quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Greve dos bancários

Categoria decide manter a paralisação
Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, bancários de Porto Alegre e da região Metropolitana decidiram manter a greve que já dura 22 dias. Nesta sexta, categoria tentará negociar pautas específicas com a direção do Banrisul, às 10h. Uma nova reunião ocorrerá às 15h30min no Clube do Comércio.A adesão à greve se mantém em 73% na Capital e região, com 330 das 450 agências paralisadas, de acordo com Sindbancários. No Estado, 1.118 dos 1,747 bancos são afetados, o equivalente a 64%.
Nesta quinta, o Comando Nacional de Greve se reuniu pela manhã e à tarde com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A negociação, porém, foi suspensa em razão do impasse sobre os dias parados. A Fenaban formalizou uma nova proposta, de 8,5% de reajuste no piso e 8% nas demais verbas salariais.


Super salários

Senado suspende devolução
Por enquanto, os 464 servidores do Senado que tiveram vencimentos acima do teto constitucional de R$ 28 mil não vão precisar devolver a quantia recebida a mais, como havia determinado em setembro o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). A Mesa Diretora da Casa decidiu, nesta quinta-feira, 10, aguardar a posição final do Tribunal de Contas da União sobre o caso, mas já determinou que o limite máximo seja respeitado já na folha de pagamento de outubro.

Renan explicou que a suspensão do ressarcimento se deve a uma decisão do próprio TCU, que teria acatado uma liminar do Ministério Público com efeito suspensivo. O Tribunal, por sua vez, explicou ter recebido um recurso do MP ao processo, mas ainda não informou se isso suspende os efeitos da decisão. (Agência Estado)


Edvaldo Pereira Paiva

Prefeitura libera trecho duplicado
Foto: Divulgação/PMPA
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) liberou trecho de 500 metros duplicados da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, do Estádio Beira-Rio até a Diário de Notícias. Dessa forma, fica livre o trânsito no sentido centro-bairro em três novas pistas, desafogando o trânsito que estava em apenas uma via. O motorista que se dirige em sentido contrário, bairro-centro, vindo da avenida Pinheiro Borda e sai da avenida Padre Cacique para a Edvaldo Pereira Paiva, encontrará três pistas livres para se deslocar em direção ao centro.

Agentes da EPTC já refizeram a sinalização de trânsito da Edvaldo, retirando os obstáculos do trecho, e estão agora orientando os motoristas para trafegar no novo pavimento. Com a mudança, o trânsito da Padre Cacique deve fluir com maior rapidez e ser melhor distribuído nas duas mãos da Edvaldo.

Notícias

Salários acima do teto no Senado terão redução na folha deste mês
A medida atende à determinação do Tribunal de Contas da União que, no fim de setembro, pediu a suspensão do pagamento de salários acima do teto constitucional  de R$ 28 mil pago a alguns servidores da Casa. Serão atingidos mais de 460 funcionários.

Empregados dos Correios aceitam reajuste de 8% e encerram greve
Em assembleias ontem (9) à noite, nos estados onde ainda havia paralisação, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do TST sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios. Não haverá desconto dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas.

Preço de ração e seca reduziram rebanho nacional em 2012
Houve queda em praticamente todos os portes de rebanhos brasileiros. Os asininos e os muares apresentaram as maiores reduções (7,4% e 3,8%, respectivamente) entre os de grande porte. A menor queda nesse segmento ocorreu entre os bovinos de corte e de leite (-0,7%).

Inflação para quem ganha até 2,5 salários mínimos registra alta
O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços da cesta de produtos para consumidores com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,16% em setembro. A taxa é superior à observada em agosto, que havia sido 0,06%.

Caleb deixa o PSB e fica no governo
Caleb de Oliveira não é mais membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A decisão foi tomada ainda nessa quarta-feira à tarde, mas anunciada nesta quinta, conforme a assessoria de imprensa do partido. O ex-secretário da Pasta da Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra) deixou a legenda no momento em que correligionários entregariam as notificações relativas ao processo do Conselho de Ética que ele responderia caso não se desfiliasse da sigla. 

