sábado, 1 de junho de 2013

Conta deve informar custo da energia a partir de hoje
A partir de hoje (1º), as distribuidoras de energia elétrica deverão informar, por meio das faturas emitidas aos consumidores, as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha) que indicarão o custo da energia usada em função das condições de geração de eletricidade.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o mês de junho foram acionadas bandeiras vermelhas nos quatro subsistemas de geração de energia: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.
As bandeiras tarifárias funcionarão como um semáforo de trânsito: a verde significa custos baixos de geração, portanto, a energia elétrica estará mais barata naquele mês. A bandeira amarela indicará um sinal de atenção, pois os custos estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que a energia necessária para atender a demanda dos consumidores tem sido gerada com custos maiores – um exemplo é o maior acionamento de termelétricas, uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas para gerar energia. Nesse período, o custo da energia poderá aumentar.
A aplicação das bandeiras tarifárias deverá ser efetivada pelas distribuidoras do país a partir de janeiro de 2014, mas, neste mês, começa o período de testes. Com a sistemática, haverá uma sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica, dando ao cidadão a oportunidade de gerenciar melhor o seu consumo de energia e reduzir o valor da conta de luz.
Dinheiro na cueca vai balançar Brasília 
O dinheiro é meu, disse Dudu aos policiais.
Um passageiro flagrado no portão de embarque de um aeroporto com muito dinheiro vivo em seu poder não chega a ser uma novidade no Brasil. Tampouco causa grande surpresa se o tal passageiro tiver escolhido, como local para acondicionar as notas, suas roupas íntimas. Tudo isso já se viu - e tudo isso se repetiu na manhã do último dia 16 no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Nesse dia, uma quinta-feira, a Polícia Federal flagrou dois homens que tentavam embarcar para o Rio de Janeiro com 465.000 reais escondidos em suas meias e cuecas. A dupla foi detida para esclarecimentos e o dinheiro, apreendido.

Horas depois, um terceiro homem se apresentou à polícia dizendo ser o dono da bolada. Identificou-se como Eduardo Lemos, disse que os homens eram seus funcionários e que a quantia se destinava a comprar um imóvel no Rio. Indagado sobre os motivos de ter recorrido ao método (ainda) pouco usual para transporte de dinheiro, respondeu apenas que carregar valores em espécie não é crime. E ainda esnobou os policiais: para ele, o quase meio milhão de reais apreendidos nem era “tanto dinheiro assim”. Para comprovar o que dizia, fez questão de exibir o relógio de 120 000 reais que carregava no pulso e de informar que havia chegado ao prédio da polícia a bordo de um Porsche.


O homem declarou ainda não ter nenhuma relação com políticos e disse que o dinheiro que seus empregados carregavam não provinha dos cofres públicos. A realidade é bem diferente, conforme apurou a reportagem de VEJA. Eduardo Lemos, na verdade, é Carlos Eduardo Carneiro Lemos, um operador de mercado conhecido por fazer negócios com fundos de pensão de empresas estatais, e o flagrante em que ele acaba de se envolver é o princípio de um grande escândalo.(VEJA online)
Operação Viagem Segura: 104 motoristas bêbados
Nos três dias de Operação Viagem Segura, que começou na madrugada de quarta-feira, foram realizados 1.091 testes de bafômetro. Os agentes acabaram autuando 104 motoristas por dirigirem embriagados.
Durante a operação, 49 pessoas acabaram conduzidas à delegacia e responderão por crime de trânsito.
A operação que termina à meia noite de domingo, já registrou 7,5 mil infrações.
Brasileirão 2013




Jogos do Campeonato Brasileiro – Série A, deste final de semana:







Sábado – 01/06

16h20           Santos X Grêmio – Vila Belmiro
                   Atlético PR X Flamengo – Arena Joinville
                   Botafogo X Cruzeiro – Raulino de Oliveira
18h30           Vitória X Vasco – Barradão
                   Guarani X Coritiba - Serra Dourada
                   Corinthians X Ponte Preta – Pacaembú

Domingo – 02/06

18h30 -         Internacional X Bahia – Centenário
                   Atlético MG X São Paulo – Independência
                   Náutico X Portuguesa – Aflitos

                   Fluminense X Criciúma – Cláudio Moacyr Azevedo
Sábado com chuva e frio

Uma frente fria avança rapidamente pelo Rio Grande do Sul e se intensifica do Centro para o Norte, neste sábado. Entre a Depressão Central e a divisa com Santa Catarina, nuvens carregadas poderão provocar pancadas fortes de chuva e não se afasta o risco de temporais localizados, 

Nas áreas de fronteira com o Uruguai a perspectiva é de apenas aumento de nuvens. A atmosfera fria favorece a ocorrência de granizo em alguns pontos. A noite já deve registrar a volta do tempo seco na maioria das áreas, com queda da temperatura. 

As mínimas podem chegar a 7°C em Vacaria e 8°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, atingem os 21°C em áreas como Santa Maria e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 20°C.

A melhora no tempo que deverá ser registrada na noite de sábado se reflete num domingo com presença de sol e nuvens. A precipitação, de forma geral, dá trégua e os termômetros seguem registrando baixas temperaturas pela manhã.(MetSul/CP)
Imposto de Importação zero para sete medicamentos
Sete medicamentos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), e sem concorrentes fabricados no Brasil, tiveram o Imposto de Importação zerado. A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a diminuição das tarifas vai contribuir para a redução das despesas do SUS, porque os medicamentos são caros e provocam grande impacto no orçamento do Ministério da Saúde.

A medida abrange três medicamentos usados no tratamento da artrite reumatoide (Abatacepte, Cetolizumabe Pegol e Golimumabe), dois remédios para a hepatite C (Telaprevir e Boceprevir), um medicamento indicado para prevenção de infecções respiratórias (Palivizumabe) e o hemoderivado Fator 8, usado no tratamento de hemofílicos. Para os medicamentos contra a hepatite C, o Imposto de Importação caiu de 8% para 0%. Nos demais casos, a tarifa passou de 2% para 0%.
ONU quer o fim da propaganda de cigarros
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez hoje (31), Dia Mundial sem Tabaco, um apelo para sejam proibidas todas as formas de publicidade e promoção do tabaco. A intenção é reduzir o número de novos fumantes. De acordo com a ONU, metade das pessoas que fumam morre por causa do hábito.

O tabaco é fator de risco para o surgimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 o tabaco vai matar 8 milhões de pessoas a cada ano. Quatro em cada cinco mortes devem ocorrer em países de baixa e média renda.

De acordo com a ONU, a maioria dos usuários começa a fumar antes dos 20 anos. Em todo o mundo, 78% dos jovens entre 13 e 15 anos relatam exposição regular a alguma forma de promoção do tabaco.
Pesquisa da OMS demonstrou que a proibição da publicidade de tabaco é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o tabagismo. Países que impuseram limite à divulgação do tabaco conseguiram redução média de 7% no consumo.