quinta-feira, 22 de maio de 2014

Eleições 2014

Dilma se recupera, mas adversários crescem mais
Presidente sobe de 37% para 40%, mas Aécio e Campos têm maior crescimento, e diferença da petista para rivais cai para 4 pontos


A sequência de programas partidários na TV despertou mais eleitores para a eleição presidencial e derrubou a parcela de votos brancos e nulos, que estava no patamar mais alto da história recente. Última a aparecer na propaganda, Dilma Rousseff (PT) melhorou de 37% para 40% sua taxa de intenção de votos entre abril e maio, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22. Seus adversários diretos, porém, cresceram mais, o que eleva as chances de segundo turno.

No cenário com a lista dos oito pré-candidatos que já manifestaram intenção de concorrer, Aécio Neves (PSDB) subiu de 14% para 20% e Eduardo Campos (PSB), de 6% para 11%. A vantagem que Dilma tinha sobre a soma dos adversários diminuiu de 13 pontos porcentuais para apenas 4. Para se reeleger já no primeiro turno, ela precisará da maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um) em outubro. (Agência Estado)

Enem

Prazo para inscrição encerra amanhã
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher.
Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.(Agência Brasil)

Caminho do Gol

Comerciantes da Borges estarão integrados

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Dezenas de comerciantes da avenida Borges de Medeiros participaram na noite desta quarta-feira, 21, de uma reunião com a prefeitura para orientações sobre o projeto Caminho do Gol, que será o principal meio de deslocamento de turistas e moradores entre o Centro Histórico e o Estádio Beira-Rio, pela Borges. 

Conforme explicou coordenador do projeto, Maurício Nothen, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o trajeto terá estações de apoio definidas. Num percurso de 3,5 quilômetros, serão reunidas diversas atividades para os torcedores, desde o Mercado Público até o viaduto Dom Pedro I, próximo ao Estádio Beira-Rio. Durante a caminhada, os torcedores vão encontrar atrações culturais, serviços e uma decoração especial alusiva ao torneio.

Uma das participantes da reunião, a comerciante Conceição Fernandes Soares, elogiou o projeto Caminho do Gol. Proprietária do Café e Confeitaria Matheus, disse que a casa passou por reforma recente devido à chegada da Copa do Mundo e que se integrará ao projeto. “Nosso cardápio já está bilíngue, nossos garçons se comunicam em espanhol, colocamos cinco televisões novas para os clientes assistirem aos jogos da Copa e a internet Wi-Fi será liberada. Queremos atender e recepcionar muito bem os turistas que virão do mundo todo”, destacou. 

Localizado há 14 anos na Esquina Democrática, (avenida Borges de Medeiros, 348), o Kurtz Dog’s é outro estabelecimento no trajeto do Caminho do Gol. Jéssica Kurtz, que esteve na reunião representando o pai, Evani Kurtz, ficou surpresa com o número de turistas que passarão por Porto Alegre. “Eu não tinha ideia da dimensão da Copa do Mundo e nossa lanchonete irá aderir ao Caminho do Gol. Quero atender muito bem todos os turistas”, disse. A comerciante pretende participar da palestra de qualificação que será promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS (Abrasel/RS) no próximo dia 29. A entidade também esteve presente à reunião. Perto do período dos jogos, o Kurtz Dog’s será enfeitado com bandeiras.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 22 de maio




STJ decide a favor dos poupadores
Legalidade dos planos ainda será julgada (Correio do Povo)

Economia: em quatro anos Brasil cai 16 posições no ranking
O fraco desempenho da economia brasileira, os investimentos em níveis abaixo do necessário e a produtividade declinante da mão de obra são alguns dos fatores que contribuem para que o Brasil continue perdendo espaço no mercado internacional. (Correio Braziliense)

Brasil deve receber 20 chefes de Estado durante a Copa
A previsão é de que 20 mandatários venham ao Brasil para algum jogo ou até encontro com a presidente. (O Sul)

