sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reajuste de tarifas

Juiz nega pedido feito pela UAMPA
Foi negado pela Justiça, pedido feito pela União dos Moradores de Porto Alegre (UAMPA) para que o reajuste das tarifas de transporte coletivo fosse impedido. Não foi identificada qualquer ilegalidade na definição do novo preço das passagens, segundo o juiz Fernado CVarlos Tomazi, da 4ª Vara da Fazenda Pública.
- A apuração do valor da passagem envolve questões técnicas de certa complexidade, razão pela qual é temerário proclamar sem previamente ouvir as razões do réu de que elas estão certas ou tampouco equivocadas
O juiz considerou que as únicas alegações concretas apresentadas pela parte autora se referem ao cálculo das alíquotas do PIS e do Cofins.
— Ocorre que esses encargos não sensibilizam o preço das passagens de forma rigorosamente proporcional à correspondente alíquota. Elas são apenas alguns itens de um conjunto de fatores computados — ressalta.

Após a decisão, o município será citado para manifestação. Hoje, 4, o prefeito José Fortunati decretou aumento para R$ 2,95 nas passagens de Çonibus a partir de segunda-feira, dia 7.

José Genoino

Junta médica nega aposentadoria por invalidez
A junta médica da Câmara criada em 2013 para avaliar a saúde do ex-deputado José Genoino (PT-SP), que renunciou ao cargo em dezembro para evitar abertura de processo de cassação contra ele, decidiu negar a solicitação de aposentadoria integral do ex-parlamentar. A informação foi divulgada pela Câmara nesta sexta-feira (4). Genoino sofre de problemas cardiovasculares.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, Genoino cumpre pena de 4 anos e 8 meses por corrupção ativa. Ele foi preso em novembro de 2013, mas atualmente, por razões de saúde, cumpre pena em regime domiciliar provisório.
Em novembro do ano passado, os médicos da Câmara deram licença de 90 dias para o petista por considerarem que o quadro clínico dele não era grave o suficiente para a concessão de aposentadoria, conforme pedido feito por ele em setembro. No entanto, ficou pendente uma decisão definitiva da junta médica da Casa a partir de exames periódicos feitos no ex-parlamentar nos últimos meses.
De acordo com o laudo conclusivo dos médicos da Câmara, o ex-deputado “não apresenta, no momento, a entidade médico-pericial ‘Cardiopatia Grave’ que resulte em incapacidade laborativa definitiva (invalidez)”.
O documento informa que a análise se baseia em exames médicos complementares que foram solicitados a Genoino, com base no Manuela de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público e em diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiopatia.(Com G1/conteúdo)

Cinemateca Capitólio

Fortunati apresenta restauração do antigo cinema
O prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, o presidente da Fundacine, João Guilherme Barone, e representantes do Ministério da Cultura (Minc) apresentaram na manhã desta sexta-feira, 4, o restauro do prédio do antigo Cine Capitólio, que vai abrigar a Cinemateca Capitólio. A solenidade foi realizada na sala de cinema do prédio, que é patrimônio histórico do estado. As obras tiveram início em 2004 e o investimento foi de R$ 6.753.865,80.

O titular da Secretaria Municipal da Cultura destacou a soma de esforços para que a restauração do local se tornasse realidade. “Foi um desafio enorme e não teríamos sucesso se não fosse o apoio de todos. A prefeitura e o governo federal investiram recursos e dedicação para que essa obra fosse possível. Tivemos diversas dificuldades, pois é um prédio especial, tombado, com muitas peculiaridades e a estrutura que uma cinemateca exige também tem suas especificidades”, afirmou Roque Jacoby.

Com a reforma concluída, o prédio está recebendo mobiliário, equipamentos de projeção e estão sendo realizadas as adequações da obra à nova legislação de prevenção contra incêndios. Assim que o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) estiver completamente implementado, a cinemateca será aberta ao público.

