sexta-feira, 31 de maio de 2013

Despesas de viagens de Dilma sob sigilo
O governo colocou sob sigilo todas as informações relativas às viagens que a presidente Dilma Rousseff ou seu vice, Michel Temer, já fizeram ou vierem a fazer ao exterior. Os dados só poderão ser divulgados depois que ela deixar o Palácio do Planalto, em 31 de dezembro de 2014. Ou, se reeleita, de 2018.
A decisão ocorre num momento em que o governo está sendo questionado sobre o tamanho das comitivas presidenciais – e dos gastos – no exterior. Além disso, ela impedirá que esses dados venham à luz durante a campanha eleitoral de 2014.
Extratos de uma comunicação classificada do Itamaraty, determinam a reclassificação de todos os expedientes e documentos relacionados às visitas ao exterior de Dilma ou do vice, feitas desde que ela tomou posse, em 1º de janeiro de 2011. A regra se aplica também às viagens que forem feitas "futuramente".

No mínimo, esses materiais deverão receber o carimbo de “reservados”, categoria que prevê sigilo de cinco anos desde a sua produção. Mas podem ser reclassificados como secretos, o que os deixará 15 anos na sombra, ou como ultrassecretos – 25 anos.
Sábado tem Serenata Iluminada na Redenção
O mês de junho começará mais iluminado em Porto Alegre. O motivo é a comemoração da segunda edição da Serenata Iluminada que será realizada neste sábado, 1º de junho, no Parque Farroupilha. O convite é da plataforma colaborativa portoalegre.cc, e já está sendo disponibilizado nas redes sociais.

A iniciativa dos internautas e ativistas conta com apoio da prefeitura, que já realizou uma série de reuniões com os órgãos envolvidos para garantir o sucesso do evento, coordenada pelo diretor de Governança da PMPA e secretário executivo do Grupo de Trabalho do Código de Posturas, Plínio Alexandre Zalewski. O evento também dará ênfase ao momento em que a Capital vive de discussão do novo Código de Convivência Urbana. As ações desencadeadas pelos coletivos urbanos e de ocupação dos espaços públicos darão o tom da Serenata Iluminada.

Os organizadores estão trabalhando de forma integrada com o Grupo de Trabalho do Código de Posturas, no sentido de promover as atividades culturais durante o evento. Os milhares de participantes que já confirmaram presença estarão ocupando o Parque da Redenção com velas, lamparinas, lanternas. Além disso, a primeira noite do mês de junho também será animada por grupos de dança, teatro, bandas e piqueniques ao ar livre.  Os interessados em participar da Serenata Iluminada devem acessar:
https://www.facebook.com/events/129724630558369/

Veja como será a serenata:
- Não haverá palco, cada atração se posicionará onde achar melhor. Quem levar instrumentos pode se juntar a outros músicos ou fazer sua própria serenata.
- Vai tocar? Respeite a vizinhança. Um sonzinho acústico agrada a todos e não incomoda quem não quiser participar.
- Mantenha o parque limpo. Ao ir embora descarte seu lixo nas lixeiras do parque e leve para casa tudo o que você levou.

- Fogo e árvores não combinam. Tenha cuidado com o material que você vai levar para iluminar o parque.
Obras da Beira-Rio recomeçam segunda-feira
Foto: Agência RBS
A partir das 9h de segunda-feira, dia 3  de junho, as máquinas voltarão a trabalhar nas proximidades da Usina do Gasômetro. Depois do corte das árvores durante esta semana, a área está liberada para que sejam reiniciadas as obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Beira-Rio.
O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt acredita que o cronograma das obras não sofrerá atrasos, e que é possível prever a conclusão da duplicação para abril de 2014.  O secretário informa que a situação de seis árvores que ainda estão no local, será definida pela Justiça, que deverá autorizar ou não o corte. Urbano disse que a Procuradoria Geral do Município está tratando da questão e que não há previsão para uma decisão.