sexta-feira, 6 de junho de 2014

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de sexta-feira, dia 6 de junho




ERS-110 ruiu sob dois carros
Trecho do asfalto desmoronou próximo a Jaquirana quando veículos passavam. Uma pessoa ficou ferida. (Jornal do Comércio)

Dilma cai para 34%, mas Aécio e Campos também recuam
A pesquisa, realizada entre terça e quinta-feira desta semana, ocorreu poucos dias depois de serem divulgados dados mostrando que a economia brasileira cresceu pouco no primeiro trimestre do ano, num momento de forte pessimismo com a situação econômica do país. (Gazeta do Povo/PR)

Adulteração na farinha de trigo é investigada
Depois de problemas no leite e no vinho, fabricação de pães e bolos está sob suspeita. (Correio do Povo)

Greenwald defende asilo no Brasil para Snowden

Jornalista americano, que está lançando mais um livro sobre espionagem da NSA, diz que País ganhou estatura ao denunciar abusos da agência. (Estadão)

 

É “canalhice” afirmar que falta confiança no Brasil, diz Lula

Ex-presidente palestrou na cidade para empresários e dirigentes do PT. (O Sul)

 

Pesquisa: Dilma e Campos caem, Aécio fica estável

Em relação à pesquisa anterior, a presidente recuou de 37% para 34%, o tucano foi de 20% para 19% e o ex-governador de Pernambuco caiu de 11% para 7%. (O Globo)

 

Engolidos

Cratera se abre na ERS-110, arrasta dois carros e deixa uma mulher ferida em Jaquirana, na serra gaúcha. (Zero Hora)

 

Justiça nega pedido de liberdade a ex-vice-governador Paulo Octávio

Com a decisão da Justiça do DF, o ex-governador continua preso no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Brasília. (Correio Braziliense)

 

Datafolha: Dilma continua em queda, e cresce indefinição do eleitor

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira confirma a lenta tendência de queda de intenção de votos na reeleição de Dilma. (Folha de São Paulo)

Bom Dia!

É muito lixo!

A greve de alguns funcionários municipais já está causando reflexos em serviços essenciais no município. Felizmente a questão da saúde está sendo razoavelmente administrada. Já não se pode dizer o mesmo em relação ao lixo. Pessoas que, por informações da prefeitura, nem fazem parte do quadro de funcionários do DMLU, impedem que os caminhões com o lixo recolhido, precariamente, na cidade, descarreguem na Estação de Transbordo de Resíduos da Lomba do Pinheiro. Isso faz com que o lixo comece a se acumular pelas ruas de Porto Alegre. Um grande transtorno!
Ontem (5), o prefeito José Fortunati apelou ao Judiciário solicitando que os piqueteiros sejam retirados da frente da Estação para que o lixo possa ser descarregado. A justiça concedeu o pedido e imediatamente um Oficial de Justiça tentou solicitar auxilio da Brigada Militar para cumprir e decisão judicial.
Lamentavelmente, a partir daí, uma série de, digamos assim, mal entendidos, impediu que a decisão fosse cumprida. Escutei, na Rádio Gaúcha, no final da tarde de ontem que o oficial de justiça não tinha conseguido notificar ninguém já que havia sempre um impeditivo. O sargento dizia que era com o tenente, o tenente afirmava que só com autorização do major e o major não conseguia resolver nada sem ordens do comando.Mais ou menos assim.
Hoje (6) pela manhã, com a manutenção do problema, ouvi o comandante da BM, Coronel Fabio Duarte Fernandes, afirmar que só recebeu o pedido por volta de 18h30 e 19 horas e que, por se tratar de uma operação complexa, não poderia ser executada na parte da noite. Mas afirmou que, naquele momento, a Brigada estava no local desimpedindo a entrada da Estação de Transbordo. O apresentador pediu licença e acionou, às 9h20, o repórter que estava na Lomba do Pinheiro. Sabem qual foi a informação? –Não, aqui só passou uma viatura, faz tempo, com 3 brigadianos e foi embora.
A desocupação da frente da Estação, uma ação que beneficiaria toda a população, não estava sendo feita pela BM, contrariando o que afirmava seu Comandante Geral. Daí fiquei pensando em tudo o que ocorre na cidade sob o olhar pacifico e conivente da Brigada. Será que se a responsabilidade do recolhimento do lixo fosse do governo do Estado, o problema já não estaria sendo atendido pela BM? Não estão transformando uma questão de saúde em politicagem barata e inescrupulosa? Ou alguém esqueceu que, por mais de uma vez o edifício onde reside o prefeito, que fica quase ao lado do Palácio Piratini, foi depredado, inclusive atingido por coquetel molotov, sem qualquer proteção da BM? Mas quando os taxistas tentaram ocupar a rua onde mora o governador, imediatamente a Brigada foi acionada, impedindo a manifestação.

Porto Alegre e sua população estão sendo diretamente atingidas por uma indiferença que  prejudica toda a comunidade. Mesmo admitindo que são poucos os santos em toda esta história, é muito bom que a população veja e distinga, definitivamente, onde estão os demônios. O lixo, lamentavelmente, não está apenas nos sacos , contêineres e caminhões próprios.