quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Liberdade de imprensa

Violência derruba Brasil no ranking
O grau de liberdade de imprensa piorou no Brasil em 2013, e o País é o pior das Américas em número de jornalistas mortos. A advertência foi feita nesta quarta-feira, em Paris, pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteira (RSF), que não poupou críticas ao Brasil e aos Estados Unidos. Em dois anos, o País despencou 12 postos na classificação, ocupando o 111.º lugar, por culpa dos riscos das coberturas de crime organizado e corrupção.O Brasil, que no ano passado aparecia em 108.º lugar, perdeu três posições. Para efeitos de comparação, a Argentina aparece em 55.º lugar. À frente do País estão ainda a República Centro-Africana, nação em guerra e sob intervenção internacional, em 109.º lugar, e Uganda, em 110.º. "Ricos por sua diversidade, Estados Unidos e Brasil deveriam enaltecer a liberdade de informação como norma jurídica e como valor. A realidade está infelizmente longe de corresponder a essa ambição", diz a RSF.
Segundo o levantamento, as mortes de profissionais pesaram em 2013. "Com cinco jornalistas mortos ao longo do ano, o Brasil aparece no sinistro ranking como o país mais mortífero do continente para a profissão, um lugar ocupado até então por um México bem mais sangrento."
Só durante os choques acontecidos durante as manifestações de junho, 114 "atores de mídia" - jornalistas e outros profissionais de imprensa, além de jornalistas-cidadãos - ficaram feridos, alerta a organização. "A repressão policial muito forte que o Brasil sofreu em 2013 também se abateu sobre os atores de informação", completa o texto. (Fonte: Agência Estado)


Brasilia

Confronto entre MST e PM

Foto: Agência Folha
Os manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST) fizeram breve parada no gramado em frente ao Congresso Nacional antes de seguirem de volta ao Ginásio Nilson Nelson, onde estão reunidos. A Polícia Militar fez um cordão de isolamento do prédio, mas não houve confronto e a marcha permaneceu apenas alguns minutos no gramado.
Mais cedo, os manifestantes desceram a Esplanada dos Ministérios e ocuparam a Praça dos Três Poderes antes de ocupar o quadrilátero em frente ao Parlamento. Quando chegaram à praça houve confronto com a PM. Os manifestantes derrubaram as grades laterais do Congresso e avançaram em direção ao prédio. A Polícia Militar reagiu e houve confronto. Pelo menos um trabalhador do MST foi agredido e outro foi preso por agredir um PM. O MST reagiu jogando pedaços de paus e pedras e a polícia respondeu com bombas de gás.
Segundo o 1º tenente da PM, Mikhail Muniz, o protesto reúne 15 mil manifestantes e 12 polícias ficaram feridos no confronto e foram encaminhados para atendimento médico.
Os sem terra estão em Brasília para participar do Congresso Nacional do MST, que começou segunda-feira e vai até sexta-feira, com a presença de mais de 15 mil trabalhadores de 23 estados e 250 convidados internacionais. Entre os objetivos do encontro estão um balanço da atual situação do movimento, a discussão de novas formas de luta pela terra, pela reforma agrária e por transformações sociais. Também são discutidos o papel político dos assentamentos e a participação da mulher e dos jovens no movimento. O protesto de hoje é uma marcha com o objetivo de cobrar mais rapidez na reforma agrária no Brasil. (Fonte: Agência Brasil)

Morte do cinegrafista - 4

Cabral fala em envolvimento de partidos
Ao comentar a prisão do segundo envolvido na explosão do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, Caio de Souza, detido na madrugada desta quarta-feira, 12, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que "esses dois jovens estão inseridos em um contexto maior", que envolve partidos políticos e organizações.
Sem citar nomes, Cabral afirmou: "Há partidos políticos e organizações embutidos nessas ações (de violência que ocorrem durante manifestações). Essas questões não devem ficar camufladas, é preciso tirar a máscara. A dimensão mais grave é que envolveu a vida de uma pessoa (...) Esses dois jovens fazem parte de uma concepção de desprezo do institucional, do legal, do democrático. Há grupos e segmentos de partidos políticos que desprezam o processo democrático, as instituições, a economia de mercado. Esses dois jovens estão inseridos em contexto maior, são ações que se complementam". (Agência Estado)

