quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Editorial

Porto Alegre entrará em campo depois da Copa

Jornal do Comércio*

Viaduto da Av. Bento Gonçalves
Agora sim, Porto Alegre terá as obras que, antes anunciadas para a Copa do Mundo deste ano, serão completadas depois do evento. É que os fatos sobre a Copa do Mundo de 2014 obrigaram os administradores públicos e particulares da Capital a serem prudentes. Por isso, depois, eles não poderão ser condenados como incompetentes ou medrosos. A indicação da cidade como uma das 12 sedes do maior evento esportivo global trouxe euforia. Mas os anos passaram, se falou demais e pouco se realizou. Essa decisão, entretanto, de ter na Capital jogos da Copa do Mundo não foi um compromisso apenas dos políticos, do prefeito ou do governador. Vai muito mais além e abrange a vontade popular dos porto-alegrenses e dos gaúchos em geral. Não podemos nos enganar, é uma responsabilidade muito grande. 

As falhas, o negativo e o que der errado serão notícia, pois o negativo sempre tem mais destaque do que o que é certo, o positivo e o bem feito. 

Por isso mesmo, trouxe alívio quando, no canteiro de obras do viaduto São Jorge, nome da obra na III Perimetral com a avenida Bento Gonçalves, o prefeito José Fortunati garantiu, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), os valores necessários a 13 obras de mobilidade urbana. Foi um respeitável aporte financeiro de R$ 424.682.362,89. A mensagem transmitida aos porto-alegrenses foi a de que, agora sim, as obras deslancharão. São 13 grandes realizações que, no futuro, vão mudar o trânsito em Porto Alegre e garantir mais qualidade de vida na Capital. Um legado como há muito tempo não se via concretizar por aqui, melhorando o transporte coletivo, a mobilidade urbana e dando mais dignidade e condições de moradia a muitas famílias que vivem hoje em habitações precárias. 

Com esses recursos, o ritmo das obras será intensificado, elas que, paralisadas na maioria, estavam deixando descrentes os porto-alegrenses. Ver essas obras prontas será um sonho que se tornará realidade. Enfim, são iniciativas urbanas que saíram do papel graças à oportunidade da Copa de 2014, embora a maioria desses empreendimentos não seja necessária para a realização do evento. Importantes para a Copa são a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e o Viaduto Pinheiro Borda, o corredor da Padre Cacique, as ruas transversais no entorno do estádio Beira-Rio e o viaduto que liga a Júlio de Castilhos à rodovia Castelo Branco e que serão entregues antes da Copa. 

Somente os que ignoram acreditam que será fácil montar, construir, organizar e controlar um evento de tamanha envergadura na Capital. E isso porque eles de nada duvidam e a dúvida é o que nos leva ao trabalho antecipado, que acabará no sucesso. Não estamos duvidando da nossa capacidade em realizar aqui jogos da Copa do Mundo. Porém, não esqueçamos que a imaginação exagera, a razão pondera e o juízo dá um bom desconto. 

Vamos madrugar nas obras e passar os dias que faltam para junho trabalhando a fim de que possamos chegar até a noite sem remorsos e dormirmos sem preocupações. Porém, por último, mas fundamental, é preciso que Porto Alegre seja melhor cuidada por todos nós.

*Editorial da edição de 16.01.2014