Relatório da PF cita atuação de ‘organização criminosa’ na Petrobras

Delegado diz que operações da refinaria nos EUA podem ter sido usadas em um esquema de desvios envolvendo transferências via offshore para ‘abastecimento de grupos que atuam na estatal’. (Estadão)

 

Planos econômicos terão juros corrigidos

STJ decide a favor de poupadores; cálculo será feito a partir da citação da ação. (Jornal do Comércio)

 

Taxa de desemprego cai para 4,9%, mas renda recua

O Brasil perde três posições em ranking de competitividade e fica entre os piores países. (O Globo)

 

A visita do Sr. FIFA

Jerôme Valcke ficou três horas no Beira-Rio e, no Twitter, disse que ‘há muito o que fazer’ no estádio que será entregue hoje aos organizadores para cinco jogos da Copa. (Zero Hora)

 

Para 73% protestos geram mais prejuízos do que benefícios

Aprovação às manifestações caiu de 89% em julho do ano passado para 52% agora. (Folha de São Paulo)

 

Professores do Recife em greve por 48 horas

A decisão foi tomada em assembleia geral realizada no dia 14 deste mês com a presença de aproximadamente dois mil docentes.(Diário de Pernambuco)

 

Ministra garante que Dilma vai sancionar cota para negros em concursos

Regra aprovada pelo Congresso reserva 20% das vagas para negros e pardos nos concursos públicos federais. Decisão divide opiniões. (Estado de Minas)

Bom Dia!

O paraíso. Em cinco meses!


Impressionante o que acontece em ano eleitoral. Quanto mais se aproxima o dia da eleição, mais as promessas dos políticos, principalmente dos governantes, indicam que estamos bem próximos do paraíso.
Quem duvida, é só ficar atento ao que dizem a presidente e os governadores candidatos á reeleição. 

No Brasil, Dilma promete fazer, em cinco meses, tudo o que não fez em quatro anos ou o que seu partido, o PT, deixou de fazer, mesmo tendo prometido, em 12 anos. Quem escuta ou assiste a presidente falar, não tem nenhuma dúvida de que o Brasil será um país quase perfeito até o dia da eleição. Nem estou falando nos arranjos feitos para garantir votos, como o aumento desproporcional para o Bolsa Família. E até estou desconsiderando as maracutaias políticas para impedir a CPI da Petrobras, nem os arranjos comandados pelo aliado Renan Calheiros para transformar a investigação em uma grande pizza. NO STF, o ministro Teori Zavascki, indicado por Dilma, libertou o ex-diretor da Petrobras, principal envolvido no escândalo de Passadena e considerado o maior perigo para o PT, se abrisse a boca.

Aqui, o governador Tarso Genro decidiu esquecer que faz quatro anos que governa e está prometendo tudo para os próximos meses. O presídio Central, a partir de hoje, começa a ser esvaziado. Até o dia da eleição, o Central será um estabelecimento exemplar, com instalações modernas e número adequado de detentos. Pelo menos, é claro, no discurso dos  candidatos governamentais. A realidade, lamentavelmente, será bem outra. Depois de não sei quantos anos sendo uma vergonha, não é de uma hora para outra que o Presídio Central passará a ser um exemplo. As obras de recuperação das estradas estarão a pleno vapor nestes cinco meses, e tem até placa mostrando estrada pronta onde nem começaram as obras. Dois mil brigadianos, até segunda-feira, serão chamados para exames médicos e admissão. Professores, nem sei quantos, serão admitidos para melhorar a qualidade do ensino público, mesmo que não recebam o piso salarial oficial e que as escolas estejam caindo aos pedaços. Tudo aquilo que foi prometido na campanha e que não foi feito em quatro anos, agora será resolvido em cinco meses.
Mas o que realmente mais me impressiona e ler, principalmente nas redes sociais, que existem pessoas que acreditam, ou dizem que acreditam, em tudo isso. Para os petistas, então, o Brasil maravilhoso que as propagandas oficiais mostram, se transformará em paraíso nos próximos cinco meses.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!