quarta-feira, 17 de julho de 2013

Transporte Coletivo


Dilma convoca reunião para discutir cálculo das tarifas

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira que está convocando uma “ampla” reunião com gestores públicos e profissionais da área de transportes para discutir a planilha de cálculo das tarifas do transporte público. Conforme ela, estão sendo chamados prefeitos, governadores, movimentos sociais, o Fórum Nacional de Secretários de Transporte, setores da academia, prestadores de serviço de transporte e trabalhadores do setor.

“A maioria dos municípios usa hoje, em 2013, a metodologia desenvolvida pelo Geipot (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, já extinta) em 1984 e atualizada em 1993. Portanto, 20 anos atrás”, disse durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio Itamaraty.

Durante o evento, Dilma admitiu que o País é pobre em investimentos em mobilidade urbana, com um espaço “extremamente desigual” e o trânsito afetando toda a população. “Esse processo de alimentar a desigualdade e não dar soluções a ela acaba atingindo toda a população, mesmo aqueles que têm uma renda maior, porque são impactados por um trânsito absurdo e infernal”.(Agência Brasil)

Atenção! Invasão da Câmara Municipal

Acordo na Justiça prevê desocupação nesta quinta
Os manifestantes e vereadores de Porto Alegre chegaram a um acordo na tarde desta quarta-feira, em audiência com a Justiça no Foro Central. Conforme o acerto, a Câmara Municipal deverá ser totalmente desocupada na manhã desta quinta-feira, após serem protocolados projetos de passe livre e abertura das contas das empresas de transporte público.

No encontro ficou acordado que 200 pessoas do Bloco de Lutas pelo Transporte Público deixarão o Plenário ainda nesta quarta. Os demais 200 integrantes do grupo vão ficar até amanhã, quando as reivindicações do movimento forem propostas pelos parlamentares.

Parlamentares condenados

Pedido de vista adia votação da PEC sobre perda de mandato
Um pedido de mais tempo para análise adiou hoje (17) a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/2013), que prevê a perda automática do mandato de parlamentares que forem condenados definitivamente pela Justiça por improbidade administrativa ou por crimes contra a administração pública.

Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
A solicitação foi feita pelo senador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), que argumentou ser favorável à proposta, porém precisaria de mais tempo para analisar o texto. Com o pedido de vista, a discussão sobre o projeto será retomada na próxima reunião da CCJ, que deve ocorrer no dia 7 de agosto.

Para o autor da matéria, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a proposta vai sofrer resistências dentro do Congresso Nacional. “Não vejo nenhum entusiasmo ou boa vontade de incluir a matéria na agenda positiva. Acho que é o espírito corporativista de preservar privilégios que o Congresso tem”, avalia. “Acho que isso pode ter relação com quem tem processo em tramitação no Supremo ou já esteve respondendo processo. E o projeto ainda evita o fim do foro privilegiado”, acrescenta.(Agência Brasil)

Reforma Política

Coordenador diz que só em 2016
Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Depois da primeira reunião do grupo que vai apresentar uma proposta de reforma política à Câmara do Deputados, o coordenador do comitê, Cândido Vaccarezza (PT-SP), descartou, nesta terça-feira (17), a possibilidade de uma reforma que valha já para as eleições de 2014, como quer o PT.
"Este grupo não aprovará nenhuma medida para 2014, não vou fazer demagogia. Se saíssemos com uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] com 100% de sucesso em 22 de agosto, ela teria que ir para a Comissão de Constituição e Justiça, depois ir para uma comissão especial passar por várias sessões, ir para o plenário da Câmara, do Senado, voltar para a Câmara", disse.
Para o deputado, seria "humanamente impossível" concluir a votação com a sanção até o dia 4 de outubro, o que faria a lei ter validade nas eleições de 2014 -- a Constituição exige que mudanças eleitorais sejam feitas no mínimo um ano antes do pleito.
Segundo ele, as mudanças só devem ser completamente implementadas em 2018. "Algumas questões poderemos testar em 2016 para se aperfeiçoar para 2018. Vamos aprovar a reforma política mais profunda que vai valer para 2016 e 2018", afirmou.
Vaccareza não citou quais seriam as mudanças que teriam de esperar mais para entrar em vigor. "Aí eu estaria colocando o carro à frente do bois para definir o que vai ser. Convocamos uma reunião para o dia 22 de agosto para debatermos o que valerá para 2016 e o que para 2018."
Uma nova reunião foi convocada para o dia 8 de agosto.


Ocupação da Câmara Municipal

Invasores bloqueiam a Loureiro da Silva

Foto: Agência RBS

A Avenida Loureiro das Silva está com trânsito bloqueado pelos manifestantes que invadiram o plenário da Câmara Municipal na quarta-feira passada. Eles ocupam a avenida nos dois sentidos, impedindo o trânsito no local, A EPTC sugere, como alternativa, a utilização da Edvaldo Pereira Paiva e Washington Luiz.

Os manifestantes aguardam o desenrolar da audiência de conciliação entre representantes do grupo e os vereadores que acontece no Foro Central.

Estamos de volta




Amigas e amigos, depois de alguns dias fora, estou retornando hoje para ficar até domingo. Sinto muita falta de não estar aqui, atualizando o noticiário e mantendo este convívio com vocês. Pelo menos nos próximos dias estarei aqui dividindo este espaço com todos. Depois, volto para meus últimos dias de férias. Grande abraço!