terça-feira, 26 de março de 2013


GM demite quase 600 em fábrica de São José dos Campos
General Motors começou demissões de 598 funcionários de uma das linhas de produção do complexo fabril de São José dos Campos (SP). 
Segundo nota enviada à imprensa, a empresa informou que seguiu os termos do acordo assinado no último dia 26 de janeiro de 2013 com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, na presença de autoridades municipais, estadual e federal. O desligamento envolve empregados da fábrica de automóveis - uma das oito existentes no complexo Industrial da empresa na cidade -, que estavam em ”lay off” (período de afastamento) desde agosto de 2012.
"A GM nos informou que começou a enviar as cartas de demissão para cerca de 500 funcionários ontem", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros. Além das demissões na unidade, Barros afirmou que GM abriu nesta semana um Programa de Demissão Voluntária na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A informação foi confirmada pelo sindicato local.
Os trabalhadores da linha de produção conhecida como MVA da fábrica de São José dos Campos fazem parte de um grupo de 739 funcionários que tiveram contratos de trabalho suspensos em agosto do ano passado. A linha produzia modelos que não foram renovados pela GM e pararam de ser fabricados, como Meriva e Zafira, e está montando atualmente apenas o compacto Classic em volume reduzido.
As demissões informadas pelo sindicato ocorrem em meio ao término, nesta terça-feira, da prorrogação do período de afastamento acertado por empresa e sindicato em janeiro. A GM anunciou no início do ano passado planos para fechar completamente a linha MVA e para demitir 1.840 funcionários.


Dengue: 99 casos confirmados em Porto Alegre
Porto Alegre está com 99 casos de dengue confirmados, dos quais 41 são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados e 58 são autóctones (doença contraída na cidade). Os números atualizados foram divulgados nesta terça-feira, 26, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Municipal de Saúde. Entre o total de pacientes com a doença contraída na Capital, 29 residem no bairro Partenon, quatro no Santana, quatro no São José, quatro no Santo Antônio, três no Navegantes, três no Jardim Botânico, dois no Santa Maria Goretti, dois no Chácara das Pedras, dois no Bom Jesus, dois no Cristal, um na Vila Jardim, um no Humaitá e um no Rio Branco.
Até a décima segunda Semana Epidemiológica, que se encerrou em 23 de março, foram investigados 539 casos suspeitos de dengue em Porto Alegre, sendo que 490 pacientes são moradores de Porto Alegre. Dos residentes na Capital, 225 casos foram descartados, 99 confirmados e 166 (dos quais 96 sem histórico de viagem a outros estados) ainda aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Desde a primeira semana de fevereiro, quando houve a primeira confirmação de dengue em Porto Alegre, a CGVS emitiu alerta epidemiológico e está recomendando aos profissionais de saúde o máximo de atenção a pacientes que apresentarem febre com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, e manchas na pele. Todo o caso suspeito deve ser informado pelos serviços de saúde. Ao receber a notificação, a CGVS executa imediatamente medidas de controle da transmissão de dengue. Os pacientes com suspeita da doença atendidos na rede de saúde recebem um cartão de acompanhamento.
Foto: Veronica Faccioni




PSC decide manter Feliciano na Comissão de Direitos Humanos

O vice-presidente nacional do PSC, Everaldo Pereira, afirmou nesta terça-feira que o partido irá manter o apoio ao presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC-SP), para permanecer no comando da comissão. Desde sua indicação, o deputado sofre pressão para deixar o posto por conta de declarações consideradas homofóbicas e racistas.
Segundo o dirigente da sigla, o PSC "não abre mão" da indicação de Feliciano. A decisão foi anunciada após reunião da Executiva e da bancada do PSC na Câmara, na tarde desta terça.
"Quero pedir respeitosamente que as lideranças de partidos da Casa respeitem a indicação do PSC. Informamos aos senhores que o PSC não abre mão da indicação feita. O deputado Marco Feliciano foi eleito pela maioria dos membros da comissão. Se tivesse sido condenado pelo Supremo nem teria sido indicado", afirmou o Everaldo Pereira.
"Feliciano é um deputado ficha limpa, tendo então todas as prerrogativas de estar na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias", completou.


