segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cafezinho


Resumo de informações publicadas nos jornais e portais nesta segunda-feira






Pela primeira vez projeção de crescimento em 2014 fica abaixo de 1%

A previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 recuou de 1,05% para 0,97% na pesquisa Focus do Banco Central, na oitava revisão consecutiva do número para baixo. É a primeira vez neste ano que a projeção para o PIB fica abaixo de 1%. Há quatro semanas a expectativa era de 1,16%. Para 2015, a estimativa de expansão seguiu em 1,50% - um mês antes estava em 1,60%.
A projeção para o crescimento do setor industrial em 2014 também apresentou piora em relação a semana anterior, passando de uma retração de 0,90% para uma queda mais intensa, de -1,15%. Para 2015, a estimativa para a indústria recuou de +1,80% para +1,70%. Quatro semanas antes, a Focus apontava estimativa de queda de 0,14% para 2014 e alta de 2,30% em 2015 para o setor. (Estadão)

Ativista foragida vai ao consulado do Uruguai pedir asilo

A advogada Eloisa Samy, acusada de envolvimento em atos violentos durante protestos no Rio, procurou o consulado do Uruguai, na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (21), para pedir asilo político no país. Por volta de 12h, a ativista confirmou ao G1 o pedido de asilo político a fim de se defender, em liberdade, no processo a que ela e outros 22 réus respondem no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). Eloisa e outros 17 ativistas são considerados foragidos depois de terem a prisão preventiva decretada na sexta-feira (18).
Procurado pelo G1, o consulado do Uruguai não quis dar informações por telefone e impediu a entrada da imprensa no local às 12h25. (G1)

Atingidos por chuva recebem doação da Alemanha

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu nesta segunda-feira R$ 100 mil em itens doados pelo Consulado da Alemanha para as famílias atingidas pela chuva entre o fim de junho e o começo de julho. Os 250 colchões, 350 travesseiros, 750 cobertores e 538 kits rancho serão enviados para as vítimas da cheia do rio Uruguai nos municípios de Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na fronteira oeste do Estado.
“O nosso governo disponibiliza verbas para ações humanitárias, então não podemos nos omitir em um momento de tragédia como este. Não vamos resolver o problema, mas queremos dar nossa parcela de ajuda para estas pessoas”, destacou o cônsul alemão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Dieter Fuchsenthaler. (Terra)

Vacina contra hepatite A será oferecida para crianças de um ano

Nos últimos sete anos, foram registrados quase 3 mil casos da doença no RS
A partir deste mês de julho, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar também a vacinação contra a hepatite A. A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde, em dose única, para todas as crianças aos 12 meses de idade (ou até menores de dois anos).
A vacina pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do calendário de rotina. Por ano, estima-se que mais de 130 mil crianças nessa faixa etária sejam imunizadas. A Secretaria Estadual da Saúde já recebeu do Ministério da Saúde as primeiras doses da vacina e realizou o envio às coordenadorias regionais, que estão distribuindo aos municípios - que, por sua parte, começarão a aplicação a partir do cronograma local definido por cada um. (Correio do Povo)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 21 de julho





- Candidatos: Muitos planos, pouco dinheiro (Zero Hora)

- Bebê e idoso morrem em acidente na ERS 118 (Correio do Povo)

- Estudo do Sicredi projeta recessão para economia (Jornal do Comércio)

- Com juros altos, aplicar na poupança fica menos atrativo (O Sul)

- Mercado estima pela 1ª vez crescimento abaixo de 1% em 2014 (Folha de São Paulo)

- TCU investiga suspeita de superfaturamento em contratos do PAC (Correio Braziliense)

- Aécio diz que Dilma governa de costas para a população (A Tarde/BA)

- ONU pede fim imediato das hostilidades em Gaza (Estadão)

- CUT e Força perdem terreno no movimento sindical brasileiro (Gazeta do Povo/PR)

- Ativistas preparavam ação com bomba para o final da Copa (O Globo)

- ‘Sininho’ teria incitado manifestantes a incendiar o prédio da Câmara Municipal (Diário do Nordeste)

- Cobranças no cartão de crédito depois de viagens ao exterior surpreendem clientes (Estado de Minas)

Bom Dia!

Começou a sujeira!

Foi a expressão da minha mulher, hoje pela manhã, quando passamos pela Rótula das Cuias, totalmente tomada de cavaletes com propaganda de um candidato. Tomada, não, poluída. Casualmente, um candidato do Partido dos Trabalhadores. Seguimos pela Edvaldo Pereira Paiva e, na frente do Gasômetro, mais cavaletes com propaganda do mesmo candidato. Fui obrigado a concordar com a minha mulher. Começou a sujeira!
Fiquei olhando para aqueles cavaletes e pensei algumas coisas.  Pensei que é lamentável que, durante quase três meses, a gente tenha que conviver com a poluição, liberada oficialmente, provocada pela colocação de propaganda eleitoral em pontos tradicionais e bonitos de nossa cidade. Pensei que muitos dos candidatos que sujam e poluem a cidade, em algum momento devem ter criticado calçadas e ruas sem os cuidados necessários. Devem ter criticado uma possível falta de lixeiras, lixo jogado nas ruas e sarjetas. Se nos dias de chuva o lixo tiver  entupido as bocas de lobo, devem ter gritado contra a administração da cidade, culpando o DMLU e lançando críticas ferozes contra o prefeito.
Será que estes mesmos críticos não lembram disso na hora em que mandam seus cabos eleitorais taparem espaços públicos com o lixo produzido por eles em forma de campanha?
Será que esquecem qualquer preocupação com a estética e a beleza de recantos públicos quando transformam a paisagem com seus cavaletes de propaganda?

Daqui, até o dia da eleição, teremos praticamente todos os candidatos espalhando este tipo de propaganda (?) por todos os cantos de Porto Alegre. Até lá, cada vez mais, vamos ter que conviver com ela, pois, como disse a minha mulher: “Começou a sujeira”.