segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Crise no Itamaraty

Fuga de senador boliviano derruba Patriota
Antonio Patriota não é mais o ministro das Relações Exteriores do Brasil. A saída dele do cargo foi confirmada há pouco pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.
Quem assumirá o comando do Itamaraty será o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que até agora era o representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), informa o Palácio do Planalto. Patriota, por sua vez, irá para a representação junto à ONU. Segundo Traumann, a presidente Dilma Rousseff agradeceu o empenho do ministro Patriota e o indicou para o cargo na ONU.
Patriota deixa o cargo após o episódio envolvendo a chegada ao Brasil do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava na embaixada brasileira em La Paz desde maio de 2012. Pinto chegou ao Brasil no sábado 24, após uma viagem de 22 horas em veículo diplomático brasileiro. O caso gerou impasse entre Brasil e Bolívia. Pinto é opositor do presidente Evo Morales. (Agência Estado)

Eleições no PT

Críticas ao PMDB e ao novo “Campo Majoritário”
O primeiro debate entre os candidatos a presidente do PT realizado nesta segunda-feira, em São Paulo, foi marcado por ataques à atual política de alianças do partido, em especial com o PMDB, e por queixas sobre o surgimento de um suposto Campo Majoritário que controla totalmente o partido, a exemplo do que ocorreu antes da crise do mensalão, em 2005.
“O Campo Majoritário foi responsável pela crise de 2005 e ele está voltando”, disse o deputado Paulo Teixeira, candidato da Mensagem. “Em 2005, um grupo se assenhorou do PT e cometeu erros. Agora este grupo tenta se assenhorar novamente”, completou.
O candidato Renato Simões, da Militância Socialista, também usou o termo Campo Majoritário para se referir ao grupo que apoia o atual presidente, Rui Falcão, formado pelas correntes Construindo Um Novo Brasil, Novos Rumos, PT de Lutas e de Massa, Movimento PT e outras correntes menores.
O Campo Majoritário deixou de existir em 2005, depois que integrantes da corrente como José Dirceu, José Genoino, Sílvio Pereira e Delúbio Soares protagonizaram o escândalo do mensalão.
Como exemplo de domínio do grupo de Falcão sobre a máquina partidária, os adversários citaram um programa de TV do PT do Maranhão, que fazia críticas ao governo de Roseana Sarney (PMDB) e foi retirado do ar a pedido de Falcão.
O presidente do PT negou a intervenção. “Dialogamos com os companheiros do Maranhão. Não houve censura”, disse Falcão. “O resultado do PED (Processo de Eleições Diretas) vai aferir se existe um novo Campo Majoritário”, completou o presidente do PT. (Com IG/conteúdo)

Mais Médicos

Cubanos não podem deixar alojamento
Apenas dois dias depois de desembarcarem no Brasil para o Programa Mais Médicos, os médicos estrangeiros tiveram evidências de que os profissionais cubanos não vão desfrutar da mesma liberdade que os demais inscritos no projeto do governo federal. No que foi classificado como o momento mais tenso desde o desembarque dos cubanos em Brasília, a vice-ministra da Saúde de Cuba, Márcia Cobas, deu ordens expressas para que os médicos não deixem os locais onde estão hospedados para fazer qualquer tipo de atividade de lazer.
O médicos estão hospedados em áreas militares de Brasília, com acesso restrito. Os homens estão no Alojamento da Guarda Presidencial, e as mulheres, no Batalhão da Cavalaria Montada. No domingo, alguns estrangeiros se aventuraram a passear pelos principais pontos turísticos de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios e o Teatro Nacional. Os profissionais arcaram com despesas de táxi e lanche para conhecer a cidade. Convidados, os cubanos não puderam ir ao passeio. Oficialmente, o Ministério da Saúde diz que não há restrições de deslocamento para nenhum profissional.

