sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Proposta rejeitada

Greve dos bancários deve continuar
O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a nova proposta apresentada pela Fenaban (sindicato patronal) nesta sexta-feira (4), de reajuste salarial de 7,1%, ou seja, aproximadamente 1% de aumento real, afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT (confederação nacional dos bancários) e coordenador do comando.
A oferta foi feita nesta tarde aos representantes da categoria, em reunião marcada pela própria Fenaban um dia após os representantes do comércio pressionarem a federação a entrar em acordo com a categoria. Segundo a CNDL (confederação dos lojistas), o setor pode registrar perdas de até 30% se a greve se prolongar até o quinto dia útil do mês.
Foi a primeira oferta desde o início da greve, no dia 19 de setembro. A paralisação completa hoje 16 dias.

Marina Silva

PPS e PTB querem ex-senadora para presidente
Um dia após a Justiça Eleitoral barrar a criação da Rede Sustentabilidade, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (PPS), utilizou o Twitter nesta sexta-feira (4) para convidar a ex-senadora Marina Silva para se filiar ao partido e disputar a presidência da República em 2014.
"Solidário reafirmo convite do @pps23 para que junto com a Rede se integre conosco para ser candidata e disputar 2014!", escreveu Freire em seu microblog.
Na avaliação de Freire, a participação de Marina na corrida pelo Palácio do Planalto é fundamental. "Quando ela [Marina] resolveu criar a Rede, o PPS ajudou. Eu mesmo fui um dos signatários do apoio à criação do partido. Achamos que Marina expressa o desejo da cidadania. É importante para a sociedade brasileira termos um candidato com a expressão que ela tem", afirmou o presidente do PPS, lembrando, ainda, do convite feito pelo partido à ex-senadora para que se filiasse à legenda no início deste ano.
PTB
O deputado estadual Campos Machado, secretário-geral do PTB, também ofereceu nesta sexta-feira (4) espaço para que a ex-senadora se filie à sigla e dispute a Presidência pelo partido nas eleições do ano que vem.
"Ela é a Getúlio Vargas de saia. O programa do PTB --com a questão das leis trabalhistas, nacionalismo, Petrobras-- está em total conformidade com o que ela vem pregando", diz.
Para formar a Rede, Marina tem adotado o discurso de renovação da política e de crítica a estruturas partidárias existentes. A busca por fontes de energia alternativas ao petróleo também faz parte do programa da Rede.
Apesar disso, ele diz não ver incoerência. "Novo mesmo, só se ela formasse o partido, mas o PTB é a opção para ela continuar a pregação dela dentro da sua linha programática."
Campos disse ter contatado aliados da ex-senadora e afirma aguardar resposta. "Estamos querendo deixar uma outra opção para ela, mas sem constrangê-la."
ANÚNCIO
A ex-senadora deve anunciar na tarde de hoje seu futuro político. Nos últimos dias, ela recebeu convite de sete legenda. Para disputar as eleições de 2014, ela precisa estar filiada a um partido político até sábado.(Folha/conteúdo)

Artigo

Caindo as máscaras, uma a uma!

Adeli Sell*


Estamos comemorando 25 anos de uma Constituição Cidadã. Na época, assim como agora, o Brasil passava por um processo político impressionante e sem precedentes na história do país. Hoje, a efervescência das manifestações, atrelada aos movimentos de alguns partidos de esquerda, merecem uma reflexão apurada.

Tapar os olhos e desdenhar as razões e motivações seria intolerável para quem quiser viver um mundo melhor. Temos que enfrentar todas as mazelas com a cara limpa, de cabeça erguida, de peito aberto, lutando de pé, sem pedir nada de joelhos.

Cobrir os rostos, a exemplo do que temos visto nas manifestações que sacudiram o Brasil e suas instituições? Apenas quando o protesto tiver por objetivo ser irônico, como no teatro. Tapar a cara com um bastão na mão para quebrar o Museu Júlio de Castilhos; com tinta spray para pichar a nossa Catedral; com pedras para quebrar o Banco do Brasil? Isto não pode ser tolerável.

De nada adianta também criar lei proibindo o uso de máscaras em manifestações. É inconstitucional, pois o Estado não pode legislar sobre liberdade individual. Além do mais, a própria Constituição Federal garante o direito de livre manifestação, mas veda o anonimato. Ou seja, cabe à força policial fazer cumprir a legislação atual.

Se desde as primeiras "jornadas" a polícia tivesse centrado sua atenção nos vândalos, identificado um por um, não teríamos chegado aos dias de hoje em que temos que apelar aos governantes para que zelem pelo patrimônio público e privado do nosso Estado.
Andei pesquisando um pouco sobre a vida dos que se escondem, lendo seus perfis no Facebook, blogs e quetais. Foi fácil ver suas máscaras caindo uma a uma. A expulsão da moçada do PT do Bloco de Lutas não me surpreendeu, pois só poderia dar nisto: estes mascarados não toleram a diferença, não aceitam outras formas de luta que não a da pancadaria.
Fico triste em ver dirigentes do PSOL e do PSTU - por puro oportunismo - adubando estas ocupações, com um brutal desrespeito aos que vão ao trabalho ou à escola. Uma boa manifestação pode ser feita de cara limpa, com palavras de ordem, sem bombas molotov na cara dos policiais.

As saudáveis manifestações de junho, e dos meses subsequentes, não precisam de tropa de choque. Agora, no momento em que a polícia age cirurgicamente contra os líderes da truculência, surgem os gritos. Quem viu, presenciou como eu presenciei atos aqui no Centro de Porto Alegre não pode se calar.

