quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Futuro Ministro da Saúde

Chioro vai passar controle da empresa para a mulher

O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, que deve assumir o Ministério da Saúde, informou nesta quinta-feira (23) que vai se afastar da empresa da qual é sócio majoritário, mas que vai passar o controle societário para a mulher. Investigação do Ministério Público de São Paulo apura se a participação na empresa, que presta consultoria na área de saúde, é compatível com o cargo na prefeitura.
Quando questionado pelos jornalistas se a mulher ficaria com as cotas, ele disse apenas: “Isso”. A mulher dele é pedagoga e não atua na área da saúde.
Chioro ainda explicou seu afastamento da empresa. “A legislação [federal] exige que haja o meu afastamento. Eu por conta de toda essa repercussão, entendo que é a medida mais adequada a ser tomada. Na condução ética, na condução concreta do dia a dia da empresa, eu tenho absoluta clareza que agi da maneira mais correta possível [...]. A pior coisa que pode acontecer é ficar sob suspeição. Assim fica claro que não vai ter desenvolvimento de atividades e que não sou mais o sócio diretor da empresa”, afirmou. (Com G1)


Anel para ronco

Anvisa suspende venda de produto

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta no Diário Oficial da União suspende a importação, a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, do produto "Anel para Ronco".
De acordo com o texto, o produto para o tratamento de ronco, insônia e sono agitado, não tem registro ou cadastro na agência. Também fica suspenso qualquer tipo de propaganda ou publicidade do produto realizadas em todos os meios de comunicação.


Fórum Social Temático

Marcha de abertura será hoje
Foto: Ivo Gonçalves

A tradicional Marcha de Abertura do Fórum Social Temático será realizada nesta quinta-feira, 23, com concentração a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres e saída às 15h30. O itinerário será definido pelo comitê de organização do FST e distribuído aos participantes antes do início da marcha. Também tradição em edições do Fórum Social, o Acampamento da Juventude está montado no Parque Harmonia. Na Usina do Gasômetro, terão espaço as atividades de Economia Solidária, a praça de alimentação e oficinas. No local, também está instalado um auditório e a sala de imprensa.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro




Arrecadação de R$ 1,1 tri em 2013 é recorde
Receita de R$ 21,7 bi do refinanciamento de dívidas contribuiu para a alta de 4%. (Jornal do Comércio)

14 mil na fila por consulta com ortopedista na Capital
Estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que só 1,5 mil pacientes sejam atendidos ao longo deste ano nessa especialidade médica. (Zero Hora)

Calorão provoca maior consumo de energia da história
Demanda excessiva causou cortes no abastecimento. (Correio do Povo)

Exército, Marinha e Aeronáutica podem ter funções de polícia na Copa
Forças armadas só entrarão em ação após ordem da presidente Dilma. (O Sul)

Chioro vai deixar empresa que manteve contratos com prefeituras do PT
Alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por ser sócio majoritário de uma consultoria que manteve contratos com administrações públicas, incluindo gestões petistas, enquanto comandava a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, o futuro ministro da Saúde, Arthur Chioro, resolveu deixar a empresa. (Estado de Minas)

82% dos paulistanos são contra rolezinho, diz Datafolha
A condenação da atividade é geral, sob qualquer recorte que se faça da pesquisa com 799 moradores da capital maiores de 16 anos. (Folha de São Paulo)

Dilma lança manual de repressão padrão Fifa
O Ministério da Justiça divulgará uma portaria regulamentando o uso das tropas de choque durante protestos e manifestações de rua.(Correio Braziliense)

Banco Central reconhece dificuldade para inflação cair
Ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ressaltou que a inflação ainda mostra resistência "ligeiramente acima da que se antecipava". (Gazeta do Povo/PR)

Com inflação resistente, BC indica que juros continuarão subindo
O Banco Central justificou que teve de manter o ritmo de alta de juros para conter a inflação que surpreendeu pela força no ano passado. E ainda indicou que, por causa dessa pressão, deve continuar a apertar a política monetária. (O Globo)

Minha casa Minha vida entregou menos moradias aos pobres
Programa vitrine do governo do PT, o Minha Casa Minha Vida, em sua segunda fase, vem entregando em ritmo mais lento as moradias destinadas à população de baixa renda, onde se concentra o déficit habitacional do País. (Estadão)


Bom Dia!

Ta tudo dominado!
Não sei se só eu penso assim ou se tem mais alguém que concorda comigo, mas não consigo entender o que passa na cabeça das pessoas que convivem com a pouca vergonha, a desfaçatez, a corrupção no Brasil. Alguns, inclusive, apoiam e defendem. Falo em termos de governo é claro.
Aqui, de uns anos para cá, basta que o sujeito seja demitido do cargo público que ocupa ou se diga arrependido do que fez, para ser imediatamente absolvido de todos os pecados. Ou alguém lembra de algum ministro, só para falar nos últimos anos de governo, que tenha sido condenado, ou até mesmo julgado, por ter sido acusado de envolvimento em falcatruas, corrupção e não sei mais o que? Não falo do mensalão, pois aí seria demais. Falo em todos os que foram “imediatamente” tirados do cargo pela presidência da República e que estão por aí, faceiros da vida, transitando pelos corredores palacianos e vivendo como se nada tivesse acontecido.
Agora chegou a vez do secretário municipal da Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, escolhido pela presidente Dilma para ser o novo ministro da Saúde, fazer parte dos que fizeram, mas juram que não farão mais. 
Investigado pelo MP por improbidade administrativa já que desde 1997 é dono de uma empresa de consultoria, a Consaúde, que presta serviços a diversos municípios, a maioria sob administração do PT, contrariando a Lei Orgânica de São Bernardo, Chioro resolveu tomar a atitude salvadora. Declarou que está saindo da empresa, o que significa que estará livre para assumir o ministério. Assim, como num passe de mágica, os 17 anos que usufruiu verbas públicas prestando assessorias pagas pelas prefeituras, serão automaticamente esquecidos e Arthur Chioro, inclusive, poderá processar quem falar mal dele. Provavelmente com pompa e circunstância, assinará um documento deixando o quadro de diretores da Consaúde para a qual não trabalhará mais nem receberá mais nada. Pelo menos, oficialmente. Por baixo dos panos...bem, aí é outra história.
A pergunta que faço, é a seguinte: Ta ou não está tudo dominado?

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!