O local será um centro de referência para pesquisadores da área, com acervo para preservar a memória do cinema gaúcho, constituído por filmes, cartazes, fotografias, livros, roteiros originais, entre outros. Contará ainda com sala de cinema, biblioteca especializada, um café, área de exposição e sala multiuso para grupos de estudos. “Há uma grande preocupação da cidade com a memória deste prédio, que teve um papel muito importante na história do cinema gaúcho e para os gaúchos. O Capitólio sempre foi conhecido pela programação intensa e diferenciada, então não existe local mais adequado para instalar essa cinemateca. Estamos muito orgulhosos de poder oferecer esse espaço tão qualificado para o público”, disse o prefeito José Fortunati.

Crônica

O Rio Grande que não é um só. São muitos!

André Machado*

A Fundação de Economia e Estatística divulgou ontem (03/04) o Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico). Os detalhes  podem ser conferidos no site da instituição ou no noticiário de hoje.
O levantamento mostra, por exemplo, que cidades mais urbanizadas, geralmente na Serra ou no Litoral Norte, apresentam números semelhantes aos dos países considerados desenvolvidos. Enquanto isso, cidades da Região Sul mostram um desenvolvimento bem mais acanhado.
É como se o Rio Grande do Sul não fosse um, mas muitos. É verdade que as disparidades regionais, sobretudo quando se comparam Sul e Norte, são há muito tempo constatadas por pesquisas e mapeamentos.
As diferenças são gritantes mesmo quando comparados municípios relativamente próximos, como Jaquirana e Carlos Barbosa. O que também é conhecido. Até passeando, é impossível a gente não perceber a disparidade de desenvolvimento entre São Francisco de Paula com sua vizinha Canela, por exemplo.
Se não há novidade, por que falar nisso? Porque, mais do que nunca, é necessário acabar com as expressões de surpresa a cada novo levantamento e partir para a solução. Não é razoável que, dispondo deste mar de informação, o governo do Estado e os governos municipais, mais uma vez, mantenham o caráter tímido frente ao problema.
Aos governantes, fica minha sugestão de que se invista mais em planejamento estratégico, em formação de gestores e na prospecção de empreendimentos. Sem falar num intercâmbio de boas práticas. Por que não levar à Jaquirana algumas ações adotadas em Carlos Barbosa?
Aos cidadãos, como eu, fica outra sugestão. Primeiro, você não precisa de mandato para se envolver nas questões da sua comunidade. Converse com os vereadores, com o prefeito, os secretários de município. Converse com seus vizinhos e amigos, seu partido, se você for filiado. Organize uma associação de bairro ou de cidadãos. E não se esqueça de que neste ano haverá eleições. Cobre de quem pedir seu voto propostas coerentes para amenizar as diferenças regionais. Afinal, somos todos gaúchos e vivemos num só Rio Grande. Ao menos deveria ser assim.
Aproveite o dia.

*Jornalista

Homenagem

Inter chega aos 105 anos, perto de sua segunda Copa

Claudio Dienstmann*

A turma já jogava mesmo o seu futebolzinho por aí, nas praças, em piqueniques, em qualquer gramado onde desse para marcar duas goleiras com pau e pedra, arregaçar as calças, sair correndo atrás da bola. O que os três jovens paulistas Poppe queriam – Henrique Poppe Leão, José Poppe e Luiz Madeira – era só organizar um pouco a bagunça. Nada de muito grande: apenas fundar um clube e ter um lugar fixo para os jogos-internos com dois times de 11 jogadores do clube se enfrentando, jogando entre si, e  de vez em quando um amistoso contra um adversário daqui mesmo. De campeonato, por menor que fosse, de ganhar algum título, de ter um baita estádio, ninguém falava, nem poderia imaginar. E foi assim que nasceu em Porto Alegre o Sport Club Internacional, um novel club de football, na noite do domingo de 4 de abril de 1909, no porão da casa dos pais de João Leopoldo Seferin, Rua da Redenção 141, hoje Avenida João Pessoa 1025, com 40 fundadores.