STF nega pedido de Dirceu para ampliar prazo de recursos
Às vésperas da publicação do acórdão do mensalão,fase em que a defesa dos condenados poderá entrar com recursos contra a sentença, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do publicitário Ramon Hollerbach para ampliar o prazo de apresentação dos embargos de declaração. Esses embargos são usados para esclarecer eventuais pontos considerados obscuros nas condenações, mas não alteram o teor das penas impostas.

Juros do cheque especial chegam a 138,5% em média ao ano
A taxa de juros do cheque especial para pessoas físicas voltou a subir, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça-feira (26). Em fevereiro, a taxa média ficou em 138,5% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual em relação a janeiro.
Em janeiro a taxa tinha ficado estável em relação a dezembro, depois de um processo de queda iniciado em abril do ano passado, quando saiu de 170,1%, em março, para 163,2% ao ano.
A taxa do crédito pessoal, desconsideradas operações consignadas em folha, também subiu, ao passar de 68,1%, em janeiro, para 69,8% ao ano, em fevereiro. No caso do crédito consignado, houve alta de 0,2 ponto percentual, para 24,7% ao ano.
Já a taxa de juros do crédito para compra de veículos ficou estável em 20,5% ao ano, em fevereiro em relação a janeiro.

Coreia do Norte diz estar pronta para atacar EUA
A Coreia do Norte disse nesta terça-feira (26) que seus foguetes estratégicos e unidades de artilharia de longo alcance foram colocados em "posição de combate" mirando as bases militares dos EUA em Guam, no Havaí e no continente americano. O anúncio, divulgado pela agência de notícias KCNA, segue dias de forte retórica por parte de Pyongyang. Também coincide com o terceiro aniversário do naufrágio do navio de guerra Cheonan, que deixou 46 marinheiros mortos.

Líder do PSC diz que não aceitará pressão para substituir Feliciano
O líder do PSCna Câmara, deputado André Moura (SE), advertiu nesta terça-feira (26), durante reunião das lideranças da Casa, que não admitirá que seu partido seja forçado a destituir o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Na semana passada, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), cobrou do PSC uma solução até esta terça para o caso de Feliciano. Desde que assumiu a presidência da comissão, o deputado é alvo de protestos pelo país em razão de declarações interpretadas como homofóbicas e racistas.

Para Lula, nem ONU nem FMI funcionam
Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “a ONU está superada no tempo e no espaço”. Segundo Lula, a Organização Mundial das Nações Unidas está carente de nova representação e de novas discussões. Quando esteve no poder, Lula tentou articular a inclusão do Brasil no Conselho de Segurança da entidade, mas não foi bem sucedido.
Lula lamentou a falta de ação e reformas na ONU durante o seminário organizado hoje pelo jornal Valor Econômico na capital paulista.
O FMI também voltou a ficar na mira das críticas do ex-presidente, que afirmou que o órgão não representa hoje para a crise europeia o que já representou para a crise brasileira.
“Quando era na América Latina, chegavam dois aviões do FMI e no aeroporto mesmo diziam o que fazer e a gente cumpria. Na crise europeia e americana, desapareceu o FMI. Aliás, só apareceu para a gente descobrir que ele estava sem dinheiro”, disse.

Taxas de juros cobradas pelos bancos seguem subindo
A taxa de inadimplência das famílias caiu pelo quinto mês seguido. Passou de 5,5% para 5,4% em fevereiro. Esse são os dados do novo tipo de cálculo feito pelo Banco Central desde o mês passado. A diferença é a inclusão de todo o tipo de crédito na conta. Antes, o BC calculava o nível de calote da pessoa física apenas sobre os recursos que os bancos tinham liberdade para emprestar como desejavam. O crédito direcionado estava fora dessa proporção. Mesmo com a queda da inadimplência, a taxa de juros cobradas pelos bancos subiu. Segundo a autoridade monetária, a média dos juros cobrados das famílias subiu pelo segundo mês seguido. Aumentou de 24,7% ao ano para 24,9% ao ano no mês passado. Para o BC, a alta foi sentida principalmente no crédito pessoal e no cheque especial.




