terça-feira, 24 de setembro de 2013

Memória

O cardápio da canarinho

A viagem da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha – com direito a período de preparação na Praia do Guincho, em Portugal – foi em alto estilo, inclusive com avião fretado (da Varig).

Embalada pela música “Voa Canarinho”, composta e cantada pelo lateral Júnior, a equipe canarinho teve um vôo de luxo. A Varig aproveitou e imprimiu um cardápio comemorativo, em português e francês, com o mascote do Mundial (o Naranjito), o desenho de dois pássaros tangarás, e a descrição do almoço – couvert, salada, creme de aspargos, mignon com legumes e arroz branco, sobremesa – e jantar – couvert, rosbife com salada russa, consomé, contra-filé, soufflé de espinafre, batatas recheadas, arroz branco, salada, queijos, petits-fours, uvas, cafezinho. Para beber, só sucos – laranja, maracujá, caju, tomate – e refrigerantes.

Foram impressos apenas 170 desses cardápios, o número de passageiros do vôo. Colecionadores calculam que sobrevivem uns quatro. (Cláudio Dienstmann)

Eleições 2014 – 2

André Machado troca microfone por candidatura

O jornalista André Machado comunicou à direção da RBS que deverá deixar o comando do programa Gaúcha Hoje para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. O jornalista fará dobradinha com a deputada Manuela D’Avila, que buscará uma vaga na Assembléia Legislativa.
Filho do jornalista e político Dilamar Machado, André só decidiu pela candidatura, seguindo os passos do pai, depois de resolver atender ao Código de Ética da RBS, trocando o microfone pela disputa eleitoral.
- Quero manter o que considero minha principal marca, que é a imparcialidade. Eu não podia me filiar a um partido e continuar apresentando o programa. Só vou me filiar depois de me desligar da Rádio Gaúcha _ justificou.
Para sua colega de Gaúcha Hoje, Rosane de Oliveira, André Machado explicou os motivos de ter optado pelo PC d B, partido pelo qual disputara uma cadeira na Câmara.

- Tenho conforto para dizer que recebi convites dos partidos de todos os lados. Isto me alegra por transparecer a isenção com a qual sempre busquei conduzir minha carreira. A escolha pelo PCdoB é por encontrar na atuação do partido muito do que defendo para uma sociedade cada vez mais democrática e com menos desigualdades sociais.

Eleições 2014

Novidades de todo o lado
Nos bastidores políticos do RS, muitas coisas estão acontecendo e que poderão mudar alguns rumos nas eleições do ano que vem.
Hoje o PSB anunciou a saída do governo Tarso Genro, colocando um ponto final na aliança que foi fundamental para a eleição do atual governador.
Um que deverá desembarcar é o secretário de Infraestrutura, Caleb Oliveira.
Aí surge a primeira novidade. Tarso ofereceu ao PDT a vaga que era ocupada pelo PSB, o que daria 4 secretarias aos trabalhistas. O nome, sugerido inclusive por Tarso, seria do ex-prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp. Alguns deputados estaduais resistem e entendem que o partido não poderá assumir mais um cargo no governo, o que poderia significar um apoio a reeleição do atual governador.
O presidente do PDT, Romildo Bolzan, disse que não vê problemas e que aceitar uma quarta secretaria não significaria qualquer compromisso para as eleições majoritárias. Por sinal, uma corrente muito forte de pedetistas quer candidatura própria e já trabalham o nome do deputado Vieira da Cunha.
Difícil, segundo alguns trabalhistas, seria justificar a permanência por alguns meses no governo e, depois, sair para concorrer ao Piratini.


Durante a semana passada, vazaram informações de que o jornalista Lasier Martins, da RBS, teria marcado data para assinar ficha com o PDT. Assim, estaria pronto para concorrer ao Senado Federal.  Hoje, o que se comenta nos meios jornalísticos, é que Lasier teria renovado seu contrato com a RBS, inviabilizando sua participação nas eleições do ano que vem. Lá, quem quer concorrer, tem que pedir demissão.


Falando em RBS, outro que parece tentado pelas urnas, é o narrador Paulo Brito. Comenta-se que ele estaria assinando ficha com o PSB, que sai do governo para tratar da candidatura de Eduardo Campos à presidência da República. Quem sabe, nos próximos dias, Brito se decida e saia gritando: Feito!!!!



De volta

Bibo Nunes Show

Outubro começa com uma grande e boa novidade. A partir do dia 1º, terça-feira, estará de volta o Bibo Nunes Show. Transmitido de estúdios próprios, em fibra ótica, o programa promete repetir todo o sucesso da fase anterior. Muitas novidades num programa que poderá ser assistido pelo canal aberto da TVU 55, pelo canal 11 da Net, na tvl.com.br, no Facebook, no celular e no tablet.
Bibo Nunes Show será apresentado diariamente, de segunda a sexta, às 22:30. Não dá pra não ver!


