terça-feira, 13 de maio de 2014

Vizinho da Copa

Mais de 1.700 veículos cadastrados
Foto: PMPA
Desde o início da campanha Vizinho da Copa, realizada pela prefeitura, 1.790 veículos já se cadastraram no site. O cadastramento irá permitir o deslocamento dos veículos na área de segurança próxima ao Estádio Beira-Rio, em dias de jogos da Copa.  A retirada das credenciais inicia-se em 19 de maio. As inscrições encerram-se em 10 de junho.
A campanha, uma ação conjunta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Segurança e Procempa, tem o objetivo de cadastrar veículos automotores de moradores, comerciantes, funcionários e usuários de serviços nas imediações do Beira-Rio. Os pedestres não necessitam se cadastrar, somente os veículos.
A área de segurança compreende sete ruas próximas ao estádio e terá trechos bloqueados à circulação de veículos somente nos dias de jogos da Copa. A duração dos bloqueios será de seis horas antes dos jogos e duas horas após o término das partidas. Só será permitido acessar as vias da Área de Segurança mediante a apresentação de credencial.

Funcionários da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) seguem entregando panfletos a moradores e comerciantes da região, com informações sobre o cadastramento.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de terça-feira, dia 13 de maio




Graça pedirá reajuste para os combustíveis
Objetivo da Petrobras é alinhar a gasolina e o diesel com o mercado externo. (Jornal do Comércio)

Ex-advogado do PT, Toffoli assume presidência do TSE
No TSE, Toffoli se juntará a outros dois ministros que trabalharam como advogados na campanha de Dilma. (Folha de São Paulo)

Gasolina sobe este ano
Sem definir data nem percentual, presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que combustível terá reajuste “moderado” até dezembro. (Zero Hora)

Casamento em dia de Copa é mais barato
Queda na demanda em função do Mundial favoreceu quem manteve a data da cerimônia. Noivos foram surpreendidos pela abundância de fornecedores e descontos que variam de 5% a 50%. (Estado de Minas)

Lei torna mais rigorosa pena para quem participa de racha
Racha que ocasione morte resulta em pena de cinco a dez anos de prisão. (O Sul)

Nova greve deixa milhões sem ônibus no Rio
Empresas acusam grevistas de depredar 16 veículos. TRT vai julgar hoje se a paralisação dos rodoviários é legal ou não. (O Globo)

Prepare-se, El Nino está voltando
Chuvas no inverno e na primavera podem passar dos limites. (Correio do Povo)

Justiça suiça descobre nova conta secreta da Alston

Suspeita é que US$ 2,7 milhões foram movimentados para pagar propinas a fim de garantir, em 1998, contrato da área de energia do governo Covas. (Estadão)

 

Nove entre dez cidades do Paraná estão no SPC Federal

Dos 399 municípios do estado, só 36 não têm nenhuma pendência no cadastro da União que avalia a regularidade fiscal. Descumprimento das regras pode impedir repasses para obras. (Gazeta do Povo/PR)

 

Decisão sobre Delúbio deve afetar demais condenados

Presidente do Supremo suspende o benefício do ex-tesoureiro do PT depois de cancelar o de outros dois mensaleiros na semana passada. (Correio Braziliense)

Bom Dia!

Faltam 30 dias para a Copa!
Mesmo sendo algo irreversível, mesmo que todos saibam que a Copa do Mundo vai acontecer a partir do dia 12 de junho, mesmo que muita obra esteja atrasada confesso que me preocupa o fato de ler, ouvir e assistir pessoas que tentam, de todas as maneiras, diminuir a importância da realização do torneio no Brasil.
Se realmente tivessem sido contra desde o começo, teriam começado a protestar em 2007, quando o então presidente Lula, com grande euforia, anunciou que o Brasil tinha sido escolhido pela Fifa para sediar o mundial de 2014. Muito pelo contrário, o Brasil inteiro comemorou. As oito cidades sede sugeridas pela Fifa, aumentaram para 12 a pedido de Lula. Prefeitos e moradores deliraram com a possibilidade de receber jogos da Copa do Mundo.
Só que, a partir do ano passado principalmente, começaram os protestos contra a Copa. Um movimento, no meu entendimento, orquestrado por alguém ou alguns facilmente identificáveis, mas que jamais se posicionaram ou deixaram transparecer contra quem se revoltavam. Afirmar que é contra a realização da Copa sem envolver quem teve a maior responsabilidade sobre a vinda do torneio para o Brasil, soa como um movimento falso e demagógico. Desde a comemoração vibrante do presidente Lula até hoje, o governo brasileiro, comandado pelo PT, tem feito de tudo, aplicado todos os recursos e defendido com unhas e dentes a Copa do Mundo. Só que os protestos são contra prédios públicos, contra agências bancarias, contra quem quer assistir aos jogos, contra os estádios e, basicamente, contra quem não comunga com as cores partidárias de quem trouxe a Copa para o Brasil. Ou será que alguém já ouviu, leu ou assistiu alguma manifestação contra o governo brasileiro? Eu nunca ouvi, nem li nem assisti alguém protestando diretamente contra quem libera verbas, contra quem apóia a Copa, a não ser que seja de algum partido que não o do governo. Não querem a Copa, mas querem quem trouxe a Copa para cá.
Apenas para mostrar o que representa a Copa do Mundo, leio na ZH que aqui em Porto Alegre a rede hoteleira informa a ocupação de 100% dos leitos nos dias de jogos na Capital. Nos dias sem jogos, a ocupação é quase a mesma e está chegando lá, para a tristeza dos caranguejos que teimam em fazer parte da torcida do contra.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!