quinta-feira, 3 de abril de 2014

Comentário

Não me representam!

Alguns chamam de grupo de protestos, outros de grupo de lutas, tem os que classificam de manifestantes. Eles se autodenominam de Bloco de Lutas pelo Transporte Público ou de Black Blocs. Para mim, não passam de marginais, arruaceiros e vândalos. Se não fossem, não escondiam o rosto, mostravam a cara para que pudessem ser identificados facilmente. Esconder o rosto, desde os meus tempos de guri, nos filmes de bang bang, era para os bandidos. Geralmente eram eles que apareciam mascarados para fugir ou enganar a lei.

Nesta quarta-feira, dia 3, eles voltaram às ruas e como já se previa, promoveram depredação da prefeitura, picharam paredes, quebraram vidros, apedrejaram agências bancárias, enfrentaram a Guarda Municipal e a Brigada Militar. Na frente do Paço Municipal, queimaram lixo e jogaram pedras e latas de cerveja nos seguranças. Muitos é claro, mascarados.

Só para recordar, quando saí do trabalho, na quarta-feira, fui para o ponto final do lotação na Avenida Borges de Medeiros. Lá fui informado pelo largador que o trânsito estava congestionado na Salgado Filho já que um grupo de manifestantes (?) caminhava em direção à prefeitura. Não demorou para que passassem por mim cerca de 50 jovens, com faixas e cartazes contra o aumento do preço das tarifas, contra a Copa e pedindo um governo doe trabalhadores. Olhei e, sem muita dificuldade, vi que ali não estava um único trabalhador, no máximo estudantes de escolas públicas, empurrados por um grupo de comando que identifiquei como os mesmos que incentivaram a depredação do Ginásio Tesourinha. Uma bandeira do Psol tremulava entre os participantes.

Mais tarde, já em casa, fiquei sabendo do tumulto provocado por aqueles que passaram por mim e outros que já estavam na Praça Montevidéu. Passei a analisar as fotos publicadas, tanto pela ZH como pelo Correio do Povo e, mais uma vez, tive certeza de que os que estavam ali faziam parte de um grande bando de marginais, vândalos e aproveitadores da falta de consciência de alguns, para externar sua fúria ideológica partidária. Ninguém protesta contra um possível aumento de tarifas pichando a prefeitura, quebrando vidros e destruindo agências bancárias. E o que é pior, muitos usando máscaras, o que é proibido por lei. Estes, definitivamente, não me representam!
Obs.: As fotos são do Correio do Povo

Bom Dia!

Volto logo!
Um compromisso profissional me obriga a estar ausente durante quase toda a manhã. Assim, estou impedido, pelo menos até meu retorno, de escrever meu Bom Dia! Prometo falar sobre assuntos importantes como mais um ato de vandalismo travestido de protesto na noite de ontem, mais uma elevação da Selic, agora são 11% e o que considero como uma das grandes farsas do governo; o índice da inflação!

Volto logo!