quarta-feira, 21 de maio de 2014

Anvisa

Suspensa venda de shampoo e anti-inflamatório



A Anvisa suspendeu, nesta quarta-feira (21/05), a distribuição, comercio e uso do produto Natura Naturé Splack Shampoo Cabelos Lisos, produzido pela empresa Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. A empresa fabricante comunicou que iniciou o recolhimento voluntário do lote em questão. O produto apresentou contaminação microbiana, confirmada pela presença de micro-organismo não-patógeno acima do especificado.


Também foram suspensos 25 lotes do medicamento Azulfin 500mg (sulfassalazina), produzidos pela empresa Apsen Farmacêutica S.A. A empresa também iniciou o recolhimento voluntário dos lotes, que apresentaram bulas com informações contraditórias quanto à posologia, que é a indicação de dose adequada do medicamento.

PIB brasileiro

ONU reduz projeção para 1,7% em 2014

O Brasil não vai conseguir acompanhar nem mesmo o crescimento médio da economia mundial em 2014 e 2015, e a expansão do PIB terá um desempenho mais fraco até mesmo que os países ricos que ainda sentem o peso da crise.
Dados divulgados nesta quarta-feira, 21, pela ONU revelam que o crescimento do PIB nacional no ano será de apenas 1,7%. No início do ano, a projeção da entidade apontava para um crescimento de 3%. A ONU também alertou que a expansão da economia mundial será menor do que se imaginava e esse freio ocorre justamente por conta do mal desempenho dos mercados emergentes.
No que se refere ao Brasil, a revisão para baixo é a segunda maior feita pela ONU sobre um país e só a Rússia em pleno conflito com a Ucrânia vive uma situação mais dramática.
Com a redução, a entidade agora projeta que o Brasil vai praticamente crescer no mesmo ritmo da Europa, um continente que pena para sair da crise. A expansão do PIB nacional ainda ficará abaixo da média mundial de crescimento, de 2,8% no ano. Mesmo os países ricos, que ainda enfrentam sérias dificuldades por conta da crise de 2008, já vão crescer mais que o Brasil no ano. Nos EUA, a taxa prevista de expansão é de 2,5%.
"A economia brasileira continua a expandir a uma taxa muito moderada de 1,7% em 2014, com perspectivas magras de demanda de investimentos e pressão cada vez maior para consolidação fiscal", alertou a ONU, que destaca as "crescentes dificuldades" das grandes economias sul-americanas.(Agência Estado)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de quarta-feira, dia 21 de maio




Sem cirurgias em pequenos hospitais
Para racionalizar recursos, Estado desestimula procedimentos em instituições de cidades com até 10 mil habitantes. Comunidades temem falta de atendimento. (Zero Hora)

Professores mineiros em greve a partir de hoje
Entre as reivindicações da categoria estão a progressão de carreira, reajuste salarial e a nomeação de concursados para cargos vagos. (Estado de Minas)

Para a CNI, tributação restringe as empresas
Castelo Branco afirma que carga é excessiva, complexa, anacrônica e caótica. (Jornal do Comércio)

Policiais civis param em 13 Estados nesta quarta-feira
A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) diz ter apoio para a greve de 24 horas em Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. (Estadão)

Ministro do STF recua e decide manter prisões
Teori Zavascki resolveu anular a soltura por temer a fuga dos investigados. (Correio do Povo)

PF faz operação contra pornografia infantil em 14 estados
Estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em 14 estados, a maioria em Goiânia, após seis meses de investigação. (O Globo)

Lei torna hediondo crime de exploração sexual de crianças
Pena para favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente, é de quatro a dez anos. (O Sul)

Motoristas bloqueiam 12 garagens, terminal Lapa e duas avenidas em SP
Coletivos de 5 das 9 empresas que operam em São Paulo não saíram das garagens. (Folha de São Paulo)

Cotas para negros em concursos depende de sanção da presidente
A partir da assinatura, lei valerá pelos próximos 10 anos. (Correio Braziliense)

Defesa de Youssef pedirá anulação de provas
Advogado do doleiro Alberto Youssef pretende questionar a legalidade das escutas da Lava Jato, argumentando que o juiz que as autorizou não tinha competência para isso. (Gazeta do Povo/PR)