Segundo o relato de médicos, a vice-ministra cubana deu ordens ríspidas para que os profissionais passassem dia e noite estudando o conteúdo programático apresentado pelo governo brasileiro e, em especial, a língua portuguesa. “A ministra deles ordenou ‘vão estudar esta noite, vão estudar português’”, disse o médico venezuelano Ankangel Ruiz Medina, formado em Medicina do Trabalho pela Universidad de Oriente.(Veja/conteúdo)

Enchente

Situação de emergência em Esteio
Foto: CP online
As chuvas que caem desde a última quinta-feira e a cheia dos arroios Esteio e Sapucaia, foram determinantes para que o prefeito Gilmar Rinaldi, de Esteio, decretasse situação de emergência no município. Aproximadamente 3.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e que poderão ser atendidas após a implantação da emergência. O prefeito pretende agilizar a compra de materiais, mantimentos e ainda realizar dragagem de emergência nos arroios.

A Defesa Civil de Esteio, informa que desde sexta-feira foram registrados 202 mm de chuvas, quantidade muito acima da média registrada na cidade neste período do ano.

Notícias

Aumenta número de desabrigados no RS
O número de pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul chega a 6.930, segundo último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira. Pelo menos 2.132 estão desabrigados (sem moradia) e 4.798 estão desalojados (em casas de parentes e amigos). Os municípios atingidos são Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cotiporã, Cruzeiro do Sul, Encantado, Esteio, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, Parobé, Porto Alegre, Taquari, Vale Real e Venâncio Aires. As cheias ocorreram nos rios das Antas, Arroio Feijó, Arroio Sapucaia, Caí, Paranhana, Santa Maria e Taquari. 

INSS paga primeira parcela do 13º
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (26) a primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. A expectativa é de que até o dia 6 de setembro, 26,5 milhões de pessoas recebam o benefício.
O pagamento, autorizado por uma portaria no início de agosto, deve injetar na economia brasileira aproximadamente R$ 12 bilhões. No ano passado, foram pagos R$ 130 bilhões com o décimo terceiro dos trabalhadores brasileiros, equivalente a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Confiança da Indústria volta a cair e atinge menor nível desde 2009
O índice, medido pela Fundação Getulio Vargas, recuou 0,6% em agosto sobre julho, ao atingir 99 pontos ante 99,6. Foi o menor nível desde julho de 2009 (95,7 pontos). Sobre o levantamento anterior, o recuo foi menos intenso. Entre junho e julho, o índice havia caído 4%.

Ex-assesor especial da Casa Civil é considerado foragido
O ex-prefeito de Realeza, no sudoeste do Paraná, Eduardo André Gaievski é considerado foragido pela polícia. Na sexta-feira (23), a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o petista que é investigado por estupro de vulnerável enquanto ainda era prefeito. Por meio de nota, a Casa Civil, onde desde janeiro atuava como assessor, informou que ele pediu afastamento do cargo até que as denúncias sejam apuradas. O processo corre em segredo de justiça no Fórum de Realeza.

Marina entrega pedido de registro da Rede ao TSE
Acompanhada do senador Pedro Simon (PMDB-RS) e dos deputados federais Walter Feldman (PSBD-SP) e Domingos Dutra (PT-MA), a ex-senadora Marina Silva deu entrada nesta segunda-feira, 26, ao pedido de registro de seu novo partido - a Rede Sustentabilidade - junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de não ter ainda as 492 mil assinaturas necessárias para dar início ao processo, foi apresentado um protocolo com 304 mil assinaturas validadas nos Tribunais Regionais Eleitorais, enquanto as demais assinaturas aguardam pela certificação dos órgãos da Justiça eleitoral locais.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 26 de agosto





Chuva tira de casa 2,3 mil gaúchos
Em pelo menos 14 cidades, moradores sofrem com elevação das águas de rios e com alagamentos causados pelo mau tempo que não deu trégua no fim de semana. (Zero Hora)

Calamidade das águas
Depois de tanta chuva, rios sobem, alagam e causam problemas pelo RS. (Correio do Povo)

Banco privado só terá mais crédito em 2015
Baixo crescimento do PIB, inflação em alta e endividamento restringem oferta. (Jornal do Comércio)

Nível do Guaíba sobe e deixa ilhas sob risco de enchente
A régua eletrônica do Cais do Porto apontou 2,01 metros. O normal é de 80 centímetros até 1,40 metro. (O Sul)