Morte do cinegrafista – 3

Caio assume ter acendido o rojão
Foto: TV Globo
O auxiliar de serviços gerais, Caio Silva de Souza, 22 anos, preso esta manhã em Feira de Santana, na Bahia, admitiu em entrevista a TV Globo, que acendeu o rojão que acabou matando o cinegrafista Santiago de Andrade da Band TV. Caio disse que não sabia que se tratava de um rojão e que imaginou que fosse um “cabeça de nego”,explosivo que só provoca fumaça e barulho.
Detido em um pequeno quarto de uma pousada na cidade baiana, Caio apresentava sinais de cansaço e, conforme a polícia, estava com muita fome depois de ter passado dois dias sem se alimentar.
Na entrevista á TV Globo, o acusado disse que, ao saber das imagens em que ele aparecia como o autor do lançamento do rojão, sentiu medo de ser morto.
- Eu fiquei com medo de ser morto.
Indagado sobe quem poderia matá-lo, Caio se limitou a dizer que temia “pessoas envolvidas nos protestos”.
Durante a entrevista, Caio admitiu que jovens são atraídos por terceiros a participarem de protestos e que “alguns são aliciados, sim”. Indagado sobre quem seriam os aliciadores, respondeu que “isso eu não sei. A polícia tem que investigar”. Para ele, políticos podem estar envolvidos.

Advogado diz que Caio recebia dinheiro

Foto: TV Globo
Jonas Tadeu Nunes, defensor de Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, envolvidos na morte do cinegrafista, disse que alguns manifestantes recebiam dinheiro de organizações para irem aos protestos e convocarem outros jovens. Ele incluiu Caio entre os aliciados pagos.
- Esses jovens são aliciados, recebem fomentos financeiros de organismos que organizam estes protestos com o objetivo de desarticular o governo, em vez de fazer uma oposição correta – afirmou.
Para o advogado, é preciso ir atrás das pessoas que aliciam estes jovens. “Eles desgraçaram a família de outros jovens e do Santiago”, disse o advogado, sem esclarecer quem seriam os responsáveis pelo suposto aliciamento.

Jogos olímpicos de inverno

Neve começa a derreter em Sochi
Os jogos de inverno de Sochi, na Rússia, estão ameaçados pela previsão de clima quente nos próximos dias. Com o calor, a neve pode derreter prejudicando o desempenho dos atletas e a qualidade da competição. A previsão é de que as temperaturas cheguem a 18º no balneário russo.
Com a chegada do calor, já existem sinais de neve derretendo. Nas arquibancadas a neve já derreteu e ao lado da pista de esqui, aparecem espaços de terra.
Pat Sharples, técnico da equipe olímpica britânica, acha que, pelo menos até agora, a qualidade da competição não está ameaçada.
- O clima é bem mais quente e a neve derreteu um pouco, tornando as descidas mais molhadas.
Sharpies diz que a recomendação aos atletas é que não se preocupem com o que está fora do controle, e se concentrem apenas na competição.
 "É contra a mãe natureza que estamos lutando, então não é fácil."

Morte do cinegrafista

Homem que jogou rojão já está no Rio
Foto: O Globo
Caio Silva de Souza, suspeito de acender o rojão que matou o cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Ilídio de Andrade, chegou às 9h35m desta quarta-feira à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, acompanhado do advogado Jonas Tadeu Nunes. Ele foi escoltado direto para a carceragem. Caio chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, pouco antes das 9h. Ele foi algemado e levado para a delegacia em um Logan prata, sob escolta da Polícia Civil e da Polícia Federal.
Caio foi cercado e encontrado por volta das 2h (3h no horário de Brasília) em uma pousada perto da rodoviária de Feira de Santana, a cerca de cem quilômetros de Salvador. Ele estaria fugindo para a casa de parentes, em Ipu, no Ceará. Segundo a polícia, Caio não reagiu ao ser preso.
A prisão foi efetuada pelo delegado que investiga o caso, Maurício Luciano de Almeida e Silva, da Polícia Civil do Rio, que estava acompanhado do advogado de Caio, Jonas Tadeu Nunes, que também defende outro envolvido no caso, Fábio Raposo, que está preso no Rio. (Com O Globo/conteúdo)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de quarta-feira, dia 12 de fevereiro




Agência propõe aumento de 4,6% na conta de luz
Aneel quer que consumidor brasileiro pague déficit de R$ 5,6 bi da Conta de Desenvolvimento Energético. (Correio do Povo)

Greve dos Correios completa hoje 14 dias
Categoria paralisou atividades por diversas reivindicações, entre elas diferença salarial discutida desde 1995. (O Sul)