Por isso, quero desafiar, sem xingamentos e preconcepções, para um real debate sobre o lugar da democracia, do papel da violência na História e da multiplicidade de lutas. Queremos e devemos buscar lutar com todas as formas legais, pacíficas, de bom senso, sem vandalismo, para conquistar um mundo melhor. Só assim poderemos saudar por muitos e muitos anos a nossa Constituição cidadã.


*Escritor e consultor

Depois de quatro derrotas

Dunga não é mais o treinador do Inter
Em reunião realizada no Rio de Janeiro, a direção do Internacional decidiu demitir o treinador Dunga e toda a comissão técnica, incluindo o preparador físico, Paulo Paixão. Abel Braga, Mano Menezes e Celso Roth são os treinadores que poderão vir para o Inter. Para o jogo contra o Fluminense, no domingo, o colorado será comandado por Clemer, treinador das categorias inferiores.
Dunga comandou o Inter em 53 jogos, com aproveitamento de 59%: 26 vitórias, 18 empates e nove derrotas.


Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de alguns jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 4 de outubro





TSE nega criação de Rede e Marina decide futuro hoje
Ex-senadora ainda tem tempo para entrar em outro partido e concorrer, mas disse não ter plano B. (Zero Hora)

Com negociações paralisadas, greve dos bancários prejudica clientes
Badesul aderiu à paralisação, pela primeira vez na  história da instituição. (O Sul)

Varejo reclama perdas e pede fim da greve bancária
Confederações de lojistas apela por acordo imediato e diz que população está sofrendo sérios problemas. (Correio do Povo)

Crédito imobiliário da CEF chega a R$ 100 bi
Valor financiado até setembro é 35,4% superior ao do mesmo período em 2012. (Jornal do Comércio)

Propaganda de Dilma na TV mira governos de oposição
A um ano das eleições, o governo federal lançou ofensiva para apresentar na TV vídeos regionais com propagandas específicas de ações de Dilma Rousseff (PT) para cada Estado. (Folha de S.Paulo)

Marina diz que decisão sobre seu futuro político será coerente
Ex-ministra diz que Rede sai fortalecida mesmo após derrota no TSE; prazo de filiação termina neste sábado. (Estadão)

Papa: “Mundo não liga se pessoas morrem buscando liberdade”
” O mundo não se importa se as pessoas fogem da escravidão, da fome, buscando a liberdade e muitas vezes encontram a morte, como aconteceu ontem em Lampedusa” - lamentou o pontífice. (O Globo)

Calote dos EUA levará mundo para a recessão
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, subiu ontem o tom dos ataques aos líderes do Partido Republicano, aos quais acusa de serem os principais responsáveis pela paralisia que há três dias afeta a maior economia do mundo. (Diário de Pernambuco)

117 dispositivos da Constituição ainda não foram regulamentados
São questões relacionadas aos mais diversos temas, de direitos trabalhistas a segurança nacional, que dependem de iniciativa do Congresso Nacional para ganharem eficácia. (Gazeta do Povo)

BH: Reajuste das escolas particulares engole salário
Nos últimos três anos os índices de reajustes da rede privada de ensino na Grande BH ultrapassaram a inflação do país. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Mudando de conversa!
Tem dias em que acordo sem nenhuma vontade de comentar coisas envolvendo a política e principalmente políticos. É que o noticiário acaba se tornando repetitivo, já que nada, ou quase nada, muda de um dia para o outro. São as mesmas notícias de corrupção, declarações e desmentidos, discursos que só servem para iludir ainda mais ao brasileiro menos avisado. Se bem que muitos ‘bem avisados’ concordam com muita coisa que se prega por aí.
Não tem jeito. Lá vou eu comentar a derrota de Marina Silva no TSE. A ex-senador queria registrar a Rede Sustentabilidade para poder concorrer à Presidência da República em 2014. Não deu. Ela disse que hoje vai anunciar seu destino político. Uma nova sigla espera por Marina.
O que me chamou a atenção neste caso foi o posicionamento de certas pessoas nas redes sociais. Li algumas críticas ao ministro Gilmar Mendes, o único a votar a favor do registro, por ter anunciado, antes, o seu voto. Ou seja, estas pessoas estavam torcendo para que a Rede Sustentabilidade não fosse criada e que Marina Silva não disputasse a eleição. Claro, Marina é a única, pelo menos até aqui, que ameaça, mesmo que timidamente, a reeleição de Dilma Rousseff. Mas o pior é que muitas das pessoas que criticaram o ministro, não faz muito tempo estavam ao lado da ex-senadora que, inclusive, foi ministra de Lula. Para elas, é inadmissível que Gilmar Mendes seja a favor do registro de um partido que não alcançou o número necessário de apoios de eleitores. São os mesmos que silenciaram quando as denúncias de assinaturas de pessoas falecidas faziam parte da lista de apoios ao partido de Paulinho da Força, o Solidariedade. Mas dá para entender já que Marina seria adversária e Paulinho pode ser aliado.

Enquanto isso, o Senado suspendeu a compra de 1,7 tonelada de carnes para a residência de Renan Calheiros. No edital, a justificativa era de que a carne seria consumida em seis meses, o que significa dizer que, para uma família de quatro pessoas (Renan, a mulher e dois filhos) seriam necessários 10 quilos de carne diariamente, ou seja, cada familiar de Renan, incluindo ele,  consumiria dois quilos e meio de carne todos os dias. Num país em que grande parte da população dificilmente come carne, vamos combinar que se trata de um grande deboche gastar R$ 44,3 mil em seis meses, ou seja, R$ 7,38 mil, só em carnes, todos os meses. E o pior, é que tem gente que ainda concorda e defende este tipo de gente e de coisa.

Juro que pensei começar meu comentário de hoje, mudando de conversa, mas não deu!

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!