terça-feira, 30 de abril de 2013



Uma festa de amigos

O lançamento do livro ‘200 piadinhas para ler na viagem’, o mais novo do José Luiz Prévidi, foi motivo para que dezenas de amigos estivessem no Tapa’s Bar, ontem à noite. Amigos do Prévidi, jornalistas, autoridades, familiares e, principalmente, muitos leitores do Blog do Prévidi. Cerveja gelada, salgadinhos, muitos abraços e risadas marcaram a festa que foi até tarde, fazendo mais alegre ainda a Rua da República que, segundo o Prévidi, é a mais bonita de Porto Alegre.

Serviços essenciais funcionam no feriado
Nesta quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, a prefeitura mantém os serviços descritos a seguir:   
 LIMPEZA URBANA - O DMLU trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. Todas as seções operacionais trabalharão das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.
ÁGUA E ESGOTOS
- O DMAE atende 24 horas no Fala Porto Alegre - Fone 156, "opção 2”, solicitações de serviços, esclarece alguns assuntos da área comercial, recebe denúncias de ligações clandestinas e reclamações relativas a água e esgoto cloacal.
 
ESGOTOS PLUVIAIS - O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30 às 17h. Em caso de chuva, o horário poderá se estender. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone geral 3289-2200. 
TRÂNSITO - Feriado com passe livre. Frota de ônibus da Capital circula com tabela horária de feriado. A EPTC atende pelo fone 156 (24 horas) para informações sobre trânsito e transporte. Outras informações de transporte nos sites www.eptc.com.br ou www.poatransporte.com.br ou pelo fone 156.
LINHA TURISMO - Funcionará no feriado do Dia do Trabalho. O Roteiro Centro Histórico tem oito saídas diárias, às 9h, 10h, 11h e 12h pela manhã, e às 13h, 14h, 15h e 16h à tarde, e possibilidades de embarques e desembarques ilimiitados no período de 1 dia. O Roteiro Zona Sul opera em sistema circular, sem paradas, com duas saídas, às 10h30min e 15h no feriado. Os ingressos podem ser adquiridos diariamente, das 8h30 às 18h no Terminal da Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa).  Reservas podem ser feitas apenas para grupos acima de 10 pessoas, exclusivamente por e-mail (reservas@turismo.prefpoa.com.br). Informações: 156 (opção 5) ou 51 3289 0176.

SAÚDE - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo fone 192.
Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:
UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - 3368-1619)
PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro)
PA Restinga (rua Álvaro Diffini, 520, Restinga)
PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone 3289-3456)
Hospitais:
Hospital de Pronto Socorro
(Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) - funcionamento e atendimento plenos
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)


ASSISTÊNCIA SOCIAL - Albergue Municipal (rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h, 3346-3238; Abrigo Municipal Marlene (avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h; Abrigo Municipal Bom Jesus (rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24h. Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h, telefone 3289-4994. Plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc):9955-0270. Plantão da Abordagem Social noturna: 9955-0287.

CONSELHO TUTELAR - Atenderá em regime de Plantão Centralizado, a partir das 8h de quarta-feira, 1º de maio, até as 8h de quinta-feira, 2 dia de maio, na rua Giordano Bruno, 335 - bairro Rio Branco - Telefone: 3289-8485 ou 3226-5788 (ligações a cobrar).  

GABINETE DE DEFESA CIVIL - A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atendimento de urgências e emergências em situação de risco.
OBRAS - A Divisão de Iluminação Pública (DIP) mantém equipe de plantão para atender emergências relacionadas aos equipamentos pelo telefone 3289-8582.
MEIO AMBIENTE - A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atende das 8h30 às 18h pelo telefone 156. 
DISQUE PICHAÇÃO
- Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, fone 153, e pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, fone 156.
GUARDA MUNICIPAL - O Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atende escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais do Centro Histórico, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 340 prédios municipais pelo fone 3289-7031 ou pelo 0800-6460153 - serviço 24 horas.   
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- Feiras Modelo, Feira  Ecológica do Menino Deus e  Mercadão do Produtor funcionam normalmente. Atendimento da Smic (Licenciamento, Linha da Pequena Empresa, Microcrédito) fica fechado. Fiscalização acontece normalmente - Denúncias podem ser encaminhadas pelo 156.


Maia quer mais PEC contra o STF
O deputado Marco Maia (PT-RS) começou a coletar assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com o objetivo de proibir ministros do STF de tomar decisões liminares que suspendam atos do Legislativo. Maia disse que os ministros interferem no parlamento por liminar. “Quem faz as leis, quem toma as decisões aqui é o parlamento que foi eleito para isso”, disse.

Último dia de MSN
A partir da meia-noite de hoje, a Microsoft encerra as atividades de seu programa de mensagens online, o MSN. Quem for usuário deve obrigatoriamente transferir a conta para o Skype. Criado em 1999, o MSN viveu seu ápice em meados dos anos 2000, quando chegou a ser um dos dez sites mais acessados do mundo, com 300 milhões de usuários.

