sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Notícias

Geração de empregos formais cai pela metade de 2011 para 2012
No ano passado, foram registrados cerca de 1,1 milhão de postos de trabalho – tanto em regime de carteira assinada quanto no serviço público. No período anterior, foram aproximadamente 2,2 milhões. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais 2012, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Maranhão decreta estado de emergência em sistema prisional
O objetivo é apressar a construção de dez unidades prisionais, segundo a assessoria do governo estadual. A promessa do governo é erguer um novo presídio de segurança máxima na capital, São Luís, e mais nove em cidades do interior. A proposta do governo maranhense é criar, até o final de 2014, 2,8 mil vagas.

Dilma inaugura creches no Rio Grande do Sul
A presidenta cumpre em Novo Hamburgo nova agenda de entrega de serviços do governo federal em cidades do interior. Ela inaugura quatro creches, com 840 novas vagas para crianças até 5 anos, e participa da formatura de 870 estudantes do Pronatec.

Itamaraty quer solução para caso da brasileira presa na Rússia
O Ministério das Relações Exteriores informou que continuará prestando toda a assistência à bióloga Ana Paula Maciel, acusada de pirataria depois de ser presa com mais 29 militantes do Greenpeace durante protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. No Twitter, o Itamaraty disse que “não medirá esforços para buscar solução rápida para o caso”.

Perdão a multinacionais abre crise na Receita Federal
O subsecretário de Fiscalização da Receita Federal,Caio Marcos Cândido, deixou ontem o cargo fazendo um tremendo barulho.
"Há algum tempo estava incomodado com a influência externa em algumas decisões, com prevalência em algumas vezes, sob meu ponto de vista, de posições menos técnicas e divorciadas do melhor interesse. Assim, melhor voltar para casa com a certeza do dever cumprido e de ter combatido o melhor combate", escreveu Cândido.
Ele citou ainda saudades da família, que vive fora de Brasília, como outro motivo para sua decisão. O conteúdo de sua mensagem, espalhada pela rede interna do órgão, provocou uma onda de especulações sobre a suposta "influência externa" mencionada por ele.

Fim da greve

Bancários e banqueiros firmam acordo
Após 17 horas de negociação entre os bancos e o Comando Nacional dos Bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma nova proposta à categoria na madrugada desta sexta-feira, 11, e as entidades chegaram a um acordo. O reajuste dos salários será de 8%, com ganho real de 1,82%. Já os pisos iniciais dos bancários receberão uma correção de 8,5%. Descontada a inflação, a reposição chega a 2,29%.

Por volta das 14h da última quinta-feira,10, um acordo quase foi fechado entre as partes, mas a Fenaban havia proposto estender o período de compensação dos dias parados durante a greve para 180 dias. A categoria não aceitou a proposta e a reunião foi paralisada por quase 10 horas. Durante a madrugada de hoje, as partes voltaram a se reunir e acertaram que a compensação dos dias parados será feita até o dia 15 de dezembro, no máximo uma hora por dia.(Agência Estado)