que não foram solucionadas na fase
inicial do atendimento. No ano passado, foram registradas 602.611 reclamações,
queda de 17% ante 2011. Destas, 79% foram solucionadas, sendo as restantes
consideradas como reclamações fundamentadas.
Confira
a lista das dez empresas que mais receberam reclamações em 2012:
1- Itaú-Unibanco - 1.108
2- Claro - 1.006
3- Bradesco - 976
4- Vivo - 967
5- B2W - 718
6- BV - 621
7- Carrefour - 595
8- Grupo Oi - 586
9- Eletropaulo - 576
10- Santander Real - 568
1- Itaú-Unibanco - 1.108
2- Claro - 1.006
3- Bradesco - 976
4- Vivo - 967
5- B2W - 718
6- BV - 621
7- Carrefour - 595
8- Grupo Oi - 586
9- Eletropaulo - 576
10- Santander Real - 568