segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Espionagem de Dilma

Brasil cobra explicações dos Estados Unidos
O governo do Brasil reiterou hoje (2) a indignação às autoridades dos Estados Unidos em meio às denúncias de espionagem de agências norte-americanas sobre dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores, conforme divulgado ontem (1º) no programa Fantástico, da TV Globo. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de violação, mas evitaram mencionar futuras providências que deverão ser tomadas contra os Estados Unidos.
Cardozo e Figueiredo cobraram dos Estados Unidos explicações, por escrito e formais, sobre as denúncias. “A violação da soberania não pode acontecer sob nenhum pretexto, quando a violação se dá não para investigar ilícitos”, disse Cardozo, lembrando que a indignação foi exposta aos norte-americanos. “Nós confrontamos com aquilo que foi revelado.”
Em seguida, o ministro da Justiça reiterou que “a violação da soberania não pode acontecer sob nenhum pretexto”. Segundo ele, a situação se agrava quando a violação ocorre “sob o ponto de vista político e empresarial”. “Isso fica, sem sombra de dúvidas, piorada”.
Na semana passada, Cardozo esteve em Washington, nos Estados Unidos, para reuniões com o vice-presidente Joe Badin, a assessora para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Monaco, e o chefe de Departamento de Justiça, Eric Holder. O ministro disse que apresentou como sugestão a adoção de protocolo de entendimento entre Estados Unidos e Brasil para a investigação em caso de suspeitas de terrorismo ou atos ilícitos.
Cardozo disse que a proposta se baseia na fixação de regras que a interceptação de dados só pode ser feita em território nacional, com ordem judicial e sob presunção de inocência. “Diante de indícios, se existirem práticas, o governo norte-americano poderia solicitar dentro do protocolo um acesso a essas informações”, disse. “Nós dissemos que não nos furtaríamos ao diálogo, desde que a questão não se colocasse de forma meramente retórica.”
Figueiredo acrescentou que a violação da privacidade e dados pessoais, sejam de autoridades, como a presidenta da República, e dos cidadãos em geral é “incompatível” com a parceria existente atualmente entre Brasil e Estados Unidos. “É uma violação inconcebível e inaceitável da soberania brasileira”, ressaltou.
Pela manhã, Dilma convocou ministros para duas reuniões de emergência no Palácio do Planalto para discutir as denúncias de espionagem. As reuniões ocorreram em duas etapas: a primeira, que começou por volta das 10h, teve a presença dos ministros Cardozo, José Elito (Gabinete de Segurança Institucional), e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

A segunda reunião, ocorreu logo depois, com Cardozo e os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Celso Amorim (Defesa) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores). Antes das reuniões, Figueiredo convocou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para prestar esclarecimentos formais ao governo brasileiro e cobrou explicações por escrito das autoridades norte-americanas.(Agência Brasil)

Notícias

Espionagem: Dilma convoca reuniões de emergência
Foram duas reuniões no Palácio do Planalto para tratar de denúncias de espionagem dos Estados Unidos sobre a presidenta e assessores diretos, divulgadas nesse domingo (1º) no programa Fantástico, da TV Globo. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, foi hoje ao Itamaraty prestar esclarecimentos ao chanceler Figueiredo Machado.

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida já financiaram R$ 1 bi
Os recursos são para aquisição de móveis e eletrodomésticos, dentro do Programa Minha Casa Melhor. Em seu programa de rádio, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância de as famílias se juntarem para decidir o que é realmente necessário comprar e pesquisar os melhores preços.

Porta-aviões americano se aproxima da Síria
O porta-aviões USS Nimitz está se deslocando em direção ao norte do Mar Vermelho, embora não tenha ainda recebido ordens para dar apoio a um possível ataque contra a Síria, informou a rede ABC nesta segunda-feira (2.
O grupo de ataque do Nimitz, que inclui um lançador de mísseis guiados e quatro destroires, foi mantido no Oceano Índico, por uma "decisão responsável prudente", segundo declarações de um funcionário ao canal de televisão.

Minisro anula sessão que livrou Donadon da cassação
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (2) liminar (decisão provisória) que anulou a sessão da Câmara da última quarta-feira (28) que rejeitou a cassação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Na sessão, em votação secreta, 233 deputados se manifestaram a favor da cassação, mas para isso eram necessários pelo menos 257 votos. Outros 131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram. O parlamentar está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos.