Focus projeta inflação maior no ano e alta da Selic nesta semana
Juro Selic deve subir 0,5 ponto nesta quarta; inflação medida pelo IPCA deve encerrar o ano em 5,8%. (Estadão/SP)

Fuga de senador boliviano para o Brasil, causa crise no Itamaraty
Ministério apura participação de diplomata brasileiro na viagem clandestina de Roger Pinto. (Diário de Pernambuco)

Fuga de senador boliviano envolveu políticos, fuzileiros e PF
Ele deve sua liberdade a uma operação secreta que reuniu, à revelia do Itamaraty, um diplomata brasileiro inconformado, dois fuzileiros da Marinha, um senador do PMDB, e uma equipe de cinco agentes da Polícia Federal.(Folha de São Paulo)

Aposentados e pensionistas começam a receber primeira parcela do 13º
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26/8) a primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. A expectativa é de que até o dia 6 de setembro, 26,5 milhões de pessoas recebam o benefício. (Correio Braziliense)

Falta de estudo dos pais é a principal causa de mortalidade infantil
Pesquisa mostra que nenhuma outra das 232 variáveis testadas influi mais nas mortes na infância do que o baixo nível de escolaridade dos adultos. (Gazeta do Povo/PR)

Participantes do Mais Médicos começam treinamento
Com um discurso ensaiado, cubanos dizem que estão no país por solidariedade ao povo brasileiro. Ao todo, 209 profissionais participam desta etapa do programa na Universidade de Brasília. (O Globo)

Bom Dia!

É muita explicação!
Estou falando sobre a chegada dos médicos cubanos que, desde sexta-feira, estão no Brasil. Pelo menos alguns dos quatro mil anunciados pelo governo brasileiro. Chegaram afirmando que não estão aqui pelo dinheiro e que querem realizar um trabalho social entre os mais necessitados.
Li e ouvi que o Brasil vai pagar R$ 511 milhões, até fevereiro de 2014, para o governo cubano que, por sua vez vai definir o quanto cada médico receberá, ou seja, o Brasil paga R$ 10 mil por cada profissional e o governo de Raul Castro decide o quanto repassar para cada médico. Nada que ultrapasse os R$ 4 mil por mês.
Hoje li, no Facebook, que os médicos cubanos são funcionários públicos em Cuba e que, terminada a missão no Brasil, partem para outro país. Bem, se for assim mesmo, acho que a coisa fica mais complicada. Pagar R$ 511 milhões para que funcionários públicos de outro país venham trabalhar no Brasil, é uma medida, no mínimo, discutível.
Também li e ouvi que as pessoas que são contra a presença de médicos cubanos no Brasil, são contra o povo. A bobagem é tão grande quanto a história de que quem é contra o Lula ou o PT é reacionário. Seria o mesmo que afirmar que o governo que não constrói hospital ou posto de saúde, que não dá condições de trabalho aos médicos nos grotões de miséria, é contra o povo.
Sigo afirmando que o fato de algum profissional liberal preferir ficar nos centros maiores, onde as condições de vida são mais favoráveis, não é exclusividade dos médicos. Tem dentista, advogado, jornalista, comerciante que, por viver num regime capitalista como o nosso, quer trabalhar onde possa ganhar mais. E isso, no meu entender, não é crime nem é ser contra ninguém. Pergunte a um jornalista que trabalha num grande veículo de comunicação, se ele trocaria seu emprego por um trabalho social num pequeno e pobre município onde ganhasse bem menos. Ou se, ao sair da faculdade, gostaria de ficar na Capital, ganhando um salário bom, ou morar em uma cidade que lhe pagasse pouco e não lhe permitisse progredir na profissão? Tudo pelo social!
Por fim, gostaria de saber, com toda a sinceridade e honestidade, os motivos pelos quais os médicos cubanos foram dispensados da revalidação do diploma? Acho que, neste caso, alguém não está querendo correr o risco de não ser aprovado.
Vamos combinar que, no caso dos profissionais cubanos, é muita explicação. Mesmo assim, contrariando a burrice de alguns, quero esclarecer que não sou contra a vinda de ninguém como não sou contra o direito de quem não quer fazer o que os “funcionários públicos cubanos” vieram fazer aqui.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!