Porto Alegre, 241 anos

Obrigado, Porto Alegre, por 241 anos do mais lindo por de sol do mundo!



Dos jornais de hoje





Noticias que são destaque em alguns dos principais jornais do Brasil e do RS nesta terça-feira, dia 26 de março.






Porto Alegre 241 anos
Seis colunistas retratam a Capital. Roteiro turístico redescobre a cidade. (Zero Hora)

Ação tenta acabar com teto do IR na educação
OAB vai ao Supremo para acabar com o limite de R$ 3.091,35 já no ano-base de 2012. (Correio do Povo)

Estrangeiros triplicam investimento no Brics
Salto ocorreu na década, diz a Unctad; em 2012, bloco de países recebeu US$ 263 bi. (Jornal do Comércio)

PEC das domésticas pode ser votada hoje
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66/2012 que estende aos empregados domésticos direitos já garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral poderá ser votada, em segundo turno, nesta terça (26). (Folha de São Paulo)

Encontro marcará lançamento do PNAIC na região
A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, fará nesta terça-feira, 26, o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na região de sua abrangência. (O Alto Uruguai/ Frederico Westphalen)

Luis Lauermann começa o mandato com maratona de reuniões
“Queremos definir um planejamento, prioridades, metas e um cronograma. Ainda nessa semana, estabelecer o diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com o Daer, sobre a Avenida dos Municípios.” (NH/Novo Hamburgo)

Justiça diz que Lalau tem boa saúde e ex-juiz volta para a cadeia
Nicolau dos Santos Neto, de 84 anos, foi levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal. (Estadão/SP)

Gastos com diárias no governo federal crescem 22%
O governo federal gastou no ano passado quase R$ 1 bilhão em despesas com diárias para 285 mil servidores federais, incluindo ministros do governo Dilma Rousseff. Foram pagos R$ 858 milhões, 22% a mais em relação a 2011. (O Globo/RJ)

TJ manda indenizar em R$ 100 mil família de pastor vítima da gripe A
Em decisão inédita, a família de um pastor evangélico de Santa Maria que morreu em 2009 depois de ser internado com suspeita de gripe A terá direito a indenização de R$ 100 mil do Município. A decisão é da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado.(A Razão/Santa Maria)

Projeto estimula reconhecimento voluntário de paternidade
Coordenado pelo Departamento de Atividade Psicossocial, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Projeto Paternidade Responsável tem como diferencial o apoio psicológico prestado aos pais e crianças contribuindo de forma efetiva para a pacificação familiar. (Jornal de Brasília)

Juízes aposentados de SC reivindicam auxílio moradia
Os magistrados aposentados de Santa Catarina estão reivindicando receber o auxílio-moradia pago a juízes e desembargadores da ativa. (Diário Catarinense)


Compromisso com a cidade
José Fortunati*

O dia 26 de março representa um marco para a administração pública de Porto Alegre. Na data em que celebramos os 241 anos da cidade, firmamos em ato público com todos os secretários e dirigentes dos órgãos municipais os contratos de gestão que vão balizar os próximos quatro anos de governo. São mais de 200 ações contratualizadas, de curto, médio e longo prazos, divididas em três eixos: social, de ambiência e de gestão. Cada órgão terá um contrato de gestão específico para atender às peculiaridades da sua área de atuação, além de haver metas comuns a todas as unidades.

Mais do que um avanço, trata-se de um novo ciclo do modelo de gestão adotado em 2005 e a reafirmação do nosso propósito de qualificar os serviços públicos, agilizar os processos e atender às demandas das comunidades. Um novo ciclo que começou com a reforma administrativa já implantada, promovendo mudanças na estrutura e nos processos para o salto de qualidade que estamos propondo para a máquina pública municipal. Os contratos de gestão serão instrumentos para que se efetive esse compromisso em benefício dos porto-alegrenses e de um futuro melhor para todos.