Julgamento do mensalão

10 réus ficam mais próximos da prisão

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou nesta quinta-feira (10) o acórdão, documento que reúne as decisões do julgamento, da fase dos recursos do mensalão. A publicação foi feita de forma "fatiada", com 26 acórdãos para cada um dos réus -- 25 condenados e Carlos Alberto Quaglia, absolvido pelo Supremo por formação de quadrilha. A publicação ocorreu antes do prazo regimental, que é de 60 dias após o final do julgamento.
Com a publicação do documento, começa a contagem de prazo para que os 25 réus condenados no processo entrem com novos recursos. 
Há duas situações distintas para os réus: os que têm direitos aos chamados embargos infringentes e os que não têm.
Para os 13 réus que não podem apelar aos embargos infringentes, aproxima-se a execução da pena. Nesse grupo, dez réus vão para a cadeia: dois réus que foram condenados a regime fechado e oito que cumprirão pena no semiaberto. O prazo é de cinco dias para que as defesas apresentem novos embargos declaratórios, recurso que serve para contestar contradições ou omissões no documento, mas que não mudam a condenação. Esses recursos, já analisados uma vez pela Corte, não costumam ser aceitos pela segunda vez, como disse nesta quarta o ministro Marco Aurélio Mello. "Esses segundos embargos são excepcionalíssimos. A adequação pressupõe que o vício (omissão, contradição ou obscuridade) tenha surgido pela vez primeira no julgamento dos anteriores. O direito não comporta uma sobreposição."
Já para os 12 réus que têm direitos aos embargos infringentes, as defesas terão 30 dias para apresentar os recursos. O Ministério Público Federal também terá 30 dias para se manifestar sobre a decisão. O relator dos embargos infringentes, ministro Luiz Fux, escolhido em sorteio, não tem prazo para liberar o processo para que seja incluído na pauta. Com isso, é possível que a análise dos infringentes seja feita apenas em 2014.(Com FOLHA/conteúdo)

Manchetes

Nos jornais de hoje



Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 10 de outubro





BC fica em 9,5% ao ano a nova taxa básica de juros
Para o fim do ano os analistas esperam uma taxa de 9,75%. (O Sul)

Metrô está garantido
Modelagem já foi definida. União assumirá maior parte e Dilma fará anúncio no sábado em Porto Alegre. (Correio do Povo)

Para Conab, safra do Estado será recorde
Previsão varia entre 28,85 milhões e 29,42 milhões de toneladas grão. (Jornal do Comércio)

Juro sobe outra vez e encosta em dois dígitos
Para combater inflação e recuperar credibilidade, Banco Central aumenta taxa básica para 9,5% ao ano, reforçando tendência de fechar 2013 em 10%. (Zero Hora)

Emprego na indústria tem maior queda desde de abril de 2009
Com as fábricas afetadas pela estagnação na produção diante da fraca confiança de empresários, da perda de fôlego do consumo interno e de uma invasão de produtos importados, a indústria segue a tendência de perda de postos de trabalho. (Folha de S.Paulo)

Alice Munro leva Nobel de Literatura
Escritora canadense é considerada 'mestre do conto contemporâneo'; ela é a 13ª mulher a receber o prêmio. (Estadão)

Brasil tem a maior taxa de juros do mundo
Copom deixa as portas abertas para encerrar o ciclo de aumento em novembro, a 9,75%, evitando desgastes para o governo em 2014. (Correio Braziliense)

Ex-funcionário de call center diz que demora é planejada
“A demora no atendimento é planejada. O cara tem que esperar até ficar nervoso e desistir”. (Estado de Minas)

Paulo Bernardo vai ao ataque contra Marina e Eduardo Campos
Estratégia consiste em mostrar as contradições da união da ex-ministra com o governador de Pernambuco. (Gazeta do Povo/PR)

Marina e Eduardo buscam sintonia em reunião hoje
Recém-filiada ao PSB, Marina se reúne hoje com Eduardo Campos para discutir a aliança formalizada no fim de semana. Governador diz que rivais já tentam envenenar a relação. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Territórios da Paz?
Sou um profundo admirador e respeitador do trabalho desenvolvido pela Brigada Militar. É uma entidade que, sem qualquer dúvida, orgulha a todos nós. Normalmente mal remunerados, trabalhando em condições precárias, os brigadianos prestam um trabalho digno de respeito.
Falo isso para mencionar um fato que, no meu entendimento, não faz parte do trabalho incansável da BM. Os envolvidos, certamente, não representam a maioria dos brigadianos e, o que é pior, não devem estar preparados para exercer a missão que lhes foi confiada.
Hoje pela manhã, ao sair de casa, como faz todos os dias, minha mulher seguiu pela Rua Nunes, onde moramos, em direção a Gomes Carneiro, para chegar na Carlos Barbosa. Na nossa frente, uma viatura da BM, com um número 8484 e um adesivo “Territórios da Paz – Construindo a Cidadania”. Inesperadamente a viatura parou, no meio da rua, e um brigadiano, que continuou sentado, abriu a porta e esticou o braço com uma pistola na mão, para um jovem que descia a Rua Nunes. Deve ter mandado, pois o rapaz levantou o blusão para mostrar que não estava armado. Feito isso, o soldado, ou cabo, ou sargento, não sei, fechou a porta da viatura e seguiu em frente. O rapaz também.
No momento em que ele apontou a arma para o jovem, muitas crianças estavam na calçada, caminhando em direção ao Colégio Venezuela, que fica bem próximo. Sem contar pessoas que procuravam um super mercado que fica na esquina.
Depois de superar minha perplexidade, conversei com minha mulher sobre a irresponsabilidade do brigadiano que, por mais treinado que esteja, jamais poderia impedir que, por exemplo, a arma disparasse e fizesse vítimas totalmente inocentes. Passava um pouco das 8 horas e quem passava por ali, jamais poderia imaginar que estava correndo o risco de ser atingida por uma bala perdida.
Do episódio, fiquei com uma certeza. Naquele momento, aquele trecho da Rua Nunes, não era um “Território da Paz.
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!