Espionagem

Dilma diz que vai redobrar cuidados de proteção
Ao criticar hoje (24), na abertura da 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a prática de espionagem dos Estados Unidos a outros países, incluindo o Brasil, a presidente Dilma Rousseff disse que o país vai implementar esforços, legislação e tecnologias para se proteger.


“O Brasil redobrará os esforços para dotar-se de legislação, tecnologias e mecanismos que nos protejam da interceptação ilegal de comunicações e dados”, destacou. “Meu governo fará tudo que estiver ao alcance para defender os direitos humanos de todos os brasileiros e de todos os cidadãos do mundo e proteger os frutos da engenhosidade de nossos trabalhadores e de nossas empresas”, disse, ao se referir à espionagem industrial.

Artigo

Estou impressionado com a repercussão do artigo do jornalista César Cabral sobre a necessidade do diploma ou registro para o exercício da profissão. Hoje estou publicando a segunda parte. Não perca.

“Para ser jornalista, é preciso ter uma formação cultural, sólida, científica ou humanística”.   

César Cabral*

Argumentos prós e contras ao tal diploma não faltam. E tampouco exemplos. Carl Bernstein e Bob Woodward, dois repórteres do jornal Washington Post, dos Estados Unidos, publicaram na primeira página, em 1972, a invasão do Comitê Nacional do Partido Democrata norte americano, instalado em um dos prédios do complexo de edifícios chamado Watergate.
Durante meses a dupla de repórteres investigou o caso, que ficou conhecido como “o caso Watergate” até descobrirem ligações da Casa Branca, ocupada por Richard Nixon do Partido Republicano. O Presidente Nixon mandara invadir a sede do Comitê Nacional do Partido Democrata. Esses dois jornalistas sem diploma provaram que o Presidente era o mandante. Nixon renunciou. Nos EEUU não existe essa tola exigência de diploma de curso de jornalismo e nem na maioria dos países europeus.
José de Alencar, Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Guimarães Rosa, Joel Silveira, Guilherme de Almeida, Quintino Bocaiúva, Paulo Francis, Fernando Sabino, Tarso de Castro, Samuel Wainer, Líbero Badaró, todos dessa terra brasilina, foram jornalistas sem diploma. E Dostoiewisky, Truman Capote, Joseph Pulitzer, Bertie Forbes, Benjamim Franklin, Benito Mussolini, também foram, entre tantos e tantos outros, jornalistas sem diploma como é Hélio Fernandes, Sebastião Nery, Carlos Chagas, Mino Carta, Merval Pereira... A lista é longa e deixo de citar jornalistas da minha época em minha cidade para não cometer uma insuficiência de equidade com os que já morreram e com os que ainda estão em atividade.
A exigência do diploma de curso de jornalista para jornalistas exercerem a profissão, foi uma imposição da Ditadura Militar em 1969 com o evidente intuito de controlar os jornalistas, já que todos deveriam estar registrados no Ministério do Trabalho. Mas depois da ditadura o Congresso entendeu que deveria aprovar a chamada PEC do Diploma. Um projeto de lei de emenda constitucional. E ponto final. Sem diploma de jornalismo ninguém trabalha mais em nenhuma redação. Cláudio Abramo escreveu em "A Regra do Jogo": "Para ser jornalista, é preciso ter uma formação cultural sólida, científica ou humanística. Mas as escolas são precárias. Como dar um curso sobre algo que nem eu consigo definir direito? Trabalhei 40 anos em jornal e acho muito difícil definir o que meia dúzia de atrevidos em Brasília definem como curso de jornalismo. Foi o que fez o patife do Gama e Silva (ministro da Justiça de Costa e Silva), que elaborou a lei para tirar os comunistas dos jornais". Quando da aprovação no Congresso dessa lei de obrigatoriedade, o senador Aloysio Nunes, único a se manifestar contra a proposta levantou a tampa onde a verdade estava escondida: ”interessa (a lei) sobretudo aos donos de faculdades privadas ruins, arapucas que não ensinam nada e que vendem a ilusão de um futuro profissional. Não interessa o público envolvido nisso,pelo contrário, a profissão de jornalismo diz respeito diretamente à liberdade de expressão do pensamento, de modo que não pode estar sujeita a nenhum tipo de exigência legal e nem mesmo constitucional".
Defendo que liberdade de expressão não significa apenas jornalismo. Mas é dela que advém o jornalismo.  E que há jornalistas tão bons ou tão maus profissionais com ou sem diploma.
Que qualquer pessoa que queira e saiba escrever pode publicar suas convicções sejam elas as quais forem. Que um bom texto de um médico pode ser publicado, se o editor quiser, ou pode ser rejeitado. Penso que é desejável que jornalistas tenham um curso superior que lhes garanta pensar como jornalista, entender os problemas do contexto histórico em que está
inserido; as situações que regem a sociedade atual e poder compará-las com outras, de outras épocas e fazer a correlação entre elas; e outras questões que se aprende com a dedicação e o estudo formal em bancos escolares ou pela busca de conhecimentos por outros meios. E não se trata apenas disso; jornalistas precisam de outros saberes e devem ter consigo uma visão da sociedade para muito além dela. Se tiverem outras graduações, tanto melhor, mas não é essencial.