Nova eleição será paga por prefeitos cassados
A Justiça Eleitoral e a Advocacia-Geral da União vão acionar candidatos de 26 municipios cujas condutas levaram à realização de novo pleito este ano. Prefeitos que tiveram o registro indeferido ou o mandato cassado por crime eleitoral ou outras irregularidades, vão arcar com o custo das novas eleições.

Comércio não abrirá no feriado
A população deve ficar atenta a algumas alterações, especialmente no comércio, neste feriado de 1º de maio. Conforme convenção coletiva firmada entre os sindicatos dos Lojistas e dos Empregados no Comércio, os estabelecimentos comerciais não abrirão suas portas nesta quarta-feira. A Associação Gaúcha de Supermercados informa, também, que seis filiados não funcionarão. Já os shopping centers abrirão em horários especiais, com praças de alimentação funcionando das 11h às 23h.

Isenção de IPI para máquinas e equipamentos agrícolas
O Senado aprovou hoje (30) projeto de lei que isenta máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta, que agora tramitará na Câmara dos Deputados, estende a isenção aos mesmos produtos fabricados por países do Mercosul.
A medida valerá exclusivamente ao uso de todo o maquinário por agricultores familiares ou empreendedor familiar rural. A isenção poderá ser usada uma vez ao ano ou então nos casos em que ocorra a destruição completa ou furto do equipamento.

FIFA aponta envolvimento de Havelange e Teixeira em suborno
O brasileiro João Havelange renunciou secretamente ao cargo de presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para evitar punições após ser acusado de receber subornos. A iniciativa ocorre no momento da divulgação de um relatório do comitê de ética do órgão, publicado hoje (30).
O relatório revelou que Havelange, que tem 96 anos, renunciou ao cargo no dia 18 de abril e que mais nenhuma ação será tomada em relação a ele.
No documento, Havelange, seu ex-genro e ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, e Nicolás Leóz, que renunciou na semana passada ao cargo de presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), são apontados como receptores de propinas em um escândalo envolvendo a falida agência de marketing esportivo ISL.


Dos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros em suas edições desta terça-feira, dia 30 de abril.




PF prende dois secretários e mais 16 por fraude ambiental
Esquema de pagamento de propina em troca de licenças leva à prisão servidores públicos, consultores, empresários e a cúpula do Meio Ambiente do Estado e da Capital.(Zero Hora)

Governo vai subsidiar passagens aéreas em vôos regionais
Decisão pretende tornar vôos regionais mais competitivos. (O Sul)

PF revela fraude nas licenças ambientais
Operação prende 18, confisca equipamentos e localiza dinheiro usado como propina para agilizar papelada. (Correio do Povo)

Arrecadação federal cai em relação a 2012
Desonerações contribuem para recuo de 0,40% no acumulado do trimestre. (Jornal do Comércio)

Receita paga primeiro lote de restituições em 17 de junho
Terão prioridade os contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doenças graves. (Estadão/SP)

Conta no exterior pode ter quebra de sigilo automática
Brasil integra grupo que elabora projeto com objetivo de combater a evasão fiscal. (Valor Econômico)

FIFA confirma propina e Havelange renuncia a cargo na entidade
O Comitê de Ética da Fifa divulgou nesta terça-feira relatório final do caso ISL apontando que os brasileiros Ricardo Teixeira e João Havelange e o paraguaio Nicolás Leoz receberam propinas. (Folha de São Paulo)

PEC da discórdia está a caminho da gaveta
Presidentes da Câmara e do Senado se encontram com ministro do STF e estudam arquivar a proposta que limita os poderes do Supremo. Mas a polêmica está longe do fim. (Correio Braziliense)

Montadora chinesa anuncia fábrica de caminhões no Brasil
O grupo Metro-Shacman confirma nesta terça-feira (30) investimentos de R$ 400 milhões para início da produção de caminhões pesados e extrapesados da marca chinesa na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.(Estado de Minas)

Esquerda lidera ampliação de filiados no Paraná
PSOL e PSTU foram as legendas que tiveram os maiores aumentos no quadro de filiados no Paraná nos últimos 12 meses, conforme balanço recente do TSE. (Gazeta do Povo/PR)

Deputado pernambucano dá parecer favorável ao projeto da ‘cura gay’
O projeto da “cura gay”, defendido por membros da bancada evangélica na Câmara Federal, pode ser aprovado e virar uma “realidade jurídica” no país.(Diário de Pernambuco)