Com voto aberto, Câmara decide futuro de Donadon
Votação secreta protegeu parlamentar em agosto passado, mas hoje cassação será decidida às claras. (Zero Hora)

Para os EUA, Brasil está no grupo de emergentes vulneráveis
Segundo Banco Central norte-americano, Brasil precisa investir em reformas monetárias, fiscais e estruturais para resistir aos choques. (Jornal do Comércio)

Suspeito de acender rojão que matou cinegrafista, é preso na Bahia
Caio Silva de Souza, 23, foi preso por volta das 3h (horário de Brasília) em uma pousada. (Folha de São Paulo)

Senado prepara lei antimanifestações com penas de até 30 anos de prisão
Proposta em tramitação no Congresso permite enquadrar como terrorista quem participa de protestos violentos. Texto, no entanto, ainda não tem consenso entre os parlamentares. (Correio Braziliense)

Cinco cubanos abandonam Mais Médicos e não voltam para Cuba

Segundo o Ministério da Saúde, desde sexta, 90 profissionais são considerados faltosos. (Estadão)


Comércio do Paraná recua 13% em janeiro
Levantamento da Associação Comercial do Paraná cita alta na taxa de juros, maior inflação e aumento na inadimplência como principais fatores para justificar queda. (Gazeta do Povo/PR)

Suspeito de acender rojão chega algemado ao Rio
Caio Silva de Souza foi preso nesta madrugada em pousada perto da rodoviária de Feira de Santana, na Bahia. (O Globo)

Desistência em série leva governo a notificar médicos
Cinco médicos cubanos abandonaram o Mais Médicos e não voltaram para a ilha caribenha, somando-se a outros 22 que já haviam se desligado. Baixa é de 89 profissionais desde sexta. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Jovens aliciados
Mesmo tendo sentido um certo alívio com a prisão do Caio Silva de Souza, o jovem que acendeu e jogou o rojão que matou o cinegrafista da Band, sou obrigado a pensar em alguns pontos que envolvem a notícia.
O autor, ou suspeito segundo o noticiário, fugiu para a Bahia e só teria resolvido parar para ser preso, a pedido de sua namorada. 
No meu tempo de reportagem policial, quem fugia normalmente tentava escapar de alguma coisa. Ou seja, quem não deve não teme.
Já o advogado, Jonas Tadeu, referindo-se a Caio e Fabio, o outro preso, disse que “são jovens aliciados, jovens que são manipulados’, só não disse por quem. Não seria o caso de perguntar ao advogado quem alicia e quem manipula?
Posso estar enganado, admito, mas acho que quem alicia e manipula jovens como os que foram presos, são exatamente os que criticam a violência nas manifestações de rua. Estão aproveitando a vitrine da desgraça para exibir sua hipocrisia.

No que diz respeito a nós, sacrificados pelas altas temperaturas das últimas semanas, uma notícia alentadora. As previsões são de que uma frente fria chegue ao Estado e faça a temperatura cair um pouco. Nossa situação é tão complicada que já estamos vibrando com a informação de que as marcas não passarão de 33º. Para amanhã e sexta, estão previstas rajadas de vento sul e chuvas. Na sexta, poderemos ter entre 24 e 26 graus. Mas calma, não vá tirar as roupas de lã do armário pois para o final de semana, a previsão é de temperatura de verão.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Morte do cinegrafista

Acusado é preso na Bahia 
Preso de madrugada em um hotel na cidade baiana de Feira de Santana (a 100 km de Salvador), Caio Silva de Souza, de 23 anos, suspeito de matar um cinegrafista da Band com um rojão, em protesto do dia 6 no Rio, está sendo trazido pela Polícia Civil à capital fluminense em um voo convencional. A chegada ao Aeroporto Internacional do Rio está prevista para as 9h.
Em nota oficial divulgada ao amanhecer, a Polícia Civil informa que o acusado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade será levado diretamente para a Cidade da Polícia (Jacaré, zona norte), onde o delegado da 17ª Delegacia de Polícia (DP), Maurício Luciano de Almeida, responsável pela prisão na Bahia, dará entrevista coletiva.

Souza foi localizado às 2h no quarto do hotel, próximo à rodoviária de Feira de Santana. Também presente no momento da captura, o advogado Jonas Tadeu afirmou, em entrevista à TV Globo, que o cliente e o outro acusado, Fábio Cardoso Barbosa (preso no fim de semana), são "jovens que são aliciados, jovens que são manipulados", mas não disse por quem.