Além disso, um jornalista deve saber escrever.

Além disso, um jornalista deve saber escrever; conhecer sua língua, saber usá-la, pois ela é seu único meio de expressão, seja escrevendo ou falando. Entendo que reduzo meu pensamento a respeito desse assunto simplificando ao máximo uma definição para jornalismo: informar e opinar. Simples, não simplório. Falo de juízo de fato e juízo de valor. Quando um jornalista trata de um acontecimento, quando diz as coisas como elas são, quando e por que são, faz um juízo de fato. Quando avalia o acontecimento, faz um juízo de valor. É a isso que me refiro.
Não é o diploma nem o registro que possibilita isso. Haja vista o que se lê em jornais e revistas impressas e/ou nas edições eletrônicas. Sob constante pressão dos sindicatos e a má qualidade dos cursos universitários, essa exigência esdrúxula, entope as redações de incapazes providos de admiráveis e belas traquitanas telefônicas, algumas delas com piscina, garagem para três carros e quadra poliesportiva; e nas quais, também poderem ouvir e de serem ouvidos, é claro.
Repórter tem que ir para a rua e não esperar o “retorno da assessoria”, que em geral não vem.
E publicar “não recebemos retorno até o fechamento dessa matéria”. Deveriam acrescentar: dessa matéria burra, sem pé nem cabeça, incompreensível, devido a minha caímica preguiça.
Quem precisa de diploma de jornalista para escrever que "o Enem “inscreve” 4,5 milhões de estudantes", quando deveriam saber que o Enem não “inscreve”; são os alunos que “se inscrevem” no Enem. Ou que “os jornais estrangeiros repercutiram....”. Os jornais não repercutem nada. O acontecimento é que repercute nos jornais estrangeiros, nas conversas de esquina, nos bares e sei eu lá mais onde. Afora isso todos sofrem das síndromes do “tem”, do“suspeito”, do “teria” e de outros  verbos no condicional ( eu sei, eu sei: é a lei etc e tal), além de escreverem e falarem as “chuvas que caíram durante a noite...”, “as águas do rio...”, “as areias da praia...” hoje em dia sempre no plural, o que me faz pensar em diversas águas num mesmo rio, várias chuvas noturnas e a praia de Copacabana tomada de jovens encantados com Francisco em milhares de areias.
Mesmo com diploma eles não sabem a diferença entre “ser e estar”, “ter e haver”, “a onde e onde”, “em frente”, “defronte” e “na frente”...
“Colisão mata três pessoas e deixa uma ferida”. Deixar pode se referir ao substantivo espólio (herança, legado); aos verbos abandonar ou aceitar (permite,tolera,consente), afastar (apartar-se de) ,desaproveitar (desperdiça,despreza,perde) herdar (passar para) e sair, que é o mais usado. Portanto o verbo deixar não se aplica ao título da matéria, já que devido à colisão, além dos mortos uma pessoa ficou ferida. Além do mais fico em dúvidas e a pensar o que colidiu com o que para matar três pessoas e ferir uma.
Pior é nos canais de TV pagos quando os jornalistas fazem a cobertura de um uma tragédia, ao vivo, sem texto escrito pra ser lido. Assisti outro dia a reportagem de um incêndio que era narrado assim: “agora vemos um foco de fogo a direita do seu vídeo bem mais intenso. Isso é sinal de que o incêndio ainda não está totalmente dominado.” São nessas ocasiões que dou gargalhadas vendo tragédia na televisão. Deveria chorar, mas é impossível. 
Com diploma e registro, certos jornalistas escrevem mal e do mesmo jeito que falam com a turma no barzinho da esquina – como aquela repórter de TV ainda cheirando a sala de aula que disse: “conta aí pra gente...” acreditando estar com essa “promiscuidade jornalística”  fazendo uma reportagem. O entrevistado era “apenas” o Secretario de Infraestrutura e oassunto era “só” a brutal e eterna seca do Nordeste.
Quando um prédio em construção desabou recentemente, matando dezenas de pessoas e ferindo outras tantas, com a chegada dos cães farejadores da Polícia Militar a “narradora” de um canal de TV pago, sem texto, tendo que improvisar, disse que os cães “acham possíveis desaparecidos nos escombros porque cheiram peças de roupas das vítimas”. Na verdade os cães são treinados para cheirar sangue e urina, o que indica alguma vítima, explicou em seguida o comandante do Corpo de Bombeiros. Foi aí que tive um ataque de riso e para não morrer de tanta risada desliguei a televisão.