Com as lideranças capitaneando esse processo e com o comprometimento das equipes técnicas da prefeitura, vamos trabalhar com programas, metas e prazos claros, previamente definidos, integrando todas as estruturas municipais dentro do conceito da transversalidade e dando conta à sociedade dos resultados obtidos, porque a transparência é outro conceito importante no modelo que adotamos. Atuar de forma efetiva nas comunidades, especialmente nas que mais precisam, levando em conta suas peculiaridades, necessidades e potenciais, também faz parte do processo e aí temos a presença de outra premissa do modelo, que é o agir no território – nos bairros e regiões.

Na verdade, esse moderno processo é um contrato de resultados, pois visa transformar intenções estratégicas em entregas concretas, num grande acordo que o governo oferece à sociedade porto-alegrense. Tendo como referência o mês de dezembro de 2013, exemplificamos as ações: entre outras, o atingimento de 80% do esgoto tratado, a ampliação em 100% da coleta automatizada de lixo e das equipes de coleta seletiva, mais de 50% da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família, a regulação total dos leitos hospitalares e a conclusão do Hospital da Restinga, a entrega de mais 21 escolas e mais de 2 mil vagas na educação infantil, o avanço para 66% no percentual de alunos atendidos em turno integral e a conclusão de 60% das obras previstas para a Copa 2014.

A contratualização é para valer. O desafio que nos impusemos no novo governo é o de não permitir que os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral deixem de se efetivar. E é assim que vamos fazer mais, fazer melhor, fazer com todos e para todos, construindo uma Porto Alegre que nos orgulhe hoje e sempre.
*Prefeito de Porto Alegre


Bom Dia!

São 241 anos comemorados hoje por Porto Alegre. Não é muito, mas 62 deles eu curti. Cheguei aqui quando tinha nove anos, hoje estou com 71. Posso garantir que conheci uma Porto Alegre bem diferente da de hoje.
Só para exemplificar, quando chegamos aqui, fomos morar na Avenida Praia de Belas. A casa nem existe mais. No local está a Loja Maçônica, bem em frente ao Corpo de Bombeiros. Pois naquele tempo, a Praia de Belas não tinha calçamento e bastava a gente atravessar a rua para brincar na areia do rio. O Guaíba era rio, naquela época. Hoje teimam em transformá-lo em lago.

Depois fomos morar na Rua Intendente Alfredo Azevedo, na Glória. Lá também não havia calçamento, que só chegou quando passou a ser itinerário de uma linha de ônibus. Telefone, naqueles dias, só no bar Ponto Chic, que ficava na esquina da Intendente com a Oscar Pereira. Em frente à Igreja, que está lá até hoje, havia o Cine Teatro Glória que, demolido, deu lugar a um estacionamento de ônibus.

Moramos na Azenha, onde convivi com o bonde e com o troley-bus. Mais tarde, fomos para a Olavo Bilac, morar num apartamento enorme.

Se fosse lembrar de tudo o que mudou nestes 62 anos, ficaria dias contando histórias, aqui. Quem sabe, aos poucos, vou falando nas mudanças que vi ocorrerem em Porto Alegre.

Hoje quero apenas falar da minha alegria, do meu orgulho de ser quase um porto-alegrense. Aqui, na realidade, comecei e aprendi a viver. Sai criança da minha querida São Gabriel e vim encontrar, em Porto Alegre, minha profissão, meus amigos, meus amores, meus filhos e netos. Porto Alegre abriu os braços para mim quando eu tinha nove anos. Tenho, desde então, procurado corresponder a oportunidade que ela me deu. Então, me sinto muito à vontade para dizer que estou feliz, muito feliz com os 241 desta Capital que conserva, mesmo em meio ao progresso que brota vertiginosamente, seu ar interiorano e hospitaleiro. E, para permanecer com o que os porto-alegrenses, daqui ou de fora, como eu gostam de afirmar, repito: Porto Alegre, eu curto, eu cuido.



Sei que estou sendo até repetitivo, mas não tenho como homenagear Porto Alegre, no seu aniversário, a não ser reproduzindo a música que mais nos identifica com ela. Então fiquem com Isabela Fogaça e a maravilhosa Porto Alegre é Demais, do José Fogaça, ao mesmo tempo em que desejo a todos um Bom Dia!