Fortunati vai pedir extensão de crédito para vítimas de alagamento
A prefeitura de Porto Alegre vai solicitar ao governo federal a extensão da linha de crédito para a compra de eletrodomésticos do programa Minha Casa, Minha Vida, para auxiliar as vítimas do alagamento causado pela ruptura do dique que represa o Rio Gravataí, na zona Norte da Capital, no último sábado. "Vou pedir a presidente Dilma Rousseff para que ela estenda a linha de crédito para a compra de eletrodomésticos que o Programa Minha Casa Minha Vida tem. Também vou procurar o governador Tarso Genro para pedir que ele utilize o microcrédito usado no Mercado Público para os comerciantes do bairro Sarandi”, explicou o prefeito.

Artigo

Importantes personalidades esquecidas

Adeli Sell*


l
Theodor Wiederspahn, o alemão Theo, tido como o maior arquiteto gaúcho de todos os tempos, não serviu de nome para nada em Porto Alegre. Por outro lado, pessoas que pouco fizeram pela nossa cidade, ostentam seus nomes em placas de rua, obras, espaços públicos, escolas, entre outros, por obra de algum vereador amigo da família.
A nominação de logradouros virou uma banalidade na cidade. E isto que ainda restam mais de duas mil ruas sem identificação. Theo Wiederspahn foi o autor da Cervejaria Bopp, hoje o conhecido Shopping Total; o Edifício Ely, atual Tumelero; o nosso Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul, antigo Correios e Telégrafos; Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mário Quintana; Faculdade de Medicina da UFRGS; Hospital Moinhos de Vento e uma enormidade de edificações aqui e no interior.
Atraiu muita inveja, ciúme e despeito. Por ser de origem alemã, mesmo estando integrado à vida dos pampas, sofreu perseguições políticas durante a segunda guerra. Por causa do desgosto e muito ressentido pelo tratamento que recebera, acabou entrando em depressão e morreu com 73 anos.

Joseph Franz Seraph Lutzenberger, pai do nosso ecologista José Lutzenberger, foi um arquiteto e artista muito marcante, mas nenhuma rua, nenhum espaço leva seu nome na Capital. A Igreja São José, de tantos e tantos matrimônios, é dele.  Na Rua Jacinto Gomes, 39, no Bairro Santana, temos a casa que ele fez para ele e a família. Mas se você passar pelo Pão dos Pobres e pelo Palácio do Comércio, lembre-se, estes são dele também.

Marcos David Heckman, outro artista pouco lembrado. Recentemente, o amigo Milton Ribeiro, do Sul 21, lembrou de uma famosa obra dele que botaram abaixo pouco depois de construído, o Mata-borrão, que ficava nas esquinas da Av. Borges de Medeiros com a rua Andrade Neves.

Fernando Corona que disputou com Theo Wiederspahn a fama da arquitetura de nossa cidade é um dos poucos lembrados com uma rua perdida no Jardim Itu-Sabará. Além de arquiteto de mão cheia, foi escultor e diretor do Instituto de Artes. É autor do primeiro prédio modernista na cidade, o Edifício Guaspari, posteriormente esculhambado com um envelopamento duvidoso, na Praça XV. São dele o Santander Cultural, o Instituto Flores da Cunha, a Galeria Chaves e o Edifício Colonial da 24 de Outubro, no lado oposto do McDonalds. Imperdoável seria esquecer que o desenho da Fonte Talavera também é dele. E muito, muito mais.
Além dos famosos arquitetos alemães que vieram morar e trabalhar em Porto Alegre, nas primeiras décadas do século XX, como Theo Wiederspahn e Joseph Lutzenberger, arquitetos de outras nacionalidades também contribuíram para a formação do nosso patrimônio histórico. Entre estes, um arquiteto checo, da Boêmia, Josef Hrubý (em português, grafado sem acento, Hruby), teve um papel relevante para a imagem que temos da cidade. Muitas fábricas que hoje já não existem e importantes igrejas de Porto Alegre – como as da Sagrada Família, Nossa Senhora da Piedade, Glória, São Pedro e do Bom Conselho – são de autoria deste checo e integram a paisagem cotidiana e normalmente anônima da nossa cidade.

O engenheiro Manoel Barbosa Assumpção Itaqui fez o Viaduto Otávio Rocha, na Borges de Medeiros, com o seu colega Duilio Bernardi. É de autoria dele também o Observatório da Ufrgs, bem como a supervisão da Confeitaria Rocco.  Ambos também não têm nominações de nada e em nada na cidade.