*Escritor e jornalista

-Amanhã (25) última parte.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 24 de setembro 





PF fecha o cerco contra a cocaína
Ao flagrar carga de 175 quilos da droga, ontem, os agentes federais somaram um total de 774 quilos em apreensões no RS neste ano, mais do que o dobro de 2012. (Zero Hora)

RS tem previsão de neve para esta semana
Fenômeno não deverá ser tão intenso como aconteceu no inverno. (O Sul)

Fraude no SindBancários pode ir a R$ 20 milhões
Operação descobre desvio de dinheiro e apreende material. Até agora, golpe já passou de R$ 5 milhões. (Correio do Povo)

Lucro de empresas puxa a arrecadação de agosto
Receita recorde de R$ 83,9 bi para o mês é sinal de recuperação da economia. (Jornal do Comércio)

CGU sugere veto a Rosemary em cargos públicos por 5 anos
O processo administrativo disciplinar da CGU (Controladoria-Geral da União) recomendou a "destituição" da ex-chefe de gabinete regional da Presidência da República Rosemary Noronha, o que a impede de trabalhar para o serviço público por prazo estimado de cinco anos. (Folha de S.Paulo)

PF investiga desvio de recurso públicos no Fome Zero
PF identifica irregularidades em execução de programa vinculado à ação do governo em cidades do Paraná. (Estadão)

Estrangeiros são impedidos de atender a população em todo o país
Por falta dos registros profissionais que deveriam ter sido fornecidos pelos conselhos regionais de medicina, os médicos apareceram, mas não puderam trabalhar. (O Globo)

Operação da PF no Paraná apura desvios do Fome Zero
Investigação apura envolvimento da Conab e associações/coperativas rurais do Paraná em irregularidades encontradas no programa. (Gazeta do Povo/PR)

Vivo faz acordo com Telecom Itália e TIM pode ser vendida
No Brasil, as duas empresas são concorrentes e a expectativa é de que a Telecom Itália venda a TIM Participações no Brasil. (Estado de Minas)

Contribuinte brasileiro paga R$ 3 bi em impostos por dia
Mesmo com a economia fraca e as desonerações de R$ 51 bilhões, Receita Federal registra arrecadação recorde de R$ 722,2 bilhões no ano. (Correio Braziliense)

Bom Dia!

PSB deixa o governo Tarso
Uma reunião que aconteceu na noite de ontem, decidiu pela saída do PSB dos cargos que ocupa no governo do petista Tarso Genro. Assim, no Estado o partido adota a mesma posição nacional decidida há uma semana. O PSB não participa mais do governo Dilma nem do governo Tarso.
O presidente estadual, Beto Albuquerque ressaltou que o partido não está migrando para a oposição, mas querendo uma posição mais livre para decidir sobre a participação nas eleições do ano que vem.
Tarso disse, hoje de manhã, que a saída não implica em ruptura, já que o vice-governador Beto Grill é do PSB, assim como o secretário da Infraestrutura e Logística Caleb Oliveira. Aliás, Caleb queria manter o apoio ao governador Tarso Genro.
Agora, o PSB vai procurar que rumo tomar em relação às eleições de 2014. Uma corrente defende a candidatura própria, mas esta parece ser minoritária. A possibilidade maior é que o partido  venha a se coligar com o PDT, PP ou PMDB na disputa pelo Piratini, montando um palanque para Eduardo Campos, candidato socialista à presidência da República. Uma terceira hipótese, a de candidatura própria ao governo do Estado, não pode ser descartada.
Quanto ao substituto de Caleb Oliveira, duas correntes predominam entre os petistas. Uma de que um companheiro do PT ocupe a vaga e outra de que seja oferecida a secretaria ao PDT, numa tentativa de se aproximar da sigla, que também ameaça deixar o governo para lançar candidato próprio ao Piratini.
Dá para ver que a Primavera, além da ameaça de neve, promete muitas novidades para os próximos meses.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!