terça-feira, 6 de maio de 2014

Artigo

Porto Alegre contra o preconceito

José Fortunati*


É com orgulho e satisfação que Porto Alegre se prepara para receber os visitantes de todos os continentes para a Copa Fifa 2014 e proporcionar-lhes uma inesquecível experiência. Nesta Copa, mais do que uma grande festa do futebol, celebramos também a união, a tolerância e a diversidade. Por isso, a cidade se apresenta ao mundo com o posicionamento “Todos os Povos, Todas as Cores”. É Porto Alegre contra o preconceito, que reafirma o compromisso de recebermos de braços e sorrisos abertos os visitantes e fazer deste grande evento um verdadeiro espetáculo. Potencializar esse compromisso é também um legado, que consideramos tão importante quanto as obras que estão mudando a cara da cidade.

Nesta Copa, mais do que uma grande festa do futebol, celebramos também a união, a tolerância e a diversidade. Por isso, a cidade se apresenta ao mundo com o posicionamento “Todos os Povos, Todas as Cores”. É Porto Alegre contra o preconceito, que reafirma o compromisso de recebermos de braços e sorrisos abertos os visitantes e fazer deste grande evento um verdadeiro espetáculo. Potencializar esse compromisso é também um legado, que consideramos tão importante quanto as obras que estão mudando a cara da cidade.

Nossa Capital é porto e polo, encontro e convergência, destino e irradiação. Cidade que formou, a partir dos casais açorianos de sua origem, um porto em que convivem, em plena harmonia, uma comunidade com múltiplas culturas e diferentes etnias. É portal de entrada para o Brasil e polo de convergência de tradição e vanguarda, conhecimento, inovação e alta tecnologia, espaço urbano e belezas naturais, história e futuro, diversidade e pluralidade, cultura e esporte, lazer e trabalho; uma cidade que é referência em serviços, em qualidade de vida e hospitalidade; a cidade da paixão do clássico Gre-Nal, reunindo as forças de dois campeões mundiais de futebol, Grêmio e Internacional.

É importante que a sociedade civil e entidades representativas estejam unidas neste chamamento por uma Copa de todos os povos, todas as cores e sem preconceito, reforçando valores tão nossos junto aos cidadãos e visitantes. Como já vem fazendo, por exemplo, o Grupo de Diálogo Inter-Religioso, que é uma marca da tolerância na nossa cidade, reunindo representantes de várias confissões religiosas, e que estará presente com suas manifestações em eventos da Copa em Porto Alegre.

E assim poderemos renovar a todos o desejo para que vivam intensamente nossa acolhedora, generosa e solidária multicidade.

* Prefeito de Porto Alegre 

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 6 de maio




Brasil manterá fluxo de capital do exterior
Para a agência Moody’s, mudanças nos EUA causarão efeitos moderados no País. (Jornal do Comércio)

Dilma entrega vice-presidência da Caixa ao tesoureiro do PTB

Cargo que foi ocupado por Geddel Vieira Lima, do PMDB, fica com sigla que promete aliança pela reeleição da presidente. (Estadão)

 

Mais de mil porto-alegrenses já foram multados por jogar lixo na rua

Segundo diretor geral do DMLU, infrações ainda não foram pagas. (O Sul)

 

Uma corrida presidencial mais quente

Dilma, Aécio e Campos intensificam suas agendas e sobem o tom neste período de pré-campanha. Para cientista político, 2014 está sendo um ano atípico. (Gazeta do Povo/PR)

 

E aí, decola?

Pista não se enxerga. Avião não se vê nem decola. Maio começou sob mau tempo no aeroporto da capital. (Zero Hora)

 

Imagens devem ajudar a identificar responsáveis por vale-claque

Gravações do circuito interno da Câmara serão utilizadas para identificar os responsáveis por distribuir dinheiro a manifestantes que aplaudiram votação. (Correio Braziliense)

 

Salgado Filho será vistoriado pela Anac

Instalação do ILS II, equipamento antineblina, depende de liberação da Agência Nacional de Aviação Civil e deve ser instalado até o início da Copa do Mundo. (Correio do Povo)

 

Diretoria da Petrobras omitiu riscos sobre negócio no Japão

A compra de uma refinaria no Japão pela Petrobras, em 2008, foi aprovada pelo conselho de administração da empresa sem que ele fosse informado dos riscos do investimento. (Folha de São Paulo)

OCDE reduz projeção de crescimento do PIB para 1,8%
A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano para 1,8%, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, ante estimativa de 2,2% em novembro. (O Globo)

Aécio ironiza postura de Dilma sobre denúncias contra Petrobras
PSDB vai à Justiça Eleitoral contra pronunciamento da presidente no Dia do Trabalho. (Estado de Minas)