sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aposentados

Empréstimos serão liberados em uma hora

Os empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão liberados de forma instantânea pelos bancos a partir de junho do próximo ano. Hoje, aposentados e pensionistas levam de três a oito dias para ter o dinheiro em mãos. 


Como parte do processo, em dezembro deste ano, os 26 milhões de segurados do INSS poderão conferir, nos terminais de autoatendimento dos bancos onde recebem os benefícios, o histórico de empréstimos realizados e o índice de comprometimento do benefício com o financiamento, a chamada margem consignável - o segurado não pode vincular mais de 30% da renda com o crédito consignado.
Essas são as duas próximas etapas do chamado projeto ECO (Empréstimo Consignado Online), desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A ferramenta permitirá a comunicação online entre bancos e INSS. Atualmente, o procedimento é feito por meio de troca de arquivos, processo que leva ao menos três dias. O banco que oferece o empréstimo, geralmente, leva mais algum tempo para liberar os recursos após a averbação, ou seja, o registro pelo INSS.

Pelo novo sistema, o banco que oferecer o empréstimo ao aposentado ou pensionista vai consultar de forma instantânea o sistema da Dataprev para conferir a margem consignável da operação. Se o INSS liberar o empréstimo, o banco que ofertará o financiamento enviará uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) à instituição financeira onde o pagamento da aposentadoria ou pensão é feito - esse processo leva uma hora. A confirmação do empréstimo será feita no caixa eletrônico. (Agência Estado)

Wikipédia

Planalto altera perfil de jornalistas  


A rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia, com o objetivo de criticá-los. O IP 200.181.15.10, da Presidência da República, foi usado na enciclopédia colaborativa virtual para fazer alterações em maio do ano passado. O IP é uma espécie de identidade digital que permite saber de onde partiram as modificações. No entanto, apenas os administradores da rede do Planalto têm como saber exatamente qual equipamento do local foi usado.


As mudanças ocorreram em uma sexta e uma segunda-feira, dias 10 e 13 de maio. A primeira alteração no perfil de Míriam Leitão, feita dia 10, às 16h43m, foi para qualificar análises suas como “desastrosas”. Três dias depois, às 18h32m, a rede da Presidência voltou a ser usada para incluir trechos contra a jornalista, desta vez associando-a ao banqueiro Daniel Dantas: “Míriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público.

Míriam mostrou-se surpresa com o uso da estrutura do Palácio e desmentiu as acusações:
— É mentira que eu tenha defendido Daniel Dantas. Acho que é espantoso que um órgão público, ainda mais o Palácio do Planalto, use recursos e funcionários públicos para fazer esse tipo de ataque a jornalistas, quando deveria estar dedicado às questões de Estado.


Com Carlos Alberto Sardenberg, a disposição foi semelhante. No dia 10, às 12h51m, quatro horas antes das alterações no perfil de Míriam, o IP do Planalto começou a fazer mudanças no perfil do jornalista. O texto anteriormente publicado já dizia que o âncora da CBN e da Rede Globo era um forte crítico das políticas econômicas de Lula e Dilma, então o equipamento no Planalto adicionou: “... principalmente em relação aos cortes de juros promovidos nesses governos. É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil, uma medida geralmente defendida também por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas.

— Minhas opiniões são sempre muito claras. A política do Banco Central tem sido muito errática e sem uma lógica, tanto é que fizeram uma redução de juros forte e, depois, tiveram que subir, então, é óbvio que está errado. É evidente que minha posição é claramente crítica a esse governo. Esse é um debate de ideias, agora dizer que, porque meu irmão trabalha na Febraban, sou lacaio dos bancos é uma canalhice, uma baixaria. É imoral, é antiético, porque você coloca no perfil uma ilação. Usando um equipamento do governo, se faz uma ilação que não pode ser feita — afirmou Sardenberg. (Com G1/Conteúdo)


Manchetes

Nos jornais de hoje


Destaques desta sexta-feira, dia 8 de agosto






- O rosto da santa vai mudar
Depois de seis anos de polêmica, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, terá uma face mais delicada, como pediram os devotos (Zero Hora)

- Multa para ultrapassagem proibida sobe para R$ 957 em novembro
Infrações como ultrapassar pelo acostamento ou na contramão passam a ser consideradas gravíssimas. (O Sul)