Já o arquiteto João Moreira Maciel teve mais sorte, pois dá nome àquela rua que margeia o Guaíba, no Cais Navegantes, e vai dar na divisa com Canoas. É bom lembrar esta figura porque Porto Alegre é a primeira Capital do país a ter um Plano Diretor. No início do século XX, surgiu a primeira tentativa de organizar o crescimento da cidade com o arquiteto João Moreira Maciel propondo o "Plano Geral de Melhoramentos", que data de 26 de agosto de 1914. Apesar de ser um plano tipicamente viário, era baseado em princípios orientadores bem definidos.
Como estes citados, há outros tantos que precisamos lembrar e mostrar as suas contribuições para a arquitetura e urbanismo de nossa cidade. Mais do que nunca é preciso tratar deste tema, como da arte de rua, dos monumentos, da arte cemiterial. Não posso me furtar de fazer uma autocrítica, pois passei 16 anos na Câmara e nominei pouquíssimos logradouros da cidade. Sucumbi às criticas de que vereador só sabe "dar nome de rua". Equivoquei-me.
Não podemos deixar que Porto Alegre perca sua memória, seu passado moderno e ousado, sem as devidas marcações e lembranças.

*Escritor e consultor.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 2 de setembro





Expointer atinge recorde de R$ 3,29 bi em vendas
Apesar dos transtornos causados pela chuva no início da feira, setor de máquinas impulsionou desempenho. Dado é questionado por entidades. (Zero Hora)

Expointer termina com polêmica e balanço recorde
Números apresentados pelo governo foram contestados pela Farsul. (Correio do Povo)

Supremo discutirá prisão imediata de condenados no mensalão
STF terá que decidir se decreta a prisão imediata ou se aguardará novos recursos. (O Sul)

Vendas crescem mais de 60% na Expointer
Com chuvas e alagamentos, negócios no montante de R$ 3,29 bi surpreendem. (Jornal do Comércio)

Analistas elevam previsão de crescimento e de inflação em 2013
Segundo o relatório Focus, do Banco Central,  PIB deve crescer 2,32% neste ano, enquanto inflação deve encerrar o período em 5,83%. (Estadão) 

Senadores reagem à espionagem de Dilma pelos EUA
Presidente da Comissão de Relações Exteriores adianta que CPI para investigar denúncias de espionagem americana foi instalada e deverá entrar em funcionamento esta semana. (O Globo)

Assad diz que “Síria é capaz de revidar qualquer agressão externa”
O chefe de Estado sírio, citado pela agência oficial de notícias Sana, disse que "a Síria, graças a resistência de seu povo e de seu Exército, continuará a acumular vitórias até o retorno da segurança e estabilidade ao país". (Correio Braziliense)

Temor de violência faz Dilma reforçar segurança no dia 7
Os atos de vandalismo durante as manifestações de junho fizeram com que a presidente Dilma Rousseff autorizasse segurança reforçada para o desfile de 7 de Setembro, na capital do país. (Folha de São Paulo)

FHC defende acordo de Aécio com Eduardo Campos
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não esconde sua simpatia quando o assunto é aliança entre PSDB e PSB. (Diário de Pernambuco) 

Síria pede a ONU que impeça ataque estrangeiro contra país
Uma eventual ação militar dos EUA será colocada em votação no Congresso, que encerra o período de recesso no dia 9 de setembro. (Gazeta do Povo/PR)

Avião com pessoas feridas faz pouso de emergência em Fortaleza
A aeronave permanece no pátio do Aeroporto e deverá seguir viagem às 13h30 desta segunda-feira. (Diário do Nordeste)

Bom Dia!

Setembro chegou!
Começou ontem o nono mês do ano. Agora faltam quatro para que 2013 abra as portas para 2014. Setembro é o mês da primavera, da Independência, da Semana Farroupilha. Setembro é o começo do final do inverno. Se bem que hoje, depois de uma semana de muita chuva, e um final de semana ensolarado,estamos sob nova ameaça. O tempo fechou, está abafado e as previsões são de que teremos mais água brevemente. Tomara que sejam aqueles aguaceiros de verão e que a temperatura não caia mais.

Falando em chuvas, terminou mais uma Expointer (acho que é ela quem chama a chuva), desta vez com uma polêmica envolvendo os dados sobre as vendas acontecidas durante a exposição. Enquanto o governo comemora números recordes, a Farsul e a Fetag questionam estes números. Evidente que os valores serão defendidos, sempre, pelo governo e questionados pelas entidades.

Faltando seis recursos para serem julgados, os ministros do STF devem decidir sobre a prisão imediata dos envolvidos e condenados no esquema do mensalão. Como existem casos em que é possível a apresentação de embargos infringentes, caso sejam rejeitados, o Supremo terá que determinar em que momento determinará a execução das penas impostas. Acho que este é o momento mais aguardado pelos brasileiros. Até aqui, mesmo diante do julgamento e das penas aplicadas, pouca gente acredita que algum dos réus políticos seja preso. Vamos aguardar, que é o que nos resta.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!