quinta-feira, 8 de maio de 2014

Petrobras

Justiça decreta quebra do sigilo bancário

A Justiça Federal do Paraná decretou nesta quinta-feira (8), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a quebra do sigilo bancário da Petrobras nas transações financeiras realizadas a partir de contratos firmados para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. O empreendimento da estatal, alvo de suspeitas de superfaturamento, está sendo investigado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Petrobras informou que ainda não foi intimada sobre a decisão e disse que "reafirma seu compromisso de continuar colaborando com o Poder Judiciário para esclarecimento dos fatos".
No mesmo despacho, o Judiciário determinou a quebra do sigilo bancário do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos presos pela operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). Ele é réu no processo referente à Lava Jato pelos crimes de lavagem de dinheiro e participação em grupo criminoso organizado.

Costa é apontado pelo MPF como um dos chefes de uma quadrilha especializada em lavar dinheiro no exterior, por meio de operações de câmbio fraudulentas. Conforme a denúncia dos procuradores da República, o ex-diretor da Petrobras usou empresas de fachada, comandadas pelo doleiro Alberto Youssef, para lavar dinheiro da construção da Refinaria Abreu e Lima. (Agência Globo)

Poupança

Quem guardava, agora está sacando
Nos últimos dois anos, a captação da caderneta de poupança foi recorde. Só em 2013 foram depositados R$ 71 bilhões. 
Agora, a volta da Selic (a taxa básica de juros) aos dois dígitos e a perspectiva de uma inflação bem próxima ou superior ao teto previsto pelo governo, estão acabando com o atrativo pela aplicação mais popular entre os brasileiros. Tanto que no mês de abril os saques aumentaram muito, superando os depósitos. Com isso, o saldo da caderneta de poupança ficou negativo em R$ 1,273 bilhão no mês passado.
Os brasileiros que apostavam na poupança e guardavam seu dinheiro para momentos difíceis, parece que começam a precisar dele. Com a volta da inflação, fica mais difícil economizar.

Eleições 2014

Dissidentes do PMDB apoiam Eduardo Campos
Um jantar no apartamento do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) na noite de ontem, marcou o início de uma dissidência formal dentro do PMDB para declarar apoio ao pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos.
Até aqui, esse racha no partido não chega a ameaçar a aliança nacional do PMDB com o PT, que garante a presença de Michel Temer na chapa de Dilma Rousseff, mas o grupo acredita que poderá ganhar novos adeptos. 
Do jantar oferecido por Jarbas Vasconcelos participaram os senadores peemedebistas Pedro Simon (RS), Ricardo Ferraço (ES) e Luiz Henrique (SC), que ainda não formalizou a adesão ao grupo; e os deputados Raul Henry (PE); Nelson Trad e Geraldo Resenda (MS); Osmar Terra e Darcísio Perondi (RS); e Danilo Forte (CE). Na próxima quarta-feira, eles vão entregar um manifesto de apoio a Eduardo Campos em  Brasília.(Com G1/conteúdo)


Luto na MPB

Morre o cantor Jair Rodrigues





Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 8 de maio





Definidos os 23 que serão 200 milhões na luta pelo hexa
Felicpão convoca grupo de jogadores que vai defender o país durante a Copa do Mundo em casa. (Correio do Povo)

Renan determina instalação de comissões mistas: Petrobras e metrô 
Renan Calheiros pediu aos líderes partidários os nomes dos parlamentares que vão compor a CPI mista da Petrobras. (Correio Braziliense)

Após um ano, a fraude do leite continua
MP promete fazer três operações no semestre para reduzir adulteração do produto no Estado. (Zero Hora)

Brasil ocupa antepenúltima posição em ranking internacional de educação

Em relação ao estudo anterior, de 2012, o País subiu uma colocação, apesar de ter piorado seu desempenho no índice. (Estadão)

 

Produção da indústria recua 0,5% em março

Revisão da alta de 2013 para 2,3% leva a rebaixamento de previsão deste ano. (Jornal do Comércio)

 

Deputado federal pagou empresa envolvida com Alberto Youssef

Luiz Argôlo (SDD-BA) deu verba da Câmara para uma empresa que seria seu elo financeiro com o doleiro preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. (Gazeta do Povo/PR)

 

Salgado Filho pode operar com equipamento antineblina em junho

A estimativa é da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da república. (O Sul)

 

Divisão entre PMDB da Câmara e do Senado preocupa governo

Só ontem, o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), foi chamado para três cafés da manhã com emissários de Dilma, que se nega a conversar pessoalmente com ele. (O Globo)

 

Ceará poder ter novo aumento de energia em 2015

Se o aumento médio de 16,77% na conta de energia deste ano já deixou os cearenses insatisfeitos, a expectativa para o reajuste do próximo ano também não é animadora. (Diário do Nordeste)

 

Sem-teto e MST protestam por moradia em São Paulo

Na Zona Sul cerca de 400 sem-teto bloqueiam avenidas; outros atos estão marcados. (Folha de São Paulo)