- Empresas de energia terão outro socorro de R$ 6,6 bilhões
Consórcio de bancos dará ajuda ao setor. Reflexo deverá aparecer na conta de luz a partir de 2015 (Correio do Povo)

- Rússia decide comprar mais carnes do Brasil
Embargo de Putin aos EUA e EU amplia mercado de bovinos, suínos e frangos (Jornal do Comércio)

- OMS declara ebola como emergência sanitária global
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara o surto de ebola como uma emergência sanitária internacional e decreta medidas para tentar frear a proliferação da doença que já matou cerca de mil pessoas em quatro países africanos.(Estadão)

- Hamas não prorroga trégua, lança foguetes, e Israel retoma ataques
Cessar-fogo de 72 horas terminou hoje. Milhares de palestinos deixam suas casas e Gaza (Folha de São Paulo)

- Israel bombardeia Gaza em resposta a mísseis do Hamas
Gupo islâmico disse que autoridades palestinas não concordaram em estender cessar-fogo, mas irão manter negociações no Cairo. (O Globo)

-  Obama autoriza ataques aéreos contra Iraque
Obama reafirmou que não enviará tropas americanas para o Iraque, dois anos e meio depois da retirada dos soldados dos EUA do país. (Correio Braziliense)

- Inflação sobe 0,01% em julho, mas avança 6,5% em 12 meses
Desaceleração em julho não foi capaz de deixar o IPCA abaixo do teto da meta do governo (Estado de Minas)

- Epidemia de ebola é emergência pública mundial
A epidemia de ebola, que já causou a morte de cerca de 1000 pessoas desde o início do ano, com mais de 1.700 casos suspeitos, é a mais mais grave das últimas 4 décadas (Diário do Nordeste)

- Ministro do STF autoriza Genoino a cumprir pena em regime aberto
Segundo Luís Roberto Barroso, o petista cumpriu um sexto da pena de quatro anos e oito meses de prisão no regime semi-aberto, requisito para a passagem ao aberto. (Gazeta do Povo/PR)

Bom Dia!

As pesquisas e seus números!

O IBOPE acaba de divulgar mais uma pesquisa encomendada pela Rede Globo. Ela nos mostra que, em se tratando de disputa pela presidência da República, quase nada mudou em relação ao último levantamento. Dilma segue com 38%, Aécio subiu de 22% para 23% e Eduardo Campos passou de 8% para 9%. Dilma tem 36% de rejeição enquanto Aécio tem 15%, só para ficar com os dois mais votados. Dos entrevistados, 32% acham o governo da presidente Dilma ótimo ou bom, 35% consideram regular e 31% acham ruim ou péssimo.

Aqui no Rio Grande do Sul, o IBOPE detectou um empate técnico na pesquisa feita entre os dias 2 e 5 de agosto. Ana Amélia, que tinha 36% em julho, agora tem 35%, enquanto que Tarso Genro, que somava 31% em julho, em agosto está com 35%. José Ivo Sartori tem 5% e Vieira da Cunha, 4%. No índice rejeição, Tarso tem 16% e Ana Amélia 9%. Na possibilidade de um segundo turno entre os dois candidatos, Ana Amélia venceria com 45% enquanto Tarso faria 36%. O governo Tarso Genro é considerado ótimo/bom por 32%, regular por 42% e ruim/péssimo por 21%. O governo recebeu média 5,5 dos consultados.

A variação no quadro para o Senado, apresenta queda dos dois principais candidatos. Lasier Martins caiu de 31% para 30% e Olívio Dutra, que tinha 28%, agora está com 27%.

Em linhas gerais, este é o quadro apresentado pelo IBOPE divulgado nesta quinta-feira (7) sobre a eleição para presidência, para o governo do Estado e para o Senado. Com o começo da propaganda em rádio e televisão, dia 19, certamente alguma coisa deverá mudar. Os candidatos apostam muito nos programas eleitorais e muitos eleitores esperam para decidir com base no que assistirão na televisão.

Como estamos no dia 8 de agosto e a eleição só acontece em outubro, certamente que muita coisa vai acontecer até lá. O brasileiro, tradicionalmente, só decide em quem votar quando o dia da eleição está mais próximo. Até lá teremos programas de rádio e TV, debates e outras pesquisas. A avaliação do momento poderá mudar em favor de alguns e contra outros. De qualquer forma, é bom começar a pensar e decidir sobre o que é melhor para o Brasil e para o RS.

Tenham todos um Bom Dia!