Isso aí acima já foi dito, escrito e repetido milhares de vezes. Acrescente-se que lá no início nem campo o Inter tinha, claro. Henrique Poppe Leão, 28 anos, o mais velho dos fundadores, tinha colocado – espertamente – o sogro, capitão Graciliano Ortiz Faria, como presidente honorário da primeira diretoria. Seria para dar respeitabilidade, dizia o genro, mas especialmente o capitão era diretor da limpeza pública de Porto Alegre, e Henrique foi lá, na maior cara de pau, e pediu ao diretor um lugarzinho para os match-trainings da gurizada. Conseguiu um potreiro, na Ilhota, e ainda por cima sugeriu também que o sogro – enfim! – mandasse limpar o local. Mas ali o Inter só fez mesmo os tais jogos internos, Inter x Inter: o primeiro campo oficial foi na Redenção, na Volta do Cordeiro, e ainda assim compartilhado: o dono era o Militar, que apenas cedeu uma parceria. Daí o Colorado foi para a Chácara dos Eucaliptos, na Rua Germano Hasslocher, em 1913 (em terreno alugado), e em 1931 para o Estádio dos Eucaliptos – o primeiro bem material do Inter. E foi lá que a Copa do Mundo de 1950 teve dois jogos, México x Iugoslávia e Suíça x México.

Em 1969 o Eucaliptos, pequeno demais, acabou trocado pelo Beira-Rio. E aí o Inter – lá no início 105 anos atrás criado apenas para ser um lugar fixo de jogos internos com dois times de 11 jogadores do clube se enfrentando, jogando entre si,  de vez em quando um amistoso contra um adversário daqui mesmo, nada de falar ou pensar em campeonato, por menor que fosse, de ganhar algum título, de ter um baita estádio – cresceu desse jeito impensável, admirado, amado, campeão do tudo.


E para culminar, agora em 2014, onde é que Porto Alegre vai receber os seus jogos da Copa? Num renovado, moderno e belo Beira-Rio, cinco partidas. Aos 105 anos, jovem e cada vez mais vigoroso, o Inter será o único clube da América do Sul a receber duas Copas do Mundo. Mais do que isso: nos 20 Mundiais, será o terceiro clube do planeta com duas Copas em seu estádio, depois do Bordeaux e Olimpique de Marselha. Aqueles jovens Poppe, definitivamente, não sabiam o tamanho do que estavam fazendo!
*Jornalista

Bom Dia!

AL MAN AK

O lançamento do livro do jornalista Gilnei Lima, na noite de ontem, foi um daqueles momentos especiais que a gente tem para conviver com pessoas diferenciadas. E nem estou falando por ser amigo da grande maioria dos que lá estiveram. É difícil ver um grupo tão especial reunido num só lugar e momento, para abraçar um amigo comum. E quando este amigo é um jornalista, um escritor, um ser humano dos raros, tudo acaba se transformando numa festa inesquecível. Agora vou me dedicar a ler o AL MAN AK e curtir os momentos com o Paulo Motta, Leo Iolovitch, Fernando di Primio, Marco Poli, Juarez Fonseca, Graça Garcia, Bibo Nunes, a Vanessa e o Paulo Pruss. Devo ter esquecido alguém, é claro, mas a memória, depois de quase 73 anos, já não ajuda muito. Parabéns, Gilnei e obrigado, muito obrigado pelos amigos, pelos momentos e principalmente pelo livro.



Os jornais de hoje mostram uma declaração da presidente Dilma afirmando que “a inflação está sob controle”, que isto vem acontecendo nos últimos 11 anos e que em 2014 ficará dentro da meta prevista. Não sei se a maioria pensa como eu, mas eu não acredito. E lembro, só para exemplificar, que basta ir ao supermecado para saber que os preços sobem todos os dias. Todos os produtos do nosso rancho mensal sobem quase que semanalmente. Quem duvida, que guarde a nota do mês e confira no mês que vem. Como se diz lá em São Gabriel, inflação sob controle? Duvidoeodó!

A partir de segunda-feira, a tarifa de ônibus em Porto Alegre, sobe para R$ 2,95. Muito pior que o aumento anunciado, é a certeza de que teremos a repetição das cenas de vandalismo provocada pelos marginais que se dizem manifestantes do Bloco de luta, Black blocs e Juntos. Devidamente mascarados, os vândalos estarão nas ruas e acobertados por dirigentes inescrupulosos, provocarão o caos no trânsito e destruirão o patrimônio público e privado. Eles querem passagem grátis, escola grátis, quebrar e destruir livremente. Se a Brigada Militar reagir, desta vez, será classificada como repressora dos diretos democráticos. Dos marginais?

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!.