Bom Dia!
Não há como começar o dia sem comentar a Operação Concutare, que resultou na prisão do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Niedersberg, do secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, do ex-secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e mais 15 pessoas, entre elas empresários e funcionários públicos. Como se sabe, todos são acusados de envolvimento em pagamento e recebimento de propina em troca de licenças.
Não vou entrar no mérito da questão nem tentar analisar ou opinar sobre a culpa de quem está preso. O que se sabe, isto sim, é que quando a Polícia Federal prende alguém, tal prisão é feita com base em provas concretas. Então, vamos esperar pelas próximas horas.
Mas uma coisa que vinha chamando a minha atenção é comentada pelo prefeito Fortunati em sua página no facebook, hoje. Trata-se da possibilidade de instalação de CPIs na Assembleia e na Câmara de Vereadores. Afinal, um secretário do Estado e um do Município estão presos e a operação é uma só. O que se aplica a um, se aplica ao outro.
Pois ontem, o presidente estadual do PT, deputado Ral Pont, afirmou que “não vê necessidade de uma CPI. É muito prematuro”. Já na Câmara, por iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSol) começaram, a ser colhidas as 12 assinaturas necessárias para instalação da Comissão. O interessante, é que os vereadores do PT, partido cujo presidente não vê necessidade de CPI, assinaram o pedido de criação de uma no Legislativo Municipal. Assim, fica difícil entender a lógica petista e, como questiona o prefeito em sua nota na rede social, “como o processo da PF é o mesmo, o que muda nos dois casos?”  Se eu tivesse que responder ao prefeito, diria o óbvio. Na Assembléia, o PT é situação e na Câmara, oposição. Simples assim.

Morreu ontem, em São Paulo, um dos grandes poetas da música popular brasileira, o cientista Paulo Vanzolini. Como se não fosse o bastante, Vanzolini é autor, além de Ronda, Volta Por cima e Pedacinhos do céu, de mais de cinqüenta sambas. Então, para recordar um pouco da genialidade deste zoólogo paulista que nos deixou aos 89 anos, vamos ouvir Maria Bethânia cantando aquela música que consagrou Vanzolini: Ronda. Fiquem com Deus e tenham um Bom Dia!





Lista dos 18 presos pela Polícia Federal
A seguir, a lista dos lista dos 18 suspeitos presos pela Operação Concutare  da Policia Federal. Até as 19h30min desta segunda-feira, pelo menos 15 deles já haviam sido encaminhados ao Presídio Central, em Porto Alegre.
A relação inclui empresários, consultores e servidores públicos. Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Confira a lista completa:
Servidores/consultores
— Luiz Fernando Záchia, secretário municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre
Contraponto: 
o advogado Rafael Coelho Leal disse que seu cliente está chocado, triste, chateado, mas está tranquilo, pois não tem absolutamente nada com isso
— Berfran Rosado, consultor ambiental e ex-secretário estadual do Meio Ambiente
Contraponto: 
o advogado Luciano Feldens disse que Berfran desconhecia as razões pelas quais foi preso e por que foi alvo da investigação.
— Giancarlo Tusi Pinto, trabalha no Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental, que tem como sócio Berfran Rosado
O advogado não foi localizado
— Alberto Antônio Muller, servidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)
O advogado não foi localizado
— Ricardo Sarres Pessoa, servidor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
Contraponto:
 ZH telefonou para a casa de Pessoa. Um familiar atendeu e disse não saber nada sobre o assunto
— Lúcio Gonçalves da Silva Junior, consultor ambiental
O advogado não foi localizado
— Carlos Fernando Niedersberg, secretário estadual do Meio Ambiente
Contraponto: 
O advogado Eduardo Campos disse que Niedersberg está tranquilo, mas surpreso, e que sequer sabia o motivo da prisão
— Élvio Alberto dos Santos, assessor na Câmara de Porto Alegre
O advogado não foi localizado
— Mattos'Alem Roxo, servidor da Fepam
Contraponto: 
o advogado Marcos Eberhardt não quis se pronunciar sobre o caso antes de analisar o inquérito
— Joel Machado Moreira, engenheiro ambiental da empresa Construcap
Contraponto:
 o advogado da Construcap, Rafael Barreto, não quis se manifestar. A família preferiu não falar sobre o assunto
Empresários
— Vanderlei Antônio Padova, dono da Padova e Chedid Ltda, especializada em consultoria na área de geologia
Contraponto: 
o filho Norton Padova disse que a família foi pega de surpresa. O advogado Jarel Chedid não foi localizado
— Bruno José Muller, engenheiro de minas e irmão de Alberto Antônio Muller, sócio das empresas Erthal e Muller Consultoria Ambiental e Mineral Ltda e da Geodinâmica, Engenharia, Geologia e Meio Ambiente Ltda
O advogado não foi localizado
— Marcos Aurélio Chedid, sócio de Vanderlei Antônio Padova na Padova & Chedid Ltda, especializada em consultoria na área de geologia
O advogado não foi localizado
— Gilberto Pollnow, proprietário da empresa Pollnow & Cia Ltda
Contraponto: 
o advogado João Pedro Schild disse que Pollnow não participou do esquema e que a prisão foi injusta. Destacou que empresa atua há 40 anos e que as licenças foram fornecidas legalmente
— Disraeli Donato Costa Beber, empresário
O advogado não foi localizado
— Paulo Régis Mônego, sócio da Mineração Mônego Ltda
Contraponto: 
o advogado Marcelo Cavalheiro Schaurich diz não saber qual é a acusação. A estratégia será definida com o profissional contratado, pois o escritório presta assessoria na área empresarial
— Nei Renato Isoppo, empresário
O advogado não foi localizado
— Celso Rehbein, sócio da indústria de bebidas Celina Ltda
O advogado não foi localizado