segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Blog do Josias

Dilma torna Educação uma pasta de 2ª classe

Josias de Souza*

Em outubro de 2013, Dilma Rousseff desqualificou antecipadamente as pessoas que planejam disputar com ela a cadeira de presidente da República: “Elas têm que estudar muito.” Em dezembro, tomando café da manhã com jornalistas, a presidente serviu o seguinte brioche: “a educação é prioridade absoluta do meu governo.” Ela lecionou: há dois mundos no Brasil —o mundo da extrema pobreza e o da ciência. “É a educação que une esses dois mundos.”
Munida de autocritérios, Dilma acha que o ministro Aloizio Mercadante, da Educação, é seu melhor auxiliar. É possível concordar ou discordar da doutora, mas é impossível entendê-la. Na bica de anunciar sua reforma ministerial, Dilma decidiu transferir Mercadante para a Casa Civil. Diz-se que o novo titular da Educação será José Henrique Paim, atual número 2 da pasta. Pode ser que Paim se revele um gênio. Pode ser que não. Por ora, tem-se o seguinte: após “estudar muito'', Dilma concluiu que Mercadante é bom demais para cuidar da “prioridade absoluta'' do seu governo.
Sem querer, Dilma dá uma lição valiosa às mães brasileiras. Pobres mães. Têm cada vez menos exemplos para dar aos filhos. Agora, graças à presidenta da República, já podem dizer em casa: não mintam, meus filhos. Olha que vocês acabam morando no Alvorada e trabalhando no Planalto.
Blog do Josias - UOL.


Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro




Gilberto Carvalho quer convivência com “rolezinhos”
Nos últimos dias, o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, tem acompanhado atentamente a evolução das ações pelo País envolvendo os chamados “rolezinhos”. (Estadão)

BC projeta inflação anual de 6,01%
As projeções estão distantes do centro da meta de inflação, de 4,5%, e abaixo do limite superior de 6,5%. (Correio Braziliense)

Material escolar sobe três vezes acima da inflação
Levantamento mostra que, em um ano, aumento médio em lista de 16 produtos básicos chegou a 18,87%. (Zero Hora)

CEF sofre fraude de R$ 73 milhões
A PF prendeu o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB-MA), suspeito de ser o mentor da fraude. (Correio do Povo)

Estoques vão reduzir os preços dos grãos
Expansão das lavouras pressiona o valor da soja; milho já caiu quase 50% (Jornal do Comércio)

Flagrados 10 motoristas embriagados a cada noite no Litoral Norte
Durante os 29 dias da Operação Verão, 203 condutores  alcoolizados foram flagrados pela Brigada Militar. (O Sul)

Dilma leva Mercadante para Casa Civil
A presidente Dilma formalizou no sábado (18) o convite a Aloizio Mercadante. Hoje titular da Educação, ele substituirá a petista Gleisi Hoffmann à frente do ministério. (Folha de São Paulo)

Pezão na descarta apoiar PSDB de Aécio
Um dia depois de o PT do Rio anunciar a saída do governo Sérgio Cabral em 28 de fevereiro, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) não descartou a possibilidade de se aproximar do PSDB, do senador Aécio Neves. (O Globo)

Freira dá à luz a um menino, na Itália
Uma freira de 33 anos deu à luz a um menino na cidade italiana de Rieti, a 80 quilômetros de Roma, depois de se queixar de dores estomacais e ser levada para o hospital San Camillo de Lellis. (Estado de Minas)
 

Orgulho!

Dra. Cecília.
Vocês já devem estar acostumados com os textos maravilhosos do Cesar Cabral, jornalista e escritor que qualificam muito meu blog. Pois o César, hoje, mandou um recado via e-mail, que faço questão de dividir com todos os meus leitores e amigos. 
É que sua filha, a Cecília, passou em três vestibulares e vai cursar duas faculdades. Além de um beijo enorme na “princesa”, mando um abração de parabéns ao Cesar e a Ciza,  os pais justificadamente orgulhosos.


Caros amigos.
Não sou muito de expor minhas “paginas da vida” como vocês já sabem. Minha comunicação com vocês é por e-mail apenas; não tenho nem facebook.
Mas desta vez estou tão feliz, orgulhoso, vaidoso, ufanado; não estou mais cabendo dentro mim. É que minha filha, minha Princesa Cecília fez vestibular em três universidades e foi aprovada em todas. Como se isso não bastasse, escolheu cursar duas Faculdades: Ciências
Ambientais, na UFC - Universidade Federal do Ceará e Direito, na UNIFOR - Universidade de Fortaleza.
Ela quer ser uma advogada capacitada e especializada a tratar, juridicamente, de todas as questões referentes ao meio ambiente.
Um forte abraço, do Cesar.

Bom Dia!

Fim das férias. Agora é Copa!
Não é fácil voltar das férias. Depois de um período no Litoral, beira do mar, bermuda, chinelo, churrasco e cerveja gelada, voltar para um calor de 30º em Porto Alegre, é complicado. Sem falar em sair de casa de camisa, calça comprida, sapato e meia. A esperança do ar condicionado se acaba quando nos damos conta de que até ele não tem força suficiente para vencer o calor quase insuportável. Fazer o que? As férias terminaram e, agora, é esperar pelo final da tarde de sexta-feira para voltar ao Litoral e torcer por tempo bom.
Mas a realidade a partir de agora está no que é preciso ser feito, além do muito que já aconteceu, aqui na SECOPA para que Porto Alegre seja a melhor ou uma das melhores cidades sede da Copa do Mundo 2014.
Não sou ingênuo a ponto de não saber que tem muita gente que tem um posicionamento contrário em relação a Copa. E não desconheço o direito que cada um tem de ser a favor ou contra a realização do evento em nossa cidade. O que me parece discutível, é ser contra a Copa quando ela já é um tema definitivamente superado. Quando o presidente Lula candidatou o Brasil e definiu quais seriam as 12 cidades sede, sacramentou a questão. A Copa passou a ser uma realidade para nós, por vontade de nossas maiores autoridades e, convenhamos, com a aprovação da maioria dos brasileiros.
Já imaginaram se Porto Alegre tivesse ficado de fora? Será que a maioria não estaria, agora, falando mal de quem não colocou nossa cidade entre as que receberão o Mundial? Não querer a Copa aqui, é uma coisa. Torcer contra é outra, bem diferente. 
Penso que chegou o momento de analisar a situação com toda a calma e isenção e concluir o que será melhor para Porto Alegre. Torcer para que tudo corra bem e que tenhamos orgulho do que vamos apresentar ao mundo, ou esperar que tudo saia errado e a Capital dos gaúchos seja um fiasco aos olhos de milhões de torcedores?
De minha parte, como cidadão, torcedor e profissional , vou trabalhar intensamente, como já venho fazendo, para que a Copa do Mundo seja um sucesso. Ela vai acontecer aqui, a partir de 15 de junho com o jogo França X Honduras, às 16 horas no Gigante da Beira Rio. Quem gosta de futebol, e torce por Porto Alegre, certamente estará lá.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!